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Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Agregações (I) UML – Diagrama de Classes As Agregações são associações que se utilizam quando se pretende representar a.

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1 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Agregações (I) UML – Diagrama de Classes As Agregações são associações que se utilizam quando se pretende representar a noção de Todo/Parte (um todo constituído por partes). A associação lê-se de forma semelhante às restantes associações. Empresa Designação Morada Departamento Designação 1 0 … * Automóvel Matrícula Marca Modelo Roda Tipo Pneu Tipo Jante 1 4 Volante Material 1

2 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Agregações (II) UML – Diagrama de Classes Schmuller, 99 Permite a indicação explícita de disjunções (Or) nas agregações. Automóvel Matrícula Marca Modelo Roda Tipo Pneu Tipo Jante 1 4 Volante Material 1 Caixa AutomáticaCaixa Manual 1 1 {or}

3 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Composições (I) As composições são um caso especial de Agregações (normalmente associações um para muitos) que representam situações em que um objecto de uma classe (composição) resulta da composição de um conjunto de objectos de outra classe (componente), e em que os componentes apenas existem no contexto da classe composição. São Agregações em que o sentido da pertença é mais forte. Caso optasse pela seguinte representação escondia uma realidade que pode ser considerada relevante: as linhas apenas existem enquanto existir a factura da qual fazem parte. Na representação anterior fica explicitamente descrito que, por exemplo, se remover-mos uma factura, as linhas dessa factura também serão removidas. Factura Número Data Linha da factura Produto Quantidade Preço Unitário 1 … * 1 Uma factura é uma composição de linhas. Factura Número Data Linha da factura Produto Quantidade Preço Unitário 1 … * 1 UML – Diagrama de Classes

4 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Composições (II) Factura nº 123 Data: 12/12/1999 Cliente João Silva Nº Cont Produto Quant. P. Unit Total Produto A Produto B Produto X Total Só existe no contexto da factura 123 Factura nº 100 Data: 12/10/1999 Cliente Ana Silva Nº Cont Produto Quant. P. Unit Total Produto X Produto B Produto Y Total linhas diferentes, daí que uma linha apenas esteja associada a uma factura. Factura Número Data Linha da factura Produto Quantidade Preço Unitário 1 … * 1 UML – Diagrama de Classes

5 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Composições (III) Factura Número Data Linha da factura Produto Quantidade Preço Unitário 1 … * 1 Funcionário Num. Contribuinte Nome Morada Departamento Designação 1 0 … * Apesar da obrigatoriedade existir em ambas as associações (1), são situações com semânticas distintas. O funcionário existe per si, não necessita de estar associado a um departamento para ser referido. No entanto, um funcionário que não trabalhe num departamento não é relevante para o domínio em causa (se o seu departamento for removido ele terá que ser excluído). A Linha da factura só pode ser referida (distinguida das restantes) se for indicada a factura correspondente. UML – Diagrama de Classes

6 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Composições (IV) Escola Designação Morada Aluno Nome Morada 1 … * Escola Designação Morada 1 … *1 Aluno Nome Morada 1 … * 1 Aluno Inscrito Nº Inscrição abreviatura de... UML – Diagrama de Classes

7 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Composições (V) UML – Diagrama de Classes Schmuller, 99 considera que a composição é uma Agregação em que a parte só pode ter no máximo um todo. ?

8 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Generalização (I) A generalização é uma relação (um para um) que permite representar a noção de pertença ou especificidade. Sócios Organizações Individuais Todos os sócios partilham informação comum: Nome, morada, telefone, valor quotização, etc.... UML – Diagrama de Classes

9 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Generalização (II) Porquê distingui-los? 1)Atributos específicos, ex. CAE em Organizações, Idade em Individuais; 2)Associações específicas: ex. Mercados onde as Organizações actuam; 3) Dar relevo a uma especificidade do domínio. UML – Diagrama de Classes

10 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Generalização (III) Sócio Nome Morada Telefone Individual Idade Profissão Organização CAE País 0 … * Honorário São associações um para um: um sócio apenas pode corresponder a uma organização e uma organização corresponde (obrigatoriamente) a um sócio; Um sócio não pode ser simultaneamente Individual e Organização; Um sócio pode não ser nem Individual nem Organização; Um sócio pode ser Honorário e Individual, ou Honorário e Organização; As subclasses herdam todos os atributos da supraclasse. UML – Diagrama de Classes

11 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Atributos versus Classes (I) Docente Nome Morada Telefone Disciplina Docente Nome Morada Telefone Disciplina Designação … * ou ? É relevante realçar a noção de disciplina ? É importante referir que é obrigatório um docente estar associado a uma disciplina ? É importante validar as disciplinas (apenas permitir associar a um docente uma disciplina pré-definida)? A designação das disciplinas pode ser alterada? UML – Diagrama de Classes

12 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Atributos versus Classes (II) Docente Nome Morada Telefone Disciplina Designação … * no computador Em rigor, não é necessária a Classe Disciplina para poder obter a funcionalidade indicada. No entanto, caso a classe não exista, as disciplinas válidas são constantes (não é permitida a sua manutenção). UML – Diagrama de Classes

13 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Atributos versus Classes (III) Docente Nome Morada Telefone Idade 1 0 … * no computador Mesmo que pretenda a funcionalidade indicada, os limites de idade são imutáveis, logo a validação não necessita de ser efectuada através de uma classe Idade. Conjunto dos inteiros (>18 e < 100) Não parece ser relevante destacar a Idade. UML – Diagrama de Classes

14 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Associações n-árias (I) Disciplina do Curso Ano da Licenciatura Licenciatura Designação Disciplina Designação 0 … * Gestão Informática Comunicação Matemática Marketing 2º Ano 1º Ano 3º Ano UML – Diagrama de Classes

15 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Associações n-árias (II) Gestão Matemática 2º Ano / 1º Ano Cenário de Reestruturação de Licenciatura (ano de transição): Matemática ocorre no 1º e 2º ano da Licenciatura em Gestão. 1º Ano Não devem existir atributos multi-valor Apesar de o ano ser diferente nas duas associações, as associações são as mesmas: uma associação é identificada (distingue-se) através dos seus argumentos (e não pelos atributos). UML – Diagrama de Classes

16 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Associações n-árias (III) Ano Licenciatura Ano Disciplina do Curso 0 … * Licenciatura Designação Disciplina Designação 0 … * Gestão Matemática 2º Ano 1º Ano UML – Diagrama de Classes Não é necessária a classe associativa

17 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Associações n-árias (IV) Ano Licenciatura Ano Disciplina do Curso 0 … * Licenciatura Designação Disciplina Designação 0 … * Ano Licenciatura Ano Disciplina do Curso 1 … * Licenciatura Designação Disciplina Designação 0 … * alternativa UML – Diagrama de Classes Uma instância em Disciplina do Curso têm que estar obrigatoriamente associada a um ano

18 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Associações com apenas uma Classe Funcionário Num. Contribuinte Nome Morada 1 0 … * chefe Aeroporto Nome Cidade Pais Reserva Voo Data Número Reserva Passageiro Ligações 0 … * 1 trajecto Aeroporto Nome Cidade Pais 0 … * 1 1 origem destino Alternativa Não armazena ligações nem escalas UML – Diagrama de Classes Evitam Lisboa - Lisboa?

19 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Relações de Dependência UML – Diagrama de Classes As relações de dependência permitem evidenciar dependências comportamentais que não transparecem nas relações estruturais. Existe uma relação de dependência quando uma alteração num objecto de uma classe origina uma alteração em outro objecto de outra classe. Uma inscrição de um aluno em uma disciplina, origina uma entrada de uma receita. A seta aponta para a classe dependente. Uma relação entre Aluno e Folha de Receitas não é esclarecedora. Aluno Nome Disciplina Designação 1 … *1... * Inscrição Disciplina() Folha Receitas Data Movimento Montante Registo Receita() 0 … * Não é necessário indicar quais os métodos envolvidos.

20 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Roles UML – Diagrama de Classes Uma forma alternativa à utilização de nomes das associações consiste na indicação do papel (roles) de cada uma das classes na associação. Na associação o Funcionário representa o papel do empregado e a empresa o de empregador (alternativa a designar a associação de Trabalha). Pode-se indicar apenas a designação de um role. Funcionário Num. Contribuinte Nome Morada Empresa Designação 1 0 … * empregadoempregador

21 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Navegação UML – Diagrama de Classes Caso seja relevante, pode ser indicado na associação o sentido na navegação, i.e., a forma preferencial de leitura da associação. Formalmente, a indicação de um sentido de navegação não implica que não exista uma relação estrutural bi- direccional. Docente Nome Morada Telefone Idade 1 0 … * tem Não é relevante realçar que para uma idade podem corresponder vários docentes.

22 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Especificação de Atributos UML – Diagrama de Classes Na especificação dos atributos, para além da sua designação, é possível indicar outras propriedades. CD Audio Título: String Género Música: String = Rock Data: Date Valor por omissão

23 Índice Pedro Ramos, DCTI/ISCTE Packages Conta UML – Diagrama de Classes Os Packages são agrupamentos de classes. Factura Tab IRS Funcionário Por exemplo, correspondem a sistemas informáticos distinctos Relação de dependência: a activação de pelo menos um método de uma classe do package Processamento de Salários activa um método do outro package.


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