A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Doenças Cirúrgicas Dra. Paula Saab Cukier.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Doenças Cirúrgicas Dra. Paula Saab Cukier."— Transcrição da apresentação:

1 Doenças Cirúrgicas Dra. Paula Saab Cukier

2 Colecistopatia Calculosa
Presença de cálculos no interior da vesícula biliar

3 Colelitíase

4 Colelitíase O que são as pedras ? Colesterol Bilirrubina Lecitina

5 Colelitíase Fatores de risco
- Mulheres entre 20 e 60 anos têm 3 x mais chance de Ter cálculos do que a população masculina. - Mulheres que tiveram múltiplas gestações . - O risco aumenta com a idade e a obesidade.

6 Colelitíase Fatores de risco Fat Fourty Fertility Female

7 Quadro Clínico Dor abdominal intensa , geralmente tipo cólica, que pode se localizar no no lado direito do abdomen abaixo da costela, boca do estômago, ou ainda nas costas. Pode se localizar em todos os lugares descritos ao mesmo tempo ou separadamente.

8 Quadro Clínico

9 Complicações Cólica Biliar Coledocolitíase Pancreatite Biliar
Colecistite Aguda

10 Tratamento Colecistectomia convencional , ou aberta.
Colecistectomia videolaparoscópica

11 Colecisitite Aguda Inflamação aguda da vesícula biliar associada a infecção

12 Quadro Clínico Cólicas biliares Febre Tremores de frio
Náusea e/ou vômitos Perda do apetite Icterícia (cor amarela da pele ou dos olhos) Urina escura Fezes acinzentadas ou brancas.

13 Tratamento Colecistectomia Aberta Videolaparoscópica Conservador
Antibiótico e antinflamatório Cirurgia Posterior

14 Pancreatite Aguda A Pancreatite aguda é uma condição resultante da inflamação aguda do pâncreas. A principal função do pâncreas é produzir enzimas digestivas e a insulina Na Pancreatite, as enzimas pancreáticas que normalmente são lançadas nos intestinos delgados para ajudar na digestão são ativadas dentro do próprio pâncreas e começam a danificá-lo. Se a crise é grave ou prolongada, ou se ocorrem surtos de pancreatite aguda repetidamente, a lesão permanente do pâncreas pode acontecer e levar a uma condição chamada pancreatite crônica. As duas causas mais comuns de pancreatite são os cálculos de vesícula biliar e o etilismo (uso abusivo do álcool). Como o canal pancreático, que leva enzimas digestivas do pâncreas para o intestino delgado é comum ao canal da bile, que vem da vesícula biliar e do fígado, os cálculos biliares que entupirem o canal pancreático impedem que as enzimas cheguem ao intestino, ficando acumuladas dentro do fígado e sendo pois ativadas, corroendo o órgão por dentro. Embora a maioria das pessoas que bebem álcool não desenvolva a pancreatite, beber grandes quantidades de álcool pode ativar a pancreatite.

15 Pancreatite Aguda Biliar

16 Outras Causas Trauma abdominal (pancreatite traumática),
Cirurgia abdominal, Medicamentos, incluindo certos antibióticos (metronidazol, sulfa e tetraciclina), diuréticos tiazídicos e estrogênio, Altos níveis de cálcio ou triglicérides no sangue, Algumas infecções, como caxumba ou hepatite viral, Procedimentos endoscópicos que envolvem o canal biliar e pancreático, Idiopática (não é encontrada causa).

17 Quadro Clínico Dor abdominal superior que pode ser de tolerável à lancinante, em faixa, na altura do estômago, tanto à direita como à esquerda; Projeção da dor para as costas, tórax, flanco ou para baixo, Piora da dor com a alimentação, principalmente gordurosos, Náuseas e vômitos, Perda do apetite, Distensão abdominal (inchaço), Febre, Falta de ar, Cansaço, Hipotensão e Choque (pressão muito baixa impossibilitando o funcionamento dos órgãos).

18 Diagnóstico Clínico Laboratorial USG TC de abdome

19 Tratamento Repouso no hospital, Jejum para “descansar” o pâncreas,
Reposição de líquidos por via endovenosa, Passagem de uma sonda pelo nariz até o estômago para controlar os vômitos, Nutrição parenteral (por uma veia grossa) pode ser necessária nos casos mais graves, Remédios para proteger o estômago de úlceras de stress. Inclui os bloqueadores H2 (Cloridrato de ranitidina) e os Inibidores da bomba de próton (Omeprazol, Pantoprazol, Esomeprazol, etc), Antibióticos só são indicados nos casos graves e quando a causa é a calculose biliar pela freqüente presença de infecção da vesícula – colecistite. Cirurgia : Tratamento definitivo dos cálculos de vesícula (colecistectomia), Infecção pancreática documentada com abscesso (coleção de pus), Necrose (deterioração) extensa do pâncreas, Hemorragia importante, Choque que não melhora, Insuficiência de múltiplos órgãos.

20 Hérnias O que são as hérnias ??
Hérnia significa a passagem anormal de estruturas de uma cavidade para outra. Hérnias podem ser encontradas em vários locais podendo ser divididas em externas e internas.

21 Hérnias A cavidade abdominal é basicamente um grande espaço onde ficam os intestinos, o estômago, o fígado e outros órgãos. Eles são mantidos no lugar por aponeuroses, músculos e pele, com algumas áreas fechadas por ossos. Mas quando, por qualquer motivo, ocorre um enfraquecimento desta parede, com a formação de um orifício na parte muscular e aponeurótica da parede, as estruturas que estão dentro do abdome tendem a deslizar para o orifício, criando uma protrusão visível ao portador - só a pele separa o intestino (por exemplo) da parte exterior do abdome.

22 Hérnias

23 Fatores de risco Fraqueza mucular Peso Doenças prostáticas
Doenças pulmonares Idade Paridade

24 Complicações Encarceramento Estrangulamento

25 Hérnias Hérnia inguinal - (na virilha) Hérnia umbilical
Hérnia epigástrica - (região do estômago) Hérnia crural - (junto à coxa) Hérnia incisional - (nas incisões cirúrgicas) Hérnia do hiato esofágico - (porção do estômago vai para dentro do tórax, através de uma passagem naturalmente fechada do diafragma) Hérnia muscular Hérnia de Bochdaleck - (falha de fechamento do diafragma) Hérnia de Petit - (principal queixa: percepção de um tumor de consistência firme no dorso, que pode estar acompanhada de sensação de ardência ou dor) Hérnia de disco Hérnia do uncus - (no crânio)

26 Tratamento Correção Cirúrgica Quanto menor o anel, mais perigoso !


Carregar ppt "Doenças Cirúrgicas Dra. Paula Saab Cukier."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google