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Resultados da Avaliação Interna 2012

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Apresentação em tema: "Resultados da Avaliação Interna 2012"— Transcrição da apresentação:

1 Resultados da Avaliação Interna 2012
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE PROVÍNCIA DE INHAMBANE Governo do Distrito de MASSINGA ESCOLA PROFISSIONAL DE MASSINGA Resultados da Avaliação Interna 2012

2 LOCALIZAÇÃO E BREVE CARACTERIZAÇÃO HISTÓRICA
A Escola localiza-se na Vila de Massinga, distrito do mesmo nome, na zona central da Província de Inhambane. Foi criada em 1973 como “Escola de Artes e Ofícios de Massinga” ; Em Dezembro de 2003, passa a designar-se Escola Profissional de Massinga;

3 Oferta Formativa Actualmente funciona com 3 especialidades em regime de progressão modular, nomeadamente: Marcenaria/Carpintaria; Serralharia Civil; Empregado de Mesa e Bar (2009)

4 MISSÃO DA ESCOLA Formar alunos de nível básico, com competências de cariz geral e profissional, que respondam às necessidades do mercado de trabalho e contribuam no desenvolvimento integrado da região e do País.

5 VISÃO DA ESCOLA Ser reconhecida como uma Escola de referência a nível nacional, com profissionais qualificados e motivados, aberta ao exterior, empreendedora, respondendo às necessidades educativas e formativas, dos jovens, das suas famílias, da região e do País.

6 EFECTIVOS ESCOLARES E NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS
ALUNOS FUNCIONÁRIOS ALUNOS M H MH 1 Ano 89 157 246 2 Ano 43 118 161 Ano C. 26 69 95 Total 158 344 502 FUNCIO M H MH DOCENTES 12 24 36 NÃO DOC 6 5 11 Total 18 29 47

7 Infra-estruturas e património
10 salas de aulas; 3 oficinas de especialidade (Serralharia civil, marcenaria e restaurante escola); 1 sala de informática; 1 laboratório misto equipado (Física, Química e Biologia); 1 edifício Administrativo (secretaria-geral, gabinete do Director e dos Adjuntos); 1 sala de Professores; 5 residências; Centro Internato com capacidade para 160 estudantes (100 rapazes e 60 raparigas)

8 DADOS SOBRE ORÇAMENTO FONTES DE FINANCIAMENTO 2009 2010 2011 2012 2013
Fundo Permanente ,00 ,00 ,00 FASE ,32 ,47 ,00 ,00 PRETEP ,32 ,00 ,00 ,10 ADE - ,00 ,00 ,00 Cursos de C. Duraç ,00 ,00 Subtotal , 64 ,00 ,10 Receitas próprias ,00 ,00 ,50 ,00 Total Geral ,64 ,47 ,50 ,10

9 DADOS SOBRE APLICAÇÃO DE FUNDOS
LINHAS DE CUSTO 2010 2011 2012 Combustíveis e Lubrificantes ,00 ,47 Material não duradouro de escritório 17.000,00 40.500,00 Material duradouro de escritório 6000,000 - Outros bens duradouros 20.000,00 Outros bens não duradouros (inclui internato) ,00 ,00 ,00 Manutenção e Reparação de Imóveis 13.000,00 Manutenção e Reparação de equipamento 65.000,00 34.762,53 87.741,53 Seguros Comunicação 37.000,00 36.783,72 Água e Electricidade Fardamento e calçado Orientação Profissional e Estágio Remuneração do pessoal contratado Ajudas de custo Total

10 % de contribuição da produção no orçamento global
DADOS SOBRE APLICAÇÃO DE FUNDOS (CONTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO/RECEITAS INTERNAS) LINHAS DE CUSTO CUSTO 01 Serralharia Material de aprendizagem Transporte Auto consumo Sub-total 26.170,00Mt 4.342,00Mt 3.187,00Mt 33.699,00Mt 02 Marcenaria/Carpintaria Auto Consumo 73.623,00Mt 5.048,00Mt 64.209,00Mt ,00Mt 03 Agricultura Lavouras Estacas de mandioqueira 9.500,00Mt 1.200,00Mt 27.325,00Mt 37825,00Mt 04 Pecuária( frangos) Aquisição de pintos Ração e medicamentos Subsidio do criador Saldo Sub total 57.400,00Mt ,00Mt 30.000,00Mt 91.490,00Mt ,00Mt 05 Restaurante escola Compra de Insumos ,00Mt 62.497,00Mt ,00Mt Total ,00Mt % de contribuição da produção no orçamento global

11 LIDERANÇA E GOVERNAÇÃO
Elaborados e em implementação PE e PdA com activa participação dos actores; Introduzido sistema de gestão escolar baseado em indicadores de desempenho; Revitalizado e em funcionamento o conselho da escola; Criado um sítio da EPM na internet; Inaugurado e aberto o Restaurante Escola; Constituídos e em funcionamento comissões de apoio à implementação do PE e PdA;

12 Fotos Inauguração do Restaurante Escola Torre Agua

13 ANÁLISE COMPARATIVA DA EVOLUÇÃO DO EFECTIVO DE ALUNOS E SUCESSO ESCOLAR
Período MI DESPER % MFINAL APROV REPROV GRADUA M H MH HM 2009 83 250 333 11 22 33 13 9.9 72 228 300 62 188 87 10 40 50 17 19 91 26 30 2010 95 263 358 14 36 15 81 227 308 73 204 277 90 8 23 31 68 85 21 28 2011 107 280 387 7 43 6.5 101 243 344 210 297 86 47 53 24 2012 143 310 453 18 34 52 12 125 276 401 109 237 346 55 106 2013 158 337 495 Total 428 1103 1531 128 178 379 974 1353 339 869 1208 39 145 97 266 363 27 Efectivo profs Nível académico Tipo de formação M H Total Básic Médio Bach Licen Mest PhD Form. Técn Form. Geral  12 24   36  5  16  8  19 17

14 PLANIFICAÇÃO E GESTÃO PEDAGÓGICA
Capacitados 13 professores (5 em práticas laboratoriais; 3 no curso de cozinha, e gestão de restaurante; 2 em gestão e manutenção da rede informática; 2 em gestão da biblioteca escolar; 1 em Marcenaria/carpintaria); Estabelecido o gabinete de estágio; Assinados 28 memorandos de colaboração com as empresas; Colocados nas empresas 162 estagiários; Restaurante escola em funcionamento; Formados 26 participantes em cursos de Curta duração (Electricidade e Construção Civil); Graduados em 2012, 80 alunos nas Especialidades de Serralharia Civil, Carpintaria Marcenaria e Mesa e Bar;

15 fotos Aperfeiçoamento Pedagógico
Curso de Curta Duração de Construção Civil Formação de docentes de Hotelaria e Turismo da EPM em culinária, na UEM.

16 ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO FINANCEIRA
Elaborado e executado o plano das necessidades do funcionamento dos sectores; Reabilitados e ampliados os sistemas de canalização de água na escola e rede eléctrica para as novas salas; Construído um pavilhão para criação de frangos com capacidade de 500 bicos por lote; Feita a manutenção geral das infraestruturas (pintura, substituição de redes, vidros, fechaduras e tranquetas; Reabilitadas as casas dos gestores do internato; Inventário do património actualizado; Introduzido sistema de gestão, controlo e manutenção preventiva do património em cada um dos sectores; Recepção de um veículo de marca Ford Ranger Recepção e em funcionamento uma máquina universal da carpintaria;

17 Fotos Gabinete do Director Restaurante Escola

18 GESTÃO DO INTERNATO Elaborado e implementado plano geral de organização e funcionamento do internato; Elaborado e implementado plano anual de actividades do Internato (Limpeza geral e manutenção das áreas do internato/escola, campanhas de saneamento de meio; ocupação do estudantes nos tempos não lectivos); Fortalecida a participação dos pais e encarregados de educação na vida do internato (encontros regulares); Realizadas 6 sessões sobre HIV/SIDA e outros assuntos de interesse (educação- cívico moral); Melhorada a dieta alimentar dos alunos; Reduzida ocorrência de gravidezes no internato;

19 PRODUÇÃO/CCDC Produzidas 120 carteiras para uso externo ( ,00 Mt); Produção de 10 tambores/caixas de lixo e sua colocação em recintos estratégicos da escola; FONTE 2012 Serralharia 33.699,00 Carpintaria/Marcen. ,00 Restaurante escola ,00 Agricultura 37.825,00 Pecuária ,00 Total ,00

20 Fotos Produção Escolar Aviário da Escola

21 Áreas de Melhoramento

22 LIDERANÇA & GOVERNAÇÃO
Continuar o diálogo com o sector produtivo e outros grupos de interesse de modo a aumentar a abertura da EPM ao território; Aumentar as oportunidades de estágio, através da negociação e assinatura de mais memorandos de colaboração com o sector empresarial; Melhorar cada vez mais a comunicação interna e externa; Elaborar um plano mensal de actividades, realista e exequível; Elaborar um novo PE para um horizonte de 3 Anos; Construir o muro de vedação da escola; Consolidar o funcionamento das comissões de apoio à implementação do PE; Estabelecer uma base de dados, informatizada, sobre todos os processo decorrentes das realizações dos sectores de actividade da escola Actualizar, regularmente, o sítio, da escola na internet;

23 ÁREAS DE MELHORAMENTO (PLANIFICAÇÃO E GESTÃO PEDAGÓGICA)
Incrementar a taxa de sucesso escolar dos alunos em 5%, e reduzir a actual taxa de desperdícios de 11.5% a 5%; Incentivar o uso, pelos professores da escola, as novas tecnologias de comunicação e informação; Melhorar a planificação, supervisão e aplicação dos instrumentos de monitoria do sector pedagógico; Melhorar a planificação e gestão das aulas praticas, incluindo a avaliação de competências; Melhorar o uso efectivo da biblioteca pelos alunos através de práticas de pesquisas orientadas pelos professores; Continuação de sessões de divulgação da oferta formativa e em particular cursos de curta duração;

24 ÁREAS DE MELHORAMENTO (ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO FINANCEIRA)
Melhorar o sistema de registo contabilístico e de execução orçamental; Incrementar os espaços lectivos (reabilitação de 3 edifícios do antigo centro Internato da escola Secundário de Massinga, em salas de aulas); Provisão contínua da internet na escola e manutenção permanente dos computadores; Melhorar o sistema de canalização de água nas diversas infra-estruturas da instituição; Reabilitar o tecto da oficina de Serralharia Civil; Manutenção permanente de equipamento e infra- estruturas em geral; Melhorar a produção, gestão, e controlo de fundos provenientes das receitas internas;

25 GESTÃO DO INTERNATO Adquirir 100 colchões e igual número de redes mosquiteiras para os alunos internos. Aumentar as áreas de produção de 0,75 para 2 hectares com vista a melhorar a dieta alimentar dos alunos e reduzir os encargos financeiros do estado. Melhorar continuamente a organização, planificação das actividades e controlo dos alunos no internato; Incrementar o número de sessões/palestras sobre educação cívico-moral dos alunos;

26 PRODUÇÃO/CCDC Melhorar a produção, registos, qualidade, gestão e controlo dos serviços prestados pelos diferentes sectores de produção escolar; Construir uma pocilga para o Internato com capacidade de 15 animais; Aumentar a actual capacidade de produção de frangos de 500 para 1000 bicos; Implementar o plano de manutenção preventiva do equipamento e materiais de produção; Incrementar a produtividade e receitas internas da escola, de ,00 MT a ,00 MT;

27 A ESCOLA PROFISSIONAL DE MASSINGA
Descrição 2008 2012 Salas de aula 6 10 Alunos 282 490 Professores 20 35 Oficinas didacticas Carpintaria e Serralharia Carpintaria, Serralharia e Restaurante Escola Laboratórios Nenhum Química, Física, Biologia Biblioteca Nenhuma Biblioteca equipada Sala de informática Sala equipada e c/internet Água canalizada Poço/Furo Rede de distribuição geral Bloco Sanitário e WC para Administração Existentes/disponíveis Energia eléctrica Gerador a Diesel Rede Pública da EDM Meios de transporte 1 2 Serviços oferecidos a comunidade Serralharia Civil Marcenaria/Carpintaria Serralaharia Civil Serviços de Mesa e Bar Cursos de Curta Duração Taxa de sucesso escolar 80,5% 86,3%

28 IMPACTO DO PRETEP NA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR
Existência do PE e PdA que orientam as acções do desenvolvimento e actividades operacionais da escola; Existência de um PdA baseado em indicadores de desempenho; Estabelecimento do gabinete de estágio; Maior abertura da escola, ao território Existência de plano de manutenção preventiva do património; Existência de plataforma de acesso ao material de ensino; Base de dados sobre informações chave da escola, as actividades da escola (documentação das evidências); Apoio em material didáctico e financeiro para aulas práticas; Nível do desenvolvimento dos RHs Professores e gestores capacitados (Hotelaria e Turismo; TICs; Metodologias e gestão);

29 MUITO OBRIGADO ” VAMOS APRENDER CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MOÇAMBIQUE” 29


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