A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CEFALÉIAS Caracterização Caracterização De origem intracraniana e não inflamatória, do tipo Vascular, a Enxaqueca é uma das dores de cabeça mais recorrentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CEFALÉIAS Caracterização Caracterização De origem intracraniana e não inflamatória, do tipo Vascular, a Enxaqueca é uma das dores de cabeça mais recorrentes."— Transcrição da apresentação:

1 CEFALÉIAS Caracterização Caracterização De origem intracraniana e não inflamatória, do tipo Vascular, a Enxaqueca é uma das dores de cabeça mais recorrentes na clínica em geral. Consiste em uma constrição inicial das artérias da cabeça (originando-se de sintomas prodrômicos), seguida por vasodilatação e distensão dos vasos (o que causa uma dor latejante). De origem intracraniana e não inflamatória, do tipo Vascular, a Enxaqueca é uma das dores de cabeça mais recorrentes na clínica em geral. Consiste em uma constrição inicial das artérias da cabeça (originando-se de sintomas prodrômicos), seguida por vasodilatação e distensão dos vasos (o que causa uma dor latejante).

2 CEFALÉIAS As principais manifestações são: dor unilateral severa e latejante, fotofobia, náusea e possivelmente vômito, perda do campo visual, aura e alucinação. As principais manifestações são: dor unilateral severa e latejante, fotofobia, náusea e possivelmente vômito, perda do campo visual, aura e alucinação. Os ataques são precipitados por estresse, queijo, chocolate, vinho e pílula anticoncepcional. A dor localiza-se ao redor do olho, irradiando-se para o lado da cabeça, sendo uni ou bilateral. Os ataques são precipitados por estresse, queijo, chocolate, vinho e pílula anticoncepcional. A dor localiza-se ao redor do olho, irradiando-se para o lado da cabeça, sendo uni ou bilateral.

3 CEFALÉIAS Etiologia na MTC Etiologia na MTC Hereditariedade e Constituição: Saúde geral dos pais previamente e no momento da concepção. Em particular, as condições da gravidez da mãe. Hereditariedade e Constituição: Saúde geral dos pais previamente e no momento da concepção. Em particular, as condições da gravidez da mãe. Emoções: Raiva; preocupação, medo, choque e trabalho e trabalho mental excessivo. Emoções: Raiva; preocupação, medo, choque e trabalho e trabalho mental excessivo. Excesso de Trabalho. Excesso de Trabalho. Atividade Sexual Excessiva. Atividade Sexual Excessiva.

4 CEFALÉIAS Dieta Dieta Acidentes Acidentes Partos Partos Fatores Patogênicos Externos Fatores Patogênicos Externos

5 CEFALÉIAS Diagnóstico de acordo com Diagnóstico de acordo com Meridianos/Áreas da Cabeça Meridianos/Áreas da Cabeça Tai Yang; Shao Yang; Yang Ming; Jue Yin Tai Yang; Shao Yang; Yang Ming; Jue Yin Occipital; Têmporo/Lateral; Frontal; Topo; Unilateral; Geral; Occipital; Têmporo/Lateral; Frontal; Topo; Unilateral; Geral; Atrás dos Olhos (muito freqüente na Enxaqueca) Atrás dos Olhos (muito freqüente na Enxaqueca)

6 CEFALÉIAS Tipo de Dor Surda; Peso; Distensão; Rigidez/Contratura; Facada/Perfurante; Puxão/Aperto/Tensão; Vazio. Surda; Peso; Distensão; Rigidez/Contratura; Facada/Perfurante; Puxão/Aperto/Tensão; Vazio. Melhora e Piora Melhora e Piora Hora; Atividade/Descanso; Clima; Emoções; Atividade Sexual; Hora; Atividade/Descanso; Clima; Emoções; Atividade Sexual; Alimentação; Postura; Menstruação; Compressão. Alimentação; Postura; Menstruação; Compressão.

7 CEFALÉIAS Patologia & Síndromes Patologia & Síndromes Excesso/Plenitude Excesso/Plenitude I. ASCENÇÃO DE YANG DO FÍGADO; II. FOGO DO FÍGADO; III. ESTASE DE SANGUE. I. ASCENÇÃO DE YANG DO FÍGADO; II. FOGO DO FÍGADO; III. ESTASE DE SANGUE. Deficiência/Vazio Deficiência/Vazio IV. DEFICIÊNCIA DE SANGUE DO FÍGADO IV. DEFICIÊNCIA DE SANGUE DO FÍGADO

8 CEFALÉIAS I. ASCENÇÃO DE YANG DO FÍGADO I. ASCENÇÃO DE YANG DO FÍGADO Manifestações clínicas: Dor intensa, severa, do tipo latejante ou distensão/pulsátil, uni ou bilateral, ao longo do Canal da Vesícula biliar, têmpora. Geralmente, é sentida atrás de um ou dos dois olhos. Freqüentemente acompanhada de náusea ou vômito (Invasão do Fígado sobre o Estômago). Manifestações clínicas: Dor intensa, severa, do tipo latejante ou distensão/pulsátil, uni ou bilateral, ao longo do Canal da Vesícula biliar, têmpora. Geralmente, é sentida atrás de um ou dos dois olhos. Freqüentemente acompanhada de náusea ou vômito (Invasão do Fígado sobre o Estômago).

9 CEFALÉIAS Ocorrência de distúrbios visuais, como a visualização de luzes ou aura piscando ou ainda vista turva ou borrada. Outras manifestações possíveis são tontura, zumbido, insônia e irritabilidade, entre outras a considerar na prática clínica. Ocorrência de distúrbios visuais, como a visualização de luzes ou aura piscando ou ainda vista turva ou borrada. Outras manifestações possíveis são tontura, zumbido, insônia e irritabilidade, entre outras a considerar na prática clínica.

10 CEFALÉIAS Língua: Vermelha ou Pálida (na Deficiência de Sangue). Pulso: Corda Língua: Vermelha ou Pálida (na Deficiência de Sangue). Pulso: Corda Princípio de Tratamento (P.T.): Dispersar o Yang do Fígado. Nutrir o Sangue ou o Yin do Fígado. Princípio de Tratamento (P.T.): Dispersar o Yang do Fígado. Nutrir o Sangue ou o Yin do Fígado. Método e Protocolo de Pontos: Sedação/redução – F3 – TA5 – VB20, 43. Tonficação – F8 – BP6 – R3. Método e Protocolo de Pontos: Sedação/redução – F3 – TA5 – VB20, 43. Tonficação – F8 – BP6 – R3.

11 CEFALÉIAS II. FOGO DO FÍGADO II. FOGO DO FÍGADO Manifestações: Este padrão é uma exacerbação de I., além de incluir as manifestações desse, agrega-se maior fator patogênico de Calor, caracterizado por sede, sabor amargo, urina escassa e escura, constipação com fezes secas e olhos vermelhos. A dor de cabeça neste Padrão é muito mais intensa, tende a ser mais fixa em um lugar e é mais acompanhada por náusea ou vômito. Manifestações: Este padrão é uma exacerbação de I., além de incluir as manifestações desse, agrega-se maior fator patogênico de Calor, caracterizado por sede, sabor amargo, urina escassa e escura, constipação com fezes secas e olhos vermelhos. A dor de cabeça neste Padrão é muito mais intensa, tende a ser mais fixa em um lugar e é mais acompanhada por náusea ou vômito.

12 CEFALÉIAS Língua: Vermelha, com revestimento amarelo. Pulso: Cheio e rápido Língua: Vermelha, com revestimento amarelo. Pulso: Cheio e rápido PT: Clarear o Fogo e pacificar o Fígado PT: Clarear o Fogo e pacificar o Fígado Método/Protocolo: Sedação/Redução – F2 – TA5 – VB20,38,43,44 TAIYANG. – IG11. Tonificação – BP6. Método/Protocolo: Sedação/Redução – F2 – TA5 – VB20,38,43,44 TAIYANG. – IG11. Tonificação – BP6.

13 CEFALÉIAS III. ESTASE DE QI/SANGUE DO FÍGADO III. ESTASE DE QI/SANGUE DO FÍGADO Manifestações: Dor muito severa e intensa, do tipo pontada/facada/perfurante. É fixa em sua localização, sendo mais comum em situações crônicas, como em pessoas idosas. Tez enegrecida, dor na região do hipocôndrio ou abdome e, nas mulheres, períodos menstruais doloridos com coágulos escuros de sangue. Manifestações: Dor muito severa e intensa, do tipo pontada/facada/perfurante. É fixa em sua localização, sendo mais comum em situações crônicas, como em pessoas idosas. Tez enegrecida, dor na região do hipocôndrio ou abdome e, nas mulheres, períodos menstruais doloridos com coágulos escuros de sangue.

14 CEFALÉIAS Pode também ser proveniente de trauma físico antigo como queda ou acidente, com dor persistente em local circunscrito. Pode também ser proveniente de trauma físico antigo como queda ou acidente, com dor persistente em local circunscrito. Língua: Mancha de cor púrpura na ponta ou máculas no meio ou extremidades do corpo lingual. Pulso: Nó/Atado/Periódico ou Corda. Em caso de acidente na cabeça ocorrido no passado, poderá ser Fraco nas posições frontais. Língua: Mancha de cor púrpura na ponta ou máculas no meio ou extremidades do corpo lingual. Pulso: Nó/Atado/Periódico ou Corda. Em caso de acidente na cabeça ocorrido no passado, poderá ser Fraco nas posições frontais.

15 CEFALÉIAS PT: Movimentar o Sangue PT: Movimentar o Sangue Método/Protocolo: Sedação/Redução ou neutro – IG4,11 – BP6,10 – B2,17,18 – F3 – TAIYANG – SISHENCONG. Método/Protocolo: Sedação/Redução ou neutro – IG4,11 – BP6,10 – B2,17,18 – F3 – TAIYANG – SISHENCONG.

16 CEFALÉIAS IV. DEFICIÊNCIA DE SANGUE DO FÍGADO IV. DEFICIÊNCIA DE SANGUE DO FÍGADO Manifestações: Tipicamente afeta o topo da cabeça. É muitas vezes pior no período da tarde/noite e é acompanhada por memória fraca e falta de concentração. Nas mulheres, evidencia-se no final do período menstrual. A dor melhora ao deitar Manifestações: Tipicamente afeta o topo da cabeça. É muitas vezes pior no período da tarde/noite e é acompanhada por memória fraca e falta de concentração. Nas mulheres, evidencia-se no final do período menstrual. A dor melhora ao deitar

17 CEFALÉIAS Língua: Pálida. Pulso: Vazio/Fino/Tênue Língua: Pálida. Pulso: Vazio/Fino/Tênue PT: Nutrir o Sangue, tonificar e elevar o Qi PT: Nutrir o Sangue, tonificar e elevar o Qi Método/Protocolo: Tonificação – E36 – BP6 – B20 – F8 – VC4 – VG20 – C5 Método/Protocolo: Tonificação – E36 – BP6 – B20 – F8 – VC4 – VG20 – C5

18 CEFALÉIAS PROGNÓSTICO PROGNÓSTICO Tanto a Acupuntura como a Fitoterapia podem ser muito eficazes na Enxaqueca e nas Cefaléias em geral, entretanto, nem sempre obtidos com rapidez. Proporcionalmente a incidência, maior será o tempo de tratamento. Tanto a Acupuntura como a Fitoterapia podem ser muito eficazes na Enxaqueca e nas Cefaléias em geral, entretanto, nem sempre obtidos com rapidez. Proporcionalmente a incidência, maior será o tempo de tratamento.


Carregar ppt "CEFALÉIAS Caracterização Caracterização De origem intracraniana e não inflamatória, do tipo Vascular, a Enxaqueca é uma das dores de cabeça mais recorrentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google