A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entendendo os Indicadores Conceito Preliminar de Curso - CPC e o Índice Geral de Cursos – IGC Impactos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entendendo os Indicadores Conceito Preliminar de Curso - CPC e o Índice Geral de Cursos – IGC Impactos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes -"— Transcrição da apresentação:

1 Entendendo os Indicadores Conceito Preliminar de Curso - CPC e o Índice Geral de Cursos – IGC Impactos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade nos Indicadores Rodrigo Capelato 2011

2 ÍNDICES – APRESENTAÇÃO GERAL 1. CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO – CPC CPC = 55% ENADE + 15% ENEM + 30% INSUMOS 2. ÍNDICE GERAL DE CURSOS - IGC IGC = (+) MÉDIA PONDERADA DOS CPCs (+) MÉDIA PONDERADA CONCEITO CAPES DOS PROGRAMAS DE MESTRADO (+) MÉDIA PONDERADA CONCEITO CAPES PROGRAMAS DE DOUTORADO

3 CONCEITO – CURVA DE GAUSS

4 COMPOSIÇÕES CPC CPC 2008 CPC 2009 CPC 2010CPC 2011 ENADE40% - -- Nota Ingressantes- 15% 15% (ENEM) Nota Concluintes- 15% IDD30% Infraestrutura3,06% 5% Projeto Pedagógico8,13% 5% Doutores11,67% 20% Mestres0,00% 5% Regime de Trabalho7,14% 5% TOTAL100%

5 COMO CALCULAR O CPC InfraPedagMestreDoutorRegimeIngressantesConcluintesIDD CPC Contínuo CPC Peso5% 20%5%15% 30% Conceitos Exemplo3,353,293,622,521,843,432,492,27 Conceito Ponderado0,170,160,180,500,090,510,370,682,683 Nota Enade Concluintes Formação GeralComponente Específico Peso25%75% Conceitos Exemplo2,052,64 Conceito Ponderado0,511,98 Nota Final2,49

6 CÁLCULO DO IGC CURSOENADECPC CONTÍNUOMATRÍCULAS FisioterapiaENADE 2007CPC 2008CENSO ANO 2007 Engenharia CivilENADE 2008CPC 2009CENSO ANO 2008 AdministraçãoENADE 2009CPC 2010CENSO ANO 2009 CURSOCPC CONTÍNUOIGC CONTINUOIGC FAIXA Fisioterapia2, %0, Engenharia Civil1, %0, Administração1, %0, %1, % DE MATRÍCULAS IGC 2010

7 CONSEQUÊNCIAS DO ENADE, DO CPC E DO IGC 1. CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO – CPC Próxima turma não tem acesso ao FIES; Redução de vagas; Imagem; Supervisão in loco. 2. ÍNDICE GERAL DE CURSOS - IGC Perda de autonomia universitária; Restrição a linhas de crédito do BNDES; Imagem; Supervisão in loco. 3. EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES Desvalorização do diploma; Instrumento de processos de recrutamento: EMBRAER; HOSPITAL ALBERT EINSTEIN; IBM; HIPERMARCAS.

8 AVALIAÇÃO INFRAESTRUTURA Como são as instalações físicas (salas de aula, laboratórios, ambientes de trabalho / estudo) utilizadas no seu curso? A) Amplas, arejadas, bem iluminadas e com mobiliário adequado. B) Arejadas, bem iluminadas e com mobiliário satisfatório, embora pequenas em relação ao número de estudantes. C) Bem iluminadas e com mobiliário satisfatório, embora sejam mal ventiladas e pequenas em relação ao número de estudantes. D) Mal ventiladas, mal iluminadas, pequenas em relação ao número de estudantes e com mobiliário razoavelmente satisfatório. E) Mal arejadas, mal iluminadas, com mobiliário inadequado e pequenas em relação ao número de estudantes. Como a sua instituição viabiliza o acesso dos estudantes de graduação aos microcomputadores para atender às necessidades do curso? A) Plenamente. B) De forma limitada. C) Não viabiliza para os estudantes do meu curso. D) Não viabiliza para nenhum estudante. E) O curso não necessita de microcomputadores. QUESTÕES PARA AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A INFRAESTRUTURA

9 AVALIAÇÃO INFRAESTRUTURA Horário de funcionamento da biblioteca atende às suas necessidades. A) Plenamente adequado. B) Adequado. C) Pouco adequado. D) Inadequado. E) Não sei responder. Com relação aos livros mais usados no curso, o número de exemplares disponíveis na biblioteca atende ao alunado? A) Atende plenamente. B) Atende razoavelmente. C) Atende precariamente. D) Não atende. E) Não sei responder. QUESTÕES PARA AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A INFRAESTRUTURA

10 AVALIAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO Como você avalia o currículo do seu curso? A) É bem integrado e há clara vinculação entre as disciplinas. B) É relativamente integrado, já que as disciplinas se vinculam apenas por blocos ou áreas de conhecimento afins. C) É pouco integrado, já que poucas disciplinas se interligam. D) Não apresenta integração alguma entre as disciplinas. E) Não sei dizer. Ao iniciarem os trabalhos em cada disciplina, os docentes discutem o plano de ensino com os estudantes? A) Sim, todos. B) Sim, a maior parte. C) Sim, mas apenas cerca da metade. D) Sim, mas menos da metade. E) Nenhum discute. QUESTÕES PARA AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O PROJETO PEDAGÓGICO

11 AVALIAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO Os planos de ensino contêm todos os seguintes aspectos: objetivos, procedimentos de ensino e de avaliação, conteúdos e bibliografia da disciplina? A) Sim, todos contêm. B) Sim, a maior parte contém. C) Sim, mas apenas cerca da metade contém. D) Sim, mas apenas menos da metade contém. E) Não, nenhum contém. Qual é a disponibilidade dos professores do curso, na instituição, para orientação extraclasse? A) Todos têm disponibilidade. B) A maioria tem disponibilidade. C) Cerca da metade tem disponibilidade. D) Menos da metade tem disponibilidade. E) Nenhum tem disponibilidade. QUESTÕES PARA AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O PROJETO PEDAGÓGICO

12 REFERÊNCIAS Prazo do questionário sócio econômico: 07 de outubro a 06 de novembro Dia da prova: 06 de novembro Manual Enade 2011 Exemplo – questionárioquestionário Onde encontrar modelo de questionário sócio econômico: Exemplo de prova – Formação GeralFormação Geral Exemplo de prova – Componente EspecíficoComponente Específico Onde encontrar modelos de provas:

13 PRECAUÇÕES Ler com muita atenção as orientações das provas – exemplo FESP exemplo FESP Cuidado com as orientações dos fiscais de prova Preencher o questionário com antecedência e com seriedade Verificar local e horário da prova com antecedência Realizar o ENADE com consciência Realizar simulações com provas dos anos anteriores

14 PRECAUÇÕES BOA SORTE!!!

15


Carregar ppt "Entendendo os Indicadores Conceito Preliminar de Curso - CPC e o Índice Geral de Cursos – IGC Impactos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google