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Níveis de maturidade do PDP (Capítulo 14) Henrique Rozenfeld Fernando Antônio Forcellini Daniel Capaldo Amaral José Carlos Toledo Sergio Luis da Silva.

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1 Níveis de maturidade do PDP (Capítulo 14) Henrique Rozenfeld Fernando Antônio Forcellini Daniel Capaldo Amaral José Carlos Toledo Sergio Luis da Silva Dário Henrique Alliprandini Régis Kovacs Scalice

2 Objetivos do capítulo Entender os conceitos de níveis de maturidade de um processo de desenvolvimento de produto. Identificar os níveis de maturidade do processo de uma empresa específica. Entender como a transformação do processo de uma empresa está relacionada com os níveis de maturidade.

3 Sumário do capítulo D d

4 Sumário do capítulo – conceitos e ferramentas (quadros) F f

5 Comentários sobre o Modelo Unificado – motivação para o modelo de maturidade O modelo apresentado é o mais completo possível e contém as melhores práticas É difícil encontrar uma empresa que já esteja nesse patamar de maturidade, ou seja, uma empresa que emprega todas essas práticas Uma empresa que pretende sistematizar o seu processo, precisa conhecer o nível em que se encontra e o nível que pretende atingir Uma empresa não consegue o atingir o nível mais maduro de uma vez

6 Motivação e objetivo Conceitos sobre modelos de referência Modelos de maturidade Modelo Unificado para Gestão do PDP Modelo de maturidade do Modelo Unificado Método de transformação do PDP Comentários finais Sumário

7 Comentários sobre grau de maturidade O grau de maturidade indica: –o quanto uma empresa aplica as melhores práticas –qual a competência necessária para que as pessoas da organização agreguem essas práticas aos projetos O modelo unificado agrega melhores práticas nas descrições de fases, atividades, métodos etc. O conhecimento das melhores práticas é uma referência para transformação do PDP (capítulo 15) Serve de referência para avaliação da situação atual Abordagem do modelo diferente de uma norma, pois não serve para certificação

8 ISO 9000 e o modelo deste livro – quadro 14.1 Definição da norma é mais genérica para não engessar as empresas O processo descrito no livro é mais abrangente O modelo de referência deste livro pode ser documentado na forma de uma manual de procedimentos da ISO 9001 No Quadro 8.29, Requisitos da ISO 9001 e as Atividades deste Modelo de Referência, a ISO 9001 e o modelo deste livro são comparados

9 Níveis de maturidade Nível 1: Básico: realiza as atividades Nível 2: Intermediário: utiliza padrões, métodos; gerencia atividades; é repetitivo Nível 3: Resultados são mensuráveis Nível 4: Existe controle e correções Nível 5: Melhoria contínua Equivalente aos adotados por outras abordagens Mudar de nível de maturidade está inserido no ciclo incremental de evolução do processo

10 Dimensões para se avaliar o grau de maturidade quais atividades propostas no modelo de referência são aplicadas (quais melhores práticas)? como são realizadas essas atividades (quais métodos e ferramentas empregados)? em que etapa do ciclo incremental de evolução citado ela se encontra?

11 Refinar os níveis de maturidade Nível 1: Básico: realiza as atividades Nível 2: Intermediário: utiliza padrões, métodos; gerencia atividades; é repetitivo Nível 3: Resultados são mensuráveis Nível 4: Existe controle e correções Nível 5: Melhoria contínua X Áreas de conhecimento (Conhecidas também por áreas de processo)

12 Distribuição típica das atividades (esforço) por área de conhecimento nas fases do desenvolvimento

13 Sub-níveis de maturidade por área de conhecimento Nível 1: Básico: realiza as atividades Nível 2: Intermediário: utiliza padrões, métodos; gerencia atividades; é repetitivo Nível 3: Resultados são mensuráveis Nível 4: Existe controle e correções Nível 5: Melhoria contínua 1.1: Engenharia de produto 1.2: Marketing e qualidade 1.3: Engenharia de processos, produção e suprimentos 1.4: Gestão de projetos e custos 1.1: Engenharia de produto 1.2: Marketing e qualidade 1.3: Engenharia de processos, produção e suprimentos 1.4: Gestão de projetos, custos e meio ambiente

14 Síntese dos níveis de maturidade


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