A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOXABUSTÃO A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certas regiões do corpo humano. Figura 1: Aplicação de Moxa,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOXABUSTÃO A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certas regiões do corpo humano. Figura 1: Aplicação de Moxa,"— Transcrição da apresentação:

1 MOXABUSTÃO A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certas regiões do corpo humano. Figura 1: Aplicação de Moxa, ilustração de origem japonesa. Fonte: wikipédia

2 MOXABUSTÃO

3 O efeito do calor ainda pode fortalecer a energia Yang do corpo, potencializando esse aspecto (Yang) da energia Qi, nas contingências de Vazio ou Deficiência de Yang. Deste modo, em termos dos desequilíbrios gerais entre Yin e Yang no organismo, a moxa pode ser empregada, predominantemente, para sedar o Yin Excessivo e tonificar o Yang Deficiente.

4 MOXABUSTÃO

5 Na patologia chinesa, as doenças reumáticas do sistema musculoesquelético, inseridas nas Síndromes Bi, ou de obstrução dolorosa, podem comportar aquelas associadas com o Frio (Bi Fixo, com dores do tipo aperto e contração) e outros quadros, como o Vento-Frio (migratórias, com as mesmas dores); Frio-Umidade (com edema e sensações de peso) e Estagnação de Xue (com dores do tipo pontada), com todos os respectivos quadros apresentando dores intensas e severas, agravam com o Frio e melhoram com a exposição ao calor. Nas contingências da Deficiência de Yang, as dores são moderadas ou surdas, podem também se caracterizar por membros frios, palidez, diarréia com fragmentos de alimentos não digeridos nas fezes, urina clara e abundante.

6 MOXABUSTÃO Formas de Uso A moxa sem cicatriz pode também ser feita utilizando o bastão de moxa e fazendo a estimulação sem o contato com a pele, ou então queimando-se cones pequenos ou médios diretamente sobre a pele do cliente, retirando-os antes do paciente sentir queimar. Este método é mais indicado para tratar o Vazio e o Frio (lombalgias, diarréia, dores abdominais, etc), típicos da Deficiência de Yang.

7 MOXABUSTÃO Formas de Uso A moxa com bolhas é feita utilizando-se cones pequenos de moxa que são queimados até o cliente sentir a sensação de queimação (deixar de 3 a 5 segundos após o paciente referir a sensação de queimação). Nestes casos devemos tomar alguns cuidados, como não furar a bolha e protegê-la com um curativo. Esse método pode ser utilizado para tratar casos de asma e bronquite.

8 MOXABUSTÃO Formas de Uso A moxa indireta normalmente utiliza alguma substância ou material fazendo a interposição entre o cone de moxa e a pele do cliente, sendo que normalmente os produtos mais utilizados são fatias ou pasta de alho, fatias de gengibre e sal. A moxa indireta sobre o alho refresca o Calor, elimina toxinas, vivifica o sangue, dissolve os acúmulos e auxilia a diminuir e eliminar os inchaços, sendo indicada para casos de furúnculos, picadas de animais e insetos peçonhentos, fase inicial de úlceras cutâneas e tuberculose óssea. A moxa indireta sobre o gengibre tonifica o Vazio e expele o Frio. É indicada para os casos de dispepsia, abdome doloroso, diarréia, espermatorréia, ejaculação precoce, dores reumáticas (Bi por Vazio-Frio).

9 MOXABUSTÃO Formas de Uso

10

11

12

13

14

15

16 MOXABUSTÃO 5. CONTRAINDICAÇÕES DA MOXA Como todas as técnicas terapêuticas, a moxabustão também tem suas contra-indicações: Doenças febris com pulso rápido e Yin vazio. Doenças de Plenitude-Calor. Cefaléia devido a excesso de Yang de Fígado. Pacientes desnutridos ou de constituição muito frágil. Pacientes que comeram muito ou que estão alcoolizados.

17 BIBLIOGRAFIA BOESCHENSTEIN, K Ventosaterapia. Disponível em. Acesso em 23 jan ESCOLA SUPERIOR DE MEDICINA ORIENTAL E TERAPIAS (ESMOT) Moxabustão.Disponível em: Acesso em 30 nov KIKUCHI, T. Moxabustão, filosofia da medicina oriental, tratamento aplicado. SP: Musso publicações, 1982.

18 BIBLIOGRAFIA MACIOCIA, G. Fundamentos de Medicina Chinesa. São Paulo: Roca, ___________ A Prática de Medicina Chinesa. São Paulo: Roca, 1996.a. MAO-LIANG, Q. Acupuntura Chinesa e Moxibustão. São Paulo: Roca, 2001.

19 BIBLIOGRAFIA ROSS, J. Zang Fu: Sistemas de órgãos e vísceras da medicina tradicional chinesa. São Paulo: Roca, WIKIPÉDIA. Moxabustão. Disponível em. Acesso em 30 nov ZAMBOTI, A. Moxabustão. Disponível em Acesso em


Carregar ppt "MOXABUSTÃO A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certas regiões do corpo humano. Figura 1: Aplicação de Moxa,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google