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Linguagem Pascal João Lucas de Oliveira Torres (J.L.O.T.)

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Apresentação em tema: "Linguagem Pascal João Lucas de Oliveira Torres (J.L.O.T.)"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem Pascal João Lucas de Oliveira Torres (J.L.O.T.)

2 Apresentação Objetivos: Introduzir os conceitos básicos sobre programação,tais como definição de algoritmos uso de linguagem de programação e o uso de compiladores; Ementa: Tipos básicos de variáveis; Operadores aritméticos; Operadores relacionais; Estruturas condicionais; Estruturas de repetição; Registros e arquivos.

3 História Criação: Niklaus Wirth Criou a linguagem Pascal para ensinar lógica de programação aos seus alunos na Universidade de Zurique Turbo Pascal: Primeiro compilador comercial que utilizava a linguagem pascal, introduziu o Pascal no mundo. Outros compiladores:

4 Variáveis Grandezas: Frasescaracteresinteiros booleanasdecimais Representação: Frases: Alô mundo, JLOT;caracteres: L, l; inteiros: 1, 1024;decimais: 3.14, 2.71; booleanas: true, false. Tipos básicos: string;char; integer;real; boolean.

5 Estrutura básica A linguagem pascal possui um conjunto de regras que devem ser seguidas na hora de programar. A estrutura básica de um programa é: Program meu_programa01; Varvar1, var2, varn : tipo; Begin //comando1 { comandos } writeln(Teste teste); End.

6 Palavras reservadas A linguagem pascal possui um conjunto de palavras que não podem ser usadas como identificadores, essas palavras são chamadas de palavras reservadas, cada uma representa um comando ou instrução a ser dada ao compilador. A baixo segue a lista de palavras reservadas do Pzim. APPEND TEXTCOLOR ARRAY CHR ASSIGN RED BEGIN : BOOLEAN YELLOW CHAR LIGHTCYAN CLOSE LIGHTGREEN CLRSCR ; CONST LENGTH DO TEXTBACKGROUND DOWTO BLINK ELSE > END NOT FALSE LIGHTGRAY FOR GREEN FUNCTION / GOTOXY LIGHTMAGENTA IF TEXT INTEGER MOD OF LIGHTBUE ORD MAGENTA PROCEDURE * PROGRAM OR READ. READKEY [ READLN - REAL BROWN RECORD ( REPEAT, RESET = REWRITE DARKGRAY STRING AND THEN < TO BLUE TRUE CYAN TYPE ) UNTIL LIGHTRED VAR WHITE WHILE DIV WRITE ] WRITELN EOF

7 Operadores Aritméticos Operadores aritméticos: soma: [+]subtração: [-] multiplicação: [*]divisão: [/] (real) div. Inteira: [div]resto div.: [mod] menos unário: [-] operador de atribuição: [:=] Em uma expressão aritmética [*] e [/] tem prioridade em relação [+] e [-]; A ordem de prioridade pode ser alterada com o uso de parênteses. Ex.: 2*4+3 = 112*(4+3) = 14

8 Operadores Lógicos Operadores lógicos: e: [and]ou: [or]negação: [not] ou exclusiva: [xor] Para verificar a funcionalidades dessas expressões é necessário consultar as tabelas verdade de cada operação. Ex.:(not TRUE) FALSE (TRUE or FALSE) TRUE (TRUE and FALSE) FALSE ( TRUE and TRUE) TRUE (not FALSE) TRUE

9 Operadores relacionais Operadores relacionais: igual: [=]menor que: [<]menor/igual: [<=] maior que: [>]maior/igual: [>=]diferente: [<>] Os operadores relacionais relacionam dois valores retornam verdadeiro ou falso caso a relação testada ocorra ou não. Ex.:(-1 < 0) TRUE (LUCAS=LUCAS) TRUE (25>=25) TRUE (2<>2) FALSE

10 União de operadores Os Operadores aritméticos, lógicos e relacionais podem ser utilizados em conjunto para se realizar a verificação de condições. Ex.: Testar se o numero que sucede outro é maior que um limite.( (num + 1) > limite ) TRUE ou FALSE Testar se um numero pertence a um intervalo. ( -2 < x < 10 ) ( ( x > -2 ) and ( x < 10 ) ) TRUE ou FALSE

11 Estruturas Condicionais Estruturas condicionais nos permitem desviar o fluxo do programa se certa condição for atendida ou não. Existem dois tipos de estruturas condicionais o IF e o CASE. A estrutura IF possibilita a execução simples de comandos caso uma certa expressão seja verdadeira ou falsa. A estrutura CASE nos da a possibilidade de criar um lista de comandos para um universo finito de possibilidades assumidas por uma variável.

12 Estruturas Condicionais Estrutura IF IF (condição) THEN //comando ELSE //comando; IF (condição) THEN begin //comando 1; //... //comando n; end ELSE begin //comando 1; //... //comando n; end; Hit (tradução): IF = Se THEN = Então ELSE = Senão


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