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Objetivo: compreender e aplicar um modelo conceitual

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Apresentação em tema: "Objetivo: compreender e aplicar um modelo conceitual"— Transcrição da apresentação:

1 Objetivo: compreender e aplicar um modelo conceitual
9. Modelo conceitual (diagrama conceitual de classes) 9.1 Conceitos 9.2 Associações 9.3 Atributos Aluno Professor 1..* * ensina Objetivo: compreender e aplicar um modelo conceitual

2 Um modelo conceitual mostra os conceitos significativos PARA QUEM MODELA o sistema no domínio de uma determinada atividade É necessário que sejam identificados conceitos adequados a partir da investigação de um problema para que o projeto e a implementação sejam feitos também de forma mais adequada Uma série de esforços (dicas) devem ser despendidos pelo MODELADOR para a construção do modelo conceitual DICA 1: deve-se ter um esforço para pensar no modelo conceitual como uma representação de coisas do mundo real e nunca como componentes de software

3 DICA 2: o modelo conceitual é sempre feito a partir dos casos de uso
O modelo conceitual trata de conceitos, associações entre conceitos e atributos de conceitos Exemplo dos pontos de venda que pode partir de diversos pontos de vista de caso de uso

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5 9.1 Conceitos Conceitos são idéias, coisas ou objetos
Mais especificamente Símbolos – palavras ou imagens representam conceitos Intenções – definições de conceitos Extensões – conjunto de exemplos aos quais o conceito se aplica Por exemplo, “colocar material na página” é um evento cujo símbolo eu posso escolher “material”? DICA 3: a análise deve sempre ser orientada a objetos. Cuidado para não dividir por funções!!

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7 DICA 4: Estratégias para se identificar conceitos a partir de um caso de uso
Principal: especificar muitos conceitos (SEM PENA!!!!!) Enfoque 1 – Criar um modelo conceitual a partir de uma lista de categorias de conceitos Categoria de conceito Exemplos Objetos físicos ou tangíveis POST Especificação de projeto ou descrição de objeto EspecificaçãodeProduto Lugares Loja Transações Venda, Pagamento Linhas de itens de transações LinhadeItemdeVenda Papéis Caixa Contêineres Depósito, armário Objetos dos contêineres Item Outros sistemas SistemadeCartãodeCrédito

8 CUIDADO: não trabalhar mecanicamente!
Categoria de conceito Exemplos Substantivos abstratos Fome Organizações DepartamentodeVendas Eventos Venda, Roubo, Reunião Processo VendendoumProduto Regras e estratégias PolíticadeReembolsos Catálogos CatálogodeProdutos Registros Recibo, DiáriodeCaixa Serviços LinhadeCrédito Manuais, livros ManualdoEmpregado Enfoque 2 – Criar um modelo conceitual a partir da identificação de substantivos CUIDADO: não trabalhar mecanicamente!

9 Exemplo na sequência de eventos do caso de uso Comprar Itens
Açao do Ator Resposta do Sistema 1. Este caso de uso começa quando um Cliente chega a um ponto de pagamento com POST, com vários itens que deseja comprar 2. O caixa registra o Código Universal de Produto (UPC) de cada item 3. Determina o preço do item e acrescenta informação sobre o item à transação de vendas em andamento Se houver mais de um exemplar do item, o Caixa também pode entrar a quantidade A descrição e o preço do item corrente são apresentados

10 DICA 5: objetos-relatórios, incluir ou não?
No caso do ponto de venda I) recibo é relatório de venda e mostrar relatório em um modelo conceitual não é útil porque toda a informação é derivada de outras fontes II) recibo tem um papel importante: dá direito ao portador de retornar itens comprados pelo mesmo De uma maneira geral, deve-se usar a “regra do cartógrafo”!

11 ERROS COMUNS: 1) representar algo como atributo quando deve ser um conceito Dica: se você pensa em um conceito X como um número ou um texto no mundo real, provavelmente é um atributo e não um conceito 2) ignorar conceitos de especificação Dica: no mundo real, uma especificação é algo que não é necessariamente intrínseco a um objeto, já que, se assim fosse, se os objetos acabassem, as especificações acabariam também

12 9.2 Associações Associações são relacionamentos entre conceitos com algum significado para o domínio de conhecimento Exemplo do ponto-de-venda

13 DICA 6: as associaçõe devem ser encontradas a partir de uma lista de categorias de associações comuns Categoria Exemplo A é uma parte física de B Gaveta-POST A é uma parte lógica de B LinhadeItemVenda-Venda A está fisicamente em / sobre B POST-Loja A está logicamente em / sobre B Descriçãodeitem-Catálogo A é descrição de B DescriçãodeItem-Catálogo A é linha de item de transação/relatório B A é conhecido/logado/registrado por B Venda-POST A é membro de B Caixa-Loja A usa/gerencia B Caixa-POST A é subunidade de B Departamento-Loja A se comunica com B Cliente-Caixa A relacionado com transação B Cliente-Pagamento A é transação relacionada com transação B Pagamento-Venda A é vizinho/de lado de B POST-POST A é possuído por B

14 DICA 7: nunca se dedicar mais a associações do que a conceitos
DICA 8: focalizar as associações que são necessárias de ser conhecidas DICA 9: evitar associações redundantes e deriváveis Papéis: cada extremo de uma associação com: Nome Multiplicidade Navegabilidade

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16 Exemplo do modelo conceitual para ponto de vendas e vôos

17 9.3 Atributos Valores de dados lógicos de um objeto
DICA 10: colocar atributos para os quais os requisitos indicam que as informações devem ser memorizadas Exemplo para ponto de venda

18 DICA 11: como diferenciar atributos de associações
Deixar os atributos simples

19 Identificados como aqueles para os quais uma entidade única não faz sentido
Em nenhuma hipótese definir atributo como chave estrangeira DICA 12: pensar o modelo conceitual principalmente como uma ferramenta de comunicação

20 Exemplo completo para o ponto de vendas


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