Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Chafic.com.br Palestra de Chafic Jbeili www.chafic.com.br
Suporte e formação continuada para educadores Palestra de Chafic Jbeili Chafic Jbeili -
2
Família, escola e sociedade
Um diálogo possível Chafic Jbeili -
3
[ ] Sociedade [ ] Família [ ] Escola O que você vê?
Chafic Jbeili -
4
[ ] Sociedade [ ] Família [ ] Escola O que você vê?
Chafic Jbeili -
5
[ ] Sociedade [ ] Família [ ] Escola O que você vê?
Chafic Jbeili -
6
Família na Antiguidade
A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal e a propriedade privada. Chafic Jbeili -
7
Há uma exteriorização das atividades e da vida.
Família na Idade Média A família existente na idade média, séculos XIV e XV, está impregnada de ações públicas. Há uma exteriorização das atividades e da vida. Chafic Jbeili -
8
Segundo ATKINSON e MURRAY (cit
Segundo ATKINSON e MURRAY (cit. por VARA, 1996), a família é um sistema social uno, composto por um grupo de indivíduos, cada um com um papel atribuído, e embora diferenciados, consubstanciam o funcionamento do sistema como um todo. Chafic Jbeili -
9
O conceito de família, ao ser abordado, evoca obrigatoriamente, os conceitos de papéis e funções, como se têm vindo a verificar. Em todas as famílias, independentemente da sociedade, cada membro ocupa determinada posição ou tem determinado estatuto, como por exemplo, marido, mulher, filho ou irmão, sendo orientados por papéis. Chafic Jbeili -
10
(DUVALL ; MILLER cit. por STANHOPE, 1999; p. 502).
Papéis estes, que não são mais do que, “as expectativas de comportamento, de obrigações e de direitos que estão associados a uma dada posição na família ou no grupo social” (DUVALL ; MILLER cit. por STANHOPE, 1999; p. 502). Chafic Jbeili -
11
(Arié, p. História social da criança e da família, p.270)
No fim do século XVI e durante o século XVII vai surgir um novo sentimento de família que vem acompanhado de mudanças significativas em relação às crianças. “A criança tornou-se um elemento indispensável da vida cotidiana, e os adultos passaram a se preocupar com sua educação, carreira e futuro” (Arié, p. História social da criança e da família, p.270) Chafic Jbeili -
12
A Europa como civilização mais avançada, promove/sofre guerras que vão alterar as formas de relações pessoais e sociais. Impondo um sentimento de urgência em viver todas as coisas já. Chafic Jbeili -
13
Neste contexto a família também será alterada, a criança será entendida como esperança, há uma extensão da família pelo espírito da solidariedade, espírito de comunidade e de cuidado mútuo. Chafic Jbeili -
14
DIVERSIDADE ESTRUTURAL MAIS COMUM
FAMÍLIA HOJE DIVERSIDADE ESTRUTURAL MAIS COMUM FAMÍLIAS TRADICIONAIS FAMÍLIAS MONOPARENTAIS FAMÍLIAS RECASADAS FAMÍLIAS AMPLIADAS FAMÍLIAS NÃO CONVENCIONAIS Chafic Jbeili -
15
Família na pré-história: papéis muito bem definidos (pela capacidade e força de cada um)
Chafic Jbeili -
16
Família romana: modelo paternalista / patriarcal
Família romana: modelo paternalista / patriarcal. Papéis estabelecidos pelo pater. Chafic Jbeili -
17
Família Aristocrata: Papéis impostos por rígidas tradições
Família Aristocrata: Papéis impostos por rígidas tradições. (Amas de criação) Chafic Jbeili -
18
Família camponesa: Mulheres cuidam das crianças e da casa, tecem e cozinham. Os homens cuidavam das plantações, das construções e do comércio. Chafic Jbeili -
19
Família classe trabalhadora: Com a revolução industrial homens e mulheres compartilhavam afazeres na indústria. Os filhos perambulavam pelas ruas. O papel da ama de criação (babá) ressurge posteriormente. Chafic Jbeili -
20
Família moderna: Valorização da mulher no mercado de trabalho, filhos na responsabilidade de avós ou “amas” modernas. Papéis confusos. Sustento da casa é compartilhado. Surgimento de novos modelos familiares. Chafic Jbeili -
21
E os papéis? Chafic Jbeili -
22
Não existe uma família ideal ou um modelo pré-determinado de família, existem famílias reais. Independente de sua configuração, a família continua sendo a instituição social responsável pelos cuidados, proteção, afeto e educação das crianças pequenas, ou seja, é o primeiro e importante canal de iniciação dos afetos, da socialização, das relações de aprendizagem. Chafic Jbeili -
23
A FAMÍLIA, BASE DA SOCIEDADE TEM ESPECIAL PROTEÇÃO DO ESTADO.
(C.F capítulo VII, Art, ) Chafic Jbeili -
24
REPRODUÇÃO SOCIALIZAÇÃO AFETO PROTEÇÃO EDUCAÇÃO FORMAL
FUNÇÕES DA FAMÍLIA REGULAÇÃO SEXUAL REPRODUÇÃO SOCIALIZAÇÃO AFETO PROTEÇÃO EDUCAÇÃO FORMAL Chafic Jbeili -
25
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
EDUCAÇÃO REGULAR SOCIALIZAR E PRODUZIR CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA QUALIFICAR A VIDA CIDADÃ Chafic Jbeili -
26
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA CONCEITOS CIENTÍFICOS
TEMPO RELAÇÕES SÓCIOS-CULTURAIS RELAÇÕES C/ NATUREZA ESPAÇO Os conceitos científicos são produções histórico-culturais que estabelecem relações entre si e com os conceitos cotidianos DISCIPLINAS DO CURRÍCULO Os conteúdos das disciplinas são meios para a apropriação de conceitos Chafic Jbeili -
27
Sociedade ASPECTOS COMPLEMENTARES FAMÍLIA ESCOLA EDUCAÇÃO REGULAR
EDUCAÇÃO FORMAL Gramática, história, geografia, ciências, matemática, filosofia Sociabilidade, coletividade, regras sociais, direitos e deveres sociais (cidadania) Bom dia, boa tarde, boa noite, Obrigado(a), licença, desculpe, Bons modos, higiene, princípios e valores tradicionais da família Direitos e deveres pessoais Chafic Jbeili -
28
A educação é um dos requisitos fundamentais para que os indivíduos tenham acesso ao conjunto de bens e serviços disponíveis na sociedade. Ela é um direito de todo ser humano como condição necessária para ele usufruir de outros direitos constituídos numa sociedade democrática. Por isso, o direito à educação é reconhecido e consagrado na legislação de praticamente todos os países e, particularmente, pela Convenção dos Direitos da Infância das Nações Unidas (particularmente os artigos 28 e 29). Chafic Jbeili -
29
Espírito de corpo X Espírito de porco
“Para que sejais útil a pátria deveis manter comportamento semelhante ao que mantiveste como militar (membro familiar e aluno)” Espírito de corpo X Espírito de porco Compromisso com sigo e com o outro; Deixar as coisas (e as pessoas) melhores do que as encontrou; A vivência social é reflexo da vivência familiar; Princípios como ética, respeito, presença e participação nas decisões coletivas, zelar pelo bem alheio e comum. Chafic Jbeili -
30
Chafic.com.br Palestra de Chafic Jbeili www.chafic.com.br
Solicite esta palestra em sua escola! Chafic.com.br Suporte e formação continuada para educadores Palestra de Chafic Jbeili Chafic Jbeili -
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.