A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE ACUPUNTURA AURICULAR CHINESA APLICADA A PEDIATRIA 1ª. aula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE ACUPUNTURA AURICULAR CHINESA APLICADA A PEDIATRIA 1ª. aula."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE ACUPUNTURA AURICULAR CHINESA APLICADA A PEDIATRIA 1ª. aula

2 OBJETIVOS DO CURSO Que o estudante, já praticante da Acupuntura Auricular, ou, Auriculoterapia, aumente seus conhecimentos sobre as teorias fundamentais chinesas, e as teorias da Acupuntura Auricular, e tenha condições de aplicá-las no tratamento para as crianças e adolescentes!

3 PROGRAMAÇÃO DO CURSO Revisão das teorias fundamentais da Medicina Chinesa Fisiologia básica chinesa Acupuntura Auricular Diagnóstico diferencial Problemas pediátricos

4 1ª. Parte: Teorias Fundamentais A Medicina Chinesa Tradicional é tão antiga quanto o povo chinês. Seus escritos mais antigos datam de antes de Cristo, e foram compilados por um médico chamado Ki Po sob as ordens do Imperador Amarelo, Shin Chi Huang Di.

5 Teorias fundamentais... A primeira pessoa que fez comentários sobre pontos no pavilhão auricular foi um famoso médico até hoje aclamado entre os acupunturistas, Hua Tuo. Ele mostrou que uma das formas dos Rins se exteriorizarem era através dos ouvidos.

6 Teorias fundamentais... Essa idéia dos rins até hoje é muito importante por que, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, são os rins que guardam a essência, o principal da vida, como vamos aprender adiante.

7 Teorias Fundamentais: Qi Qi(deve ser lido tchi) pode ser traduzido de diversas formas, mas, é tradicionalmente traduzido como energia de vida ou energia vital. No entanto, a palavra é mais abrangente, pois a tradução mais exata seria vento, ar, respiração, cozimento, raiva, etc.

8 Qi A forma escrita chinesa do qi é:

9 Qi O desenho mostra três figuras: Uma panela: Arroz: Vapor: Terias fundamentais...

10 Qi Assim, quando usamos a expressão qi estamos falando de energia, energia em movimento por isso, chamamos também de energia vital! O qi percorre o corpo através dos meridianos.

11 Qi O qi se transforma em diversas substâncias no organismo: Sangue Sistema imunológico Sistema alimentar ou nutricional Sistema metabólico E outras...

12 Yin Yang Assim como a energia em nossas casas, a eletricidade, tem duas polaridades, negativo- positiva, o qi também flui por dois fluentes, chamados Yin e Yang. A representação mais conhecida do Yin e Yang é o Tai Chi:

13 Yin Yang Cada uma das polaridades tem suas características. Vejamos algumas: YIN( ): frio, noite, mulher, lua, inércia, intestinos, vesícula, bexiga, estômago, pericárdio... YANG( ): calor, dia, homem, sol, atividade, pulmão, coração, fígado, baço, rins...

14 WU XING Cinco Elementos O homem é composto pelos cinco elementos principais da natureza: água, madeira, fogo, terra e metal. A idéia dos cinco elementos segue uma ordem própria e lógica: com água é possível que a árvore (madeira) cresça. A madeira pode pegar fogo. O que sobra da árvore em chamas são cinzas, pó, terra. Debaixo da terra os homens encontram os metais preciosos. Isso se chama: Lei de Cooperação!

15 CINCO ELEMENTOS Representação dos Cinco Elementos:

16 CINCO ELEMENTOS Cada elemento representa uma junção, yin- yang, de dois órgãos, chamados de ZangFu, na Medicina Chinesa. Falaremos de cada um deles e suas características. A compreensão desta teoria facilitará o diagnóstico das doenças, e o seu respectivo tratamento. Talvez seja a parte mais importante da Medicina Chinesa!

17 CINCO ELEMENTOS Características: Metal ( ) Refere-se ao Pulmão (yin) e ao Intestino Grosso (yang) Cor relacionada: branca (Isso significa que sempre que a criança apresentar uma cor branca muito forte a síndrome estará relacionada com o Pulmão, especialmente.) Emoções: a tristeza é a emoção que mais fere o Pulmão e o Intestino Grosso. Sempre que a criança apresentar tristeza, usaremos pontos do Pulmão e do Intestino Grosso da orelha. Sabor: ácido. Quando a criança gosta muito de comidas ácidas é sinal de desequilíbrio no Pulmão. O contrário é o mesmo. Por isso, de acordo com o problema, recomendar ou não alimentos ácidos. A pior estação é a do outono para pessoas com problemas relacionados com o elemento Metal. Outros problemas: gripes, resfriados, asma, bronquites, orquites, otites, inflamações das vias respiratórias, e, especialmente, problemas de pele, dermatites, etc.

18 CINCO ELEMENTOS Madeira ( ) Refere-se ao Fígado (yin) e a Vesícula Biliar (yang) Cor relacionada: verde (Assim, quando a criança apresentar uma tez esverdeada, a síndrome estará relacionada com esses dois órgãos, como na Hepatite, por exemplo) Emoções: especialmente a raiva e a culpa são sentimentos que ferem o Fígado e a Vesícula. Mas, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o Fígado é como uma peneira das emoções, retêm as emoções ou pode ser afetadas por elas para bem ou para mal. Assim, em casos de problemas emocionais tratar os pontos do Fígado) Sabor: azedo. Quando a criança preferir comidas azedas ou regurgitar muito a síndrome estará relacionada com o Fígado. Os alimentos azedos como as coalhadas, por exemplo, fazem bem para o elemento Madeira desde que em pequenas quantidades. Na maioria dos casos, precisaremos recomendar a não ingestão de leite e derivados e todo alimento que pode azedar ao invés de embolorar. A pior estação para as pessoas que tem problemas com esse elemento é a Primavera. Outros problemas relacionados: tendinites, bursites, todo tipo de problemas relacionados aos tendões. Também problemas oculares e visuais.

19 CINCO ELEMENTOS Fogo ( ) Órgãos relacionados: coração (yin) e intestino delgado (yang) Órgãos co-relacionados: triplo-aquecedor (yin) e pericárdio (yang) Cor: vermelho. (cor avermelhada, especialmente, no rosto, é sinal de síndrome relacionada com o Coração.) Emoções: especialmente a Alegria. Essa emoção em excesso pode ferir o Coração, como nos casos dos transtornos bipolares. A pessoa relacionada com esse elemento costuma ser intelectual, estudiosa e não consegue descansar a mente. Sabor: amargo Estação: verão. Por isso, nesse período é comum algumas pessoas terem problemas de baixa pressão, edemas, má circulação, etc. Outros problemas relacionados: circulatórios de toda as espécie, e secura na boca e nos lábios.

20 CINCO ELEMENTOS Terra ( ) Órgãos relacionados: baço-pâncreas (yin) e estômago (yang) Cor: amarelo. (Quando a criança apresentar uma coloração mais amarelada significa síndrome relacionada com o elemento Terra) Emoção: preocupação. A pessoa relacionada com esse elemento costuma estar sempre muito preocupada com os problemas dos outros e com os seus próprios. São crianças nervosas e boas ao mesmo tempo, que não querem que os pais saiam de perto. Querem toda a atenção para eles. Sabor: doce. Costumam gostar muito de chocolates, e podem desenvolver problemas na tireóide. Estação: veranico e todas as estações. Outros problemas relacionados: problemas hormonais, diabetes, depressão profunda, hiperatividade, dores musculares, má digestão, vômitos, pedaços de alimentos nas fezes, etc.

21 CINCO ELEMENTOS Água ( ) Órgãos relacionados: rins (yin) e bexiga (yang) Cor: preto Emoção: medo, pânico. Costumam ser crianças extremamente medrosas, com medo de bichos, demônios, fantasmas, filmes,etc, e não conseguem ficar sozinhas. Não tem a impetuosidade das crianças em geral. Sabor: salgado Estação: inverno Outros problemas relacionados: síndrome do pânico, facilidade para quebrar os ossos, sensação de dor nos ossos, falta de vitalidade, muito cansaço, má circulação, depressão, medo extremo de ir à escola, etc.

22 QUESTÕES Perguntas para testar seus conhecimentos: O que é o qi e por que é tão importante na Acupuntura Auricular? O que é o Yin Yang e como estão relacionados com o qi? Quais são as características principais do elemento Madeira? Quais são as características principais do elmento Terra? Cite um caso de criança ou adolescente que você acha estar relacionado com o elemento Agua? Por que os Rins são tão importantes, segundo a Medicina Chinesa?

23 Recomendações: Procure ler a matéria inteira de uma só vez, sem fazer anotações. Depois procure ler fazendo anotações. Depois tente explicar as anotações como se você fosse explicar aquela matéria para alguém. Procure responder as perguntas depois desses três passos sem fazer consultas no cd e na apresentação Power Point dessa semana. Haverá uma prova na próxima semana para testar como o aluno consegue colocar o assunto na prática. Bom estudos!


Carregar ppt "CURSO DE ACUPUNTURA AURICULAR CHINESA APLICADA A PEDIATRIA 1ª. aula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google