A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

U.E. L. P4 Assinale a alternativa incorreta. a) A acelerada industrialização e a modernização da agricultura ocorridas nos anos 70 levaram a um intenso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "U.E. L. P4 Assinale a alternativa incorreta. a) A acelerada industrialização e a modernização da agricultura ocorridas nos anos 70 levaram a um intenso."— Transcrição da apresentação:

1 U.E. L. P4 Assinale a alternativa incorreta. a) A acelerada industrialização e a modernização da agricultura ocorridas nos anos 70 levaram a um intenso crescimento populacional nas metrópoles, o que agravou seus problemas urbanos e ambientais. b) Existe um processo de megalopolização em curso no Brasil devido ao crescimento urbano nas cidades do eixo Rio/São Paulo, embora o ritmo de crescimento populacional nas principais regiões metropolitanas desses estados tenha diminuído nas últimas décadas. c) A Região Metropolitana de Curitiba é um caso particular na urbanização brasileira, visto que seu crescimento populacional vem se mantendo intenso nos anos 90, ao contrário das outras metrópoles. d) Na última década, o sentido predominante das migrações tem sido da cidade para o campo. e) O redirecionamento dos fluxos migratórios tem reduzido as pressões sobre a infraestrutura urbana das grandes metrópoles, mas a contrapartida desse fenômeno foi o comprometimento da qualidade de vida nas cidades médias do interior.

2 U.F. São Carlos 2P Considere as seguintes afirmações sobre a população brasileira. I. Reduziu, de forma significativa, os movimentos migratórios inter-regionais e extraregionais. II. Apresenta, nestas últimas décadas, redução da taxa de fertilidade. III. Tem, gradativamente, aumentado a esperança de vida. IV. Caracteriza-se pelo forte crescimento vegetativo. V. Apresenta taxas de mortalidade infantil diferenciadas de acordo com a região. Estão corretas SOMENTE as afirmações a)I, II e IV. b)I, II e V. c)I, III e IV. d)II, III e V. e)III, IV e V.

3 Univali - 3C O crescimento populacional contemporâneo é responsável pela estagnação econômica do Terceiro Mundo. Os altos investimentos demográficos desviam os escassos recursos de capital do investimento produtivo. O planejamento familiar visa a alterar as taxas de fertilidade sem precisar modificar as estruturas fundamentais da sociedade. Essas afirmações integram uma doutrina demográfica: a) terceiro-mundista b) neomarxista c) neomalthusiana d) mulçulmano-xiita e) clerical-progressista

4 UFMS 4 Há uma diferença entre população e povoamento. Um país pode ser populoso e não ser densamente povoado. A respeito do Brasil pode-se dizer que: a) É o quinto país mais populoso e mais povoado do mundo. b) É o mais populoso e o mais povoado do continente americano. c) Em densidade demográfica só perde para a China e a Índia. d) Apesar de ser o quinto país mais populoso do mundo, é relativamente pouco povoado por ter uma grande área territorial. e) É o país mais populoso e o mais povoado da América Latina.

5 U.1. Uberlândia Com relação à demografia, considere as seguintes afirmativas. I. Taxa de natalidade é o número de nascidos vivos registrados em um ano por cem mil habitantes. II. Taxa de crescimento vegetativo é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. III. Taxa de fecundidade é o número médio de filhos por mulher em idade de procriar, que, por convenção, tem entre 15 e 49 anos. IV. Taxa de mortalidade é o número de óbitos registrado em um ano por mil habitantes. V. Taxa de mortalidade infantil é a relação entre o número de óbitos de crianças com menos de um ano, multiplicado por mil, e o número de crianças nascidas vivas durante o ano civil. É correto afirmar que: a) II, III, IV e V são verdadeiras; b) apenas III, IV e V são verdadeiras; c) I, II, IV e V são verdadeiras; d) apenas I, II e IV são verdadeiras. e) Todas são verdadeiras

6 Unifenas - MG -1 O termo População Economicamente Ativa (PEA) designa toda população: a) que participa do mercado de trabalho; b) dotada ativamente de poder econômico; c) que possui bens e está no mercado de consumo; d) que trabalha na indústria; e) que está desempregada.

7 UFPR - 3 O meu pai era paulista/ Meu avô, pernambucano/ O meu bisavô, mineiro/ Meu tataravô, baiano/ Vou na estrada. Há muitos anos sou um artista brasileiro. P HOLANDA F. B. In: CD Para Todos. BMG Ariola Discos Ltda., Os versos da canção do compositor e músico Francisco Buarque de Holanda, conhecido como Chico Buarque, retratam as diferentes origens de quatro gerações de sua família. Esta diversidade exemplifica um dos muitos processos que contribuem para a formação do povo brasileiro. Sobre o tema, é incorreto afirmar: ( ) Os versos de Chico Buarque são um testemunho poético da mobilidade populacional do povo brasileiro. ( ) As imigrações não alteraram a composição étnica brasileira. ( ) A mistura de povos de diferentes etnias contribui para o conflito linguístico existente no Brasil. ( ) Desde a última década não ocorre miscigenação porque cessaram os movimentos migratórios intra-regionais.

8 FGV – 2 – SP I. Condição de vida dos brasileiros melhorou. II. Miséria ainda é ameaça à crianças. (Folha de São Paulo, C-p.1 e C-p.5) As manchetes acima fazem parte do balanço do IBGE da última década do século XX, divulgado pela mídia. Ambas constituem retratos do Brasil, referindo-se, respectivamente: a) ao decréscimo da mortalidade infantil no país e à situação peculiar e exclusiva da miséria no Estado de Alagoas. b) ao aumento da expectativa de vida e à persistência de desigualdades sociais resultantes da concentração de renda. c) à efetiva melhoria na distribuição da renda nacional e à persistência das altas taxas de mortalidade infantil que decresceram apenas na Região Sul. d) ao aumento da expectativa de vida e à situação peculiar e exclusiva da miséria no Estado de Alagoas. e) à efetiva melhoria na distribuição da renda nacional e à baixa taxa de escolarização no país, especialmente nas Regiões Nordeste e Centro-Oeste.

9 UFRJ 1 Analisando as pirâmides etárias representadas na figura acima, podemos concluir que o: a) Brasil pode ser considerado um país em transição demográfica, passando de país jovem para maduro; b) Brasil tente a continuar um país jovem, com elevadas taxas de natalidade e baixa expectativa de vida; c) Brasil apresenta uma transição demográfica concluída, evidenciada pelas baixas taxas de natalidade e mortalidade; d) Brasil apresenta uma população envelhecida, determinante da alta taxa de mortalidade; e) aumento da expectativa de vida no Brasil se deve à considerável presença de jovens em sua pirâmide etária.

10 U.F. Uberlândia – M3 Com base em indicadores sociais dos seus diversos países-membros, a ONU estabelece e publica, anualmente, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). De acordo com a publicação de 1999, é incorreto afirmar que: a) a elevação do IDH brasileiro, nos últimos anos, foi influenciada, entre outros fatores, pelo aumento do PIB per capita; b) a média do IDH no Brasil é influenciada positivamente pelo desempenho econômico- social dos Estados concentrados na metade sul do País; c) o IDH brasileiro é, segundo os analistas da ONU, o mais elevado do conjunto de países latino-americanos; d) o IDH exclui o Brasil do grupo de países que destinam grande parte de seus recursos à educação e à saúde.

11 UECE2 Fato novo na composição da população economicamente ativa – PEA – refere- se à participação da mulher no mercado de trabalho. Sobre esse tema é correto afirmar que: a) ocorrem inúmeros obstáculos ao ingresso da mulher no mercado de trabalho: maternidade, baixo nível de instrução, trabalho no lar, discriminação etc.; b) no Brasil, não há discriminação à mulher para exercer atividades remuneradas; c) o número de mulheres no mercado de trabalho já é igual ao de homens; d) no Nordeste, as mulheres, no mesmo trabalho dos homens, ganham mais. e) A PEA brasileira vem diminuindo ano a ano, o que pode trazer benefícios para a economia nacional.

12 UFSE2 Sobre eles é possível afirmar que: a) I pertence a um país subdesenvolvido que incentiva a natalidade para compensar a elevada taxa de mortalidade infantil. b) I pertence a um país desenvolvido que incentiva a natalidade para minimizar os efeitos do processo de envelhecimento da população. c) II pertence a um país desenvolvido que desestimula a natalidade nas classes pobres para manter o alto padrão de vida da população. d) II pertence a um país subdesenvolvido que incentiva a natalidade nas classes ricas e desestimula nas classes pobres para diminuir a miséria. e) II pertence a um país subdesenvolvido que incentiva a natalidade para compensar a alta taxa de mortalidade infantil.

13 U.1 Católica de Salvador-BA Dentre os fatores que causam o crescimento da população das cidades nordestinas destaca-se: a) o crescimento expressivo da massa viária; b) a melhor distribuição de renda; c) a maior oferta de emprego no setor industrial; d) a expansão da atividade comercial formal; e) o incentivo do Governo Federal, visando atrair mão-de-obra;

14 UFSE3 Analise o mapa. Identifique o fenômeno representado no mapa. a) Principais sedes de bolsas de valores. b) Áreas de maiores índices pluviométricos. c) Cidades com mais de 1 milhão de habitantes. d) Pólos de integração de transportes hidro- rodoviários. e) Maiores pólos turísticos do País.

15 UFG3 O território brasileiro é expressão da articulação entre os diferentes lugares que o constituem. Desse ponto de vista, Brasília e seu entorno se situam atualmente como a) uma região marcada por sua influência econômico cultural em escala nacional. b) um ponto de definição entre a economia litorânea e a economia do sertão. c) uma concentração demográfica que representa a nova divisão regional do trabalho. d) uma centralidade marcada pela relação com cidades de economia emergente. e) um importante pólo logístico para o setor terciário da economia.

16 UFG5 Uma das discussões políticas que se destaca atualmente, pelo seu caráter inovador e por afetar valores conservadores, diz respeito à adoção de medidas compensatórias para grupos étnicos discriminados historicamente na população brasileira. Os defensores dessas políticas argumentam que elas se justificam por a) incorporar ao mercado de trabalho grupos que são vítimas de preconceito. b) facilitar a incorporação de grupos discriminados ao mercado consumidor. c) reservar postos de trabalhos para grupos étnicos estigmatizados socialmente. d) garantir às minorias direitos que lhes são negados constitucionalmente. e) possibilitar, através de políticas de quotas, o acesso a profissões que facilitem a ascensão social.

17 UFJF Analise a tabela3. Marque a alternativa CORRETA. a) O município de Juiz de Fora manteve a proporção entre a população rural e urbana. b) O crescimento da população rural indica os efeitos da mecanização na produção rural. c) O município apresentou forte crescimento populacional e intenso processo de urbanização. d) O crescimento da população urbana foi insignificante no período de 30 anos. e) O predomínio de mulheres na composição etária revela o crescimento do setor de serviços.

18 Ufsm 5 "Com táticas de guerrilha e logística sofisticada, o crime organizado mostrou toda a sua força, traumatizou a população e deixou o Estado refém (...)" Revista "Isto É", 24 de maio de p. 36. Pode-se afirmar que o crime organizado é um fenômeno geográfico, pois I. forma redes de comunicação que conectam diferentes pontos do território, como ocorre nos presídios, através da telefonia móvel e da internet. II. sua expansão, no caso brasileiro, tem relação direta com a urbanização acelerada do país. III. interliga diferentes sistemas de redes, o que ocorre com o tráfico de drogas, o tráfico de armas e a lavagem de dinheiro, inclusive com integração ao mercado financeiro internacional. Está(ão) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas II e III. e) I, II e III.


Carregar ppt "U.E. L. P4 Assinale a alternativa incorreta. a) A acelerada industrialização e a modernização da agricultura ocorridas nos anos 70 levaram a um intenso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google