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A FEBRE VERDE CHEGOU NA AMERICA LATINA? 2010. Kantar Worldpanel fez pela primeira vez seu MEDIMOS O GRAU DE CONSCIÊNCIA VERDE DOS SEUS CONSUMIDORES EM.

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Apresentação em tema: "A FEBRE VERDE CHEGOU NA AMERICA LATINA? 2010. Kantar Worldpanel fez pela primeira vez seu MEDIMOS O GRAU DE CONSCIÊNCIA VERDE DOS SEUS CONSUMIDORES EM."— Transcrição da apresentação:

1 A FEBRE VERDE CHEGOU NA AMERICA LATINA? 2010

2 Kantar Worldpanel fez pela primeira vez seu MEDIMOS O GRAU DE CONSCIÊNCIA VERDE DOS SEUS CONSUMIDORES EM 16 CIDADES DE AMÉRICA LATINA Bogotá Buenos Aires Caracas Guatemala La Paz Lima Managua México D.F Panamá Quito Río de Janeiro San Jose São Paulo San Salvador Santiago de Chile Tegucigalpa

3 América Latina entrou na onda verde?

4 Já escutou falar sobre AQUECIMENTO GLOBAL? UM SALTO DE CONSCIÊNCIA SIM 92% 2010 Há um ano… 77%

5 + CONSCIÊNCIA PARA TODOS Ainda que o aquecimento global continue sendo um tema de maior conhecimento para o NSE alto (97%), os NSE baixos estão se colocando em dia De 2009 a 2010 o conhecimento do tema cresceu de 59% a 83% entre o NSE baixo

6 PREOCUPACIÓN PARA TODOS O TEMA GANHOU DESTAQUE ENTRE AS PREOCUPAÇÕES DOS LATINOS

7 CALENTAMIENTO GLOBAL AQUECIMENTO GLOBAL INSEGURANÇA AUMENTO DE PREÇOS MINHA SAÚDE CRISE FINANCEIRA 60% 47% 44% 30% Temas que mais preocupam na América Latina em 2010 O NÚMERO CORRESPONDE A % DE LARES LATINOS QUE CONSIDERAM O TEMA UMA DE SUAS 3 PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES

8 INSEGURANÇA 62 Brasil AQUECIMENTO GLOBAL 53 AUMENTO DE PREÇOS 35 MINHA SAÚDE 49 CRISE FINANCEIRA 30 O AQUECIMENTO GLOBAL PREOCUPA AINDA MAIS AOS BRASILEIROS, PARA QUEM A SAÚDE OCUPA O TERCEIRO LUGAR O NÚMERO CORRESPONDE A % DE LARES LATINOS QUE CONSIDERAM O TEMA UMA DE SUAS 3 PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES

9 PREVISÃO DE CLIMA BOM NA REGIÃO

10 PODEMOS AFIRMAR QUE A AMÉRICA LATINA É UMA REGIÃO VERDE, AINDA QUE DE MANEIRA INCONSCIENTE OU INVOLUNTÁRIA SER GREEN É SIMPLESMENTE DECIDIR VIVER DE MANEIRA MAIS SIMPLES EXISTE UMA RELAÇÃO DIRETA ENTRE A TEMPERATURA GREEN E O ESTILO DE VIDA CIDADE DO MÉXICO 69° AMÉRICA CENTRAL 64° CARACAS 64° BOGOTÁ 70° SP & RJ 60° QUITO 70° LIMA 78° LA PAZ 71° BUENOS AIRES 63° SANTIAGO 63° LATAM 66° G° = % TOP 2 BOX – 17 PERGUNTAS SOBRE PENSAMENTO E ATITUDES GREEN (VER APÉNDICE) ESCALA 1 A 100°. 100° MAIOR CONSCIÊNCIA, 1 GRAU MENOR CONSCIÊNCIA VERDE GRAU° DE CONSCIÊNCIA VERDE

11 BACK-TO-BASICS: O DESAFIO É TORNAR O LATINO EM VERDE POR OPÇÃO E NÃO SOMENTE POR RESTRIÇÃO ECONOMICA MENOS AUTOMÓVEIS MAIS PRODUTO FRESCO (NÃO INDUSTRIALIZADO) MENOS RETAIL MODERNO, MAIS FEIRAS MENOS GASTO – BUSCA POR POUPANÇA E RENDIMENTO MENOR CONSUMO DE ENERGIA – EQUIPAMENTOS MAIS BÁSICOS PARA O LAR

12 O MUNDO TEM COMO TARGET PARA 2012 REDUZIR A EMISSÃO DE GASES 5.2% EM RELAÇÃO AOS NÍVEIS DE 1990 A RELAÇÃO PER CAPITA É ALTA PARA O BRASIL, EM COMPARAÇÃO À UNIÃO EUROPÉIA E JAPÃO E O DOBRO QUE A CHINA MAIORES EXIGÊNCIAS PARA BRASIL E MÉXICO NA REGIÃO China Estados Unidos União Européia Indonesia India 17% 16% Russia Brasil Japão Canadá México 11% 6% 5% 4% 3% 2% TOP 10 EMISSORES DE GHGs FONTE: PROTOCOLO KYOTO OBJETIVOS GHG: GRENHOUSE GAS

13 A SOLUÇÃO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS

14 QUEM É O RESPONSÁVEL POR LIDERAR A MUDANÇA? O Governo? Os meios de comunicação? Instituições educativas? Nós? ONGs? Empresas privadas? Organizações internacionais?

15 A INSTITUIÇÕES QUE TEM MAIS PODER PARA INFLUENCIAR MUDANÇAS NA QUESTÃO AMBIENTAL SÃO NÓS 79% MEIOS DE COMUNICAÇÃO 40% INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS 39% + COMPROMISSO + INFORMAÇÃO + EDUCAÇÃO

16 A VOZ DA CONSCIÊNCIA O QUE PENSAM REALMENTE?

17 …e ajo consequentemente 19% …porque quero que meus filhos vivam em um mundo melhor 63% …mas acredito que não é tão grave / não me preocupo 6% …mas minhas prioridades estão colocadas em outras questões 12% 19% ARGENTINOS ME PREOCUPA O TEMA...

18 ACREDITAMOS NAS CAMPANHAS GREEN DAS EMPRESAS? FALTA DE CONFIANÇA RESPEITO À COMUNICAÇÃO. RECLAMO DE RESULTADOS TANGIVEIS NÃO ACREDITO 39% ACHO DIFÍCIL ACREDITAR 35% CONFIO NA MENSAGEM E A VALORIZO 26% NSE Baixo 46% NSE Alto 31% PERGUNTA: QUANDO UMA EMPRESA FAZ PUBLICIDADE/COMUNICAÇÃO DE AÇÕES POSITIVAS PARA A SOCIEDADE E AO MEIO AMBIENTE, VOCÊ:… …PORQUE NÃO VEJO O RESULTADO FINAL

19 NÃO LEMBRO DE NENHUMA EMPRESA FALTA DE EFICACIA: POUCO CONHECIMENTO DE QUE AS EMPRESAS REALIZAM PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIO-AMBIENTAL COLOMBIA BRASIL ARGENTINA LATAM 46% 29% 24% 19% MUITOS MENCIONAM ONGs COMO ToM FONTE: CONSUMER WATCH 2009

20 ACREDITAMOS QUE A MUDANÇA ESTÁ EM NOSSAS MÃOS, MAS ESTAMOS DISPOSTOS? PAGARIA MAIS POR PRODUTOS QUE CUIDAM DO MEIO AMBIENTE? SIM 76% NÃO 24% …mas não encontro este tipo de produtos no PDV …mas meu orçamento não me permite …porque sei que estou fazendo bem ao planeta 8% 37% 31% 30% PARA O NSE BAIXO Colombianos (15%) e bolivianos (14%) são os que mais reclamam que não encontram produtos ECO nos mercados Trabalhar para dar acesso mediante distribuição e qualidade superior, comunicando os beneficios com argumentos reais

21 MEXICANOS NÃO PAGARIAM UM PREMIUM. PAÍSES ANDINOS SIM Pagaria porque sei que estou fazendo bem ao planeta 31%

22 EXISTE UM CONSUMIDOR GREEN NA REGIÃO?

23 COMECEMOS POR DEFINIR VERDE É de colheita sustentável? É orgânico? É reciclavel? É de comércio justo? Possui etiquetas informativas? Estou ajudando algum necessitado com minha compra? Estou colaborando com um menor desperdício de embalagens? Consome menos energia? Preserva a natureza? Escolho refis ? Busco certificações?

24 EM TRÊS PALAVRAS: UM PRODUTO SUSTENTÁVEL CUJA PRODUÇÃO NÃO COMPROMETE FUTURAS GERAÇÕES BENEFICIOS AMBIENTAIS BENEFICIOS SOCIAIS BENEFICIOS ECONÔMICOS

25 25 NÃO PODEMOS FALAR O CONSUMIDOR GREEN Existem máscaras Existem graus IDENTIFICOU-SE 6 TIPOS DE GREEN CONSUMERS

26 26 NA AMÉRICA LATINA EXISTEM 6 TIPOS DE CONSUMIDORES GREEN 360° GREEN GREEN SOCIETY GREEN SHOPPER GREEN POCKET DREAM GREEN ZERO GREEN

27 27 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DISTINTAS EM CADA GRUPO: 360° GREEN ZERO GREENGREEN POCKETDREAM GREEN GREEN SOCIETYGREEN SHOPPER Tem atitude e pensamento Green Consideram os 3 aspectos: ambiental, social e econômico Seu estilo de vida, hábitos e condutas se baseiam no impacto ambiental Odeiam o desperdício São os consumidores de amanhã O cuidado com o meio ambiente não é sua prioridade Tem zero consciência green São ignorantes em relação ao tema Outras questões ocupam sua mente Lhes parece mais importante solucionar problemas sociais como a pobreza, fome e educação Ajudam e colaboram com as pessoas mais necessitadas Visão coletiva Banalizam o Green Sonham com um planeta melhor …mas fazem pouco ou nada! Lhes parece inteligente a pessoa que entende de green Acredita que as embalagens de produtos deveriam informar o impacto ambiental Gostam que os famosos estejam envolvidos Ser verde está de moda, é cool Os beneficios econômicos com a economia, são mais importante que o cuidado com o meio ambiente em si Preferem lâmpadas de baixo consumo Tem o hábito de desligar aparelhos eletrónicos em desuso Fazem uso racional da água para a limpeza de seu lar Visão individualista Cresce sua compra de produtos orgânicos Levam sua própria bolsa reutilizável ao mercado Apreciam informação de CO2 Tentam influenciar seus conhecidos para que se preocupem com o planeta

28 28 EM CADA PAÍS PREVALECE DIFERENTES TIPOS DE VERDE BRASIL: O PAÍS COM MAIOR PREOCUPAÇÃO SOCIAL No México, Bolivia e Perú destaque para Green Shoppers. Argentinos motivados pelas poupanças. Maior concentração de Green Pocket da região!

29 É HORA DE INVERTER ESTA PIRÂMIDE! O DITO PELO FEITO… 29 ESCUTOU FALAR GRAU DE CONSCIÊNCIA CONSIDERA ENTRE SUAS 3 PRIORIDADES 2010 DECLARA ATUAR GREEN É UM 360° GREEN AMÉRICA LATINA

30 30 ESCUTOU FALAR GRAU DE CONSCIÊNCIA CONSIDERA ENTRE SUAS 3 PRIORIDADES 2010 DECLARA ATUAR GREEN É UM 360° GREEN Argentina Chile México Brasil Colombia Bolivia PerúEcuadorVenezuela CAM EXISTE NA REGIÃO UM LARGO CAMINHO POR RECORRER PARA TRANSFORMAR A CONSCIÊNCIA EM AÇÕES Latam

31 SE INSPIRE COM A ONDA GREEN

32 8 MENSAGENS CHAVES AS CRIANÇAS, NOSSOS MAESTROS E NOSSO MOTOR 1 CAMPANHAS GREEN: PRESTAÇÃO DE CONTAS. TANGIBILIZAR RESULTADOS. CONSTRUIR CONFIANÇA 5 UMA REGIÃO SOLIDARIA. PRIMEIRO NOSSA GENTE. 2 NÃO EXISTE UM CONSUMIDOR GREEN… MÉDIO. SÓ 6% É 360° GREEN. EXISTE UMA ABORDAGEM DIFERENTE PARA CADA TIPO 6 POR UMA VIDA MAIS SIMPLES. VOLTAR AO BÁSICO. SER GREEN REQUER ESFORÇO. NOS TORNAR GREEN POR ESCOLHA. QUE O ECO CONJUGUE ECOLOGIA E ECONOMIA 3 LIMITADA OFERTA DE PRODUTOS NA AMERICA LATINA. 7 EXPLORAR O ORGULHO NACIONAL E NOSSAS RIQUEZAS DESDE OS PRODUTOS E CAMPANHAS, SEM ESQUECER OS 3 EIXOS (AMBIENTAL, SOCIAL, ECONÔMICO) 4 360°GREEN O CONSUMIDOR DE AMANHÃ. PAGA MAIS POR PRODUTOS ECOLÓGICOS. IR AOS SEU ENCONTRO COM MAIS INFORMAÇÃO, SÃO CONECTADOS EM REDES SOCIAIS E MAIS EXIGENTES 8

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