A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARLAMENTO DOS JOVENS Violência no Meio Escolar Ano Lectivo 2010/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARLAMENTO DOS JOVENS Violência no Meio Escolar Ano Lectivo 2010/2011."— Transcrição da apresentação:

1 PARLAMENTO DOS JOVENS Violência no Meio Escolar Ano Lectivo 2010/2011

2 Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e politica. Dar a conhecer a Assembleia da República e as regras do debate parlamentar. Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões. Incentivar a reflexão e debate sobre um tema, definido anualmente. Proporcionar a experiência de participar em processos eleitorais. Estimular a capacidade de expressão e argumentação.

3 1ª Fase – Desde inscrição da Escola até à realização da Sessão Escolar, na qual se elegem 2, ou mais, alunos a participarem na fase seguinte. 2ª Fase – Participação na Sessão Distrital (Porto – uma 2ªfeira entre 28 de Fevereiro e 29 de Março), podendo os nossos alunos ser eleitos, ou não, a participar na fase seguinte. 3ª Fase – Participação na Sessão Nacional (Lisboa – 2 e 3 de Maio).

4 Inscrição da Escola em formato on-line até ao dia 15 de Outubro de Realização de Debates entre a 2ª quinzena de Novembro e 1ª quinzena de Janeiro de 2011, entre os alunos interessados a participar no projecto, sobre o tema Violência no Meio Escolar, com a participação de várias entidades (incluindo a visita de um deputado da Assembleia da República, em Janeiro). Até ao dia 10 de Dezembro será constituída uma Comissão Eleitoral Escolar, da qual fará parte pelo menos um aluno. Esta comissão terá a função supervisionar todo o processo eleitoral, bem como nomear a mesa de voto para o dia das eleições. As Listas a concorrer às eleições devem ser entregues até ao dia 15 de Dezembro de 2010 na Direcção.

5 Campanha Eleitoral – De 10 a 12 de Janeiro – Durante este período os elementos das listas devem defender e divulgar as suas medidas propostas utilizando cartazes, panfletos, …. Eleição Escolar - 14 de Janeiro – Podem participar todos os alunos da escola. Serão eleitos entre 10 e 31 deputados (este valor depende no número de listas participantes) que irão participar na Sessão Escolar. Sessão Escolar – 24 de Janeiro (período da tarde) – Desta Sessão sairá: Projecto de Recomendações da Escola a apresentar na Sessão Distrital – data a marcar. Eleição de alunos (poderão ser 2 ou mais), e um suplente, para representarem a escola na Sessão Distrital, que se realizará no Porto.

6 1º Formam uma lista com dez amigos (pode haver mais de uma lista por turma e incluir alunos de outras turmas); 2º Pesquisam informação sobre o tema (poderá decorrer nas aulas de AP ou FC): Violência em Meio Escolar (por exemplo legislação em vigor…) Criam Medidas (a legislar) bem como os respectivos Argumentos 3º Os alunos que irão participar no projecto, preparam-se para assistir/participar nos debates a realizar na escola. 4º Os alunos entregam as listas a concorrer às eleições na Direcção Executiva até ao dia 15/12/2010. Estas listas deverão estar ordenadas do cabeça de lista até ao seu último elemento. Deverão conter as medidas propostas e a sua argumentação. A atribuição de letras a cada lista será feita por ordem de entrega no Órgão de Gestão da Escola.

7 5º Durante a campanha eleitoral os alunos deverão convencer todos os alunos da escola a votar na sua lista no dia das eleições; 6º Os alunos mais votados (aplicação do Método D'Hondt) participarão numa Sessão Escolar; 7º Os melhores da Sessão Escolar irão representar a escola na Sessão Distrital (Porto), podendo ainda ser eleitos para a Sessão Nacional (em Lisboa nos dias 2 e 3 de Maio). O Coordenador do Parlamento dos Jovens José Ribeiro Cardoso


Carregar ppt "PARLAMENTO DOS JOVENS Violência no Meio Escolar Ano Lectivo 2010/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google