A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema para o vestibular. A CNV A Comissão Nacional da Verdade foi criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012. A CNV tem por finalidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema para o vestibular. A CNV A Comissão Nacional da Verdade foi criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012. A CNV tem por finalidade."— Transcrição da apresentação:

1 Tema para o vestibular

2 A CNV A Comissão Nacional da Verdade foi criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de A CNV tem por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.

3

4 Golpe de 1964 O Golpe Militar de 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, que culminaram, no dia 1 de abril de 1964, com um golpe de estado que encerrou o governo do presidente João Goulart, também conhecido como Jango. Os militares brasileiros a favor do Golpe costumam designá-lo como Revolução de 1964 ou Contrarrevolução de Em geral, a expressão é associada a defensores da ditadura. Jango havia sido democraticamente eleito vice-presidente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – na mesma eleição que conduziu Jânio da Silva Quadros do Partido Trabalhista Nacional (PTN) à presidência, apoiado pela União Democrática Nacional (UDN). O golpe estabeleceu um regime alinhado politicamente aos Estados Unidos e acarretou profundas modificações na organização política do país, bem como na vida econômica e social. Todos os cinco presidentes militares que se sucederam desde então declararam-se herdeiros e continuadores da Revolução de O regime militar durou até 1985, quando Tancredo Neves foi eleito, indiretamente, o primeiro presidente civil desde 1960.

5 Golpe de 64 e.com/watch?featur e=player_embedde d&v=PDWuwh6edk Y&noredirect=1#! e.com/watch?featur e=player_embedde d&v=PDWuwh6edk Y&noredirect=1#!

6 Tema da prova de redação

7 Texto 2 O texto 02, assinado por Renata Lessa, discorria sobre os anos vividos entre 1964 e 1985; marcados pelas violações dos direitos humanos e ressaltava que a implantação da Comissão da Verdade poderá vir a ser um marco e uma virada histórica para toda a sociedade;

8 Texto 3 o texto 03, assinado por Leonardo Boff, defendia que a Comissão da Verdade não pode se reduzir exclusivamente aos fatos, precisa, além disso, analisar um contexto maior que permita entender a lógica da violência estatal e que explique a sistemática da produção de vítimas;

9 Texto 4 o texto 04, assinado por Ives Gandra Silva Martins, fazia um contraponto aos anteriores ao elaborar um crítica ao modo como a Comissão foi instituída, uma vez que seus membros não são historiadores, não possuindo, portanto, segundo o autor, a qualificação científica para o trabalho que lhes foi atribuído. Além disso, são pessoas que estiveram envolvidas com os acontecimentos daquele período. Segundo Gandra, a verdade que se pretende é seletiva, uma vez que não se vai investigar os atos cometidos pelos guerrilheiros.

10 Possibilidades de abordagem iniciar sua dissertação, trabalhando o conceito de verdade A verdade é um discurso e, como tal, é suscetível a parcialidades;

11 o homem, ao longo de seu processo evolutivo, sempre buscou a sua completude, sempre buscou revelar aquilo que foi ocultado; a verdade é um valor para o cidadão e, em um contexto democrático, um direito porque ela constitui um instrumento de participação política;

12 O cidadão que tem acesso à história, aos acontecimentos que envolveram sua sociedade, pode participar politicamente de forma mais legítima a implementação da Comissão da Verdade representa, no Brasil, um marco na prática da Democracia

13 As famílias dos desaparecidos, as pessoas envolvidas naquele contexto, as novas gerações, enfim, os cidadãos brasileiros têm o direito de passar a limpo os acontecimentos daquela época a fim que se possa legitimar seu sistema democrático

14 enfatizar que essa verdade não pode ser parcial, como propõe o texto 04 É um oportunidade para a sociedade brasileira, então, se faz necessário aproveitá-la de modo a levá-la a atingir os seus objetivos.

15 Tema para a prova de redação Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, redija um texto dissertativo, obedecendo à norma- padrão da língua portuguesa, sobre o tema: Comissão da Verdade: que verdade alcançar?


Carregar ppt "Tema para o vestibular. A CNV A Comissão Nacional da Verdade foi criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012. A CNV tem por finalidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google