A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias da Informação e Comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias da Informação e Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias da Informação e Comunicação
E.B.I./Secundária Diogo Bernardes Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 1 Conceitos básicos de Informática, Computadores e outras Tecnologias de Informação 9.ºAno Ano Lectivo 2007/2008 1.1. Informação e Informática Prof. Jorge Rocha

2 Introdução Nesta apresentação, aprenderá a distinguir a terminologia comum relacionada com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). O que é a Informática Tecnologias da Informação e Comunicação A Informação

3 + 1.1.1. O que é a Informática Informação Automática Informática
Origem da palavra Informática + Informação Automática Informática A palavra Informática significa o tratamento da informação por meios automáticos A palavra, Informática, (Informação + Automática) designa o conjunto de disciplinas científicas e de técnicas utilizadas no processamento lógico e rápido da informação, usando computadores.

4 1.1.2. Tec. da Informação e Comunicação
Tecnologias da Informação são os processos de tratamento e controlo da informação, baseados em meios electrónicos Tecnologias da Informação e Comunicação são os processos de tratamento e controlo da informação, articulados com os processos de transmissão da informação A palavra tecnologia designa o conhecimento que se tem das técnicas, isto é, dos meios, instrumentos, processos e métodos para resolver problemas. «Tecnologias da Informação» (TI) tem um significado muito abrangente. Utiliza-se genericamente, quando se quer designar o equipamento (hardware) e os programas (software) dos computadores que efectuam processos de tratamento, controlo e comunicação de informação.

5 A Informação Dados são representações codificadas de factos ou eventos, objectos, pessoas ou outros tipos de entidades Informação é o conjunto de dados, devidamente organizados e ordenados, a fim de terem significado Imagens; símbolos; fotografias; ilustrações; documentos; etc. Pontos; Linhas; Formas 5 caixas de disquetes a 3 € cada: Total 25 € Valores numéricos relativos a quantidades de produtos, preços, datas, etc. 5; 1100; 5500 Algarismos; Números O João comprou um computador Palavras articuladas em frases; Mensagens, notícias, conhecimentos CMP; João; Computador Caracteres; Palavras Exemplos Informação Dados

6 A Informação (continuação)
A informação é a «matéria-prima» que está na base dos conhecimentos e da comunicação entre as pessoas. Características da informação é transportável; armazenável (na memória humana, em livros, nas memórias dos computadores); traduzível (pode ser convertida, por exemplo, noutra linguagem, para poder ser entendida pelo receptor); reciclável (pode ser usada para criar nova informação).

7 A Informação (continuação)
Para além de tudo isto, a informação deve ser: precisa, sem conter erros; completa, fornecendo todos os dados importantes; flexível, podendo ser usada com diversas finalidades; de fonte fidedigna, isto é, deve provir de uma fonte de confiança; relevante, isto é, útil para quem a recebe; clara, simples e objectiva (não deve haver sobrecarga com informação desnecessária); actual, adaptada aos tempos e às circunstâncias em que vivemos.

8 A Informação (continuação)
Informação Digital Toda a informação que se encontra sob a forma de dígitos (zeros e uns) e que é processada, em particular, nos computadores, diz-se digital. Além das características comuns a todo o tipo de informação, a informação digital é: manipulável; partilhável; compacta; comprimível; interactiva e multimédia. Unidades de Informação Digital A informação digital pode ser guardada nas memórias do computador sob a forma de bits e bytes.

9 A Informação (continuação)
Um bit (binary digit) é a menor unidade de informação guardada num computador. É representado por dois dígitos: 0 ou 1. Um byte é um conjunto de 8 bits. Cada carácter (letra ou símbolo do teclado) ocupa 1 byte quando é guardado em memória. A letra B, por exemplo, é representada por Esta tabela representa os múltiplos do byte (B) Os prefixos k, M e G são comuns às ciências matemáticas e físico-naturais, estando-lhes associadas as expressões 103, 106 e 109. Em informática, tais prefixos significam 210, 220 e 230. respectivamente.

10 A Informação (continuação)
A tabela seguinte representa exemplos da capacidade de guardar informação de algumas das unidades de memória do computador.

11 Verifica os teus conhecimentos:
Explica o significado de informática. Distingue dados de informação. Um bit corresponde (escolhe a resposta correcta): A uma letra A dois algarismos A um 0 ou a um 1 Distingue bit e byte. Em que consiste a informação digital? Enumera três unidades de informação digital e respectiva equivalência.


Carregar ppt "Tecnologias da Informação e Comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google