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_________________________________________________________ O CEMUCAM é um Centro Municipal de Campismo da Prefeitura do Município de São Paulo, situado.

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2 _________________________________________________________ O CEMUCAM é um Centro Municipal de Campismo da Prefeitura do Município de São Paulo, situado no km 25,5 da Rodovia Raposo Tavares, no Município de Cotia, está a 15 km da Marginal do Rio Pinheiros e a 4 km do entroncamento da Rodovia Raposo Tavares com o Rodoanel Mário Covas. Possui uma área total de m2 e dois pavilhões cobertos de aproximadamente 250 m2 cada um, além de outras construções como a administração, almoxarifado, cozinha, etc. 1.JUSTIFICATIVA Parque CEMUCAM

3 _________________________________________________________ Vista aérea - Parque CEMUCAM

4 _________________________________________________________ 1.JUSTIFICATIVA Sua localização e a facilidade de acesso atrairão pessoas da capital e também dos municípios vizinhos, criando-se assim um novo pólo de cultura, arte e lazer. Para tanto constituiu-se uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que irá viabilizar a transformação de um simples Centro de Campismo em um Parque das Artes. Parque CEMUCAM

5 _________________________________________________________ 1.JUSTIFICATIVA Embora, privilegie a população carente, estará aberto a todos, uma vez que a necessidade anímica e o despertar para a arte estão presentes em todo e qualquer ser humano. Independente de sua classe social, cor ou religião todos têm o direito de acesso a esse espaço e à possibilidade de se sentirem unos no mundo. Parque CEMUCAM Caminho interno – Canteiro das Azaléas

6 _________________________________________________________ 2. O CEMUCAM.ARTE

7 _________________________________________________________ 2. O CEMUCAM.ARTE O CEMUCAM.ARTE, inédito e o mais criativo espaço cultural de São Paulo, é o resultado da parceria entre o poder público e empreendedores privados. A Rodovia Raposo Tavares insere-se num conhecido eixo de habitações e condomínios, de lazer campestre e de conexão com outras cidades economicamente importantes e dotadas de ofertas de hotelaria e atrações turísticas. Foto: Nelson T. Yamaga É um vetor de desenvolvimento que vem recebendo continuamente investimentos privados e públicos. Os diversos lançamentos imobiliários na região, a 4ª linha do metrô e o trecho prioritário Oeste do Rodoanel são exemplo de seu contínuo crescimento e dinamismo.

8 _________________________________________________________ 2. O CEMUCAM.ARTE O CEMUCAM: Categoria: Parque, sendo o único pertencente ao Município de São Paulo que se localiza fora dos limites da cidade, em Cotia; Foto: Nelson T. Yamaga Freqüência atual de usuários: seg. a sex. = 100; sáb. = 1.500; dom. e feriados = (aproximadamente /ano) 800 m2 de lagos e córregos m2 de pisos m2 de vegetação natural e implantada m2 de edificações; com o CEMUCAM.ARTE, abrigará ainda a completa infra-estrutura para a criação, difusão e conservação culturais, nos campos da música, do áudio-visual, das artes cênicas e das letras.

9 _________________________________________________________ 2. O CEMUCAM.ARTE Foto: Nelson T. Yamaga Sob gestão da SVMA / DEPAVE 5 – Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo / Divisão Técnica de Manejo e Conservação de Parques e Recursos Naturais, contando com parceria de empreendedores. Foto: Nelson T. Yamaga

10 _________________________________________________________ 2. O CEMUCAM.ARTE Foto: Nelson T. Yamaga Pólo criador, difusor e de conservação das artes, nos termos da política nacional de cultura, num espaço que tem como fator diferenciado e de inspiração, o contato com a natureza e o CÉU. Lazer e recreação ao ar livre para todas as idades vão se integrar com a atividade artística, especialmente a música e as artes plásticas em geral.

11 _________________________________________________________ 2. O CEMUCAM.ARTE Foto: Nelson T. Yamaga O céu tem inspirado a criação humana pois nos instiga com o infinito-inalcançável, trazendo-nos o dia e a noite, a luz do sol, a sombra sob as árvores, o vento e a brisa, o calor e o frio, a chuva, os sons da natureza, a lua e as estrelas. Esses elementos têm nos inspirado desde nossos primórdios até hoje, da pintura das cavernas e sons dos descampados às telas modernistas e contemporâneas e à musicalidade brasileiras.

12 _________________________________________________________ 2. O CEMUCAM.ARTE Foto: Corbis Images O céu é também um dos principais meios de integração mundial, propiciando a união dos povos e culturas. Eventos, performances e programação anual de música e artes em geral, difundindo um amplo acervo da música brasileira e do clássico ao jazz; Festivais de verão e de inverno, constituindo encontros anuais de alcance regional e nacional, com apresentação dos mais conhecidos artistas, orquestras, peças teatrais e cinema; Foto: Corbis Images

13 _________________________________________________________ 2. O CEMUCAM.ARTE Desenvolvimento técnico e profissional, oferecendo orientação e ensino dirigido aos potenciais talentos que buscam ingressar no mercado de trabalho, inclusive intercâmbios internacionais; Recursos pedagógicos e unidades de desenvolvimento como estúdios de produção musical e oficinas / ateliers, com instrumentos e materiais oferecidos por empresas especializadas. Foto: Corbis Images

14 _________________________________________________________ 2. O CEMUCAM.ARTE Programas de extensão educacional para escolas que queiram ampliar suas atividades; Arquivos para difusão e conservação da produção cultural (biblioteca, discoteca, cimenateca, fototeca, mapoteca); Ações comunitárias, sobretudo para as crianças e adolescentes de famílias de baixa renda; Facilidades para lazer e recreação ao ar livre, individuais, familiares ou grupos e infra-estrutura de conveniência. Foto: Corbis Images

15 _________________________________________________________ 2. O CEMUCAM.ARTE Foto: Corbis Images UM GRANDE EMPREENDIMENTO CULTURAL Conselho integrado por renomados profissionais para garantir a qualidade e o alto nível das atividades em desenvolvimento; Estrutura empresarial aberta para parcerias com empreendimentos similares nacionais e internacionais para intercâmbios e cooperações, trazendo as melhores criações mundiais e difundindo a arte e cultura brasileiras; Viabilidade e sustentação econômico-financeira seguem as diretrizes nacionais emanadas pelo MinC – Ministério da Cultura, contando com recursos públicos federais, estaduais e municipais, assim como com recursos da iniciativa privada, formando um amplo leque de aportes financeiros;

16 _________________________________________________________ 2. O CEMUCAM.ARTE Foto: Corbis Images Empreendimento aberto a investimentos, patrocínios e contribuições, inclusive valores mobiliários e mecanismos de fundação; Projetos culturais patrocinados e amparados pelas legislações de incentivo à cultura federais, estaduais e municipais; Financiamentos institucionais para pequenos projetos, como o Fundo Nacional da Cultura; Contribuições empresariais e marketing cultural como forma de alcançar o mercado consumidor, indo ao encontro da preferência de mais de 50% de empresas privadas, públicas, bancos e holdings estatais que preferem essa modalidade de propaganda, conforme dados disponíveis no MinC.

17 _________________________________________________________ 3. METODOLOGIA Todas as atividades indicadas no item 5. desse projeto deverão ser realizadas (num primeiro momento) por voluntários qualificados para tal. Nossa meta são as crianças e os jovens, especialmente os das escolas públicas da região, cujos professores deverão estar presentes e participantes. As oficinas deverão ser previamente agendadas, com a indicação da área de interesse do professor bem como a de seus alunos e, serão viabilizadas na medida das possibilidades do momento. A intenção é que as atividades bem como outros espaços do CEMUCAM.ARTE sejam organizados de modo a serem otimizados e usufruídos da melhor forma. As apresentações e exposições a serem realizadas deverão ter sempre como fim precípuo a sensibilização e a cultura e serão estudados caso a caso.

18 _________________________________________________________ 4. OBJETIVO Promover a cultura em geral bem como a ecologia junto às populações carentes, de acordo com o que reza o artigo 3º, capítulo I, do estatuto social do CEMUCAM.ARTE. (Ver no documento distribuído)

19 _________________________________________________________ 5. CRONOGRAMA Nossa intenção é iniciar as atividades com a utilização do espaço aberto e também dos pavilhões já existentes, concomitantemente às obras que estarão sendo realizadas, quando da aprovação do Projeto de Natureza Cultural, auferindo os benefícios da Lei nº 8.313/91 (lei Rouanet). O Ministério da Cultura demonstrou, no passado, seu interesse na consecução deste Projeto e foi o próprio Ministro da Cultura, o Dr. Francisco Weffort que protocolou todas as cartas com nossos pleitos. No entanto, será necessária a aprovação da Prefeitura de São Paulo à parceria por nós solicitada, uma vez que este Projeto está imbricado com as esferas municipal, estadual e federal, bem como com a livre empresa e com o voluntariado, parceiros nesta jornada.

20 _________________________________________________________ 5. CRONOGRAMA Atividades destinadas às crianças e aos jovens Argila, pintura, escultura, capoeira, implementação junto às escolas públicas e particulares da região o estudo do meio ambiente, trilhas na mata, observação da natureza, jogos infantis, resgate do folclore, oficinas de contos, biblioteca (leitura dirigida), o ensino da musica e do canto, pequenas apresentações circenses e musicais, saraus culturais. A freqüência dos eventos será determinada a seu tempo e sua necessidade.

21 _________________________________________________________ 6. PARCEIROS OU FONTES DE FINANCIAMENTOS O empreendimento é aberto a investimentos, patrocínios e contribuições, bem como parcerias. Sua viabilidade e sustentação econômico-financeira seguem as diretrizes nacionais emanadas pelo Ministério da Cultura, contando com recursos públicos federais, estaduais e municipais, assim como com recursos da iniciativa privada, formando um amplo leque de aportes financeiros. Os projetos culturais serão patrocinados e amparados pelas legislações de incentivo à cultura federais, estaduais e municipais, bem como financiamentos institucionais para pequenos projetos, como o Fundo Nacional da Cultura. Contribuições empresariais e marketing cultural como forma de alcançar o mercado consumidor. E mais, contribuições e/ou doações de pessoas físicas.

22 CRÉDITOS: ROBERTO FERRARI DE ULHÔA CINTRA (CONCEPÇÃO GERAL E EXECUÇÃO), ARMANDO BUENO SANTOS JÚNIOR (DESENVOLVIMENTO COMERCIAL), NELSON T. YAMAGA (PLANEJAMENTO), EDSON H. MUKARAMI (PRODUÇÃO GRÁFICA), EDSON L. YAMAYA (PESQUISA, PRODUÇÃO GRÁFICA E CARTOGRAFICA), VITAL Y. KURIKI (SUPORTE TÉCNICO), TAKASHI FUKUSHIMA (CONCEPÇÃO E MARCA DO POSTER) CORBIS IMAGES (FOTOS) TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS SEGUNDO LEGISLAÇÃO PERTINENTE. AGOSTO / 2001.


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