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MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR EXPORTAÇÃO Aspectos relevantes e Ferramentas de Apoio AGROEX.

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1 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR EXPORTAÇÃO Aspectos relevantes e Ferramentas de Apoio AGROEX - SP 31 DE MARÇO DE 2009

2 POR QUE EXPORTAR? Amplia e diversifica mercado Melhora a rentabilidade do negócio Reduz a dependência da demanda interna Melhora a imagem do produto e da empresa Incorpora novas tecnologias Permite avaliar se custos estão competitivos, num mercado cada vez mais globalizado Agrega valor à empresa

3 PLANEJAMENTO DA EXPORTAÇÃO Exportar não deve ser um escape para momento ruim do mercado interno Planejar atividades, definir objetivos e mercado-alvo Fixar preço de exportação após analisar o mercado-alvo, pois há diferenças de um país para outro Fixar o preço de exportação com base nos custos e não preço interno Conquistar mercado externo é trabalhoso, manter é difícil e perder é fácil, pois a concorrência é agressiva A exportação é uma atividade integrada (produção, comercial, fiscal, contábil, financeiro, embalagem, transporte, pós venda...) Ter um bom agente de exportação é ter um bom cartão de apresentação É preciso adequar o produto às exigências e costumes de cada mercado

4 PLANEJAMENTO DA EXPORTAÇÃO Para vender no mercado interno é preciso cadastro do comprador. Exportar requer cadastro do importador e do país. É normal pedir abertura de carta de crédito. Inglês é importante e ajuda, mas não é indispensável. Responder cartas, telefonemas e s demonstra interesse, seriedade, credibilidade e passa confiança. Embarque produto igual a amostra e no prazo combinado. Não prometa se não puder cumprir. Diga não, pois incerteza gera desconfiança. Cumpra o prometido, ainda que com prejuízo, pois a confiança irá gerar novos negócios e recuperação futura. Exportar gera racionalização, permite criar produtos especiais, melhora controle qualidade, altera métodos produção. O resultado na exportação não é imediato. É preciso ter persistência.

5 INCENTIVOS NA EXPORTAÇÃO EXPORTAÇÃO NÃO PAGA TRIBUTOS DIRETOS (IPI + ICMS + PIS + COFINS) EMPRESA NÃO IMOBILIZA CAPITAL EM TRIBUTOS PRAZO DE RECEBIMENTO PODE SER MENOR MECANISMOS DE FINANCIAMENTO PERMITEM ANTECIPAR RECEBIMENTO DE FATURAS, FINANCIANDO PRODUÇÃO E/OU REDUZINDO CUSTOS FINANCEIROS - FINANCIAMENTOS À EXPORTAÇÃO (ACC/ACE/PROEX/BNDES) EXPORTAÇÃO GERA RECURSOS PARA PAGAR TRIBUTOS INTERNOS, SIGNIFICANDO REDUÇÃO CUSTOS FINANCEIROS INTERNOS, MAIOR LUCRO E/OU MAIOR LUCRATIVIDADE IMPORTAR INSUMOS SOB DRAWBACK (SEM IMPOSTOS)

6 INCENTIVOS NA EXPORTAÇÃO 1 - MELHORIAS FINANCEIRAS PODE RECEBER EXPORTAÇÕES À VISTA OU ANTECIPADO (ACC) PROPORCIONA ESTABILIDADE NAS RECEITAS OPERACIONAIS REDUZ OU ELIMINA A INADIMPLÊNCIA MAXIMIZA CAPITAL DE GIRO REDUZ CUSTO FINANCEIRO MELHORA FLUXO DE CAIXA 2 - MARKETING, STATUS E ESTRATÉGIA DEMONSTRA QUALIDADE DA EMPRESA E DOS PRODUTOS INDICA QUE EMPRESA TEM PREÇOS COMPETITIVOS REPRESENTA MARKETING E STATUS CONSTITUI DECISÃO POLÍTICA E ESTRATÉGICA 3 - QUALIDADE E OPERACIONALIDADE DESENVOLVE CONSCIÊNCIA DE CONTROLE DE QUALIDADE MELHORA OPERACIONALIDADE DA EMPRESA ELEVA PRODUTIVIDADE DA EMPRESA

7 INCENTIVOS NA EXPORTAÇÃO 4- REDUÇÃO DA INSTABILIDADE E DILUIÇÃO DE RISCOS PODE RECEBER CONCENTRAR ATIVIDADES ÚNICO MERCADO REPRESENTA RISCOS DILUI RISCOS COMERCIAIS-ECONÔMICOS ENTRE MERCADOS REDUZ INSTABILIDADE EVENTUAL ALTERAÇÃO POLÍTICA ECONÔMICA GERA MAIOR SEGURANÇA NA PROGRAMAÇÃO DA EMPRESA PERMITE PLANEJAR LONGO PRAZO E FAZER NOVOS INVESTIMENTOS 5 - AMPLIAÇÃO DE MERCADO E ECONOMIA DE ESCALA CRIA MERCADOS ALÉM FRONTEIRAS PERMITE CRIAR ECONOMIA DE ESCALA POSSIBILITA REDUZIR CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO REDUZ CUSTOS FIXOS UNITÁRIOS DE INSUMOS E PRODUÇÃO PODE AUMENTAR LUCROS EM MERCADOS DE MAIOR PODER AQUISITIVO 6 - IMPORTAÇÃO DE TECNOLOGIA OCULTA PODE ALTERAR PRODUTO (DESIGN, EMBALAGEM, ETC) GERA IMPORTAÇÃO INDIRETA DE TECNOLOGIA OCULTA

8 => COMÉRCIO EXTERIOR

9 => COMÉRCIO EXTERIOR => Estatísticas de comércio exterior mapas novos prontos a cada mês ou On-line: Aliceweb e Radar Comercial

10 => COMÉRCIO EXTERIOR => Apoio ao exportador Informação, programas e ferramentas eletrônicas

11 Apoio às Exportações SISCOMEX Aprendendo a Exportar AliceWeb Radar Balança Comercial Calendário Dúvidas? Redeagentes Vitrine do Exportador ENCOMEX Busca

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17 RADAR COMERCIAL

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19 GRANITO

20 Encaminha arquivo (texto ou tabela Excel) para o endereço eletrônico cadastrado Apresenta detalhes da pesquisa

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22 SISTEMA DE REGISTRO DE INFORMAÇÕES DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÃO Registro de operações de pagamento de despesas com promoção de produtos brasileiros com a redução a zero da alíquota do Imposto de Renda por meio eletrônico (Internet). DESBUROCRATIZAÇÃO + RACIONALIZAÇÃO

23 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior Obrigado ! Fábio Martins Faria Diretor do DEPLA (Página do Ministério) (Portal do Exportador)


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