A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLATERAIS LUO / FONTE ANA MARIA AGULHON. COLATERAIS LUO Os Colaterais Luo (Canais de Energias de Conexão), são ramificações que tem origem nos Meridianos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLATERAIS LUO / FONTE ANA MARIA AGULHON. COLATERAIS LUO Os Colaterais Luo (Canais de Energias de Conexão), são ramificações que tem origem nos Meridianos."— Transcrição da apresentação:

1 COLATERAIS LUO / FONTE ANA MARIA AGULHON

2 COLATERAIS LUO Os Colaterais Luo (Canais de Energias de Conexão), são ramificações que tem origem nos Meridianos Principais, iniciando a partir dos pontos Luo. Existem 15 grupos de Colaterais Luo, doze dos meridianos principais, um do VC (origem no VC15) – dispersa no abdome e supervisiona as atividades dos Luo longitudinais Yin, o outro do VG (origem no VG1) = atividades Yang. Por fim o grande Luo do BP – BP21 – supervisiona todo o sangue do corpo = E e supervisiona o QI (Tas, m e i).

3 COLATERAIS LUO Os Luo se dividem em: longitudinal – com sintomas de órgãos e vísceras. Transversal sem sintomatologia.

4 COLATERAIS LUO TRANSVERSAL O Luo Transversal se encontra entre o cotovelo e a mão, entre o joelho e o pé. Faz a reunião externa dos meridianos principais acoplados (por ex. Ig e P), permitindo que a energia do ponto Luo do meridiano Principal passe para o ponto fonte do meridiano acoplado – fazendo a ligação interior / exterior e vice versa dos meridianos.

5 COLATERAIS LUO TRANSVERSAL Este sistema consolida a circulação energética dos 12 meridianos principais, unindo o Yin com o Yang e tem como função regular a energia dos meridianos principais acoplados, tratando o vazio e a plenitude destes ou faz a harmonização energética.

6 COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Acompanha o trajeto do meridiano principal, pode ir direto ao órgão e víscera, ao crânio ou face, cavidade abdominal e torácica – faz a distribuição de Qi e Xue para todas as partes do corpo. Como o Wei Qi também circula por este meridiano preenchendo os espaços vazios deixados pelos meridianos principais – promove junto com o Qi e Xue a nutrição e defesa do corpo. Apresenta sintomatologia quando em excesso ou deficiência:

7 SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL PULMÃO – inicia no ponto P11 – Tai Yin da mão, segue pela borda interna da região tenar, juntando com o IG – Yang Ming da mão, no dedo indicador da mão. Sintomas de plenitude – sensação de calor na palma da mão, dor ao longo a artéria radial e na região do P. Tto: sedar o Luo (do problema) e tonificar a mãezinha (do problema). Sintomas de hipoenergia – bocejo frequente, polaciúria, tosse. Tto: tonificar o Luo (do acoplado) e tonificar a mãezinha (do problema).

8 SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL INTESTINO GROSSO – inicia no ponto IG6, segue acompanhando trajeto do Yang Ming da mão, até o ombro, segue para a maxila e dentes, da mandíbula saem 2 ramos: 1 para o ouvido e outro para os P. Hiperenergia – dor de dentes, gengivite, cárie, e surdez. Tto: Hipoenergia – sensação de frio nos dentes e na gengiva, dor e opressão torácica, má digestão. Tto:

9 SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL ESTÔMAGO - Inicia-se no ponto E.40 (Fenglong) do Yang Ming do Pé (E), situado na face lateral da perna, segue em trajeto ascendente pela região ântero- externa da perna, da coxa, do abdome, do tórax, indo até o topo da cabeça, onde ramifica-se na direção do pescoço, indo até a garganta e para a testa. Sintomas de Hiperenergia (plenitude): insanidade e epilepsia. Sintomas de Hipoenergia (vazio): flacidez e atrofia dos músculos da perna e dos pés, faringite, afasia súbita.

10 SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Baço-Pâncreas: Inicia-se na face medial do pé, no ponto BP.4 (Gongsun), que segue trajeto paralelo ao do Tai Yin do Pé (BP), penetrando o abdome, onde segue dois ramos: um para o Intestino Grosso e outro para o Estômago. Sintomas de Hiperenergia (plenitude): vômitos, diarréia e dor muito aguda na região. Sintomas de Hipoenergia (vazio): distensão abdominal, com acúmulo de gases e líquidos.

11 SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Coração: Inicia-se no ponto C.5 (Tongli), que se localiza na face medial do antebraço. Paralelamente acompanha do Shao Yin da Mão (C), tomando uma direção ascendente pela face anterior do antebraço, penetrando o tórax indo para o Coração, mediastino, garganta, até atingir a base da língua, depois cruzando a linha média do corpo, indo para o canto externo de cada olho, para unir-se ao Tai Yang da Mão (ID). Sintomas de Hiperenergia (plenitude): mal-estar e dor fulgurante do tórax. Sintomas de Hipoenergia (vazio): afasia.

12 SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Intestino Delgado: Inicia-se no ponto ID.7 (Zhizheng), que se localiza na face externa medial do antebraço. Paralelamente segue o trajeto do Tai Yang da Mão (ID), pela face interna do antebraço. Une-se ao trajeto do Shao Yin da Mão (C), indo para aborda ungueal do 5 0 dedo da mão. Um outro ramo, que se inicia no mesmo ponto ID.7 (Zhizheng), segue trajeto paralelo ao do Tai Yang da Mão (ID), penetrando o tórax, indo para o Coração. Vai para o ponto E.12 (Quepen), onde se une ao Yang Ming da Mão (IG).

13 Sintomas de Hiperenergia (plenitude): incômodo nas articulações e atrofia dos músculos do cotovelo e do braço. Sintomas de Hipoenergia (vazio): furúnculos e pústulas.

14 SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Bexiga: Inicia-se a partir da face posterior da perna, no ponto B.58 (Feiyang), e segue paralelamente ao trajeto do Tai Yang do Pé, para. a cabeça, terminando na boca. Sintomas de Hiperenergia (plenitude) : rinorréia, obstrução nasal, cefaléia, dorsalgia. Sintomas de Hipoenergia (vazio) : rinorréia abundante com predominância de líquido claro, epistaxe.

15 SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Rins. Inicia- se no ponto R.4 (Dazhong), do Shao Yin do Pé, situado na face medial do tornozelo; segue acompanhando o trajeto do Meridiano até a região situada abaixo do períneo, seguindo depois, para a coluna lombar. Sintomas de Hiperenergia (plenitude): enurese, depressão, constipação, irritação, não se pode evacuar e nem urinar. Sintomas de Hipoenergia (vazio): dor na região nasal, acompanhada, as vezes de dor na face medial do membro inferior, lombalgia.

16 SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Circulação- Sexo: Inicia - se no ponto CS.6 (Neiguan) do Jue Yin da Mão, localizado no terço inferior da face medial do antebraço, seguindo em direção ascendente, paralelamente ao Meridiano, indo para o tórax, penetrando-o e seguindo para o Envoltório Energético do Coração e para o Órgão Coração, comunicando-se com o Shao Yang da Mão. Sintomas de Hiperenergia (plenitude): dor no precórdio. Sintomas de Hipoenergia (vazio): rigidez e mal estar no pescoço.

17 SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Triplo Aquecedor: Inicia-se no ponto TA.5 (Waiguan) do Shao Yang da Mão, que se localiza no terço inferior da face dorsal do antebraço, seguindo paralelamente ao Jue Yin da Mão, indo até o meio do tórax, onde se une novamente a este meridiano. Sintomas de Hiperenergia (plenitude): contratura da articulação do cotovelo, com sensação de repuxamento e contração.. Sintomas de Hipoenergia (vazio): fraqueza do cotovelo.

18 SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Vesícula Biliar: Inicia - se a partir do ponto VB.37 (Guangming) do Shao Yang do Pé, no terço distal da face lateral da perna, e segue para o dorso do pé. Sintomas de Hiperenergia (plenitude): desmaio, sensação de frio nas extremidades dos membros inferiores. Sintomas de Hipoenergia (vazio): fraqueza das pernas, impossibilidade de andar ou de levantar, cansaço.

19 SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Fígado: Inicia- se do ponto F.5 (Ligou) do Jue Yin do Pé, na face medial da perna, seguindo um trajeto paralelo ao próprio meridiano, terminando na região genital e suprapúbica. Sintomas de, Hiperenergia (plenitude): cólica e inchaço nos genitais externos, disúria, dor no pênis e nos testículos. Sintomas de Hipoenergia (vazio): coceira súbita no escroto e na região púbica.

20 SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Vaso Concepção: Inicia se no ponto VC.15 (Jiuwei) do Ren Mai, situado na parte inferior do osso esterno, ramificando-se para o abdome. Sintomas de Hiperenergia (plenitude): dor na epiderme do abdome. Sintomas de Hipoenergia (vazio): prurido na pele do abdome.

21 SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Vaso Governador: Inicia-se no ponto VG. 1 (Changqiang) do Du Mai, localizado no períneo, seguindo trajeto ascendente, ao lado da coluna vertebral, indo para a nuca, onde se ramifica para a cabeça. Ao atingir o ombro, une-se ao Tai Yang do Pé e penetra a coluna vertebral. Sintomas de Hiperenergia (plenitude): contraturas musculares ao longo da coluna vertebral, dificuldades nos movimentos de extensão e flexão da coluna. Sintomas de Hipoenergia (vazio): sensação de peso ou de tontura na cabeça.

22 SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Baço-Pâncreas (Grande Luo): Inicia-se no ponto BP.21 (Dabao) do Tai Yin do Pé, ponto situado na região anterior da axila. Ramifica-se daí, espalhando-se para a região do hipocôndrio e acumulando o Sangue em volta do corpo. Sintomas de Hiperenergia (plenitude): dores generalizadas pelo corpo. Sintomas de Hipoenergia (vazio): fraqueza nos músculos dos membros e nas articulações.


Carregar ppt "COLATERAIS LUO / FONTE ANA MARIA AGULHON. COLATERAIS LUO Os Colaterais Luo (Canais de Energias de Conexão), são ramificações que tem origem nos Meridianos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google