A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Eder Paulo Möbbs Orwell, George. 1984 Ijuí, 10 de setembro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Eder Paulo Möbbs Orwell, George. 1984 Ijuí, 10 de setembro."— Transcrição da apresentação:

1 Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Eder Paulo Möbbs Orwell, George Ijuí, 10 de setembro de 2007 Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul

2 Mil Novecentos e Oitenta e Quatro é o título de um romance escrito por Eric Arthur Blair sob o pseudônimo de George Orwell e publicado em 8 de Junho de O título vem da inversão dos dois últimos dígitos do ano em que o livro foi escrito, 1948.

3 A intenção de Orwell era descrever um futuro baseado nos absurdos do presente. A intenção de Orwell era descrever um futuro baseado nos absurdos do presente.

4 Nele é retratada uma sociedade onde o Estado é onipresente, com a capacidade de alterar a história e o idioma, de oprimir e torturar o povo e de travar uma guerra sem fim, com o objetivo de manter a sua estrutura inabalada.

5 Mil Novecentos e Oitenta e Quatro é uma metáfora sobre o poder e as sociedades modernas. George Orwell escreveu-o animado de um sentido de urgência, para avisar os seus contemporâneos e as gerações futuras do perigo que corriam. Mil Novecentos e Oitenta e Quatro é uma metáfora sobre o poder e as sociedades modernas. George Orwell escreveu-o animado de um sentido de urgência, para avisar os seus contemporâneos e as gerações futuras do perigo que corriam.

6 Narrado em terceira pessoa, o livro conta a história de Winston Smith, membro do partido externo, funcionário do Ministério da Verdade. A função de Winston é reescrever e alterar dados de acordo com o interesse do Partido. Narrado em terceira pessoa, o livro conta a história de Winston Smith, membro do partido externo, funcionário do Ministério da Verdade. A função de Winston é reescrever e alterar dados de acordo com o interesse do Partido.

7 Winston questiona a opressão que o Partido exercia nos cidadãos. Se alguém pensasse diferente, cometia crimidéia e fatalmente seria capturado pela Polícia do Pensamento e era vaporizado. Desaparecia. Winston questiona a opressão que o Partido exercia nos cidadãos. Se alguém pensasse diferente, cometia crimidéia e fatalmente seria capturado pela Polícia do Pensamento e era vaporizado. Desaparecia.

8 Winston Smith e todos os cidadãos sabiam que qualquer atitude suspeita poderia significar seu fim. Os vizinhos e os próprios filhos eram incentivados a denunciar à Polícia do Pensamento quem cometesse crimidéia. Fato comum nos regimes totalitários. Winston Smith e todos os cidadãos sabiam que qualquer atitude suspeita poderia significar seu fim. Os vizinhos e os próprios filhos eram incentivados a denunciar à Polícia do Pensamento quem cometesse crimidéia. Fato comum nos regimes totalitários.

9 Winston e júlia se encontram, se tornam amantes e, esse é o inicio de uma longa cadeia de transgressões. Winston e júlia se encontram, se tornam amantes e, esse é o inicio de uma longa cadeia de transgressões. OBrien, um alto dirigente do partido, os leva a entender que uma organização secreta procura derrubar o regime. Aceitam aderir a ela e consentem até mesmo no sacrificio de suas vidas. OBrien, um alto dirigente do partido, os leva a entender que uma organização secreta procura derrubar o regime. Aceitam aderir a ela e consentem até mesmo no sacrificio de suas vidas.

10 O PARTIDO É o grupo que se mantém no poder através de métodos semelhantes aos comunistas ou nazistas ou fascistas, entretanto, de forma explícita. O objetivo do partido não é nada menos do que o poder. O Partido é marcado pela onipresença do Grande Irmão, que ao país governa e a todos vigia.

11 "Guerra é paz, Liberdade é escravidão, Ignorância é força." Lema: Lema:

12 Orwell expõe uma teoria da Guerra. Orwell expõe uma teoria da Guerra. O objectivo da guerra é manter o poder das classes altas, limitando o acesso à educação, à cultura e aos bens materiais das classes baixas. O objectivo da guerra é manter o poder das classes altas, limitando o acesso à educação, à cultura e aos bens materiais das classes baixas.

13 O estado controlava o pensamento dos cidadãos, entre muitos outros meios, pela manipulação da língua. O estado controlava o pensamento dos cidadãos, entre muitos outros meios, pela manipulação da língua. Uma das mais curiosas palavras da Novilíngua era a palavra duplipensar Outra palavra da Novilíngua era Teletela Uma das mais curiosas palavras da Novilíngua era a palavra duplipensar Outra palavra da Novilíngua era Teletela

14 Para verbalizar seus sentimentos, Winston atualiza seu diário usando o canto "cego" do apartamento. Desta forma ele não recebia comentários nem era focalizado pela teletela de seu apartamento. Um membro do Partido tinha de ter um teletela em casa. A primeira frase que Winston escreve é justificavel e atual: Abaixo o Big Brother! Para verbalizar seus sentimentos, Winston atualiza seu diário usando o canto "cego" do apartamento. Desta forma ele não recebia comentários nem era focalizado pela teletela de seu apartamento. Um membro do Partido tinha de ter um teletela em casa. A primeira frase que Winston escreve é justificavel e atual: Abaixo o Big Brother!

15 Ministérios Ministérios Os Ministérios são as principais representações do Partido, encarregados, cada um, de manter a harmonia da ideologia do partido.

16 Ministério da Verdade (em Novilíngua: Miniver) Ministério da Verdade (em Novilíngua: Miniver) São responsáveis, ironicamente, pela falsificação de documentos e qualquer artigo que possa servir de referência ao passado de forma que ele sempre condiga com o que o Partido diz ser verdade atualmente. Por essa lógica, o Partido é infalível, pois nunca erra.

17 Ministério da Paz (em Novilíngua: Minipaz) Ministério da Paz (em Novilíngua: Minipaz) São responsáveis pela Guerra, outra ironia. Mantendo a Guerra contra os inimigos da Oceânia, no caso Lestásia ou Eurásia. A Guerra no contexto do livro é usada de forma permanente para manutenção dos ânimos da população num ponto ideal. Uma forma de dominio também.

18 Ministério da Fartura (em Novilíngua: Minifarto) Ministério da Fartura (em Novilíngua: Minifarto) São responsáveis pela fome. Em termos práticos, a economia da Oceania é responsabilidade deles. Divulgando seus boletins de produção exagerados fazendo toda a população achar que o país vai muito bem.

19 Ministério do Amor (em Novilíngua: Miniamo) Ministério do Amor (em Novilíngua: Miniamo) São responsáveis pela espionagem e controle da população. São eles que cuidam de quem se vira contra o Partido, julgando, torturando. Para eles não basta eliminar a oposição, têm de convertê-la.

20 O livro foi adaptado para o cinema no próprio ano de 1984, dando origem a um longa-metragem que tem no elenco o ator John Hurt como Winston, Richard Burton como O'Brien (em seu último papel no cinema) e trilha sonora que inclui canções do grupo Eurythmics. O livro foi adaptado para o cinema no próprio ano de 1984, dando origem a um longa-metragem que tem no elenco o ator John Hurt como Winston, Richard Burton como O'Brien (em seu último papel no cinema) e trilha sonora que inclui canções do grupo Eurythmics.

21 Numa altura em que o Big Brother faz furor na televisão, talvez poucos saibam que a expressão foi tirada deste livro e dos cartazes que ornamentavam as ruas de Londres no romance de George Orwell - uma fotografia do Grande Irmão com a legenda "Big Brother is watching you" (O Grande Irmão está a observar-te). Numa altura em que o Big Brother faz furor na televisão, talvez poucos saibam que a expressão foi tirada deste livro e dos cartazes que ornamentavam as ruas de Londres no romance de George Orwell - uma fotografia do Grande Irmão com a legenda "Big Brother is watching you" (O Grande Irmão está a observar-te).

22 Bibliografia: Bibliografia: Dicionário das obras políticas de Chatelet, F.; Duhamel, O.; Pisier, E. Dicionário das obras políticas de Chatelet, F.; Duhamel, O.; Pisier, E.

23


Carregar ppt "Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Eder Paulo Möbbs Orwell, George. 1984 Ijuí, 10 de setembro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google