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O SINAES E OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: REFLEXÕES SOBRE O PRIMEIRO CÍCLO II Seminário Internacional de Avaliação da Educação.

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1 O SINAES E OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: REFLEXÕES SOBRE O PRIMEIRO CÍCLO II Seminário Internacional de Avaliação da Educação Superior Brasília, 19 de agosto de 2008 Bob Verhine UFBA / FAPESB / CONAES

2 A. A Experiência Internacional a. Experiência norte-americana b. Tendências globais - Massificação - Diversificação - Custos crescentes - Equivalência de títulos Contexto Internacional

3 c. Finalidades - Regulação e controle - Feedback para ações de melhoria - Responsabilização (transparência) - Orientação para escolhas estudantis - Equivalência internacional de títulos acadêmicos Contexto Internacional

4 d. Modelo Geral - agência central - auto-avaliação institucional - visitas por pares externos - relatórios - financiamento não vinculado Contexto Internacional

5 - Sistema da CAPES (1976) - PAIUB (1993) - ENC / ACE (Provão,1995) - SINAES (2004) Contexto Histórico Nacional

6 Um sistema integrando: Experiências anteriores Instituições / Cursos Avaliação externa x interna Avaliação educativa x regulação INEP/CAPES/SETEC/SEED/SESU/ CNE, coordenados pela CONAES SINAES

7 Gestão: componentes 1. CONAES (coordenação) 2. INEP (execução) 3.CTAA (acompanhamento) 4.CPA (gestão local) SINAES

8 Gestão: problemas 1. Clareza sobre responsabilidades 2. Articulação entre os componentes 3.Condições de funcionamento da CONAES 4.A concepção e implementação das CPAs SINAES

9 Componentes: 1. Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2. Avaliação de Cursos 3. Avaliação de Instituições SINAES

10 - Avaliação de ingressantes (valor agregado) - Cursos avaliados trienalmente - Utilização de amostras representativas - Maior ênfase no conhecimento geral - Divulgação discreta dos resultados - Uso de relatórios pedagógicos - Prova apenas um ingrediente de um processo avaliativo institucional mais abrangente DIFERENÇAS ENADE X ENC

11 Áreas Cursos Estudantes 2004: : : Total p/ Cíclo DADOS SOBRE O 1º. CÍCLO DO ENADE

12 - Finalidade não claramente posta - Questões de eqüidade / obrigatoriedade - Limitações no tamanho e na abrangência das provas - Conceitos referenciados pela norma, não por critérios - Conceitos contemplam os resultados dos ingressantes - Questões quanto à concepção do IDD - Oferecimento de prêmios aos estudantes - Tratamento das instituições que não colaboram - Distorções devidas a boicotes estudantis - Necessidade de uma avaliação técnica externa PROBLEMAS COM O ENADE

13 - Os outros componentes do SINAES ainda não implementados na integra Cursos: em 2007, visitas realizadas apenas na área de Medicina Veterinária Instituições: em 2007, apenas 137 instituições visitadas (1303 relatórios de auto-avaliação apresentados em 2006) PROBLEMAS COM O ENADE

14 Complexidade do sistema de avaliação Tamanho e diversidade do sistema de Ed. Superior Necessidade de qualificar os avaliadores Problemas com a gratificação dos avaliadores Necessidade de pretestagem dos instrumentos e procedimentos e de fazer ajustes para sanar os problemas detectados PRINCIPAIS RAZÕES PELO ATRASO

15 - Simplificação dos instrumentos referentes à avaliação de cursos e de instituições -Qualificação e atualização dos avaliadores -Utilização do Conceito Preliminar para cursos CPC: Insumos (4 variáveis) = 30% Escore ENADE = 40% IDD (ENADE) = 30% - Criação do Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) AÇÕES PARA VIABILIZAR O SINAES

16 P Assegurar a continuidade e qualidade do processo de Auto-Avaliação Institucional Repensar papel e natureza da CPA Estabelecer entidades executoras Fornecer orientação e intercâmbio Introduzir incentivos apropriados Valorizar o relatório de auto-avaliação na avaliação externa da instituição O PRINCIPAL PROBLEMA PENDENTE

17 Articulação entre o SINAES e a avaliação da CAPES Gestão e governança Avaliação educativa x regulação Crescimento do sistema Diversidade e desequilíbrio Simplificação OS PRINCIPAIS DESAFIOS


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