Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLucas Pita Alterado mais de 10 anos atrás
1
EXPORTAÇÃO Aspectos relevantes e Ferramentas de Apoio AGROEX - SP
FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR EXPORTAÇÃO Aspectos relevantes e Ferramentas de Apoio AGROEX - SP 31 DE MARÇO DE 2009
2
POR QUE EXPORTAR? Amplia e diversifica mercado
FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 POR QUE EXPORTAR? Amplia e diversifica mercado Melhora a rentabilidade do negócio Reduz a dependência da demanda interna Melhora a imagem do produto e da empresa Incorpora novas tecnologias Permite avaliar se custos estão competitivos, num mercado cada vez mais globalizado Agrega valor à empresa
3
PLANEJAMENTO DA EXPORTAÇÃO
FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 PLANEJAMENTO DA EXPORTAÇÃO Exportar não deve ser um escape para momento ruim do mercado interno Planejar atividades, definir objetivos e mercado-alvo Fixar preço de exportação após analisar o mercado-alvo, pois há diferenças de um país para outro Fixar o preço de exportação com base nos custos e não preço interno Conquistar mercado externo é trabalhoso, manter é difícil e perder é fácil, pois a concorrência é agressiva A exportação é uma atividade integrada (produção, comercial, fiscal, contábil, financeiro, embalagem, transporte, pós venda ...) Ter um bom agente de exportação é ter um bom cartão de apresentação É preciso adequar o produto às exigências e costumes de cada mercado
4
PLANEJAMENTO DA EXPORTAÇÃO
FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 PLANEJAMENTO DA EXPORTAÇÃO Para vender no mercado interno é preciso cadastro do comprador. Exportar requer cadastro do importador e do país. É normal pedir abertura de carta de crédito. Inglês é importante e ajuda, mas não é indispensável. Responder cartas, telefonemas e s demonstra interesse, seriedade, credibilidade e passa confiança. Embarque produto igual a amostra e no prazo combinado. Não prometa se não puder cumprir. Diga não, pois incerteza gera desconfiança. Cumpra o prometido, ainda que com prejuízo, pois a confiança irá gerar novos negócios e recuperação futura. Exportar gera racionalização, permite criar produtos especiais, melhora controle qualidade, altera métodos produção. O resultado na exportação não é imediato. É preciso ter persistência.
5
INCENTIVOS NA EXPORTAÇÃO
FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 INCENTIVOS NA EXPORTAÇÃO EXPORTAÇÃO NÃO PAGA TRIBUTOS DIRETOS (IPI + ICMS + PIS + COFINS) EMPRESA NÃO IMOBILIZA CAPITAL EM TRIBUTOS PRAZO DE RECEBIMENTO PODE SER MENOR MECANISMOS DE FINANCIAMENTO PERMITEM ANTECIPAR RECEBIMENTO DE FATURAS, FINANCIANDO PRODUÇÃO E/OU REDUZINDO CUSTOS FINANCEIROS - FINANCIAMENTOS À EXPORTAÇÃO (ACC/ACE/PROEX/BNDES) EXPORTAÇÃO GERA RECURSOS PARA PAGAR TRIBUTOS INTERNOS, SIGNIFICANDO REDUÇÃO CUSTOS FINANCEIROS INTERNOS, MAIOR LUCRO E/OU MAIOR LUCRATIVIDADE IMPORTAR INSUMOS SOB DRAWBACK (SEM IMPOSTOS)
6
INCENTIVOS NA EXPORTAÇÃO
FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 INCENTIVOS NA EXPORTAÇÃO 1 - MELHORIAS FINANCEIRAS PODE RECEBER EXPORTAÇÕES À VISTA OU ANTECIPADO (ACC) PROPORCIONA ESTABILIDADE NAS RECEITAS OPERACIONAIS REDUZ OU ELIMINA A INADIMPLÊNCIA MAXIMIZA CAPITAL DE GIRO REDUZ CUSTO FINANCEIRO MELHORA FLUXO DE CAIXA 2 - MARKETING, STATUS E ESTRATÉGIA DEMONSTRA QUALIDADE DA EMPRESA E DOS PRODUTOS INDICA QUE EMPRESA TEM PREÇOS COMPETITIVOS REPRESENTA MARKETING E STATUS CONSTITUI DECISÃO POLÍTICA E ESTRATÉGICA 3 - QUALIDADE E OPERACIONALIDADE DESENVOLVE CONSCIÊNCIA DE CONTROLE DE QUALIDADE MELHORA OPERACIONALIDADE DA EMPRESA ELEVA PRODUTIVIDADE DA EMPRESA
7
INCENTIVOS NA EXPORTAÇÃO
FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 INCENTIVOS NA EXPORTAÇÃO - REDUÇÃO DA INSTABILIDADE E DILUIÇÃO DE RISCOS PODE RECEBER CONCENTRAR ATIVIDADES ÚNICO MERCADO REPRESENTA RISCOS DILUI RISCOS COMERCIAIS-ECONÔMICOS ENTRE MERCADOS REDUZ INSTABILIDADE EVENTUAL ALTERAÇÃO POLÍTICA ECONÔMICA GERA MAIOR SEGURANÇA NA PROGRAMAÇÃO DA EMPRESA PERMITE PLANEJAR LONGO PRAZO E FAZER NOVOS INVESTIMENTOS 5 - AMPLIAÇÃO DE MERCADO E ECONOMIA DE ESCALA CRIA MERCADOS ALÉM FRONTEIRAS PERMITE CRIAR ECONOMIA DE ESCALA POSSIBILITA REDUZIR CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO REDUZ CUSTOS FIXOS UNITÁRIOS DE INSUMOS E PRODUÇÃO PODE AUMENTAR LUCROS EM MERCADOS DE MAIOR PODER AQUISITIVO 6 - IMPORTAÇÃO DE TECNOLOGIA OCULTA PODE ALTERAR PRODUTO (DESIGN, EMBALAGEM, ETC) GERA IMPORTAÇÃO INDIRETA DE TECNOLOGIA OCULTA
8
=> COMÉRCIO EXTERIOR
9
www.desenvolvimento.gov.br => COMÉRCIO EXTERIOR
=> Estatísticas de comércio exterior mapas novos prontos a cada mês ou On-line: Aliceweb e Radar Comercial
10
www.desenvolvimento.gov.br Informação, programas
=> COMÉRCIO EXTERIOR => Apoio ao exportador Informação, programas e ferramentas eletrônicas
11
www.portaldoexportador.gov.br ENCOMEX Apoio às Calendário Exportações
Balança Comercial Busca SISCOMEX Dúvidas? Redeagentes Aprendendo a Exportar Vitrine do Exportador ENCOMEX Radar AliceWeb
12
www.exportadoresbrasileiros.gov.br www.brazilianexporters.gov.br
FABIO MARTINS FARIA MAR/2004
15
http://www.radarcomercial.desenvolvimento.gov.br FABIO MARTINS FARIA
NESTE MOMENTO A BASE DE DADOS DO SISTEMA É O TRIÊNIO 2000 A BREVEMENTE ESTAREMOS ATUALIZANDO PARA O TRIÊNIO 2001 A A BASE DE DADOS ATUAL ENVOLVE 41 PAÍSES E SERÁ AMPLIADA PARA 57. CLICANDO-SE NO RADAR PAÍS, ESCOLHE-SE UM PAÍSE E UMA DAS OPÇÕES EXISTENTES: PRODUTO, SETOR, PRODUTOS PRIORITÁRIOS, PAÍSES FORNECEDORES, MEDIDAS TARIFÁRIAS E MEDIDAS NÃO TARIFÁRIAS.
17
RADAR COMERCIAL FABIO MARTINS FARIA MAR/2004
O SISTEMA RADAR É UMA FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL, TOTALMENTE DESENVOLVIDA PELO MDIC, QUE PERMITE A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES COMERCIAIS NO MERCADO EXTERNO, EM NÍVEL DE SEIS DÍGITOS DO SISTEMA HARMONIZADO (SH6). AS INFORMAÇÕES E ANÁLISES OFERECIDAS PELO SISTEMA CONTÊM ELEMENTOS BÁSICOS PARA A FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO COMERCIAL – TANTO DO GOVERNO COMO DA INICIATIVA PRIVADA –, PARA O DIRECIONAMENTO DOS FLUXOS DE INVESTIMENTOS VOLTADOS PARA A AMPLIAÇÃO DAS NOSSAS EXPORTAÇÕES E PARA O BALIZAMENTO DOS NOSSOS INTERESSES EM NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS.
18
FABIO MARTINS FARIA MAR/2004
19
GRANITO
20
(texto ou tabela Excel) eletrônico cadastrado
Encaminha arquivo (texto ou tabela Excel) para o endereço eletrônico cadastrado Apresenta detalhes da pesquisa
22
SISTEMA DE REGISTRO DE INFORMAÇÕES DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÃO
FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 SISTEMA DE REGISTRO DE INFORMAÇÕES DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÃO Registro de operações de pagamento de despesas com promoção de produtos brasileiros com a redução a zero da alíquota do Imposto de Renda por meio eletrônico (Internet). DESBUROCRATIZAÇÃO RACIONALIZAÇÃO 22
23
Fábio Martins Faria Obrigado !
FABIO MARTINS FARIA MAR/2004 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior Obrigado ! Fábio Martins Faria Diretor do DEPLA (Página do Ministério) (Portal do Exportador)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.