A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

"Amai-vos e instruí-vos". INSTRUÇÃO Instrução é o ato ou efeito de instruir. É aquirir conhecimento. É aquirir conhecimento. o ser humano adquire as luzes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""Amai-vos e instruí-vos". INSTRUÇÃO Instrução é o ato ou efeito de instruir. É aquirir conhecimento. É aquirir conhecimento. o ser humano adquire as luzes."— Transcrição da apresentação:

1 "Amai-vos e instruí-vos"

2 INSTRUÇÃO Instrução é o ato ou efeito de instruir. É aquirir conhecimento. É aquirir conhecimento. o ser humano adquire as luzes para o discernimento saudável, para a vivência compatível com os impositivos do amor.

3 "Há um elemento, que se não costuma fazer pesar na balança e sem o qual a ciência econômica não passa de simples teoria. Esse elemento é a educação, não a educação intelectual, mas a educação moral."Há um elemento, que se não costuma fazer pesar na balança e sem o qual a ciência econômica não passa de simples teoria. Esse elemento é a educação, não a educação intelectual, mas a educação moral. Não nos referimos, porém, à educação moral pelos livros e sim à que consiste na arte de formar os caracteres, à que incute hábitos, porquanto a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos. Não nos referimos, porém, à educação moral pelos livros e sim à que consiste na arte de formar os caracteres, à que incute hábitos, porquanto a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos. Allan Kardec Livro dos Espíritos (perg. 685a)

4 E Kardec completa, comentando a questão 917 do mesmo Livro dos Espíritos 4:E Kardec completa, comentando a questão 917 do mesmo Livro dos Espíritos 4: "Faça-se com a moral o que se faz com a inteligência e ver-se-á que, se há naturezas refratárias, muito maior do que se julga é o número das que apenas reclamam boa cultura, para produzir bons frutos". "Faça-se com a moral o que se faz com a inteligência e ver-se-á que, se há naturezas refratárias, muito maior do que se julga é o número das que apenas reclamam boa cultura, para produzir bons frutos".

5 AmorInstrução

6 O AMOR O amor é o laço de luz eterna que une todos os mundos e todos os Seres da imensidade; sem ele a própria criação infinita não tem razão de ser, porque Deus é a sua expressão suprema.O amor é o laço de luz eterna que une todos os mundos e todos os Seres da imensidade; sem ele a própria criação infinita não tem razão de ser, porque Deus é a sua expressão suprema. Emmanuel, psic.Francisco C.Xavier

7 O amor sem a instrução (educação) pode converter-se em aprisionamento afetivo, O amor sem a instrução (educação) pode converter-se em aprisionamento afetivo, enquanto que o conhecimento sem o amor consegue gerar comportamentos cruéis, mesmo quando se afirmando portador de objetivos enobrecidos. enquanto que o conhecimento sem o amor consegue gerar comportamentos cruéis, mesmo quando se afirmando portador de objetivos enobrecidos.

8 Carta encontrada em um Campo de Concentração nazista dirigida aos professores (1) "Prezado Professor, sou sobrevivente de um campo de concentraçao. Meus olhos viram o que nenhuma pessoa devia presenciar. Câmaras de gás construídas por engenheiros ilustrados. Crianças envenenadas por médicos instruídos. Bebês mortos por enfermeiras treinadas. Mulheres e bebês mortos a tiros por ginasianos e universitários. Assim, desconfio da educação."Prezado Professor, sou sobrevivente de um campo de concentraçao. Meus olhos viram o que nenhuma pessoa devia presenciar. Câmaras de gás construídas por engenheiros ilustrados. Crianças envenenadas por médicos instruídos. Bebês mortos por enfermeiras treinadas. Mulheres e bebês mortos a tiros por ginasianos e universitários. Assim, desconfio da educação. Meu pedido é o seguinte: ajudem os seus discípulos a serem humanos. Os seus esforços nunca deverão produzir monstros cultos, psicopatas hábeis ou Eichmanns instruídos. Ler e escrever, saber História e Aritmética só são importantes se servem para tornar os nossos estudantes humanos".Meu pedido é o seguinte: ajudem os seus discípulos a serem humanos. Os seus esforços nunca deverão produzir monstros cultos, psicopatas hábeis ou Eichmanns instruídos. Ler e escrever, saber História e Aritmética só são importantes se servem para tornar os nossos estudantes humanos".

9 Fé + Razão Fé raciocinada

10 Antigüidade A antiga lei, a do Velho Testamento, era a lei da justiça, dura e fria como a espada. Por isso, a Bíblia está cheia de matanças, ordenadas pelos próprios profetas. A antiga lei, a do Velho Testamento, era a lei da justiça, dura e fria como a espada. Por isso, a Bíblia está cheia de matanças, ordenadas pelos próprios profetas. Herculano Pires, como irmão Saulo, no livro"O Tesouro dos Espíritas", de Miguel Vives.

11 A lei renovadora do Cristo, que modificou o mundo e ainda hoje continua a transformar os nossos corações endurecidos, era a lei do amor.A lei renovadora do Cristo, que modificou o mundo e ainda hoje continua a transformar os nossos corações endurecidos, era a lei do amor.

12 "Falo-lhes por parábolas, porque não estão em condições de compreender certas coisas. Eles vêem, olham, ouvem, mas não entendem. Fora, pois, inútil tudo dizer-lhes, por enquanto. Digo-o, porém, a vós, porque dado vos foi compreender estes mistérios." "Falo-lhes por parábolas, porque não estão em condições de compreender certas coisas. Eles vêem, olham, ouvem, mas não entendem. Fora, pois, inútil tudo dizer-lhes, por enquanto. Digo-o, porém, a vós, porque dado vos foi compreender estes mistérios." (S. MATEUS, cap. XIII, vv. 10 a 15.)(S. MATEUS, cap. XIII, vv. 10 a 15.)

13 " Não se deve por a candeia debaixo do alqueire, mas sobre o candeeiro, a fim de que todos os que entrem a possam ver." " Não se deve por a candeia debaixo do alqueire, mas sobre o candeeiro, a fim de que todos os que entrem a possam ver." Tal sentença não significa que se deva revelar inconsideradamente todas as coisas. Todo ensinamento deve ser proporcionado à inteligência daquele a quem queira se instruir, porquanto há pessoas a quem uma luz demais viva deslumbraria, sem as esclarecer. Tal sentença não significa que se deva revelar inconsideradamente todas as coisas. Todo ensinamento deve ser proporcionado à inteligência daquele a quem queira se instruir, porquanto há pessoas a quem uma luz demais viva deslumbraria, sem as esclarecer. (O Evang.Segundo o Espiritismo'- Cap. XXIV, item 4)

14 A nova lei, que nos veio com a Nova Revelação, com o Espiritismo, é a lei da instrução. Pois não é o Espiritismo o nosso grande instrutor, aquele que nos lembra os ensinos evangélicos, que no-los explica, que nos ensina de onde viemos, para onde vamos e porque estamos na Terra?A nova lei, que nos veio com a Nova Revelação, com o Espiritismo, é a lei da instrução. Pois não é o Espiritismo o nosso grande instrutor, aquele que nos lembra os ensinos evangélicos, que no-los explica, que nos ensina de onde viemos, para onde vamos e porque estamos na Terra? Não é o Espiritismo que nos consola em nossas dores e em nossos desesperos, não por uma vaga promessa, mas pelo conhecimento do nosso destino? Não é o Espiritismo que nos consola em nossas dores e em nossos desesperos, não por uma vaga promessa, mas pelo conhecimento do nosso destino? Herculano Pires, como irmão Saulo, no livro "O Tesouro dos Espíritas", de Miguel Vives.

15 Curiosidades Históricas 050 dC100 dC Período em que, provavelmente, os Evangelhos foram escritos Evangelho de Mateus Evangelho de Lucas Evangelho de Marcos 7095 Evangelho de João

16 Idade Média Séc.II – Escolas Paroquiais Limitava-se à formação de eclesiásticos Séc VI - s,Bento de Núrcia – Mosteiro de Cassino- Campânia- Italia, elabora a regra regual: Voto de pobreza e castidade…se dediquem ao estudo e ao ensino Mosteiros beneditinos: Centros culturais Surgem neles as Escolas Monásticas: para formação de futuros monges. Mais tarde, abrem as portas para formação de leitos cultos – filhos de reis e também os servidores Programa de ensino: aprender a ler, escrever, conhecer a Bíblia de cor, canto e um pouco de aritmética

17 Idade Média

18 "O livro edificante é o templo do Espírito, onde os Grandes Instrutores do Passado se comunicam com os aprendizes do presente, para que se façam os mestres do futuro"."O livro edificante é o templo do Espírito, onde os Grandes Instrutores do Passado se comunicam com os aprendizes do presente, para que se façam os mestres do futuro". (Nima Arueira - "in" - "Mensagens Esparsas" - psicografia de Francisco Cândido Xavier).

19

20 Obras básicas: O Livro dos Espíritos (1857).O Livro dos Espíritos (1857). Revue Spirite ( publicação em 1858)Revue Spirite ( publicação em 1858) O Livro dos Médiuns (1861).O Livro dos Médiuns (1861). O Evangelho segundo o Espiritismo (1864).O Evangelho segundo o Espiritismo (1864). O Céu e o Inferno (1865)O Céu e o Inferno (1865) A Gênese (1868).A Gênese (1868).

21 O Livro dos Espíritos Espinha Dorsal do Espiritismo, pois sustenta todas aos outras obras;1857- Espinha Dorsal do Espiritismo, pois sustenta todas aos outras obras; Divide-se em 4 partes: As causas primárias, Mundo Espírita ou dos Espíritos, As Leis Morais; e Esperanças e Consolações.Divide-se em 4 partes: As causas primárias, Mundo Espírita ou dos Espíritos, As Leis Morais; e Esperanças e Consolações perguntas feitas por Kardec aos Espíritos superiores responsáveis pela vinda do Espiritismo aos homens.1018 perguntas feitas por Kardec aos Espíritos superiores responsáveis pela vinda do Espiritismo aos homens. O que é Deus? De onde viemos? Para onde vamos? O que estamos fazendo na Terra?O que é Deus? De onde viemos? Para onde vamos? O que estamos fazendo na Terra?

22 O Livro dos Médiuns Demonstra que embora todos os seres vivos possuam esta abertura de contato, há aqueles que a têm de uma forma mais abrangente. Demonstra que embora todos os seres vivos possuam esta abertura de contato, há aqueles que a têm de uma forma mais abrangente. –lançado em Nele, Allan Kardec mostra o que é a mediunidade, seus mecanismos, sua base científica, sua utilização, os benefícios e os riscos desse canal que liga o homem encarnado ao mundo espiritual.

23 O Evangelho Segundo o Espiritismo Nela, Kardec e os Espíritos Superiores comentam, numa linguagem acessível, as principais passagens da vida de Jesus. Nela, Kardec e os Espíritos Superiores comentam, numa linguagem acessível, as principais passagens da vida de Jesus. – Explicam suas parábolas e demonstram a grandiosidade do ensino do Mestre, remetendo-nos à análises e reflexões importantes sobre nossa conduta diária frente às dificuldades e dúvidas da nossa jornada evolutiva. publicada em 1864, esta obra pode ser entendida como a parte moral da Doutrina Espírita.publicada em 1864, esta obra pode ser entendida como a parte moral da Doutrina Espírita.

24 O Céu e o Inferno Através da evocação dos Espíritos de pessoas de diferentes classes sociais, crenças e condutas, relata e analisa como foi a chegada e a vivência no plano espiritual destes seres após o seu desencarne. Rainhas, camponeses, religiosos, assassinos, ignorantes e intelectuais contam o que os aguardava, depois de suas atitudes terrenas e como poderão ser suas vidas futuras. Através da evocação dos Espíritos de pessoas de diferentes classes sociais, crenças e condutas, relata e analisa como foi a chegada e a vivência no plano espiritual destes seres após o seu desencarne. Rainhas, camponeses, religiosos, assassinos, ignorantes e intelectuais contam o que os aguardava, depois de suas atitudes terrenas e como poderão ser suas vidas futuras. –lançado em Trata das penas e dos gozos futuros.

25 A Gênese –Discute o que são os milagres, explicados pelas leis da natureza, produtos da modificação dos fluidos e energias que nos cercam. –Enfim, faz a religião e a ciência caminharem juntas, fortalecendo a fé dos que crêem em Deus. publicada em Nesta obra, Kardec explica a Gênesis Bíblica, a formação do Universo, demonstrando coerência quando confrontada com os conhecimentos científicos, sem as alegorias próprias da época em que foi escrita.publicada em Nesta obra, Kardec explica a Gênesis Bíblica, a formação do Universo, demonstrando coerência quando confrontada com os conhecimentos científicos, sem as alegorias próprias da época em que foi escrita.

26 Obras do Esp.André Luiz- psic.:Chico Xavier Palestra feita por: Arlete Länzlinger- CEEAK-Winterthur-Suíça em 2006

27 Fontes de Consulta: (1 ) Uma citação do livro da Alice. Buscaglia (1996) em seu livro Vivendo, Amando e Aprendendo, transcreve um texto de Haim Ginott, que lhe foi passado por uma diretora de escola: Carta encontrada em um campo de concentração nazista dirigida aos professores (1 ) Uma citação do livro da Alice. Buscaglia (1996) em seu livro Vivendo, Amando e Aprendendo, transcreve um texto de Haim Ginott, que lhe foi passado por uma diretora de escola: Carta encontrada em um campo de concentração nazista dirigida aos professores Bibliografia: O Livro dos Espíritos, A.Kardec Vivendo, Amando e Aprendendo – Buscaglia,1966 Tesouro dos Espíritas, Miguel Vives Novo Testamento, Evangelho de S. MATEUS, cap. XIII, vv. 10 a 15. Nima Arueira - "in" - "Mensagens Esparsas" - psicografia de Francisco Cândido Xavier A Educação Infantil na Idade Média Ricardo da Costa Prof. Adjunto de Hist. Medieval da UFES Wikipédia (enciclopédia livre: Pesquisa: Arlete Länzlinger, 2006, CEEAK- Suíça.


Carregar ppt ""Amai-vos e instruí-vos". INSTRUÇÃO Instrução é o ato ou efeito de instruir. É aquirir conhecimento. É aquirir conhecimento. o ser humano adquire as luzes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google