A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os pronomes pessoais átonos podem estar antes, no meio ou depois do verbo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os pronomes pessoais átonos podem estar antes, no meio ou depois do verbo."— Transcrição da apresentação:

1 Os pronomes pessoais átonos podem estar antes, no meio ou depois do verbo.

2 Precedido de partícula negativa: Não se permitiam mulheres na política. Jamais nos enfraqueçamos diante dos obstáculos.

3 Precedido por um pronome indefinido: Alguém se interessou pelo caso. Todos se deterão nesta luta.

4 Precedido por um advérbio: Hoje nos alegramos com tantas conquistas. Logo se levantarão outras vozes.

5 Precedido por em (preposição), se o verbo estiver no gerúndio: Em se tratando de computador, entendo do assunto. Amanhã, em se somando novos recursos, seremos mais fortes.

6 Precedido por um pronome interrogativo: Quem o ajudou naquele instante?

7 Precedido por uma conjunção subordinativa ou pronome relativo, formando orações subordinadas: Espero que te interesses por nossa causa. Interrompi o relato, quando a vi chegar. A resposta que nos deram já era esperada.

8 Precedido por conjunções ou locuções conjuntivas alternativas ou aditivas: Ou te inscreves no concurso, ou te esqueces do prêmio. Não só nos manteve afastados, como também nos repreendeu.

9 Nas orações optativas (desejo) Que os céus te iluminem! Deus lhe perdoe estas palavras!

10 Verbo no futuro do presente ou do pretérito : Abraçar-te-ei por mais essa conquista. Os sonhos encorajá-lo-ão na busca da felicidade. Conceder-nos-ia alguns minutos, caro senhor? Encontrar-se-iam melhores ofertas neste shopping.

11 Nos casos já vistos, permanece a próclise: Não se aceitarão passaportes vencidos. Alguém me informará o horário da consulta? Nunca se faria quadro tão belo! Todos o ajudariam na pesquisa.

12 Frase iniciada por verbo: Aproximou-se da banca de jornal surpreso. Justificou-nos a sua ausência à reunião.

13 Verbo no imperativo: Cobre-te com este casaco. Deixe-o na gaveta do armário.

14 Verbo no gerúndio sem a preposição em: Voltou-se, olhando-me nos olhos demoradamente. Não se explicou, deixando-nos apreensivos.

15 Verbo no infinitivo impessoal: Decidiu vê-lo naquela mesma tarde. Vai acompanhar-me até ao aeroporto?

16 VERBO AUXILIAR + GERÚNDIO: Usa-se de preferência a próclise: (antes do verbo auxiliar) Esta idéia me foi surgindo como uma salvação. (depois do verbo auxiliar) A imagem dela vai-se delineando aos poucos. (depois do verbo principal) Seus amigos estavam preparando-lhe uma festa surpresa

17 VERBO AUXILIAR + PARTICÍPIO: Normalmente no meio da locução, e a ênclise é incorreta: A lua tinha-se escondido atrás das nuvens, meio sonolenta. Os ingressos haviam-se esgotado dois dias antes do show.

18 Observe esta regra que vale para todas as locuções verbais formadas por verbo auxiliar + forma nominal(gerúndio, infinitivo ou particípio: Quando se verificar alguma das condições que determinam a próclise, o pronomes fica antes do verbo auxiliar.

19 Não te ia dizer. Não ia dizer-te. Jamais lhe vou dizer. Jamais vou dizer-lhe.


Carregar ppt "Os pronomes pessoais átonos podem estar antes, no meio ou depois do verbo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google