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Filosofia, história e política. Trabalhando com o conceito de paradigma.

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Apresentação em tema: "Filosofia, história e política. Trabalhando com o conceito de paradigma."— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia, história e política. Trabalhando com o conceito de paradigma

2 Vestibular1 – Conceituação Filosofia da história: estudo sobre a dimensão temporal da existência humana como existência sociopolítica e cultural; significado das diferenças culturais e históricas, suas razões e conseqüências. Filosofia da história: estudo sobre a dimensão temporal da existência humana como existência sociopolítica e cultural; significado das diferenças culturais e históricas, suas razões e conseqüências. História da filosofia: estudo dos diferentes períodos da filosofia. História da filosofia: estudo dos diferentes períodos da filosofia.

3 Vestibular1 – Conceito de Paradigma Paradigma significa modelo ou exemplo. Paradigma significa modelo ou exemplo. O paradigma da modernidade é o modelo em que o mundo ocidental se fundamenta. O paradigma da modernidade é o modelo em que o mundo ocidental se fundamenta.

4 Vestibular1 – Rupturas de paradigmas Análise histórica das diversas crises no mundo ocidental Análise histórica das diversas crises no mundo ocidental Passagem do nomadismo para o sedentarismo Passagem do nomadismo para o sedentarismo Surgimento da propriedade privada na Grécia antiga e o advento da polis Surgimento da propriedade privada na Grécia antiga e o advento da polis

5 Vestibular1 – O paradigma medieval Advento do cristianismo Advento do cristianismo O poder da igreja católica O poder da igreja católica A visão teocêntrica de mundo A visão teocêntrica de mundo O poder do sagrado O poder do sagrado Princípio da autoridade Princípio da autoridade

6 Vestibular1 – A construção do mundo moderno É com o renascimento e a revolução científica que há a mudança paradigmática drástica com o papel do homem como interventor e criador de uma segunda natureza. É com o renascimento e a revolução científica que há a mudança paradigmática drástica com o papel do homem como interventor e criador de uma segunda natureza. Não deixando de lado várias mudanças históricas(mercantilismo,urbanização, formação dos estados nacionais,colonização,grandes navegações,iluminismo,racionalismo, positivismo,capitalismo...) Não deixando de lado várias mudanças históricas(mercantilismo,urbanização, formação dos estados nacionais,colonização,grandes navegações,iluminismo,racionalismo, positivismo,capitalismo...)

7 Vestibular1 – A revolução científica (ênfase no pensamento cartesiano) Kepler,Galileu,Newton,Copérnico... Kepler,Galileu,Newton,Copérnico... O pensamento Cartesiano não refere-se apenas ao filósofo e cientista Descartes, mas a nova forma de se fazer ciência e conseqüentemente, ver o mundo. O pensamento Cartesiano não refere-se apenas ao filósofo e cientista Descartes, mas a nova forma de se fazer ciência e conseqüentemente, ver o mundo. Fragmentação do real e perda da dimensão da complexidade Fragmentação do real e perda da dimensão da complexidade Matematização da realidade Matematização da realidade

8 Vestibular1 – Revolução científica Reforço no processo de secularização e expulsão do sagrado(desencantamento do mundo) Reforço no processo de secularização e expulsão do sagrado(desencantamento do mundo) Mecanicismo como explicação do real( metáfora do mundo e do corpo como uma máquina) Mecanicismo como explicação do real( metáfora do mundo e do corpo como uma máquina)

9 Vestibular1 – Contexto histórico-filosófico da crise da modernidade Física quântica,noção de tempo,relatividade,fenomenologia,arte contemporânea Física quântica,noção de tempo,relatividade,fenomenologia,arte contemporânea Crítica a civilização técnica(escola de Frankfurt) Crítica a civilização técnica(escola de Frankfurt) Quebra da bolsa de valores de Nova Iorque. Quebra da bolsa de valores de Nova Iorque. Renascimento da sabedoria oriental antiga no ocidente(espiritual,filosófica,médicas...) Renascimento da sabedoria oriental antiga no ocidente(espiritual,filosófica,médicas...) Freud Freud

10 Vestibular1 – A urgência Ética Grandes Guerras mundiais Grandes Guerras mundiais Direitos humanos Direitos humanos Movimentos pela paz Movimentos pela paz Movimentos ecológicos Movimentos ecológicos Movimento feminista Movimento feminista Defesa da alteridade Defesa da alteridade

11 Vestibular1 – Formas globais O mercado mais importante do que o homem O mercado mais importante do que o homem Humanização/desumanização Humanização/desumanização A urgência do paradigma bioético A urgência do paradigma bioético Processo de aculturação Processo de aculturação

12 Vestibular1 – Política Conceito: A arte de governar, de gerir o destino da cidade( grego) Conceito: A arte de governar, de gerir o destino da cidade( grego) Política como luta pelo poder: a conquista, a manutenção e a expansão. Política como luta pelo poder: a conquista, a manutenção e a expansão.

13 Vestibular1 – Poder e força Poder: capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre indivíduos ou grupos humanos. Poder: capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre indivíduos ou grupos humanos. A força é o instrumento para o exercício do poder. A força é o instrumento para o exercício do poder. Poder é sempre uma relação. Poder é sempre uma relação.

14 Vestibular1 – Estado e poder A partir da idade moderna o estado se fortalece e centraliza o poder. A partir da idade moderna o estado se fortalece e centraliza o poder. Weber dois elementos constitutivos do estado: aparato administrativo e monopólio legítimo da força. Weber dois elementos constitutivos do estado: aparato administrativo e monopólio legítimo da força.

15 Vestibular1 – Princípios de legitimidade Teocracia Teocracia Hereditariedade Hereditariedade Aristocracia Aristocracia democracia democracia

16 Vestibular1 – O exercício democrático Conflito Conflito Abertura Abertura Rotatividade Rotatividade


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