A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de informática Manoela Bassani. Software livre É qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de informática Manoela Bassani. Software livre É qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de informática Manoela Bassani

2 Software livre É qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

3 Copyleft É uma forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação de uma obra criativa devido à aplicação clássica das normas de propriedade intelectual, sendo assim diferente do domínio público que não apresenta tais restrições. "Copyleft" é um trocadilho com o termo "copyright" que, traduzido literalmente, significa "direitos de copia".

4 Software livre X Código aberto A diferença fundamental entre os dois movimentos está nos seus valores, nos seus caminhos e nas visões diferentes de enxergar o mundo. Como já disseram,Open Source (Código aberto) é uma metodologia de desenvolvimento, enquanto Software Livre é um movimento social. A terminologia Open Source (Código Aberto) refere- se a ter acesso ao código-fonte. Mas o acesso ao código-fonte é apenas um requisito de duas das quatro liberdades que definem o software livre. Muitas pessoas não percebem que apenas o acesso ao código-fonte não é suficiente. Usar o termo Software Livre evita a continuação e desenvolvimento deste mal-entendido.

5 Licença GNU GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Stallman no final da década de 1980, no âmbito do projecto GNU da Free Software Foundation (FSF). A GPL é a licença com maior utilização por parte de projectos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o Linux. O software utilizado para administrar o conteúdo da Wikipédia é coberto por esta licença, na sua versão 2.0 ou superiores.

6 Liberdades da GPL A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0) A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2). A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código- fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

7 Licença BSD A licença BSD é uma licença de código aberto inicialmente utilizada nos sistemas operacionais do tipo Berkeley Software Distribution (um sistema derivado do Unix). Apesar dela ter sido criada para os sistemas BSD, atualmente vários outros sistemas são distribuídos sob esta licença.

8

9 Licença MPL A licença pública Mozilla (Mozilla Public License, em inglês) é uma licença para software livre de código aberto. O seu principal uso é na suíte de software Mozilla e nos softwares relacionados a ela. Ela foi adaptada por outras organizações, como no caso da licença Common Development and Distribution License do sistema operativo OpenSolaris (uma versão de código aberto do sistema Solaris 10) da Sun Microsystems. A licença é similar ao copyleft, mas não é tão rígida quanto à distribuição de trabalhos derivados. Especificamente, o código fonte copiado ou alterado sob a licença Mozilla deve continuar sob esta licença. Porém, este código pode ser combinado em um programa com arquivos proprietários. Além disso, é possível criar uma versão proprietária de um código sob a licença Mozilla. Por exemplo, o navegador Netscape 6 e 7 são versões proprietárias das versões correspondentes da suíte Mozilla.

10 Licença Apache A Licença Apache (Apache License em inglês) é uma licença para software livre (open source) de autoria da Apache Software Foundation (ASF). Todo software produzido pela ASF ou qualquer um dos seus projetos e sub-projetos é licenciado de acordo com os termos da licença Apache. Alguns projetos não pertencentes à ASF também utilizam esta licença. A licença Apache (versões 1.0, 1.1 e 2.0) exige a inclusão do aviso de copyright e disclaimer, mas não é uma licença copyleft - ela permite o uso e distribuição do código fonte tanto no software open source como no proprietário

11 Tipos de licença Apache Licença Apache 1.0 É a licença original Apache. Ela é aplicada somente nas versões antigas dos pacotes Apache Licença Apache 1.1 A versão 1.1 foi aprovada no ano de 2000 pela ASF. Uma mudança importante nesta versão ocorreu na "cláusula de propaganda" (seção 3 da licença 1.0). Os produtos derivados não são obrigados a incluir citação no seu material de propaganda, mas apenas na sua documentação. Licença Apache 2.0 A ASF aprovou uma atualização da licença em janeiro de Os objetivos incluiam: simplificar a adoção da licença para projetos de fora da ASF, aumentar a compatibilidade com o software GPL, permitir que a licença fosse incluída por referência ao invés da necessidade de incluí-la em cada arquivo, esclarecer a licença de contribuições e requisitar uma licença de patente para aquelas contribuições que necessariamente infringem as patentes do contribuidor.

12 Sistema operacional Linux VANTAGENS · Baixo custo O Linux é baseado em software livre. Por isso, as empresas que distribuem o sistema não cobram pelo sistema em si, mas por serviços adicionais como publicação de manuais, suporte, treinamento, etc. · Segurança Qualquer instalação ou alteração do sistema, no Linux, requer a autorização do "usuário root", que é uma espécie de usuário especial do sistema. Com isso, dificilmente um vírus ou programa malicioso será instalado a não ser que você autorize, inserindo sua senha e nome de usuário. Há ainda o fato de o sistema estar instalado em bem menos máquinas que o Windows, o que o torna menos visado pelos criadores de vírus. Comunidade de suporte ativa Fóruns, listas de discussão, wikipages, e-groups, sites... É grande a lista de recursos disponíveis na Web para resolver problemas relativos a Linux. De problemas básicos (como dificuldade para executar um tipo de arquivo) a dúvidas mais complexas, é possível encontrar respostas em comunidades de usuários de software livre online. DESVANTAGENS · Incompatibilidade com equipamentos Muitos softwares que permitem o funcionamento de certos equipamentos (como o da impressora HP adquirida pelo advogado Fernando Cotelo; saiba mais) são feitos exclusivamente para Windows, o que pode dificultar muito o uso deles com o Linux. Como o SuSE permite manter o Windows instalado, uma saída pode ser reiniciar o micro no ambiente Windows na hora de usar tais equipamentos. Há ainda os fóruns nos quais você pode compartilhar o problema com outros usuários e ver quais as soluções encontradas por eles. No caso da cópia do SuSE que instalamos em um notebook, o sistema não reconheceu corretamente o monitor. O problema foi resolvido, mas só depois de uma procura na Internet por informações técnicas do monitor.saiba mais · Formatos proprietários Arquivos de áudio e vídeo nos formatos WMA e WMV, respectivamente, ligados ao programa Windows Media Player, da Microsoft, são dos mais usados na Internet. A TV UOL, por exemplo, transmite vídeos em WMV.

13 Guia de comandos Linux adduser - cria um novo usuário.adduser alias - permite nomear um conjunto de comandos, a ser executado pelo sistema, por um único nome.alias apropos - informa quais os comandos do Linux possuem, em sua definição, uma determinada expressão.apropos ar - inclui/atualiza/extrai/deleta arquivos de/em um repositório de arquivos.ar at - agenda tarefas a serem executadas pelo sistema.at atq - lista as tarefas agendadas com o comando at.atq atrm - remove tarefas agendadas.atrm awk - linguagem de processamento e procura de padrões.awk

14

15 Guia Bozolinux É um projeto destinado a construção colaborativa de guias, manuais, apostilas e livros sobre Linux e outros softwares livres. Todo o conteúdo Guia Bozolinux é construído de forma colaborativa, o que quer dizer que várias pessoas participam do seu desenvolvimento. Além disso, há especial organização no projeto visando facilitar o reaproveitamento de conteúdo, permitindo que um mesmo artigo possa ser utilizado para compor vários guias diferentes, com a vantagem de que, quando o artigo é atualizado, todos os guias em que ele estiver inserido também o serão, automaticamente. Essas características permitem que o conteúdo mantenha-se atualizado com maior facilidade, e elimina construções redundantes, incentivando a criação de artigos únicos ao invés de várias páginas distintas abordando o mesmo tema.

16 Jogos Linux Aventura Secret Maryo Chronicles: um Clone do Mario Bros, é um jogo de duas dimensões que usa o OpenGL para criar efeitos de luz e transparência. Roda em diversas plataformas como o Fedora, Debian, Gentoo e até mesmo Windows.

17 Clássicos Kpat: um Jogo de cartas adaptável a jogos clássicos de cartas do tipo, Paciencia, Paciencia Spider, Frecell entre vários outros, presente no Kde.

18 Corrida Racer: um simulador de Carros em desenvolvimento que já permite, na versão beta jogar contra oponentes controlados pelo computador. Na internet se encontrada sites especializados no jogo, com muitos jogos e pistas para download, os gráficos do Racer são de excelente qualidade, um jogo feito para apaixonados por Carros. Vdrift: um jogo de corrida que suporta joysticks, volantes ou mesmo o com teclado. As leis da física são respeitadas e a dirigibilidade é um ponto forte. Sozinho ou em rede você pode usar inclusive a embreagem como na realidade. A qualidade sonora é bem realista. Apesar de estar em desenvolvimento já garante uma boa diversão.

19 Estratégia BosWars: é um jogo de estratégia em tempo real futurista(RTS), singleplayer e multiplayer(LAN e Internet). Ele está disponível para várias plataformas, como MacOS, Linux e Windows. Netpanzer: é um jogo de estratégia originalmente multiplayer(LAN e Internet), mas pode ser jogado offline com bot´s, bastando criar o jogo e depois adicionar os bot´s via linha de comando conforme o manual. Ao iniciar cada jogador controla um grupo de tanques e o objetivo é vencer os outros jogadores. Pingus: o jogo Pingus é um clone "livre" do clássico jogo Lemmings, agora com pinguins.

20 Lei Linus A Lei de Linus (Linus's Law) é uma lei formulada pelo hacker Eric S. Raymond em seu ensaio A Catedral e o Bazar, descrito no capítulo 10 ("O Contexto Social do Código Aberto"). O nome da lei é uma alusão ao finlandês Linus Torvalds, criador do sistema operacional Linux, um software livre. O enunciado da lei é o seguinte: Dados olhos suficientes, todos os erros são triviais [1] A frase possui relação com o modo de funcionamento da base do open source (código aberto) e da Internet, em que com um grande número de colaboradores ("olhos"), qualquer problema em um sistema pode ser detectado e corrigido. Na proporção em que os colaboradores aumentam, a facilidade com que as correções são feitas também aumenta, ou seja, o número de colaboradores é diretamente proporcional à facilidade de detecção e correção do erro. De certa forma, podemos dizer que tal lei possui semelhança com o ditado popular "O olho do dono engorda o boi".

21 No prólogo do livro The Hacker Ethic (A Ética Hacker), Linus Torvalds descreve a sua noção da regra: A Lei de Linus diz que todas as nossas motivações podem ser agrupadas em três categorias básicas. Mais importante, o progresso é sobre passar por exatamente essas mesmas coisas como se fossem "fases" em um processo de evolução, uma matéria da passagem de uma categoria para a próxima. As categorias, em ordem, são: sobrevivência, vida social e entretenimento. [2] A idéia é parecida com a Hierarquia de necessidades de Maslow.

22 Ubuntu Ubuntu é uma distribuição do sistema operacional br./sistema operativo pt. Linux baseado na distribuição Debian. É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Mark Shuttleworth). Esse nome busca passar a ideologia do projeto, baseada nas liberdades do software livre e no trabalho comunitário de desenvolvimento. O Ubuntu diferencia-se do Debian por ser lançado semestralmente, por disponibilizar suporte técnico nos dezoito meses seguintes ao lançamento de cada versão (em inglês) e pela filosofia em torno de sua concepção. A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema operativo que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. A distribuição deve ser constituída totalmente de software gratuito e livre, além de isenta de qualquer taxa. Actualmente uma organização cuida para que cópias sejam remetidas em CDs para todo o mundo sem custos.

23 Debian Debian é simultaneamente o nome de uma distribuição não comercial livre (gratuita e de código fonte aberto) de GNU/Linux (amplamente utilizada) e de um grupo de voluntários que o mantêm à volta do mundo. Uma vez que o Debian se baseia fortemente no projecto GNU (e a distribuição oficial do Projeto GNU é Debian), é usualmente chamado Debian GNU/Linux. O Debian é especialmente conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, chamado APT, que permite: atualizações relativamente fáceis a partir de versões realmente antigas; instalações quase sem esforço de novos pacotes e remoções limpas dos pacotes antigos.

24 Kurumin O Kurumin Linux é uma distribuição Linux baseada no Knoppix e que mantém o mesmo sistema de detecção de hardware desta distribuição. Todavia, o Kurumin foi projetado para que fosse bem mais compacto, cabendo, assim, em suas versões iniciais, em um mini-CD de 80 mm.

25 RedHat Linux Red Hat Linux é uma distribuição de Linux muito conhecida, líder do mercado nos EUA, criada e mantida pela Red Hat. O programa de instalação do Red Hat Linux pode ser executado em cerca de 15 minutos. Além dos pacotes de aplicativos (com a extensão RPM), há ainda um grande conjunto de ferramentas administrativas. A distribuição Red Hat está atualmente voltada para mercado empresarial. No entanto, mantém a sua vertente comunitária através do projeto Fedora Core, que é uma distribuição totalmente livre e gratuita desenvolvida comunitariamente e que serve de base para o Red Hat Enterprise Linux.

26 Conectiva A Mandriva Conectiva é a operação brasileira da Mandriva, desenvolvedora e distribuidora do sistema em fevereiro de 2005 entre a Mandrakesoft, uma das operacional Mandriva Linux, resultado da fusão ocorrida principais distribuições Linux da Europa, com atuação mundial em mais de 120 países, e a Conectiva, pioneira na distribuição Linux e código aberto em português, espanhol e inglês para toda a América Latina. A Mandriva possui escritórios nos Estados Unidos, França e Brasil, tem mais de 8 milhões de usuários e uma carteira de 170 grandes clientes corporativos, além de contar com 130 funcionários.


Carregar ppt "Trabalho de informática Manoela Bassani. Software livre É qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google