A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fígado - gan Depressão do chi do fígado; Sangue do fígado deficiente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fígado - gan Depressão do chi do fígado; Sangue do fígado deficiente"— Transcrição da apresentação:

1 Fígado - gan Depressão do chi do fígado; Sangue do fígado deficiente
Yang do fígado hiperativo Fogo crescente no fígado Agitação de vento interno do fígado Umidade-calor no fígado e VB Estagnação de frio no canal do fígado.

2 Fígado - gan Depressão do chi do fígado: É o padrão mais comum de desarmonia do figado provocado por depressão, irritação, frustração e raiva. Sintomas: “estufamento” da barriga e tórax, opressão na garganta, raiva, frustração, má digestão, arrotos, borborigmos, fezes soltas, enjôo, dor e distensão ao longo dos canais do figado, gosto amargo, tensão pré-menstrual (distensão e dor nos seios e abdome, menstruação irregular, escassa, cólicas,irritabilidade, ausência de menstruação).OBS: a dor e a distensão é em decorrência da estagnação do chi e se ocorre a estagnação do sangue, a dor se torna mais intensa.

3 Fígado - gan Deficiência do sangue do fígado: ocorrem devido a hemorragias, formação insuficiente de sangue, distúrbios do figado, yin e do jin ye e nas lesões por calor.Sintomas: palidez, emagrecimento, tontura,fraqueza, entorpecimento, espasmos, tremores, unhas quebradiças, manchas visuais, amenorréia, menstruação escassa.Doenças: anemia, esgotamento nervoso, hepatite, amenorréia e distúrbios crônicos dos olhos.

4 Fígado - gan Agitação do vento do fígado: esse vento indica movimento rápido e inconstante, e por ser yang, é leve, portanto sobe, afetando a parte superior do corpo(tiques, tremores, convulsões). Causas: Calor extremo produzindo vento – doenças febris graves, agudas. Yin def e yang do fígado hiperativo – gerado pela deficiência do yin, o yang se transforma em fogo, portanto num excesso: acessos de raiva, AVC, face vermelha e quente, interrupção do fluxo de chi da face (paralisia facial, isquemia) Xue(sangue) deficiente: def associada de yin e de sangue onde há má nutrição de músculos e tendões, causando rigidez e espasticidade.

5 Fígado- Gan Agitação do vento do fígado:
4. Mucosidade e vento: levam à perda da consciência pela interrupção da circulação de chi e de sangue nos canais da cabeça e nos orificios superiores ( significa os sentidos e a consciência) – convulsão, acidente vascular cerebral e epilepsia.

6 Fígado - Gan Yang do fígado hiperativo:insônia, palma das mãos e pés quentes, manchas no campo visual, tontura,boca seca, cefaléia pulsátil em região frontal e vértice; tinidos, raiva, irritabilidade, espasmos musculares e tremores.

7 Fígado - gan Fogo crescente no fígado: a constituição do indivíduo, o calor interno e/ou a deficiência do yin do fígado, depressão crônica do chi do figado, podem predispor ao fogo crescente do fígado junto de maus hábitos como o álcool, fumo, vídeos-game, desgosto, raiva, e alimentação excessiva e gordurosa. Sintomas: sede, constipação, face e olhos vermelhos, insônia, raiva violente, cefaléia intensa, gosto amargo, regurgitação azeda, náusea, dor no hipocõndrio, tinidos ou surdez repentina,urina escura, hemorragias.

8 Fígado - Gan Umidade-calor no fígado e vesícula biliar: a umidade interna é produzida com a lesão da função de transporte e transformação do BP; e se houver depressão do chi do fígado, a umidade pode estagnar e se transformar em calor, originando a umidade-calor: sensação de “cheio”,dor no tórax e hipocôndrios,icterícia, gosto amargo, perda de apetite, sede, vômito, distensão abdominal,urina escura – cálculos biliares, esteatose hepática.

9 Fígado - Gan Estagnação de frio nos canais e colaterais do fígado – causas: Frio externo, frio interno e depressão do chi do fígado, que levam a estagnação do chi nos canais do fígado. Sintomas: dor e distensão no abdome inferior, dor e inchaço nos testículos e bolsa escrotal, ´colicas uterinas.


Carregar ppt "Fígado - gan Depressão do chi do fígado; Sangue do fígado deficiente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google