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CONSUMO CONSCIENTE.

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Apresentação em tema: "CONSUMO CONSCIENTE."— Transcrição da apresentação:

1 CONSUMO CONSCIENTE

2 CONTEXTO Modificações humanas Revolução Industrial
Aumento do bens de consumo  sucesso das economias capitalistas Consumo: atividade presente em toda sociedade Na sociedade moderna: Saciar as necessidades diferenciar-se Consumo como direito  prazer, dever do cidadão Consumo como atividade social “O consumo é motivado, antes de mais nada pela necessidade de agrupamentos sociais ou ‘frações de classe’ atingirem distinção ou status reconhecido”

3 CONTEXTO

4 CONTEXTO “Atual padrão de consumo estão nas raízes da crise ambiental”
Crítica ao consumismo passou a ser vista como uma contribuição para a construção de uma sociedade sustentável Acidentes ambientais Preocupações Práticas de proteção ambiental

5 TIPOS DE CONSUMO Consumo verde Consumo consciente Consumo sustentável

6 TIPOS DE CONSUMO Consumo Sustentável Consumo Consciente Consumo Verde

7 TIPOS DE CONSUMO Consumo verde Consumo Consciente Consumo sustentável
Escolha inclui variável ambiental Produtos que não agridam a natureza Crítica: Não enfoca questões como quantidade e redução do consumo, descartabilidade e obsolescência planejada. Consumo Consciente 2009: Ministério do Meio Ambiente - 15 de outubro - Dia Nacional do Consumidor Consciente. Despertar a consciência para os problemas S.E.A.P. causados pelos padrões de produção e consumo Consumo sustentável O consumidor não é o único ator Governo, Empresa, ONG... S.E.A.P. = sociais, econômicos, ambientais e políticos

8 CONSUMO CONSCIENTE 1970: O movimento ecológico
Conscientização a respeito da contribuição individual para a preservação do planeta. Diversas ações: escolha de produtos orgânicos, separação de lixo, reciclagem... Cidadãos cobram dos governantes e das empresas atitudes em relação à preservação dos recursos naturais e à redução dos impactos ao meio ambiente, mas também se sentem responsáveis pela redução da degradação ambiental. C.C. tem como ponto de partida a consciência individual dos impactos que atos diários - compra, uso e descarte de bens e serviços - têm sobre a coletividade, a natureza e a economia.

9 CONSUMO CONSCIENTE A idéia básica do consumo consciente é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. O objetivo de consumo, quando consciente, extrapola o atendimento de necessidades individuais. Leva em conta também seus reflexos na sociedade, economia e meio ambiente. ‘‘Cidadão consumidor’’  ‘‘consumidor cidadão’’ Busca do equilíbrio entre as necessidades individuais, as possibilidades ambientais e as necessidades sociais nas três etapas de consumo. Objetivo final: alcançar o desenvolvimento sustentável

10 CONSUMO CONSCIENTE Definição Não consumir  Consumir diferente
“ato ou decisão de compra ou uso de serviços, de bens industriais ou naturais praticado por um individuo levando em conta o equilíbrio entre sua satisfação pessoal, as possibilidades ambientais e os efeitos sociais de sua decisão” Instituto Akatu Não consumir  Consumir diferente Reflexão abrangente no ato de consumir Necessidade de mudanças de padrões de produção e consumo

11 CONSUMIDOR CONSCIENTE
Preocupam-se com os impactos de suas ações sobre o meio ambiente  adotam medidas que contribuem para minimizar esses impactos Apresentam uma atitude pró-ativa, zelam pela coletividade e se mostram preocupados com a preservação do meio ambiente e com sustentabilidade do planeta. Possuem poder sobre as empresas - decisões de compra Papel de consumidor-cidadão: cliente  "stakeholder". Recompensam as empresas com reputação positiva Punem aquelas que parecem ignorar a questão ambiental e social.

12 CONSUMO CONSCIENTE Instituto Akatu - quatro grupos distintos de consumidores: Consciente é o consumidor que tem a percepção que seus atos de consumo afetam não só a si próprio, mas também a toda coletividade e as futuras gerações. Engajado, percebe que consumo consciente é mais do que apenas uma maneira de economizar recursos, mas ainda não o pratica amplamente Iniciante é que pratica o consumo ‘consciente’ pensando apenas em evitar desperdícios. Indiferente é indiferente a todas as práticas de sustentabilidade no consumo.

13 CONSUMO CONSCIENTE Sempre / às vezes / nunca ou raramente
Evito deixar lâmpadas acesas em ambientes desocupados Fecho a torneira enquanto escovo os dentes Desligo aparelhos eletrônicos quando não estou usando Costumo planejar as compras de alimentos Costumo pedir nota fiscal quando faço compras Costumo planejar compra de roupas Costumo utilizar o verso de folhas de papel já utilizadas Costumo ler o rótulo atentamente antes de decidir uma compra A família separa o lixo para reciclagem (lata, papel, vidro, PET, garrafas)

14 CONSUMO CONSCIENTE Sim / Não / Não sei
Espero os alimentos esfriarem antes de guardar na geladeira Comprei produtos feitos com material reciclado nos últimos 6 meses Sim / Não / Não sei Comprei produtos orgânicos nos últimos 6 meses (por exemplo: alimentos sem agrotóxicos, carne sem hormônios ou antibióticos Procuro passar ao maior número possível de pessoas as informações que aprendo sobre empresas e produtos.

15 CONSUMO CONSCIENTE 2010 2005 Resultado 1-4 sempre ou sim Indiferente
2006: apenas 5% dos consumidores estão segmentados na categoria de “conscientes” sempre ou sim Indiferente sempre ou sim Iniciante sempre ou sim Engajado sempre ou sim Consciente 2010 sempre ou sim Indiferente sempre ou sim Iniciante sempre ou sim Engajado sempre ou sim Consciente 2005

16 CONSUMO CONSCIENTE Os 13 comportamentos utilizados na segmentação estão classificados em quatro grupos: Economia: práticas que pressupõem o benefício direto ao indivíduo, considerando o não-desperdício de recursos, com retorno imediato e de curto prazo; Planejamento  otimização racional de recursos, melhor aproveitamento Reciclagem: práticas diretamente ligadas ao descarte, re-uso e reaproveitamento de materiais Compras sustentáveis: práticas que indicam a sensibilização no plano do consumo e mobilização do indivíduo diante das causas de Sustentabilidade e RSE, premissas do Consumo Consciente;

17 CONSUMO CONSCIENTE

18 5R’S DO CONSUMO CONSCIENTE
REPENSE se você precisa mesmo comprar; Para que e porque comprar? De quem vou comprar? RECUSE produtos não sustentáveis; REDUZA o consumo; REUTILIZE o que for possível; RECICLE sempre

19 PEGADA ECOLÓGICA Calcula o impacto que o ser humano causa à Natureza, em relação à quantidade de terra e de água que seriam necessárias para manter o estilo de vida. A pegada ecológica individual mede o que cada pessoa no mundo consome dos recursos naturais.

20 PRINCÍPIOS Planeje suas compras. Compre menos e melhor;
Avalie os impactos de seu consumo no meio ambiente e na sociedade; Consuma só o necessário. Reflita sobre suas reais necessidades e tente viver com menos; Reutilize produtos. Não compre outra vez o que você pode consertar e transformar; Separe seu lixo. Reciclar ajuda a economizar recursos naturais e a gerar empregos; Use crédito com responsabilidade. Pense bem se você poderá pagar as prestações; Informe-se e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas; Não compre produtos piratas. Assim você contribui para gerar empregos e combater o crime organizado; Planeje suas compras. Compre menos e melhor;

21 PRINCÍPIOS Contribua para a melhoria dos produtos e serviços. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas; Divulgue o consumo consciente. Levante essa bandeira para amigos e familiares; Cobre dos políticos. Exija ações que viabilizem a prática do consumo consciente; Reflita sobre seus valores. Avalie os princípios que guiam suas escolhas e hábitos de consumo.

22 RELAÇÕES COM ASSUNTOS Evolução da questão ambiental
Desenvolvimento Sustentável – meta Stakeholders – relação de influências Responsabilidade Socioambiental – avaliação Certificações – avaliação Funções gerenciais – repensar processos e práticas


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