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Business Planning.

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Apresentação em tema: "Business Planning."— Transcrição da apresentação:

1 Business Planning

2 Investimento - visão macroeconómica
Investment = Savings Savings = Sprivate + Sgov + Foreign capital influx

3 Investimento - visão macroeconómica
O Investimento é o motor do crescimento económico dos países (quando bem aplicado). Gera novas empresas, métodos produtivos mais eficientes, avanços tecnológicos/científicos. W. W. Rostow:

4 Investimento - Visão microeconómica
Net Present Value -> valor actual da soma de todos os cash-flows resultantes do investimento. 

5 US - Silicon Valley

6 US - Business Angels - High networth individuals
- Investem em geral em early stage, investimentos com alto perfil de risco mas ao mesmo tempo de enorme upside (potencial de retorno). - Longa tradição em Silicon Valley, empreendedores de sucesso tornam-se business angels

7 Peter Thiel - Paypal 1.5$ Billion
Marc Andreesen - Mosaic & Netscape 253$ Million Jeff Bezos - Amazon - 18$ Billion Chris Dixon - SiteAdvisor, Hunch

8 Venture Capital / Private Equity
- Gestão profissional de fundos (ie. MBAs e veteranos da indústria gerem as poupanças de outrem) - Especialização por sectores. Biotech, cleantech, medtech, IT, social networks. - Uma empresa pode ter vários rounds de investimento (Series A, B, C, D, etc). É costume venture capitals agruparem-se no investimento a uma empresa. - Exit em 5-7 anos: IPO ou aquisição. 

9 Vinod Khosla - Co-Founder Sun Microsystems.
Khosla Ventures.

10 Global VC/PE attractivity index (IESE)

11 Check out Crunchbase.com

12 Investimento em Portugal - Macro
Savings = Sprivate + Sgov + Foreign capital influx

13 Investimento em Portugal - Macro
Savings = Sprivate + Sgov + Foreign capital influx Défice público 2010: 9,1%

14 Investimento em Portugal - Para onde vai?
- Poupança das famílias é em larga medida gerida pelos bancos. Idealmente seria investido no empréstimo a famílias e empresas. - High networth individuals investem no que conhecem: activos de rendas garantidas, baixo upside. - Investimento Público: auto-estradas, energia, renovação do parque escolar, estádios. Sujeito a moral hazard, interesses.

15 Portugal - Business Angels
Associação Portuguesa de Business Angels Business Angels Club Federação Nacional de Associações de Business Angels ... Adventure 

16 Portugal - VC / Private Equity
Lista aqui: http://www.portugalglobal.pt/EN/InvestInPortugal/InvestorsGuide/VentureCapital/Pages/WhoshouldIapproachtoapplyforriskcapital.aspx Basicamente:     - Venture Capitals relacionadas com os principais Bancos     - Venture Capitals com participação do Estado (     - Outras (Beta, Explorer, ASK, Change Partners...) Panorama algo limitado, mas é um começo. 

17 Portugal - Mercados de capitais para PMEs

18 Escrever um plano de negócios
Bom guia: Não vale a pena descrever o que são planos de negócios em pormenor.  Nestas coisas até é bom ser conciso. Essencialmente....

19 O que é que querem fazer? Qual é a vossa missão? O que é o vosso produto?

20 Para quem é que criam valor?
Quem é que precisa da vossa solução?

21 Qual é o tamanho da oportunidade?

22 A equipa

23 Financials - Balanço EN: Assets = Liabilities + Equity
PT: Activos = Passivo + Capitais Próprios

24 Números - Income Statement
Não é mais que receitas menos custos, apresentado sobre certa ordem. Resume a actividade do ano.

25 Elevator Pitch Explicar a ideia/negócio/oportunidade em segundos.  Não só no contexto de uma start-up. É necessário explicar sucintamente uma ideia numa série de contextos profissionais e sociais. Exercício de comunicação. Planear, scriptar e ensaiar ajuda. Input externo também. 

26 Elevator Pitch Conceitos base da comunicação aplicam-se.
Grande parte da comunicação é não-verbal. Discurso deve ser adaptado ao target. Input e feedback externo ajudam.  Ninguém é 100% racional. As emoções contam até (ou sobretudo?) num contexto de investimento, e as pessoas regem-se por narrativas/worldview. 

27 Elevator Pitch - Swagger

28 Standing out Seth Godin - Purple Cow

29 Is planning necessary? Há indícios de que os empreendedores tendem a não planear. Não há formulas para o sucesso em grande parte dos casos , e a actividade do dia-a-dia muda o plano constantemente. Há também a distinção entre empreendedores e gestores executivos. Empreendedores - effectual reasoning: "Brilliant improvisers, the entrepreneurs don't start out with concrete goals. " Executivos - causal reasoning: "They set a goal and diligently seek the best ways to achieve it."

30 Valor de uma empresa É quanto alguém (o mercado!) está disposto a pagar. É a estimativa do valor actual de todos os retornos futuros da empresa. É quanto alguém (o mercado) estima que seja o valor actual de todos os retornos futuros da empresa.

31 Discounted Cash Flow Valor actual da estimativa dos cashflows futuros. Lembram-se disto:

32 Casos que fascinam Revenue 2010: $45M (?)
Valuation March 2011: $8Bn-$10Bn Valorização mais de 200 superior a receitas De onde vem o valor do Twitter?

33 Casos que fascinam Revenue 2010: $240M Valuation today: $8.34Bn
P/E Ratio: 34,75

34 Caso: Parrot Empresa francesa que se dedicava sobretudo a wireless car kits e outras coisas "sem grande interesse". Em 2010 lançam o AR Drone.

35 Empresa que vale mais hoje

36 Estar no sitio certo no momento certo

37 Valorização de uma start-up?
Sem histórico de receitas.  Estimativas de futuro são baseadas em wishful thinking. DCF acaba muitas vezes por ser inútil.  Valorização baseada em: - Sector tecnológico e posicionamento; - Assets (propriedade intelectual?) - Equipa; - Route-to-market convincente; - Competição entre investidores.


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