A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Urinário Conceito:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Urinário Conceito:"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Urinário Conceito: As atividades orgânicas resultam na decomposição de proteínas, lípides e formação de produtos que devem ser eliminados para o meio exterior. A urina é um dos veículos de excreção com que conta o organismo. Assim, o sistema urinário compreende os órgãos responsável pela formação da urina.

2 Órgãos do Sistema Urinário
Rim É um órgão par, abdominal localizado posteriormente ao peritônio parietal, o que o identifica como retroperitoneal. Os rins estão situados à direita e à esquerda da coluna vertebral, ocupando o direito uma posição inferior em relação ao esquerdo, em virtude da presença do fígado à direita.

3 tem a forma de um grão de feijão, apresentando duas faces, anterior e posterior, e duas bordas, medial e lateral. Suas duas extremidades, sup. e inf. são denominadas pólos e, sobre o pólo superior, situa-se a glândula supra-renal. A borda medial do rim apresenta uma fissura vertical, o hilo, por onde passam o ureter, artérias, veia renais e nervos. Estes elementos constituem, em conjunto, o pedículo renal.

4 Ureter É definido como um tubo muscular que une o rim á bexiga. Em virtude do seu trajeto, distinguem-se duas partes: Abdominal e pélvica.

5 Bexiga É uma bolsa situada posteriormente à sínfise púbica e que funciona como reservatório de urina. O fluxo continuo de urina que chega pelos ureteres é transformado, graças a ela, em emissão periódica (micção). No sexo masc. o retro se coloca-se posteriormente a ela; no sexo fem. Entre o reto e a bexiga, situa-se o útero.

6 Uretra Constitui o último segmento das vias urinárias. Difere nos dois sexos, mais em ambos é um tubo mediano que estabelece a comunicação entre bexiga urinária e o meio exterior. No homem é uma via comum para micção e jaculação, enquanto na mulher, serve apenas à excreção da urina.

7

8 esquema do sistema urinário

9

10

11

12

13

14 Escroto pênis Corpo esponjoso glande testículos Aber-tura da uretra Corpo cavernoso epiderme frênulo prepúrcio


Carregar ppt "Sistema Urinário Conceito:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google