A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula: Roma República Professor Romildo Tavares. Roma República Instituições: Senado Magistraturas Assembléias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula: Roma República Professor Romildo Tavares. Roma República Instituições: Senado Magistraturas Assembléias."— Transcrição da apresentação:

1 Aula: Roma República Professor Romildo Tavares

2 Roma República Instituições: Senado Magistraturas Assembléias

3 Senadores Cargo vitalício, Cuidavam da política externa (com outras civilizações) Comando do Exército

4 Assembléias Centuriata: membros classificados por posse financeira Elegiam os Cônsules, Pretores, Censores e votavam as leis

5 Assembléias Tribunícia: Membros classificados por bairros - onde moravam

6 Magistraturas

7 Ditador: Só existia em períodos de Guerra – poderia passar 6 meses no cargo Cônsul: Dois eram escolhidos entre os patrícios Pretor: Cuidavam da aplicação da justiças Censor: promoviam o censo dos cidadãos e moralidade pública. Elaboravam a lista de senadores Questor: Administravam as finanças públicas Edis Curuis: Encarregado do abastecimento e policiamentos Das cidades e dos jogos públicos. Tribuno da plebe: Defendiam os direitos dos plebeus

8 Sociedade Romana na Republica

9 Patrícios : Originários dás primeiras famílias a se instalarem na região, Grandes proprietários de terras, Possuiam direitos políticos. Clientes: formada por elementos da plebe, geralmente estrangeiros, que se colocavam sob a dependência de uma família patrícia para obter proteção jurídica em troca de serviços. Plebeus: oriundos de populações não-nativas ou membros dos gens que ficaram sem terras e perderam laços gentílicos.

10 Escravos: podiam ser oriundos dos prisioneiros de guerra, não pagamentos das dívidas e pirataria. Exerciam atividades como agricultor, artesão, domésticos, professores, construtores, etc... Eram vistos como uma mercadoria (chegaram a ser classificados como: falantes, não falantes e imóveis. A punição pelos erros ou faltas ficava a critério dos proprietários.

11 Conflitos : Patrícios x Plebeus Os plebeus passaram a reivindicar direitos políticos e ameaçavam abandonar Roma. Temerosos, os patrícios cederam as pressões.

12 Conquistas dos plebeus Lei das doze tábuas: as leis passaram a ser escritas. Lei Poetelia: acabava a escravidão por dívida. Lei Canuléia: igualdade civil e direito de casar com pessoas de outro nível social. Lei licínia: direito de ocupar cargos públicos. Lei frumentária: o estado era obrigado a vender trigo a po- pulaçao urbana a preço inferior ao do mercado.

13 Guerra Púnicas Roma x Cartago Cartago X Roma

14 O nome guerra púnica deriva do nome puni, que era como os gregos chamavam aos cartagineses Foram provocadas pelos interesses dos grandes proprietários de terras nas férteis Regiões da Sicília e pelo interesse dos comerciantes em expandir seu raio de interesse no mediterrâneo ocidental

15 Três guerras 1ª Guerra Vitória Romana Cartago paga pesada indenização de guerra e perde a Sicília, Córsega e Sardenha. 2ª Guerra Vitória Romana Cartago paga pesada indenização, Perde navios de guerra para Espanha e fica proibido de fazer guerra contra aliados romanos. 3ª Guerra Vitória Romana Cartago Destruída Solo declarado maldito e tronou-se província romana na áfrica.

16 Crise da república Distribuição desigual de terras: grandes proprietários recebiam Recebiam terras em troca de financiamento do exército. Pequenos proprietários em desvantagem – perdendo a posse da terra – camponeses deixavam as cidades. Tibério graco = limitar a quantidade de terra para cada proprietário. Caio Graco = Nova tentativa de reforma agrária. Aprovação da Lei frumentária (trigo a preço baixo) Tibério e Caio foram mortos por defender aos plebeus

17 Patrícios cada vez mais ricos e camponeses cada vez mais pobres Instituições políticas deficientes. Crises políticas – disputas pelo poder. Profissionalização do exército e favorecimento da plebe (Mário) Instalação da ditadura e favorecimento da aristocracia (Silas) Roma afundava em crises internas e com elas a república.

18 Triunvirato Formação: Júlio Cesar Pompeu crasso

19 triunvirato Formação: Otávio marco Antônio lépido

20 Crise no triunvirato Cesar - feriu os interesses da aristocracia. (assassinado) Lépido afastado por Otávio. Otávio confronta marco Antônio. Marco Antônio derrotado por Otávio.


Carregar ppt "Aula: Roma República Professor Romildo Tavares. Roma República Instituições: Senado Magistraturas Assembléias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google