A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos Introdutórios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos Introdutórios"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Introdutórios
Informática, Caracteres, Dados e Informação Sistemas de numeração Codificação da informação Tipos de computadores

2 Informática Informação Automática
Informática: É um ciência que estuda o tratamento automático da informação ou do processamento de dados. O termo Informática foi inventado pelo francês Philippe Dreyfus em 1962.

3 Caracteres Um Caracter é a unidade básica e indivisível de qualquer linguagem , ou seja, todo e qualquer símbolo que se utilize na escrita e no cálculo. Caracteres alfabéticos – São os caracteres representados pelas letras do alfabeto. Exemplo: (A, B, C, D, E, F, G, H, L, …).

4 Caracteres numéricos ou dígitos – São símbolos numéricos também designados por dígitos, cada número inteiro menor do que a base. Exemplo: Base (10) dez (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Caracteres especiais – Não são nem letras nem números. Exemplo: + , – : . ; ‘ ? ( ) % $ # \ =

5 Dados Um Dado é um conjunto de caracteres (por vezes um só caracter) sem os quais não é possível expressar um conceito, um valor ou um número portadores de informação.

6 Informação É um conjunto de dados com determinado significado (numérico ou alfanumérico), devidamente organizados que podem ser processados. É importante que a informação seja fidedigna e que os dados a serem transmitidos não sejam falsos nem omitidos.

7 Sistemas de numeração O sistema de numeração que nós usamos é o sistema decimal. Este sistema chama-se decimal (ou de base 10) porque utiliza dez símbolos: Símbolos: (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) São estes símbolos que utilizamos para construir qualquer número.

8 As pessoas usam o sistema decimal mas podiam utilizar outro sistema qualquer. Aliás, antes de se ter inventado os sistemas de numeração, o ser humano usava um sistema de numeração com um só símbolo (contava as coisas com pauzinhos). Os computadores utilizam o sistema de numeração binário (tem apenas dois símbolos: 0 e 1).

9 De seguida apresenta-se os números de 0 a 20 na base 10, base 3, base 2 e na base 1.

10 Codificação da Informação
Num computador, a informação é sempre armazenada como uma sequência de dígitos binários. Como tal, toda a informação tem de ser codificada de alguma maneira numa sequência de zeros e uns.

11 Caracteres especiais Caracteres numéricos Caracteres alfabéticos

12 Unidades de informação
Tal como existem unidades para medir pesos (miligrama, grama, kilograma, ...) e distâncias (milímetro, centímetro, decímetro, metro, ...), também existem unidades para medir informação (bit, byte, kilobyte, megabyte, gigabyte, terabyte, ...).

13 Bit (Binary Digit) Byte
É a mais pequena unidade de informação representada por 0 ou 1. Byte É um sequência de 8 bits e representa o espaço no interior do computador necessário para guardar um caracter (uma letra, algarismo, etc). Byte Um bit

14 Kilobyte (Kbyte ou KB) Megabyte (Mbyte ou MB) Gigabyte (Gbyte ou GB)
Um Kilobyte são 210 = 1024 bytes Megabyte (Mbyte ou MB) 1024 kilobytes = 1 Megabyte (MB) Gigabyte (Gbyte ou GB) 1024 Megabytes = 1 Gigabyte (GB) Terabyte (Tbyte ou TB) 1024 Gigabytes = 1 Terabyte (TB)

15 Tipos de computadores Existem vários tipos de computadores, uns melhores e mais caros do que outros, mas todos eles funcionam mais ou menos do mesmo modo: todos têm a capacidade de transmitir, guardar, e manipular informação. De seguida apresenta-se uma lista com alguns tipos de computadores:

16 Super-computadores São computadores muito potentes e normalmente só existem em grandes laboratórios de investigação.

17 Computadores pessoais de secretária (desktop computers)
Também costumam ser chamados de PCs (personal computers) e são o tipo de computador que as pessoas costumam ter em casa. Os computadores que vão utilizar nas aulas de TIC são deste tipo e estão ligados em rede.

18 Computadores portáteis (Notebook)
São semelhantes aos computadores pessoais, mas são mais compactos e podem ser facilmente transportados de um lado para o outro.

19 Personal Digital Assistant (PDAs)
São ainda mais portáteis. Podem-se meter no bolso.

20 … e até mesmo telemóveis
Também podem ser considerados computadores porque têm uma memória para guardar os números de telefones dos vossos amigos, têm jogos, máquina de calcular, e alguns até dão para aceder à Internet.

21 Professor: Olídio Noa Mandlate ano lectivo: 2010/2011
FIM Professor: Olídio Noa Mandlate ano lectivo: 2010/2011


Carregar ppt "Conceitos Introdutórios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google