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Introdução a Engenharia de Software
Profa. Cintia Carvalho Oliveira Doutoranda em Ciência da Computação – UFU Mestre em Ciência da Computação – UFU Bacharel em Ciência da Computação - UFJF
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Um processo de engenharia de software pode ser caracterizado como um modelo que estabelece como sistematizar e controlar todas as atividades relacionadas à construção de software.
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Sobre a disciplina Profa. Msc. Cintia Carvalho Oliveira
Contato: Engenharia da Computação e Sistemas de Informação – Engenharia de Software Horário de aulas: Segundas-feiras: 19:00 as 20:40 Quartas-feiras: 21:00 as 22:40
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Sobre a disciplina Objetivos da disciplina: Avaliação
Processos de Desenvolvimento de Software; Qualidade de Software; Técnicas de Planejamento e Gerenciamento de Software; Engenharia de Requisitos; Métodos de Análise e de Projeto de Software; Verificação; Validação e Teste Avaliação A avaliação será composta de 2 provas teóricas individuais: 30 pts e 30 pts Um projeto de software: 20 pts Artigo resumido e apresentação: 15 pts Lista de Exercício: 5 pts A presença em sala de aula será cobrada através de “chamadas”. Alunos com mais de 25% de faltas serão automaticamente reprovados por falta, independente da nota final
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Datas de Avaliação 1º Momento 2º Momento Seminário – 10/03 (15 pts)
P1 – 09/04 (30 pts) Lista de Exercício (5 pts) 2º Momento Trabalho Final – 26/05 (20 pts) P2 – 07/06 (30 pts)
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Programa da Disciplina
Introdução à construção de modelos de software Processos de Desenvolvimento de software Modelagem de software usando paradigma estruturado Modelagem de software orientado a objetos com UML Diagramas da UML Qualidade de Software
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Bibliografia Principal Complementar
Modelagem e projetos baseados em objetos com UML 2. Blaha, M., Rumbaugh, J. Campus. 2006 UML Guia do Usuário. Booch, Grady; Jacobson, Ivar e Rumbaugh, James. Campus, 2006. UML 2 – Uma abordagem prática. Guedes, Gileanes, T.A. Novatec. 2009 Engenharia de Software. Ian Sommerville, Editora Pearson / Addison Wesley Complementar Engenharia de Software. Roger S. Pressman, Editora McGraw Hill Engenharia de Software. Shari Lawrence Pfleeger, Editora Pearson Brasil Engenharia de Software. James Peters & Witold Pedrycz, Editora Campus
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Material da Disciplina
Slides apresentados em sala de aula Importante: Os slides são guias de estudo apenas Os slides não substituem o estudo nos livros
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Sobre o Projeto Feito em grupos de 3 a 4 alunos
Modelagem de software com UML Implementação usando C++/Java/PHP/C# Cliente-servidor/Web Banco de dados relacional (MS-Access não!!!) Etapas a serem entregues de acordo com o andamento da disciplina Valor 20 pts Apresentação de 15 a 20 minutos
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Avaliação do Projeto Consistência entre modelos
Consistência entre modelos e implementação Corretude de modelos e implementação Completude de modelos e implementação Ou seja... A entrega de software inconsistente com os modelos não garantirá uma nota alta
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Sugestão de projetos Gerenciador de Finanças Pessoal
Gerenciador de Supermercados Gerenciador de Livrarias
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