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REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE ---------- PROVÍNCIA DE INHAMBANE Governo do Distrito de MASSINGA ESCOLA PROFISSIONAL DE MASSINGA Resultados da Avaliação Interna.

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1 REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE PROVÍNCIA DE INHAMBANE Governo do Distrito de MASSINGA ESCOLA PROFISSIONAL DE MASSINGA Resultados da Avaliação Interna

2 LOCALIZAÇÃO E BREVE CARACTERIZAÇÃO HISTÓRICA A Escola localiza-se na Vila de Massinga, distrito do mesmo nome, na zona central da Província de Inhambane. Foi criada em 1973 como Escola de Artes e Ofícios de Massinga ; Em Dezembro de 2003, passa a designar-se Escola Profissional de Massinga; 2

3 O FERTA F ORMATIVA Actualmente funciona com 3 especialidades em regime de progressão modular, nomeadamente: Marcenaria/Carpintaria; Serralharia Civil; Empregado de Mesa e Bar (2009) 3

4 MISSÃO DA ESCOLA Formar alunos de nível básico, com competências de cariz geral e profissional, que respondam às necessidades do mercado de trabalho e contribuam no desenvolvimento integrado da região e do País. 4

5 VISÃO DA ESCOLA Ser reconhecida como uma Escola de referência a nível nacional, com profissionais qualificados e motivados, aberta ao exterior, empreendedora, respondendo às necessidades educativas e formativas, dos jovens, das suas famílias, da região e do País. 5

6 ALUN OS MHMH 1 Ano Ano Ano C Total FUNCIOMHMH DOCENTES NÃO DOC6511 Total EFECTIVOS ESCOLARES E NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS ALUNOS FUNCIONÁRIOS 6

7 I NFRA - ESTRUTURAS E PATRIMÓNIO 10 salas de aulas; 3 oficinas de especialidade (Serralharia civil, marcenaria e restaurante escola); 1 sala de informática; 1 laboratório misto equipado (Física, Química e Biologia); 1 edifício Administrativo (secretaria-geral, gabinete do Director e dos Adjuntos); 1 sala de Professores; 5 residências; Centro Internato com capacidade para 160 estudantes (100 rapazes e 60 raparigas) 7

8 DADOS SOBRE ORÇAMENTO FONTES DE FINANCIAMENTO Fundo Permanente , , ,00 FASE , , , ,00 PRETEP , , , ,10 ADE , , ,00 Cursos de C. Duraç , ,00 Subtotal , , ,10 Receitas próprias , , , ,00 Total Geral , , , ,10 8

9 DADOS SOBRE APLICAÇÃO DE FUNDOS LINHAS DE CUSTO Combustíveis e Lubrificantes , ,47 Material não duradouro de escritório , ,00 Material duradouro de escritório 6000,000-- Outros bens duradouros ,00-- Outros bens não duradouros (inclui internato) , , ,00 Manutenção e Reparação de Imóveis ,00-- Manutenção e Reparação de equipamento , , ,53 Seguros --- Comunicação , , ,00 Água e Electricidade Fardamento e calçado Orientação Profissional e Estágio Remuneração do pessoal contratado Ajudas de custo Total 9

10 LINHAS DE CUSTOCUSTO 01SerralhariaMaterial de aprendizagem Transporte Auto consumo Sub-total ,00Mt 4.342,00Mt 3.187,00Mt ,00Mt 02Marcenaria/Carpi ntaria Material de aprendizagem Transporte Auto Consumo Sub-total ,00Mt 5.048,00Mt ,00Mt ,00Mt 03AgriculturaLavouras Estacas de mandioqueira Auto consumo Sub-total 9.500,00Mt 1.200,00Mt ,00Mt 37825,00Mt 04Pecuária( frangos)Aquisição de pintos Ração e medicamentos Subsidio do criador Saldo Sub total ,00Mt ,00Mt ,00Mt ,00Mt ,00Mt 05Restaurante escola Compra de Insumos Saldo Sub-total ,00Mt ,00Mt ,00Mt Total ,00Mt % de contribuição da produção no orçamento global DADOS SOBRE APLICAÇÃO DE FUNDOS (CONTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO/RECEITAS INTERNAS) 10

11 LIDERANÇA E GOVERNAÇÃO Elaborados e em implementação PE e PdA com activa participação dos actores; Introduzido sistema de gestão escolar baseado em indicadores de desempenho; Revitalizado e em funcionamento o conselho da escola; Criado um sítio da EPM na internet; Inaugurado e aberto o Restaurante Escola; Constituídos e em funcionamento comissões de apoio à implementação do PE e PdA; 11

12 Fotos Inauguração do Restaurante Escola Torre Agua 12

13 ANÁLISE COMPARATIVA DA EVOLUÇÃO DO EFECTIVO DE ALUNOS E SUCESSO ESCOLAR PeríodoMIDESPER %MFINALAPROV%REPROV%GRADUA MHMHMH MHMMHMHMH M MH M MHHMMMH Total Efectivo profsNível académicoTipo de formação MHTotalBásicMédioBachLicenMestPhDForm. TécnForm. Geral

14 PLANIFICAÇÃO E GESTÃO PEDAGÓGICA Capacitados 13 professores (5 em práticas laboratoriais; 3 no curso de cozinha, e gestão de restaurante; 2 em gestão e manutenção da rede informática; 2 em gestão da biblioteca escolar; 1 em Marcenaria/carpintaria); Estabelecido o gabinete de estágio; Assinados 28 memorandos de colaboração com as empresas; Colocados nas empresas 162 estagiários; Restaurante escola em funcionamento; Formados 26 participantes em cursos de Curta duração (Electricidade e Construção Civil); Graduados em 2012, 80 alunos nas Especialidades de Serralharia Civil, Carpintaria Marcenaria e Mesa e Bar; 14

15 FOTOS Curso de Curta Duração de Construção Civil Aperfeiçoamento Pedagógico Formação de docentes de Hotelaria e Turismo da EPM em culinária, na UEM. 15

16 ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO FINANCEIRA Elaborado e executado o plano das necessidades do funcionamento dos sectores; Reabilitados e ampliados os sistemas de canalização de água na escola e rede eléctrica para as novas salas; Construído um pavilhão para criação de frangos com capacidade de 500 bicos por lote; Feita a manutenção geral das infraestruturas (pintura, substituição de redes, vidros, fechaduras e tranquetas; Reabilitadas as casas dos gestores do internato; Inventário do património actualizado; Introduzido sistema de gestão, controlo e manutenção preventiva do património em cada um dos sectores; Recepção de um veículo de marca Ford Ranger Recepção e em funcionamento uma máquina universal da carpintaria; 16

17 F OTOS Gabinete do Director Restaurante Escola 17

18 GESTÃO DO INTERNATO Elaborado e implementado plano geral de organização e funcionamento do internato; Elaborado e implementado plano anual de actividades do Internato (Limpeza geral e manutenção das áreas do internato/escola, campanhas de saneamento de meio; ocupação do estudantes nos tempos não lectivos); Fortalecida a participação dos pais e encarregados de educação na vida do internato (encontros regulares); Realizadas 6 sessões sobre HIV/SIDA e outros assuntos de interesse (educação- cívico moral); Melhorada a dieta alimentar dos alunos; Reduzida ocorrência de gravidezes no internato; 18

19 Produzidas 120 carteiras para uso externo ( ,00 Mt); Produção de 10 tambores/caixas de lixo e sua colocação em recintos estratégicos da escola; 19 FONTE2012 Serralharia33.699,00 Carpintaria/Marcen ,00 Restaurante escola ,00 Agricultura37.825,00 Pecuária ,00 Total ,00 PRODUÇÃO/CCDC

20 F OTOS Aviário da Escola Produção Escolar 20

21 Á REAS DE M ELHORAMENTO 21

22 LIDERANÇA & GOVERNAÇÃO Continuar o diálogo com o sector produtivo e outros grupos de interesse de modo a aumentar a abertura da EPM ao território; Aumentar as oportunidades de estágio, através da negociação e assinatura de mais memorandos de colaboração com o sector empresarial; Melhorar cada vez mais a comunicação interna e externa; Elaborar um plano mensal de actividades, realista e exequível; Elaborar um novo PE para um horizonte de 3 Anos; Construir o muro de vedação da escola; Consolidar o funcionamento das comissões de apoio à implementação do PE; Estabelecer uma base de dados, informatizada, sobre todos os processo decorrentes das realizações dos sectores de actividade da escola Actualizar, regularmente, o sítio, da escola na internet; 22

23 ÁREAS DE MELHORAMENTO ( PLANIFICAÇÃO E GESTÃO PEDAGÓGICA) Incrementar a taxa de sucesso escolar dos alunos em 5%, e reduzir a actual taxa de desperdícios de 11.5% a 5%; Incentivar o uso, pelos professores da escola, as novas tecnologias de comunicação e informação; Melhorar a planificação, supervisão e aplicação dos instrumentos de monitoria do sector pedagógico; Melhorar a planificação e gestão das aulas praticas, incluindo a avaliação de competências; Melhorar o uso efectivo da biblioteca pelos alunos através de práticas de pesquisas orientadas pelos professores; Continuação de sessões de divulgação da oferta formativa e em particular cursos de curta duração; 23

24 ÁREAS DE MELHORAMENTO (ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO FINANCEIRA) Melhorar o sistema de registo contabilístico e de execução orçamental; Incrementar os espaços lectivos (reabilitação de 3 edifícios do antigo centro Internato da escola Secundário de Massinga, em salas de aulas); Provisão contínua da internet na escola e manutenção permanente dos computadores; Melhorar o sistema de canalização de água nas diversas infra-estruturas da instituição; Reabilitar o tecto da oficina de Serralharia Civil; Manutenção permanente de equipamento e infra- estruturas em geral; Melhorar a produção, gestão, e controlo de fundos provenientes das receitas internas; 24

25 GESTÃO DO INTERNATO Adquirir 100 colchões e igual número de redes mosquiteiras para os alunos internos. Aumentar as áreas de produção de 0,75 para 2 hectares com vista a melhorar a dieta alimentar dos alunos e reduzir os encargos financeiros do estado. Melhorar continuamente a organização, planificação das actividades e controlo dos alunos no internato; Incrementar o número de sessões/palestras sobre educação cívico-moral dos alunos; 25

26 PRODUÇÃO/CCDC Melhorar a produção, registos, qualidade, gestão e controlo dos serviços prestados pelos diferentes sectores de produção escolar; Construir uma pocilga para o Internato com capacidade de 15 animais; Aumentar a actual capacidade de produção de frangos de 500 para 1000 bicos; Implementar o plano de manutenção preventiva do equipamento e materiais de produção; Incrementar a produtividade e receitas internas da escola, de ,00 MT a ,00 MT; 26

27 A ESCOLA PROFISSIONAL DE MASSINGA Descrição Salas de aula610 Alunos Professores2035 Oficinas didacticasCarpintaria e Serralharia Carpintaria, Serralharia e Restaurante Escola LaboratóriosNenhumQuímica, Física, Biologia BibliotecaNenhumaBiblioteca equipada Sala de informáticaNenhumaSala equipada e c/internet Água canalizadaPoço/FuroRede de distribuição geral Bloco Sanitário e WC para Administração NenhumExistentes/disponíveis Energia eléctricaGerador a DieselRede Pública da EDM Meios de transporte12 Serviços oferecidos a comunidade Serralharia Civil Marcenaria/Carpintaria Serralaharia Civil Marcenaria/Carpintaria Serviços de Mesa e Bar Cursos de Curta Duração Taxa de sucesso escolar80,5%86,3% 27

28 IMPACTO DO PRETEP NA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR Existência do PE e PdA que orientam as acções do desenvolvimento e actividades operacionais da escola; Existência de um PdA baseado em indicadores de desempenho; Estabelecimento do gabinete de estágio; Maior abertura da escola, ao território Existência de plano de manutenção preventiva do património; Existência de plataforma de acesso ao material de ensino; Base de dados sobre informações chave da escola, as actividades da escola (documentação das evidências); Apoio em material didáctico e financeiro para aulas práticas; Nível do desenvolvimento dos RHs Professores e gestores capacitados (Hotelaria e Turismo; TICs; Metodologias e gestão); 28

29 VAMOS APRENDER CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MOÇAMBIQUE 29


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