A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SINUSITE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SINUSITE."— Transcrição da apresentação:

1 SINUSITE

2 Bi Yuan A sinusite corresponde à antiga Categoria Médica Chinesa do Bi Yuan, que literalmente significa "nariz empoçado"

3 Nao Lou Bi Yuan é algumas vezes denominado Nao Lou, que significa secreção no cérebro“. Pois a secreção profusa e purulenta do nariz era, no passado considerada proveniente do cérebro.

4 Principais Sintomas da Sinusite
Secreção nasal amarela e purulenta proveniente da parte da frente e de trás do nariz (para dentro da garganta), Obstrução nasal, Cefaléia frontal, Dor facial e Sensação de atordoamento e peso na cabeça. (Pode ocorrer sensibilidade local sobre os seios maxilar ou frontal. )

5 ETIOLOGIA E PATOLOGIA

6 INVASÕES REPETIDAS DE VENTO-CALOR OU VENTO-FRIO
Invasões repetidas de Vento exterior(Vento- Frio ou Vento-Calor), mais freqüentemente Vento-Calor, prejudicam a difusão e a descida do Qi do Pulmão nas vias nasais, de tal forma que os fluidos estagnam-se no nariz e nos seios paranasais.

7 INVASÕES REPETIDAS DE VENTO-CALOR OU VENTO-FRIO
Estagnação de fluidos por longo período dá origem a Mucosidade e Calor, que se manifestam através de secreção nasal amarela e purulenta.

8 DIETA O consumo excessivo de alimentos quentes e gordurosos gerando Mucosidade e Calor pode predispor a uma sinusite.

9 DIETA Estes tipos de alimentos podem gerar a formação de Umidade-Calor no Estômago e no Baço-Pâncreas, que pode ser levada para cima em direção aos seios paranasais, via Meridiano do Estômago.

10 DIFERENCIAÇÃO E TRATAMENTO

11 VENTO CALOR MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
Obstrução nasal, Secreção nasal amarela e pegajosa ou purulenta, Cefaléia, Diminuição do olfato, Aversão ao frio e Febre. Língua - Com os lados e/ou a parte da frente vermelhos Pulso – Flutuante ou rápido Estas manifestações correspondem a uma crise aguda de sinusite após a invasão de Vento-Calor

12 VENTO CALOR PRINCÍPIO DE TRATAMENTO Aliviar o Exterior,
expelir o Vento-Calor e restabelecer a difusão e descida do Qi do Pulmão.

13 VENTO CALOR ACUPUNTURA - IG-11 expele o Vento-Calor e clareia o Calor.
- IG-4 expele o Vento-Calor e clareia o nariz. - IG-20 e Bitong (ponto extra) expelem o Vento e clareiam o nariz e os seios paranasais. - VG-23 abre o nariz e expele o Vento. Deve ser aplicado horizontalmente, para frente. - B-12, com ventosa, expele o Vento.

14 CALOR NO PULMÃO MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
Secreção nasal amarela e pegajosa ou purulenta, sensibilidade sobre os seios maxilares, rubor malar, sensação de calor, sede, cefaléia. Língua - Vermelha com revestimento amarelo e pegajoso. Pulso - Escorregadio e Cheio, possivelmente apenas na posição Frontal direita.

15 CALOR NO PULMÃO PRINCÍPIO DE TRATAMENTO
Restabelecer a difusão e a descida do Qi do Pulmão, clarear o Calor do Pulmão.

16 CALOR NO PULMÃO ACUPUNTURA
- IG-11 clareia o Calor. - IG-4 abre o nariz. - P-10 clareia o Calor do Pulmão e abre o nariz. -P-7 restabelece a difusão e a descida do Qi do Pulmão. - IG-20 e Bitong abrem o nariz e expelem o Vento. - VG-14 é acrescentado se os sintomas de Calor são pronunciados.

17 FOGO NO FÍGADO E NA VESÍCULA BILIAR
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS Secreção nasal amarela e purulenta, olhos injetados, faces vermelhas, cefaléia nas têmporas e na face (lateral), tontura, sabor amargo, fezes secas, irritabilidade.

18 FOGO NO FÍGADO E NA VESÍCULA BILIAR
Língua - Vermelha com lados mais intensamente vermelhos, com revestimento amarelo e pegajoso. Pulso - em Corda, Escorregadio e Rápido. Esta condição é proveniente da ascensão do Fogo do Fígado e da Vesícula Biliar para o nariz e para o cérebro. O Fogo condensa os fluídos no nariz, gerando Mucosidade- Calor. O Meridiano da Vesícula Biliar flui através do cérebro e o Fogo da Vesícula Biliar causa o que se julgava ser uma secreção de fluido purulento proveniente do cérebro.

19 FOGO NO FÍGADO E NA VESÍCULA BILIAR
PRINCÍPIO DE TRATAMENTO Clarear o Fogo do Fígado e da Vesícula Biliar, restabelecer a descida do Qi do Pulmão.

20 FOGO NO FÍGADO E NA VESÍCULA BILIAR
ACUPUNTURA - F-2 clareia o Fogo do Fígado - VB-43 clareia o Fogo da Vesícula Biliar - P-7 restabelecer a descida do Qi do Pulmão - IG-4 e Bitong abrem o nariz e os seios nasais - VB-15 é um ponto local para clarear o Meridiano da Vesícula Biliar. Afeta os olhos e os seios paranasais.

21 UMIDADE-CALOR NO ESTÔMAGO E NO BAÇO/PÂNCREAS
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS Secreção nasal amarela e pegajosa, bochechas vermelhas, sede, lábios secos, prejuízo do olfato, sensação de peso e atordoamento na cabeça, cefaléia frontal, sabor oleoso, sensação de opressão no tórax e na região epigástrica.

22 UMIDADE-CALOR NO ESTÔMAGO E NO BAÇO/PÂNCREAS
Língua - Com revestimento amarelo e pegajoso no centro. Pulso - Escorregadio.

23 UMIDADE-CALOR NO ESTÔMAGO E NO BAÇO/PÂNCREAS
PRINCÍPIO DE TRATAMENTO Clarear o Calor, eliminar a Umidade, harmonizar o Estômago, tonificar o Baço /Pâncreas.

24 UMIDADE-CALOR NO ESTÔMAGO E NO BAÇO/PÂNCREAS
ACUPUNTURA - VC-12 e B-20 tonificam o Baço/Pâncreas para eliminar a Umidade. - VC-9, BP-9 e B-22 eliminam a Umidade. - IG-11 elimina a Umidade-Calor. - IG-4 abre o nariz e harmoniza o Estômago. - VC-13 harmoniza o Estômago e regula o Aquecedor Superior. - Bitong abre o naríz e os seios paranasais.

25 TONIFICAÇÃO DO BAÇO Todos os padrões anteriores são do tipo Excesso e as fórmulas utilizadas têm o objetivo de expelir os fatores patogênicos. Em casos crônicos, há sempre uma deficiência latente, especialmente do Baço-Pâncreas, que precisa ser tratada. No tratamento com Acupuntura, os pontos indicados adiante deverão ser integrados pelo acréscimo de pontos para tonificar o Baço/Pâncreas, tais como E-36 (Zusanli) e B-20 (Pishu).


Carregar ppt "SINUSITE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google