A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula SÍNDROMES. As funções do Coração são de governar o sangue e abrigar a mente, sendo que a maioria das mudanças refletirão em alterações de sangue.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula SÍNDROMES. As funções do Coração são de governar o sangue e abrigar a mente, sendo que a maioria das mudanças refletirão em alterações de sangue."— Transcrição da apresentação:

1 Aula SÍNDROMES

2 As funções do Coração são de governar o sangue e abrigar a mente, sendo que a maioria das mudanças refletirão em alterações de sangue e mente. Se o sangue e o Yin forem deficientes a mente sofre e se torna infeliz, com depressão e ausência de vitalidade. Em geral os fatores climáticos não alteram o Coração, mas os que mais influenciam são fogo e calor, pois atingem primeiro o pericárdio com febre alta e delírio, nos casos severos coma.

3 O Coração está relacionado com a alegria, onde um estado de felicidade é benéfico, mas quando em excesso se torna patogênica e danifica o movimento do Qi, causando deficiência. A tristeza afeta o Qi do Coração, pois o Pulmão governa o Qi e o Coração o sangue, a tristeza afeta o Qi do Pulmão que afeta o Qi do Coração, se for muito prolongada pode estagnar o Qi e se transformar em fogo. A fúria = frustração, ressentimento e depressão. Pois esta promove o aumento do Yang do Fígado que facilmente transmitido ao Coração.

4 PADRÕES DO CORAÇÃO

5 DEFICIÊNCIA DE QI DO CORAÇÃO Palpitação, dispnéia, sudorese, palidez, cansaço e apatia. Língua pálida ou de cor normal, pode apresentar fissura mediana até a ponta e laterais careca. Pulso vazio. Etiologia: perda de sangue – por governar o sangue. Alterações emocionais – particularmente a tristeza. Tratamento tonificar o Qi do Coração. C5, CS6, B15, VC17, VC6.

6 DEFICIÊNCIA DE YANG DO CORAÇÃO Palpitação, dispnéia, sudorese, palidez, cansaço e apatia, sensação de plenitude e desconforto precordial, sensação de frio nos membros, face pálida. Língua pálida, úmida e edemaciada. Pulso em nó, profundo e debilitado. Não é possível apresentar deficiência de Yang sem deficiência de Qi. Pode ser decorrente também de deficiência de Yang dos Rins. Tratamento tonificar o yang do coração. C5, CS6, B15, VC17, VC6, VG14.

7 Etiologia Patologias crônicas – hemorragia severa ou crônica. O C governa o Xue e qualquer alteração = def de Qi. Tristeza – def de Qi.

8 DEFICIÊNCIA DE YANG DO CORAÇÃO Palpitação, dispnéia ao esforço físico, cansaço, apatia, sudorese, sensação de plenitude e desconforto precordial,sensação de frio, face pálida e brilhante, membros frios. Língua – pálida úmida e edemaciada. Pulso – em nó, profundo. Tratamento – C5, CS6, VC17, VC6, CS6, B23, VG14, B15.

9 ETIOLOGIA Def de Qi do C, estagnação de Qi no tórax,. Def de Yang do R.

10 COLAPSO DO YANG DO CORAÇÃO Palpitação, dispnéia, respiração superficial e debilitada, sudorese, mm frios, lábios cianóticos e coma. Língua pálida ou azulada e curta. Pulso escondido e em nó. Decorrente dos mesmos padrões da deficiência de Yang do coração. Tratamento recuperar o Yang, restaurar a consciência e interromper a sudorese. VC6, VC4, VC8, VG4, E36, CS6, B23, VG20, VG14, B15.

11 DEFICIÊNCIA DE SANGUE DO CORAÇÃO Palpitação, tontura, insônia, sonhos inquietantes, memória debilitada, ansiedade, sustos, tez opaca e lábios opaco. Língua pálida, fina e seca. Pulso agitado ou fino. Etiologia dieta pobre de nutrientes que produzam sangue, a ansiedade e preocupação – perturba a mente e deprime a função do Coração. Hemorragia severa. Tratamento: tonificar o sangue, o Coração e pacificar a mente. C7, CS6, VC14, VC15, VC4, B17, B20.

12 Etiologia Dieta deficiente – Xue, def de Qi do BP. Ansiedade e preocupação – deprime a função do C. Hemorragia severa – pós parto.

13 DEFICIÊNCIA DE YIN DO CORAÇÃO Palpitação, insônia, sonhos inquietantes, susto, memória debilitada, ansiedade, agitação mental, preocupação, rubor malar, sensação de calor noturno, sudorese noturna, sensação de calor nos 5 palmos, boca e garganta seca. Línua vermelha sem saburra, ponta mais vermelha e edemaciada e fissura da linha média até a ponta. Pulso flutuante e rápido ou fino e rápido. Decorre da deficiência de sangue, deficiência de Yin do Rim, ansiedade por estilo de vida agitado e por ataque de calor externo que consome os líquidos. Tratamento tonificar e nutrir o Yin e pacificar a mente. C7, CS6, VC14, VC15, VC4, C6, BP6, R7 e 6.

14 Etiologia Dificuldade para dormir e acorda várias vezes à noite. Irritabilidade e inquietação mental. A ansiedade e preocupação em conjunto com uma vida profissional agitada. Ataque de calor exterior.

15 FOGO DO CORAÇÃO Palpitação, sede, úlceras na boca e garganta, agitação e sensação de inquietude, sensação de calor, insônia, rubor facial, urina escura ou com sangue e boca amarga. Língua vermelha na ponta, edemaciada, máculas vermelhas, saburra amarela e fissura no centro até ponta. Pulso cheio e rápido. Calor cheio no Coração. Alterações emocionais preocupação que estagna o Qi que causa o fogo, que é transmitido pelo fogo do Fígado = fúria, frustração e ressentimento. Tratamento eliminar o calor e pacificar a mente. C9, C8, C7, VC15, BP6, R6.

16 Etiologia Ansiedade crônica, preocupação e depressão - estagna Qi = fogo. Fogo do F = fúria, frustração e ressentimento.

17 FLEUGMA FOGO AFETANDO O CORAÇÃO Agitação, gritos, vulnerabilidade emocional palpitação, gosto amargo, insônia, sonhos inquietantes, sustos, discurso incoerente, confusão mental, tendência a bater ou xingar, resmungos, afasia e coma. Língua vermelha com saburra amarela e pegajosa, fissura na linha média, ponta mais vermelha. Pulso cheio, rápido e escorregadio e em corda. Presença de fogo e fleugma, deficiência de Qi do Baço e calor. Alterações emocionais severas e depressão estagna o Qi, consumo de alimentos quentes e gordurosos, durante febre com confusão mental e inconsciência.

18 Tratamento: eliminar o fogo do coração, resolver a fleugma e pacificar a mente. CS5, C7, C8, C9, CS7, VC15, B15, VC12, E40, BP6, F3, F2, B20, VG20, VB13, VB15, VG24. B62, VG26, P11, BP1, VG16, E6, VC24, CS8, VG23, VG1, IG11, ponto das veias linguais, CS5, ID3.

19 Etiologia Alterações emocionais severas e depressão. Consumo de alimentos quentes e gordurosos. Calor exterior afetando o CS.

20 FLEUGMA OBSCURECENDO A MENTE Confusão mental, letargia, vômito, som em forma de chocalho na garganta e dificuldade de fala, afasia. Língua saburra espessa, pegajosa e escorregadia, fissura da linha média até a ponta e corpo da língua edemaciado. Pulso escorregadio. Etiologia constitucional ou consumo excessivo de alimentos crus, frios e gordurosos, e ansiedade persistente. Tratamento: abrir o coração, resolver a fleugma e restaurar a consciência. C9, CS5, B15, E40, VG26, VC12, B20.

21 Etiologia Em crianças – constitucional. Consumo excessivo de alimentos crus, frios e gordurosos. Ansiedade persistente.

22 ESTAGNAÇÃO DE SANGUE DO CORAÇÃO Palpitação, dor precordial irradiando para o braço E. ou ombro, plenitude torácica, desconforto ou sensação de opressão ou aperto torácico, cianose labial e unhas e mãos frias. Língua púrpura ou mancha rocha na ponta. Pulso em nó. Decorre de deficiência de Yang, sangue ou fogo do Coração, estase causada pelo calor. Etiologia: alterações emocionais como ansiedade, dor, ressentimento, fúria podem estagnar o sangue no tórax que dificulta a circulação de Qi ou sangue.

23 Tratamento: regularizar o sangue, remover a estase, tonificar e aquecer o Yang do coração e pacificar a mente. CS6, CS4, C7, VC17, B14, B17, BP10, R25.

24 Etiologia Def de Yang do sangue ou do C. Ansiedade, dor, ressentimento, fúria por longo período. Def de Yang do C – estagnação de sangue do C.

25 PADRÕES DO INTESTINO DELGADO

26 A função do Intestino Delgado consiste na transformação em recebimento dos alimentos, tem função importante em relação ao movimento dos fluidos corpóreos puros e impuros, está subordinado ao Yang do Baço e do Rim, portanto consiste em manifestações do Yang do Baço e do Rim. Etiologia: dieta – alimentos frios e crus = frio no ID, enquanto alimentos quentes = Calor. Emoções é afetado pela tristeza, que destrói a capacidade de clareza mental e julgamento.

27 CALOR CHEIO NO INTESTINO DELGADO Agitação mental, úlcera lingual, dor de garganta, surdez, desconforto e calor torácica, dor abdominal, sede, urina escassa e escura, urina com sangue e dolorida. Língua vermelha, mais vermelha na ponta e edemaciada e saburra amarela. Pulso rápido e abundante. Relacionado com fogo do Coração. Etiologia emocional – ansiedade por longo período. Tratamento = Eliminar o fogo do Coração e do ID. ID2, ID5, C5, C8, E39.

28 Etiologia Relacionado ao C. Alterações emocionais – ansiedade – pressão ou direcionamento, numerosos projetos.

29 DOR DO QI DO INTESTINO DELGADO Dor em torção no baixo ventre indo até as costas, distensão abdominal, indisposição para pressão no abdome, borborigmos, dor abdominal aliviada pela emissão de vento, dor nos órgãos genitais. Língua com saburra branca. Pulso profundo e em corda. Decorre da estagnação do Qi do ID, associado à do F, invadindo o BP, e deficiência de Qi do Baço e do F. Etiologia consumo de alimentos frios e crus, fúria, frustração e ressentimento.

30 Tratamento: movimentar o Qi do TA inferior, harmonizar o Fígado. VC6, VB34, F13, E27, E29, BP6, F3, E39.

31 QI PRESO NO INTESTINO DELGADO Dor abdominal violenta, indisposição à pressão, distensão abdominal, constipação, vômito, borborigmo e flatulência. Língua saburra espessa e de cor branca. Pulso profundo e em corda. É um padrão agudo = apendicite. Etiologia consumo de alimentos frios e crus. Tratamento: remover as obstruções do TA inferior, mover o Qi do ID. E39, lan wei, VC6, VB34, E25, BP6, F3.

32 INFESTAÇÃO DE VERMES NO ID Dor e distensão abdominal, gosto ruim na boca e compleição pálida, vômito de vermes cilíndricos e membros frios, desejo de comer objetos estranhos (terra, cera, arroz cru), prurido anal que piora à noite, fome constante. Língua e pulso sem alteração. Causa de frio no Baço, consumo de alimentos frios e crus. A acupuntura não é aplicável e sim fitoterapia.

33 DEFICIÊNCIA DO ID E FRIO Dor abdominal, desejo por líquidos quentes, alivia com pressão abdominal, borborigmo, diarréia e urina clara e abundante. Língua pálida e saburra branca. Pulso profundo, lento e debilitado. Deficiência de Yang do Baço, que resulta em frio interior. Consumo de líquidos frios e crus. Tratamento: aquecer e tonificar o Intestino Delgado e Baço e expelir o frio interior. VC6, E25, E39, E36, B20, B27.

34 PADRÕES DO TRIPLO AQUECEDOR NÃO HÁ DE FATO PADRÕES.

35 TA SUPERIOR Dispersa e vaporiza os fluidos corpóreos, que recai à função dispersora do Pulmão, sendo assim comparado à uma névoa. Na patologia a função de dispersar os fluidos é bloqueada pelo Vento-frio ou Vento-calor, de maneira que o Wei Qi é prejudicado e os poros da pele bloqueados. Espirros, secreção nasal, dor de garganta, dores generalizadas pelo corpo, cefaléia occipital. Surdez, dor no canto externo do olho, dor de ouvido, dor atrás da orelha edema na bochecha e dor de garganta. Língua com saburra branca ou amarela.

36 TA MÉDIO Digere os alimentos e os líquidos e sua atividade é comparada ao processo de digestão e decomposição, coincidindo assim com a do Estômago. Não pode digerir adequadamente os alimentos, resultando em retenção de alimentos no Estômago.

37 TA INFERIOR Transforma, separa e excreta os fluidos, sendo comparado com uma fossa de drenagem, coincide assim com a função da Bexiga, Rim e Intestinos. Não pode transformar, separar e excretar os fluidos, originando Umidade-Calor na Bexiga, ou Deficiência da Bexiga e ou Frio, Deficiência de Yang do Rim e Calor-Umidade no Intestino Delgado, causando disfunção urinária ou defecatória.

38 Mulher de 51 anos, queixava de circulação debilitada nas mãos e pés, memória fraca, tontura e parestesia dos dedos, cefaléia no topo da cabeça, palpitação e insônia. Língua pálida e levemente alaranjada nas laterais e pulso agitado. Hiper F, TA, CS, B Hipo R, VB, P, IG. Fazer grade e relacionar as síndromes.

39 Homem de 30 anos, queixava-se de sudorese noturna, lombalgia, sensação de calor na face ao anoitecer e boca seca durante a noite. Língua vermelha principalmente na ponta e descascada. Pulso profundo e debilitado. Hiper C, ID, F, E Hipo R, B, CS IG.

40 Baço Função transporte e transformação dos alimentos e fluidos. Controla os músculos e o sangue. Etiologia: umidade – meio ambiente e hábitos de vida. Fatores mentais como o uso excessivo da mente, preocupação e pensamento excessivo. Dieta com alimentos quentes e secos (quentes carne, gengibre e pimenta).

41 Deficiência do Qi do Baço Anorexia, dist. abdominal após refeição, cansaço, aspecto pálido, debilidade e diarréia. Pode ter náusea, sensação de plenitude e de peso. Língua pálida ou de cor normal, laterais edemaciadas e com fisuras laterais. Pulso vazio. Tratamento: tonificar o Qi do Baço. Decorre de dieta alimentos frios e crus. Pensamento ou tensão emocioanl, clima úmido e patologias crônicas. VC12, E36, BP3, BP6, B20, B21.

42 DEFICIÊNCIA DE YANG DO BAÇO Anorexia, distensão abdominal após a refeição, cansaço, compleição pálida ou brilhante, debilidade dos 4 membros, perda de fezes, edema, calafrios e membros frios. Língua pálida, edemaciada e úmida. Pulso debilitado, lento e profundo. Tratamento: tonificar e aquecer o yang do baço. BP9, VC9, E28, B22.

43 SUBMESRÃO DO QI DO BAÇO Sintomas de deficiência do BP, com sensação de dor descendente no abdome, prolapso do E, útero, ânus e vagina, freqüência e urgência urinária Língua pálida. Pulso vazio e debilitado. Mesmos padrões e quem fica horas em pé. Tonificar o Qi do Baço e o Qi. VG20, VC6, E21, VG1.

44 BAÇO NÃO CONTROLANDO O SANGUE Anorexia, distensão abdominal, cansaço, compleição pálida, debilidade muscular, diarréia, cor púrpura, pontos de hemorragia na pele, sangue na urina ou fezes, meno ou metrorragia, dispnéia Língua pálida. Pulso fino. Tratamento tonificar o Qi do Baço. BP10, B17, BP1.

45 UMIDADE FRIO INVADINDO O BAÇO Anorexia, plenitude torácica e epigástrica, sensação de frio no epigastrio que melhora com aquecimento, sensação de peso na cabeça, gosto adocicado na boca, ou ausência de gosto, ausência de sede, perda de fezes, secreção vaginal branca, lassitude e sensação de peso. Língua com saburra espessa de coloração branca. Pulso lento e escorregadio. Tratamento resolver a umidade. BP9, BP6, VC12, BP3, E8.

46 UMIDADE CALOR INVADINDO O BAÇO. Plenitude abdominal, anorexia, sensação de peso, sede sem desejo por líquidos ou em pequenos goles, vômito, náusea, dor abdominal, perda de fezes com odor desagradável e sensação de queimação no ânus, urina escassa de coloração escura e amarela, febre baixa e cefaléia. Língua saburra pegajosa e amarela. Pulso escorregadio e rápido. Tratamento resolver a umidade e eliminar o calor. BP9, BP6, VG9, IG11, B20, VB34.

47 DEFICIÊNCIA DE QI DO PULMÃO E BAÇO Anorexia, cansaço, perda de fezes, voz debilitada, dispnéia leve, compleição brilhante e branca, sudorese espontânea e leve. Língua pálida. Pulso vazio. Dieta pobre em nutrientes e hábitos sedentários. Tratamento:tonificar o Qi do Pulmão e do Baço. E36, BP3, B20, B21, P9, B13, VG12, VC12.

48 DEFICIÊNCIA DE SANGUE DO BAÇO E DO FÍGADO Tontura, cansaço, compleição pálida, perda de fezes, anorexia, visão turva, parestesia ou comichão nos membros. Língua pálida e alaranjada nas laterais. Pulso agitado e fino. Dieta pobre e excesso de alimentos frios e crus. Tratamento: tonificar o Qi do Baço, promover sangue e tonificar o sangue. E36, BP3, B20, B21, F8, B18, B17, BP6.

49 OBSTRUÇÃO DO BAÇO PELA UMIDADE COM ESTAGNAÇÃO DO QI DO FÍGADO Plenitude e obstrução do epigastrio, náusea,anorexia, perda de fezes, sensação de peso, sede com desejo de ingerir líquidos em pequena quantidade, compleição pálida, dor no hipocôndrio, icterícia, gosto amargo na boca. Língua sabura pegajosa, espessa e amarela. Pulso escorregadio e em corda. Consumo de alimentos oleosos. Tratamento tonificar o BP, eliminar umidade, promover fluxo de Qi do Fígado e eliminar calor. VC12, BP6, BP3, B20, F13, F14, VB24, VB34.

50 ESTÔMAGO

51 Decompõe e amadurece os alimentos, digere e transforma para separar as essências. Portanto padrões do E envolvem sintomas digestivos. Ocupam o TA médio sendo responsável pelo fluxo do Qi. É a fonte de todo o Qi do organismo. Etiologia geral = dieta, natureza dos alimentos, regularidade de horários e condição da alimentação. O E prefere alimentos úmidos e não muito secos, oposto do Baço, podendo o E sofrer deficiência de Yin. A dieta não deve ser excessiva, pois o E não digere adequadamente.

52 Se nutrir-se preocupado conduz a estagnação do Qi, com brigas retenção de alimentos no E e estagnação de Qi, com pressa estagna o Qi, ler durante a refeição def. de Qi. Emoções preocupação, fúria. Clima frio com vômito e dor aguda.

53 DEFICIÊNCIA DE QI DO ESTÔMAGO Desconforto epigástrico, anorexia, ausência de gosto, perda de fezes, cansaço e membros debilitados. Língua pálida. Pulso vazio. Dieta, patologia crônica, febre glandular. Tratamento tonificar o Qi do E. E36, VC12, B21, VC6.

54 DEFICIÊNCIA DO ESTÔMAGO E FRIO Desconforto epigástrico piora ao defecar, melhora com alimento e pressão, ausência de sede, anorexia, preferência por alimentos quentes e líquidos, vômito de fluido, perda de fezes, MM frios e cansaço. Língua pálida edemaciada. Pulso debilitado. Alimentos frios, def. de Yang do BP, frio externo. Tratamento Tonificar e aquecer o Qi do E. E36, VC12, B20, B21, VC6.

55 DEFICIÊNCIA DE YIN DO ESTÔMAGO Anorexia, febre ou sensação de calor à tarde, constipação, dor epigástrica, boca e garganta seca, sede sem desejo de beber ou em pequenos goles, sensação de plenitude após a refeição. Língua vermelha e descascada, ou saburra sem raiz. Pulso flutuante e vazio. Dieta irregular e alimentar-se muito tarde, refeições rápidas. Tratamento nutrir o Yin do Estômago e os fluidos. VC12, E36, BP6, BP3.

56 FOGO DO ESTÔMAGO OU FOGO FLEUGMA Dor e sensação de queimação no epigástrio, sede com desejo de líquidos frios, fome constante, edema, sangramento e dor gengival regurgitação ácida, constipação, náusea, vômito após alimentação, respiração debilitada. Plenitude, menos sede, muco nas fezes, alteração mental e insônia. Língua vermelha saburra espessa amarela e seca ou pegajosa. Pulso cheio, profundo, rápido e escorregadio.

57 Alimentos quentes, oleosos e fumo. Tratamento eliminar o calor do Estômago e estimular a função de descendência. E21, VC13, E44, E45, BP6, VC12, CS6.

58 FRIO INVADINDO O ESTÔMAGO Dor repentina no epigástrio, sensação de frio, preferência pelo calor, vômito de fluidos claros, sensação de piora após a ingestão de fluidos frios e vomitados, preferência por líquidos quentes. Língua saburra espessa e branca. Pulso profundo, lento e apertado. Etiologia – alimentos e líquidos frios. Tratamento – expelir o frio, estimular a descendência do Qi. E21, BP4, VC13, E34.

59 REBELIÃO DO QI DO ESTÔMAGO EM ASCENDÊNCIA. Náusea, eructação, vômito e soluços. Língua sem alteração e pulso apertado. Acompanhado de fogo ou frio no E. Alterações emocionais. Tratamento dominar a rebelião do Qi e estimular sua descendência. V13, VC10, CS6, BP4.

60 RETENÇÃO DOS ALIMENTOS NO ESTÔMAGO Anorexia plenitude e distensão epigástrica, alivia com vômito, náusea, dispnéia, regurgitação ácida e insônia, eructação. Língua saburra espessa. Pulso cheio e escorregadio. Excesso de frio ou calor. Consumo excessivo de alimentos e com pressa. Tratamento remover a retenção, estimular a descendência do Qi do Estômago. VC13, VC10, E21, E44, E45, BP4, CS6.

61 ESTAGNAÇÃO DO SANGUE NO ESTÔMAGO Dor em pontada no epigástrio piora com o calor e pressão, dor após ingestão de alimentos, vômito com sangue escuro e nas fezes. Língua Púrpura toda ou no centro. Pulso em corda ou agitado. Fogo do E, retenção de alimentos e do Qi do F invadindo o E, alterações emocionais como fúria. Tratamento remover a estase, reviver o sangue,estimular a descendência do Qi. VC10, E21, E34, BP10,B17, B18.

62 Padrões do Pulmão: Governa o Qi, dispersa e descende, por ser mais exterior controla a pele e o Qi defensivo. Fatores patogênicos: Fatores externos – vento, calor, fogo, frio, umidade e secura. Dieta – alimentos frios e crus = umidade – expectoração profusa. Emoções – preocupação e tristeza = estagana e deixa o Qi deficiente. Estilo de vida – curvado debilita o Qi do P.

63 PULMÃO

64 Deficiência de QI DO PULMÃO Dispnéia, tosse, expectoração aquosa, sudorese diurna, indisposição para falar, voz debilitada, indisposição ao frio, compleição branca e brilhante, propensão a gripes e cansaço. Língua pálida ou normal. Pulso vazio. Tratamento tonificar o Qi do P e aquecer o Yang. P9, P7, VC6, B13, VG12, E36.

65 DEFICIÊNCIA DE YIN DO PULMÃO Tosse seca ou pouca expectoração e pegajosa, expectoração com sangue, febre baixa a tarde, sensação de calor a tarde ou ao anoitecer, rubor malar, sudorese noturna, calor nos cinco palmos, insônia, boca e garganta seca, voz rouca, prurido na garganta. Língua vermelha e descascada na área do P. Pulso flutuante. Tratamento: tonificar o Yin do P e nutrir os fluidos corpóreos e eliminar o calor vazio. P9, VC17, B13, VG12, VC4, R6, VC12, P10.

66 SECURA DO PULMÃO Tosse, pele, garganta e boca seca e voz rouca. Língua seca. Pulso vazio. Tratamento: umedecer o P e nutrir os fluidos. P9, VC4, R6, BP6, VC12.

67 INVASÃO NO PULMÃO PELO VENTO-FRIO Tosse, febre, prurido na garganta, secreção nasal com muco claro e aquoso, espirro aversão ao frio, cefaléia occipital e dores generalizadas. Língua saburra branca e fina. Pulso flutuante. Tratamento: dispersar o frio e estimular o P. P7, B12, VG16.

68 INVASÃO DO PULMÃO PELO VENTO-CALOR Tosse, febre, aversão ao frio, dor de garganta, secreção nasal com muco amarelo, cefaléia, dores generalizadas, sudorese leve, sede, amidalite. Língua vermelha com saburra amarela. Pulso flutuante. Tratamento: eliminar o calor e estimular o P. IG4, IG11, P11, VG14,. B12, VG16, VB20.

69 INVASÃO DO PULMÃO PELO VENTO-ÁGUA Edema ocular, facial e pelo corpo, compleição brilhante e lustrosa, urina escassa e pálida, aversão ao vento, febre, tosse e dispnéia. Língua saburra branca e escorregadia. Pulso flutuante e escorregadio. Tratamento: dispersar o frio, resolver a umidade e restaurar as funções do P. P7, IG6, IG7, IG4, B12, B13, VC9.

70 FLEUGMA OBSTRUINDO O PULMÃO Tosse crônica sob a forma de crises, expectoração profusa (branca/amarela), fácil expectoração/difícil, plenitude torácica, sensação de bloqueio, dispnéia e aversão de ficar deitado. Língua saburra branca/amarela, pegajosa e espessa. P5, P7, P1, VC17, E40, CS6, VC22, VC12, R6, B20, B13.

71 PADRÕES DO INTESTINO GROSSO Recebe os alimentos do ID, absorve fluidos e excreta as fezes. Fatores patogênicos: Externo = frio e umidade. Emoções = tristeza e preocupação. Alimentos frios e crus, oleosos e quentes.

72 UMIDADE E CALOR NO IG Dor abdominal, diarréia, muco e sangue nas fezes, odor desagradável das fezes, queimação no ânus, urina escassa e escura, febre, sudorese (não diminui a febre), sede mas sem desejo de ingerir líquidos, sensação de peso no corpo e membros, plenitude no tórax e epigástrio. Língua vermelha com saburra pegajosa e amarela. Pulso escorregadio. Tratamento eliminar o calor, resolver a umidade e interromper a diarréia. BP9, BP6, VC3, B22, E25, B25, B17, VC12, IG11, E37, B20.

73 CALOR NO IG Constipação com fezes secas, sensação de queimação na boca, língua seca, queimação e edema no ânus, urina escassa e escura. Língua saburra espessa amarela e seca. Pulso cheio e rápido. Tratamento: eliminar calor do IG e E e melhorar os fluidos. VC4, IG11, E37, E44, IG2, BP6, R6, VC12.

74 CALOR OBSTRUINDO O IG Constipação, queimação no ânus, distensão e dor abdominal que piora com a pressão, febre alta ou recorrente, sudorese, vômito, sede e delírio. Língua vermelha com saburra espessa seca e amarela (marrom ou preta). Pulso profundo e cheio. Tratamento: eliminar o calor do E e IG e promover a defecação. IG11, IG4, BP15, TA6, BP6, IG2, E44, E25.

75 FRIO INVADINDO O IG Dor abdominal repentina, diarréia com dor, sensação de frio até no abdome. Língua: saburra espessa e branca. Pulso profundo. Tratamento: expelir o frio e aquecer o TA inferior. E37, E25, E36, BP6, F3, E27.

76 SECURA NO IG Fezes secas difíceis de serem eliminadas, boca e garganta seca, corpo magro. Língua seca ou vermelha sem saburra. Pulso fino. Tratamento: promover fluidos no IG. E36, BP6, R6, VC4.

77 COLAPSO DO IG Diarréia crônica, prolapso anal, cansaço após a defecação, membros frios, anorexia, exaustão mental, desejo de líquidos quentes, e de massagem no abdome. Língua pálida. Pulso fino e debilitado. Tratamento: tonificar o E e ascender o Qi. VC6, E25, E36, BP3, B20, B21, VG20.

78 FRIO NO IG Perda de fezes como as de pato, dor abdominal surda, borborigmo, urina clara e membros frio. Língua pálida. Pulso profundo. Tratamento tonificar e aquecer o IG e o BP. E25, VC6, E36, E37, B25, B20.

79 PADRÕES DO RIM Estoca a essência (Yin), governa o nascimento, crescimento e reprodução (Yang). Fatores: Debilidade hereditária – pais. Emoção = medo e choque – descende o Qi. Atividade sexual excessiva – debilita o Qi e a essência. Patologia crônica = def. de Yin ou Yang. Idade avançada = essência.

80 DEFICIÊNCIA DE YIN DO RIM Tontura, zumbido, vertigem, memória debilitada, surdez, sudorese noturna, boca seca à noite, calor nos cinco palmos, sede, lombalgia, dor óssea, emissão noturna, constipação urina escassa e escura. Língua vermelha com fissuras e sem saburra. Pulso flutuante. Tratamento nutrir o Yin do R. VC4, R3, R6, R10, R9, BP6, VC1.

81 DEFICIÊNCIA DE YANG DO RIM Lombalgia, joelhos frios, frio nas costas, aversão ao frio, pernas debilitadas, compleição branca e brilhante, joelhos debilitados, impotência, ejaculação precoce, lassitude, urina clara e escassa, apatia, edema nas pernas, infertilidade feminina, anorexia e perda de fezes. Língua pálida, edemaciada. Pulso profundo e debilitado. Tratamento tonificar e aquecer o R e o fogo da vitalidade. B23, VG4, VC4, VC6, R3, R7, B47.

82 DEFICIÊNCIA DE QI DO RIM Dor e debilidade nas costas, urina freqüente e clara, abundante e com jato fraco, respingos após a micção, incontinência urinária, enurese, emissão noturna, ejaculação precoce, espermatorréia, prolapso uterino, secreção vaginal crônica. Língua pálida. Pulso profundo. Tratamento tonificar e estabilizar o Qi do R. B23, VG4, R3, B47, VC4.

83 DEFICIÊNCIA DA ESSÊNCIA DO RIM Desenvolvimento ósseo debilitado, fechamento tardio das fontanelas, apatia ou deficiência mental. Debilidade óssea, debilidade nos joelhos e pernas, memória debilitada, perda dos dentes, queda ou cabelos branco precoce, atividade sexual afetada, lombalgia. Língua vermelha e descascada. Pulso vazio. Tratamento: nutrir a essência. R3, R6, VC4, B23, VG4, VB39, VG20, VG14, B15, B11.

84 DEFICIÊNCIA DE YANG DO R E ÁGUA FLUINDO Edema em pernas e tornozelos, sensação de frio nas pernas e costas, plenitude e distensão abdominal, lombalgia, sensação de frio e urina escassa e clara. Língua pálida, edemaciada e saburra branca. Pulso debilitado.

85 DEFICIÊNCIA DE YANG DO R E ÁGUA FLUINDO Para o C = palpitação, dispnéia e mãos frias. Para o P = expectoração fina, aquosa e espumante, tosse, asma e dispnéia ao esforço. Tratamento tonificar e aquecer o R, o BP, C e P, eliminar a água. VG4, B23, B2, B20, R9, E28, BP9, BP6, R7, VG14, B15, P7, B13, VG12.

86 DEFICIÊNCIA DO YIN DO R COM FOGO VAZIO Rubor malar, agitação mental, sensação de descontrole, sudorese noturna, febre baixa a tarde, insônia, urina escassa e escura, sangue na urina, garganta seca, lombalgia, emissão noturna com sonhos, desejo sexual excessivo, fezes secas. Língua vermelha, descascada e com fissuras. Pulso flutuante e vazio. Tratamento nutrir o Yin do R, eliminar o fogo e acalmar a mente. R3, R6, R2, R9, VC4, R10, BP6, P7, P10.

87 PADRÕES DA BEXIGA. Transforma e excreta os fluidos. fatores: Clima = frio e úmido – umidade na B. Ao calor e umidade. Emoções = medo, insegurança e ciúme. Excesso de atividade sexual = yang da B.

88 UMIDADE E CALOR NA BEXIGA Urgência e freqüência urinária, sensação de queimação durante a micção e micção difícil, urina turva e ou amarelo escura, sangue na urina, areia na urina, febre e sede. Língua vermelha com saburra espessa, amarela e pegajosa. Pulso rápido e escorregadio. Tratamento resolver a umidade, eliminar o calor, abrir a passagem das águas. BP9, BP6, B22, B28, R3, B63, B66.

89 UMIDADE E FRIO NA BEXIGA Freqüência e urgência urinária mas difícil, sensação de peso na uretra e hipogástrio, urina clara e turva. Língua saburra branca e pegajosa. Pulso escorregadio e lento. Tratamento remover a umidade e a obstrução da via das água e expelir o frio. BP9, BP6, B22, R3, E28, VC9, B28.

90 DEFICIÊNCIA DA BEXIGA E FRIO Urina freqüente, pálida e abundante, incontinência, enurese e lombalgia. Língua pálida e úmida. Pulso debilitado e profundo. Tratamento tonificar e aquecer a B e o Yang do R. B23, VG4, B28, VC4. Moxa.

91 PADRÕES DO FÍGADO. Livre fluxo do Qi, auxilia o Baço a transformar e transportar os alimentos, o e a amadurecer e decompor, estimula a secreção da vesícula biliar, e no útero através da menstruação. Fatores: Externo = vento e umidade – afeta o Qi e o Xue. Emoção = fúria – estagna o Qi. Dieta = alimentos quentes (carne bovina e de carneiro e álcool), e gordurosos (frituras) – fogo do F – deficiência de sangue.

92 ESTAGNAÇÃO DE QI DO FÍGADO Distensão e dor no hipocôndrio e tórax, soluço e suspiro, melancolia, instabilidade emocional (depressão), náusea, vômito, sensação de pulsação e dor epigástrica, regurgitação ácida, queimação no E, borborigmo e diarréia, caroço na garganta e dificuldade para engolir, menstruação irregular, dismenorréia, tensão, irritabilidade e distensão pré menstrual das mamas. Língua normal. Pulso em corda. Tratamento: dispersar o F e regular o Qi. VB34, F3, F13, F14, TA6, CS6.

93 ESTAGNAÇÃO DE XUE DO FÍGADO Vômito com sangue, epistaxe, menstruação dolorida, irregular com coágulos escuro, dor abdominal, tumores abdominais. Língua púrpura. Pulso em corda. Tratamento: dispersar o F e regular o sangue. VB34, F3, B18, B17, BP10, VC6.

94 FOGO DO FÍGADO Irritabilidade, explosão de fúria, zumbido, surdez, cefaléia temporal, tontura, rubor facial, vermelhidão ocular, sede, gosto amargo na boca, sonho com distúrbios do sono, constipação com fezes ressecadas, urina amarelo escuro, sangramentos. Língua vermelha mais nas laterais e saburra amarela. Pulso cheio e em corda. Tratamento: sedar o F e eliminar o fogo. F2, F3, VB20, VB13, tai yang.

95 VENTO DO FÍGADO = 3 CAUSAS – CALOR, ASCENSÃO DO YANG E DEFICIÊNCIA DE XUE. CALOR GERANDO O VENTO Temperatura elevada, convulsão, rigidez cervical, tremor dos membros, opistótono e coma. Língua vermelha escura, saburra espessa e amarela. Pulso em corda. Tratamento eliminar o calor, dispersar o F e dominar o vento. F3, F2, ID3, VG20, VG16, VB20.

96 AUMENTO DO YANG DO FÍGADO = VENTO Inconsciência repentina, convulsão, paralisia facial e hemiplegia, afasia, tontura. Língua vermelha escura e desviada. Pulso vazio flutuante ou em corda. Tratamento: nutrir o Yin e dominar o Yang e o vento. F3, F8, B18, BP6, R3, VG16, VB20.

97 DEFICIÊNCIA DE XUE DO FÍGADO = VENTO Parestesia dos membros, tiques, tremor na cabeça e nos membros. Língua pálida e desviada. Pulso agitado. Tratamento: tonificar o Xue do F e dominar o vento. F8, F3, BP6, R3, B18, B17, B20, B23, IG4, VG20, VB20, VG16.

98 CALOR UMIDADE NO FÍGADO E VESÍCULA BILIAR Febre, urina escassa e escura, plenitude e dor torácica e hipocondrial, icterícia, gosto amargo na boca, náusea, vômito, anorexia, distensão abdominal, leucorréia, dor, vermelhidão e edema escrotal, prurido vaginal. Língua vermelha com saburra amarela e pegajosa. Pulso escorregadio e em corda. Tratamento: resolver a umidade, dispresar o F e VB e eliminar o calor. F14, VB24, VB34, B18, B19, VG9, VC12, BP9, BP6, BP3, IG11, F2.

99 ESTAGNAÇÃO DE FRIO NO MERIDIANO DO F. Plenitude e distensão hipogástrica (sobre a B), dor escrotal e testicular, tensão testicular e contração escrotal, contração vaginal, dor aliviada com calor. Língua pálida, saburra branca. Pulso corda e profundo. Tratamento: sedar o F e dispersar o frio. VC3, F5, F1. Moxa.

100 DEFICIÊNCIA DE SANGUE DO FÍGADO. Tontura, parestesia dos membros, insônia, visão turva, tremor nos olhos, menstruação escassa ou amenorréia, palidez, debilidade muscular, espasmos musculares, unhas quebradiças. Língua pálida, ou alaranjada e seca. Pulso fino. Tratamento: tonificar o F e nutrir o sangue. B18, B20, B23, B17, F8, BP6, E36, VC4.

101 ASCENDÊNCIA DO YANG DO FÍGADO Cefaléia temporal, nos olhos ou lateral da cabeça, tontura, zumbido, surdez, boca e garganta seca, insônia, irritabilidade, exaltação e gritos de fúria. Língua vermelha. Pulso em corda. Tratamento: dominar o Yang do F e tonificar o Yin. F3, TA5, BP6, R3, F8, VB43, VB38, B2, VB20, VB9, VB8, VB6, taiyang.

102 PADRÕES DA VESÍCULA BILIAR. Estoca e libera a bile, mas depende do fluxo de Qi do F. Fatores: Dieta = alimentos oleosos e gordurosos – umidade. Emoções = fúria. Clima = umidade exterior e o calor – calor e umidade na VB.

103 CALOR E UMIDADE NA VESÍCULA BILIAR. Dor e distensão hipocondrial, náusea, vômito, inabilidade para digerir gordura, compleição amarela, urina escassa e amarelo-escuro, febre, sede sem desejo de ingerir líquido, gosto amargo na boca. Língua saburra espessa amarela e pegajosa. Pulso escorregadio e em corda. Tratamento: resolver a umidade, eliminar o calor na VB e estimular o fluxo de Qi do F. VB24, F14, VC12, VB34, VG9, B19, B18, B20, IG11, TA6.

104 DEFICIÊNCIA DA VESÍCULA BILIAR. Tontura, visão turva, nervosismo, timidez, propensão a sustos, falta de coragem e iniciativa, suspiro. Língua pálida ou normal. Pulso debilitado. Tratamento: tonificar e aquecer a VB. VB40.


Carregar ppt "Aula SÍNDROMES. As funções do Coração são de governar o sangue e abrigar a mente, sendo que a maioria das mudanças refletirão em alterações de sangue."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google