A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. Estrutura geológica. Relevo Brasileiro Conjunto de formas variadas da superfície terrestre Predomínio de médias e baixas altitudes devido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. Estrutura geológica. Relevo Brasileiro Conjunto de formas variadas da superfície terrestre Predomínio de médias e baixas altitudes devido."— Transcrição da apresentação:

1 1. Estrutura geológica

2

3

4

5

6

7 Relevo Brasileiro Conjunto de formas variadas da superfície terrestre Predomínio de médias e baixas altitudes devido à ação erosiva que desgastou as estruturas geológicas e à inexistência de dobramentos modernos. Predomínio de médias e baixas altitudes devido à ação erosiva que desgastou as estruturas geológicas e à inexistência de dobramentos modernos. O relevo brasileiro possui três grandes importantes classificações que se encontram a seguir:

8 Classificação de Aroldo de Azevedo Simplicidade e originalidade; Simplicidade e originalidade; Maior valorização da terminologia geomorfológica; Maior valorização da terminologia geomorfológica; Identificar as áreas bem individualizadas; Identificar as áreas bem individualizadas;

9 Classificação de Aziz N. AbSaber Subdividiu unidades criadas por Aroldo de Azevedo. Subdividiu unidades criadas por Aroldo de Azevedo.

10 Classificação de Jurandyr Ross Classificação detalhada que considera a geomorfologia, a estrutura geológica e a definição das unidades estudadas. Classificação detalhada que considera a geomorfologia, a estrutura geológica e a definição das unidades estudadas. Utilizou os dados do programa RADAM BRASIL Utilizou os dados do programa RADAM BRASIL

11 Sensores ópticos e radar SENSOR ATIVO RADAR SENSOR PASSIVO ÓPTICO-IR

12 Tipos de sensores Remotos

13 Primeira Imagem AeroSAR do Brasil Barreiras - BA

14 MDT do Papua - Guiné Radargrametria com dados Radarsat Visualização do MDT e hipsometria

15 Classificação de Jurandyr Ross Classificação detalhada que considera a geomorfologia, a estrutura geológica e a definição das unidades estudadas. Classificação detalhada que considera a geomorfologia, a estrutura geológica e a definição das unidades estudadas. Considera três táxons em sua classificação: Considera três táxons em sua classificação: *1º geomorfologia – planalto, planície e depressões *2º estrutura geológica – tipos de rochas (sedimentares ou cristalina) *3º é aquele que dá nome a cada unidade morfoestruturais, apoiados em denominações locais ou regionais. Constitui um avanço no estudo geomorfológico do território brasileiro, servindo de forma particular para o planejamento da ocupação, de proteção ao meio ambiente, para a construção de estradas, etc..

16 Definição de unidades do relevo de acordo com Jurandyr Ross Planalto – Superfície irregular com altitude acima de 200 metros, resultante da erosão em rochas cristalinos ou sedimentares. Planalto – Superfície irregular com altitude acima de 200 metros, resultante da erosão em rochas cristalinos ou sedimentares.

17

18

19 Planície – superfície plana com altitude inferior a 100 metros, formada por sedimentos.

20

21 Depressão – superfície com suave inclinação e formada por prolongados processos de erosão, situa-se em altitudes que vão desde 100 até 500 metros ou mais.

22

23 Perfil topográfico

24 .

25 .


Carregar ppt "1. Estrutura geológica. Relevo Brasileiro Conjunto de formas variadas da superfície terrestre Predomínio de médias e baixas altitudes devido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google