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Programação Orientada a Objetos II Definição de Diretrizes para o Semestre.

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Apresentação em tema: "Programação Orientada a Objetos II Definição de Diretrizes para o Semestre."— Transcrição da apresentação:

1 Programação Orientada a Objetos II Definição de Diretrizes para o Semestre

2 Objetivo da Aula Construir diretrizes para trabalhar o conteúdo de Programação Orientada a Objetos II ao longo do semestre Como vamos avaliar se o objetivo foi atingido? Participação de TODOS durante o dia; Quadro com as dificuldades, pontos fortes e visão de futuro; Lista de habilidades já desenvolvidas;

3 Plano de Trabalho Qual minha experiência; Minhas dificuldades, pontos fortes e visões de futuro; Apresentação Compreender melhor o perfil de vocês; Consolidar resultado em um quadro guia para o semestre; Dinâmica: Dificuldades, Pontos fortes e Visões de Futuro Rever alguns conceitos de Programação OO; Reconhecer o conhecimento atual da turma para preparar as aulas futuras; Habilidades e Competências da Turma: Revendo os Conceitos. Visão geral do mercado de TI em Florianópolis; Salários, opções de trabalho, cursos de graduação. O Mercado de TI em Florianópolis: Possibilidades. Revisão do que foi construído durante a aula; Próximas aulas; Feliz páscoa... Fechamento

4 Apresentação – Geral Kaléu Caminha, 21 anos; 8ª Fase do curso de Sistemas de Informação na UFSC; 4 Anos de experiência com programação; 1 ano de experiência em iniciação científica; Experiência com Empresa Júnior, Centro Acadêmico e Organização de Eventos; Freelancer, Estagiário, CLT... Cursos de Desenvolvimento Pessoal pela UNIPAZ- SUL;

5 Apresentação – Competência Técnica Foco em Desenvolvimento Web com PHP5 OO, Interfaces Ricas com JavaScript e AJAX, XHTML, CSS; Uso de Diversos Frameworks e Construção de framework para interfaces gráficas; Java Durante todo o curso de Sistemas de Informação;

6 Apresentação – Atividades Atuais Professor SENAI Web Design, iniciação profissional e Programação OO; Freelancer em Desenvolvimento Web com Elgg, Wordpress e outros; TCC: Criação de um ambiente de suporte a Comunidades de Prática;

7 Apresentação - Contato

8 Com o que quero trabalhar? Quanto quero ganhar? O que gosto de fazer? O que mais gostei de fazer até agora? O que acho que faço bem e que gosto de construir? Com qual matéria mais me identifiquei? O que não entendo? Quais as atividades e matérias mais difíceis? Quais conceitos ainda são confusos? Dinâmica O Objetivo dessa dinâmica é construirmos um quadro com as principais dificuldades que vocês tem em programação, seus pontos fortes (o que gostam de fazer) e o que buscamos para o nosso futuro como profissionais. Dificuldades Pontos Fortes Visão de Futuro

9 Iniciando... Criação de Ambientes Sociais para troca de conhecimento; Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento; Trabalhar com Ensino. Uso de Frameworks, APIs, Design Patterns, Libs, enfim, tudo que me ajuda a nunca repetir trabalho; Desenvolvimento de Interfaces e Design de Interação; Qualidade de Código e Código Limpo; Aplicãções Sociais. Testes de Software. Simplicidade; Algoritmos complexos e matemáticos. DificuldadesPontos FortesVisão de Futuro

10 Esquema da Dinâmica Formação de Pequenos Grupos (4 pessoas) Cada aluno pode falar por 5 minutos sobre os itens solicitados Escolha de Relator para o Grupo e exposição para toda a turma os itens apresentados. Criação de Quadro de Referência com as principais dificuldades, pontos fortes e Visões de Futuro da turma 20 min 2 min 30min

11 Habilidades e Competências O Objetivo agora é ter uma visão ampla e clara das competências técnicas em Programação que vocês já viram. Para isso utilizaremos uma escala que vai de Nunca ouvimos falar até Somos experts. Serão apresentados os temas, algum exemplo e cada aluno será chamado a responder alguma pergunta ou apresentar algum exemplo.

12 Programação Estruturada Sequência / Linear Estruturas de Decisão Estruturas de Iteração Exemplo de outra estrutura de decisão além do IF... Exemplo de outra estrutura de iteração além do FOR...

13 Programação Orientada a Objetos Abstração Se esta classe pessoa fosse utilizada para registrar informações de alunos no sistema do SENAI. Quais atributos e métodos seriam relevantes? E se utilizássemos a abstração Pessoa para um jogo como the Sims, quais métodos e atributos ela poderia ter?

14 Classes e Objetos class Aluno protected String matricula; protected String nome; protected Curso curso;... public String getNome(); public void setNome(String nome); public boolean estaMatriculado();... Outro exemplo de classe do mundo real... Aluno kaleu = new Aluno(Kaléu Caminha); Aluno pedro = new Aluno(Pedro Antônio); Aluno joana = new Aluno(Joana Rebello); cursoInformatica.addAluno(kaleu); cursoInformatica.addAluno(pedro); cursoInformatica.addAluno(joana); E alguns exemplos de objetos...

15 Variáveis e Tipos... String nome = Kaléu Caminha; Aluno kaleu = new Aluno(nome); Aluno pedro = new Aluno(Pedro Antônio); Aluno joana = new Aluno(Joana Rebello); Curso cursoInformatica = new Curso(Técnico em Informática); cursoInformatica.addAluno(kaleu); cursoInformatica.addAluno(pedro); cursoInformatica.addAluno(joana);... Tipos Primitivos Tipos Compostos Exemplos de tipos primitivos além de int...

16 Atributos e Encapsulamento public protected private class JogoTabuleiro { public Tipo qualquerAtributo; //não deve ser utilizado em nenhuma hipótese... protected Jogador jogador1; protected Jogador jogador2; private int controleJogadorDaVez; } Exemplos...

17 Métodos... public boolean realizaLogin(String login, String senha){... return true; // Se login e senha existem. } public void envia (String destinatario, String mensagem, String assunto){... }... Tipo do valor de retorno Parâmetros O que significa o void mesmo?

18 Associação, Composição e Agregação Qual a diferença entre Associação e Composição? Exemplos...

19 Herança Outro Exemplo...

20 Polimorfismo... public int quadrado(int x){ return x * x; } public float quadrado(float x){ return x * x; }... class Moto extends Veiculo {... public int getNumRodas(){ return 2; }... } class Carro extends Veiculo {... public int getNumRodas(){ return 4; }... }... public int soma(int x, int y){ return x + y; } public int soma(int x, int y, int z){ return x + y + z; }...

21 Classes Interface Quem Realiza O que? Onde mais podemos utilizar Interfaces?

22 Classes Abstratas O que uma classe abstrata tem que uma interface não tem? Como saber se devo utilizar uma ou outra?

23 Classes e Métodos estáticos public class Calculo { public static int soma(int x, int y){ return x+y; } public int multiplicacao(int x, int y){ return x*y; }... int valor1 = 10; int valor2 = 15; Int result = Calculo.soma(valor1, valor2);... Qual a diferença entre métodos estáticos e não-estáticos?

24 IDEs Alguma outra? Quais recursos você utiliza? Geração de código?

25 Interfaces Gráficas

26 Frameworks e Design Patterns O que é um Framework? Tem um exemplo? O que é um Design Pattern? Um exemplo?

27 E além... O que mais foi visto em aula? E fora do curso, viram algo diferente?

28 O Mercado de TI - Possibilidades Games Desktop Criação de Sites e Portais Sofwtare Desktop Banco de Dados Games Celular Aplicativos para redes sociais Sistemas de Informações Educacionais Engenharia e Gestão do Conhecimento Games Web / Flash Sistemas Baseados em Web Qualidade de Software Gestão de TI Designer 3D Engenharia de Software HardwareEnsino

29 O Mercado de TI - Salários CargoValor Médio Estagiário PHP~600,00 Programador PHP/Javascript Júnior1.300 Programador PHP/Javascript Intermediário1.700 / Programador PHP/Javascript Pleno2.500 / Estagiário Java~ Programador Java Júnior1.600 Programador Java Intermediário2.000 / Programador Java Pleno3.000 / Desenvolvedor Interfaces Médio1.500 / 2.000

30 O Mercado de TI – Algumas Empresas de Floripa

31 Fechamento Obrigado e Feliz Páscoa.!!!!


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