A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diferenciação Sindrômica Rim Deficiência da Essência ou Energia Ancestral Jing do Rim Deficiência da Essência ou Energia Ancestral Jing do Rim Deficiência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diferenciação Sindrômica Rim Deficiência da Essência ou Energia Ancestral Jing do Rim Deficiência da Essência ou Energia Ancestral Jing do Rim Deficiência."— Transcrição da apresentação:

1 Diferenciação Sindrômica Rim Deficiência da Essência ou Energia Ancestral Jing do Rim Deficiência da Essência ou Energia Ancestral Jing do Rim Deficiência de Yang do Rim Deficiência de Yang do Rim Qi do Rim sem firmeza Qi do Rim sem firmeza Rim Falha em receber Qi Rim Falha em receber Qi Água Fluindo em Abundância ou Água Transbordante Água Fluindo em Abundância ou Água Transbordante Deficiência de Yin do Rim Deficiência de Yin do Rim Deficiência de Yin do Rim com Fogo Resplandecendo Deficiência de Yin do Rim com Fogo Resplandecendo

2 Diferenciação Sindrômica Rim Origens dos quadros de Desarmonia do Rim: Atividade Sexual Excessiva Distúrbios Emocionais Excesso de Trabalho

3 Diferenciação Sindrômica Rim Deficiência da Essência do Rim: Ossos: Retardo ou fechamento incompletos das fontanelas nas crianças, desenvolvimento físico lento, pouco desenvolvimento do esqueleto, fragilidade óssea, osteoporose, osteomalácia, lombalgia, fraqueza dos joelhos, dentes fracos. Cérebro: Desenvolvimento cerebral lento, raciocínio e memória fracos, senilidade precoce ou demência senil (Mal de Alzheimer). Ouvido: Surdez, tinidos graduais e crônicos. Reprodução: Atividade sexual fraca (falha na resposta sexual feminina, disfunção erétil), amenorréia, Infertilidade Cabelo: Queda e embranquecimento precoce dos cabelos.

4 Diferenciação Sindrômica Rim Língua: Várias características Pulso: Profundo e fraco Método de tratamento: Restaurar e nutrir a Essência, sendo que o repouso, exercícios moderados e alimentação são as bases do tratamento. Tratamento: R3/B23/VC4/ E36/ B11/VB39/VG4/ VG14/VG20/BP6, com moxa aplicável, desde que não ocorra Deficiência de Yin.

5 Diferenciação Sindrômica Rim Deficiência de Yang do Rim: Resulta na insuficiência de aquecimento promovendo a sensação de frio no corpo, pode envolver a deficiência da Energia Ancestral ou não. O Rim conserva a vontade ou Zhi, principalmente o aspecto Yang deste Zang. Se estiver enfraquecido pode levar a lombalgia surda agravada pelo frio, debilidade de atividades geniturinárias, no caso específico da reprodução, sexualidade e micção. Este Padrão está associado aos seguintes: 3. Qi do Rim sem firmeza; 4. O Rim falha em receber Qi e 5. Água transbordante.

6 Diferenciação Sindrômica Rim Língua: Pálida, mole, revestimento branco e fino Pulso: Profundo, lento e fraco Método de tratamento: Fortalecer e aquecer o Yang do Rim, utilizando-se os métodos de tonificação e a moxa e tratar os padrões adicionais. Tratamento: Deficiência geral do Yang do Rim: R3/R7/B23/B52/ VC4/ VG4/VC6 DOENÇAS: Disfunção erétil, insuficiência cardíaca, diarréia, diabetes, em exemplos citados por Ross (1994).

7 Diferenciação Sindrômica Rim Qi do Rim sem Firmeza: Este padrão é frequentemente considerado Frio mesmo se não houver sintomas óbvios. É basicamente um tipo de Deficiência de Yang dos Rins. É caracterizado pela debilidade de um ou dos dois orifícios Yin inferiores (uretra) e Portão do Esperma, provocando manifestações de gotejamento. Os sintomas recaem em duas categorias, urinária e sexual, como enurese e espermatorréia, respectivamente.

8 Diferenciação Sindrômica Rim Língua: Pálida, mole, revestimento fino e branco. Pulso: Profundo, debilitado e lento. Tratamento: tonificação, aquecimento e estabilização do Qi do Rim. Neste caso a moxa é aplicável. Pontos: B23/VG4/R3/B52/VC4.

9 Diferenciação Sindrômica Rim Rim falha em receber Qi: É basicamente uma disfunção da função do Rim de receber o Qi, além de ser considerado um tipo de padrão de Deficiência do Yang do Rim. Quando o Rim for debilitado e falhar ao receber e manter o Qi em descendência, o Qi acumula-se e resulta no Excesso acima do tórax, com as manifestações de asma, dispnéia e tosse. Pontos: VG4/VC6/VC17/VC21/VC22/R3/R6/P7/B23/E3 6

10 Diferenciação Sindrômica Rim 5. Água Fluindo em Abundância/Água Transbordante: Neste quadro clínico pode haver uma ocorrência simultânea de água em abundância aos Zang: Pulmão Coração Nestes casos, além dos sintomas básicos de Yang do Rim, estão associados com os da insuficiência de Yang no metabolismo e da circulação do Jin Ye. Este quadro é o de deficiência transformada em excesso, isto é, a deficiência de Yang do Rim transforma-se em excesso local, principalmente o acúmulo de Jin Ye, sob as formas de edema, retenção urinária (oligúria) e hídrica em geral.

11 Diferenciação Sindrômica Rim Língua: Pálida, inchada, mole, revestimento branco. Pulso: Profundo, escorregadio e lento. Tratamento: tonificação e aquecimento do Yang do Rim, além da eliminação ou dispersão da umidade associada. Pontos: Sedação > BP6/ BP9/ VC9/B22/E28/; Tonificação> VG4/B20/B23/R7 5.1 > Tonificação VG14/B15; 5.2 > Tonificação: VG12/B13/P7. DOENÇAS: Insuficiência/Falência Renal, edema e nefrite crônica.

12 Diferenciação Sindrômica Rim 6. Deficiência de Yin do Rim: Os sintomas deste padrão são aqueles de Calor-Vazio e de Deficiência da Essência do Rim relacionados à sua parte Yin. Pode haver uma predominância de sintomas, se o Jin Ye é lesado gravemente pelo Calor e pela Secura. Transpiração: Durante a noite, quando o Yin deve ser dominante e o corpo torna-se menos ativo, se não houver Yin suficiente para controlar o Calor, provocará a abertura dos poros cutâneos, resultando na transpiração noturna. Deve ser associada com os sintomas de Calor, e a transpiração devido a deficiência Yang, com sintomas de Frio.

13 Diferenciação Sindrômica Rim A sudorese noturna também é denominada evaporação dos ossos, enquanto a diurna é chamada de evaporação dos músculos. O termo para sudorese noturna é roubo da sudorese, provavelmente para indicar que o corpo é roubado de suas Essências preciosas do Yi. A lombalgia e a dor nos ossos são devidas à falha da Essência do Rim ao nutrir os ossos. Algumas possíveis etiologias são a dosagem excessiva ou equivocada de fitoterápicos para fortalecer o Yang do Rim, quando o Yin do Rim é que deve ser fortalecido.

14 Diferenciação Sindrômica Rim Língua: Vermelha, fissurada, descascada (geográfica), pouco ou sem revestimento. Pulso: Profundo, fraco e rápido. Tratamento: O princípio do tratamento é fortalecer o Yin, utilizando-se dos métodos de tonificação, porém sem aplicação de moxa. Pontos: R3/R6/R9/R10/B23/ VC4/BP6.

15 Diferenciação Sindrômica Rim 7. Deficiência de Yin do Rim com Fogo Resplandecendo O quadro de Deficiência de Yin pode evoluir para o Fogo, cujos sintomas são relacionados num outro padrão de desarmonias, com sinais graves, como anorexia, sede, fraqueza geral do corpo. Língua: Vermelha, muito seca, petéquias, fissurada, descascada (geográfica), pouco ou sem revestimento, de coloração predominante amarela, quando presente. Pulso: Profundo, fraco, ocasionalmente flutuante, cheio e rápido. Tratamento: O princípio do tratamento é apaziguar ou reduzir o fogo, além de fortalecer o Yin, com interdição do uso de moxa. Pontos: Sedação > R2/P7/P10/C5; Tonificação > R3/R6/R9/R10/B23/ VC4/BP6.

16 Diferenciação Sindrômica Bexiga Umidade-Calor Umidade-Frio Deficiência pelo Frio

17 Diferenciação Sindrômica Bexiga 1. Umidade-Calor: Urgência e freqüência urinárias, sensação de queimação durante a micção, que pode ser interrompida no meio do fluxo, urina turva/amarelo-escura/areia, febre e sede. É caracterizado pelo Calor-cheio e pela presença dos fluidos no A.I., a partir do ponto de vista emocional, este padrão pode ser causado por sensação de suspeita ou ciúmes reprimidos por um longo período.

18 Diferenciação Sindrômica Bexiga Língua: Vermelha, com saburra espessa, pegajosa e amarela na raiz com pontos vermelhos. Pulso: Rápido, escorregadio, em Corda, sobretudo na posição posterior à esquerda. Tratamento: Eliminar a Umidade-Calor e abrir as passagens da águas no A.I. Pontos: Sedação > BP9 - BP6/ B22/B28 /VC3/ B63/ B66.

19 Diferenciação Sindrômica Bexiga 2. Umidade-Frio: Frequência e urgência urinárias, micção difícil, sensação de peso na uretra e hipogástrio, urina clara e turva. É caracterizado pela presença da Umidade Frio que é pesada, obstrui as passagens das águas do A.I. e interfere na função da Bexiga de transformar Qi. Língua: Saburra Branca e pegajosa. Pulso: Escorregadio, lento. Tratamento: Expelir Umidade-Frio e remover a obstrução das passagens das águas. Sedação com moxa utilizável. Pontos: VC3/VC9/E28/B28/ B22/ BP9-BP6.

20 Diferenciação Sindrômica Bexiga 3. Deficiência pelo Frio: Poliúria clara, polaciúria, incontinência, enurese e lombalgia. Língua: Pálida e úmida. Pulso: Fino e lento. Tratamento: Tonificação e aquecimento do Rim e Bexiga, com moxa utilizável. Pontos: VG4/VC4/B23/B28

21 Diferenciação Sindrômica Rim e Bexiga BIBLIOGRAFIA BIBLIOGRAFIA 1. MACIOCIA, G. Fundamentos de Medicina Chinesa. SP: Roca, MACIOCIA, G. Fundamentos de Medicina Chinesa. SP: Roca, ___________ Prática de Medicina Chinesa. SP: Roca, ___________ Prática de Medicina Chinesa. SP: Roca, ROSS, J. Zang Fu. Sistemas de Órgãos e Vísceras da Medicina Tradicional Chinesa. SP: Roca, ROSS, J. Zang Fu. Sistemas de Órgãos e Vísceras da Medicina Tradicional Chinesa. SP: Roca, AUTEROCHE, B. Diagnóstico na Medicina Chinesa. SP: Andrei, AUTEROCHE, B. Diagnóstico na Medicina Chinesa. SP: Andrei, 1992.


Carregar ppt "Diferenciação Sindrômica Rim Deficiência da Essência ou Energia Ancestral Jing do Rim Deficiência da Essência ou Energia Ancestral Jing do Rim Deficiência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google