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Monitoramento de Propaganda de Alimentos Visando à Prática da Alimentação Saudável Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição - Universidade.

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Apresentação em tema: "Monitoramento de Propaganda de Alimentos Visando à Prática da Alimentação Saudável Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição - Universidade."— Transcrição da apresentação:

1 Monitoramento de Propaganda de Alimentos Visando à Prática da Alimentação Saudável Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição - Universidade de Brasília Projeto financiado pelo Ministério da Saúde (Edital CNPq 51/2005)

2 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Philippi, Cruz & Colucci, 2003; Canesqui & Garcia, 2005 A alimentação é um ato construído social e culturalmente. Experiência vivenciada desde o nascimento. A alimentação infantil parte do papel estabelecido socialmente para a criança e para a família. Alimentação, Nutrição e Cultura

3 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição A Alimentação, a Criança e a Mídia As diferentes mídias têm papel importante na transmissão social e na socialização das crianças, sendo suportes de visões de mundo e de modelos. Chombart de Lauwe, 2001 As crianças apresentam um grande e potencial de mercado: Próprias compras Influências na compra da família Consumidores do futuro Linn, 2006

4 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição OBJETIVOS Caracterizar as inserções comerciais de alimentos (produtos veiculados, tempo e freqüência de exposições em relação aos demais produtos, estratégias de marketing utilizadas) na programação da televisão aberta e fechada e revistas de grande circulação.

5 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição HIPÓTESE A maneira em que a alimentação é destacada pela mídia por meio da propaganda tem contribuído para formação de hábitos alimentares não-saudáveis e para o fortalecimento da sociedade de consumo atual.

6 Método

7 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Estudo Piloto TV: 24 horas – 6 dias consecutivos. Revistas: 30 periódicos. Material bruto: grade de análise - produtos veiculados, tempo e freqüência de exposições; Resultado: Propaganda: 17% da programação diária Propaganda de alimentos 6:30 – 22:30h inserções (9%) – 39 produtos diferentes

8 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Amostra - TV 2 Canais de televisão abertos (SBT e Globo) e 2 a cabo (Cartoon Network e Discovery Kids). Canais abertos: desenhos e programas femininos (matutino); novelas, filmes e programas destinados ao público jovem (vespertino); novelas e filmes (noturno). Canais a cabo: desenhos e programas infantis.

9 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Procedimento de Coleta - TV 1 ano: 14/08/2006 – 13/08/2007 (52 semanas). 4 dias de semana e 1 de fim de semana em dias alternados e horários não coincidentes. 20 horas 1040 horas/canal (4160 horas) 20% total de programação anual em IC 99%. Material gravado e selecionado por 7 alunos e nutricionistas previamente treinados.

10 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Tabela 1 Distribuição da gravação dos canais Globo, SBT, Discovery Kids e Cartoon Network, segundo o dia da semana e o horário. SEMANA6:30-10:3010:30-14:3014:30-18:3018:30-22:30 1 2ª/S3ª4ª5ª 2 3ª4ª/D5ª6ª 3 4ª5ª6ª/S2ª 4 5ª6ª2ª3ª/D 5 6ª/D2ª3ª4ª 6 2ª3ª/S4ª5ª 7 3ª4ª5ª/D6ª 8 4ª5ª6ª2ª/S 9 5ª/S6ª2ª3ª 10 6ª2ª/D3ª4ª Nota: S - sábado; D - domingo

11 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Tabela 2 Número de dias de gravação dos canais Globo, SBT, Discovery Kids e Cartoon Network, segundo dia da semana e horário. Dia da Semana6:30-10:3010:30-14:3014:30-18:3018:30-22:30 2ª ª ª ª ª Sábado 7676 Domingo 6767

12 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Amostra - Revistas 18 revistas de variedade para adultos, femininas, e destinadas ao público infanto-juvenil: maior tiragem. Adulto: Saúde, Veja e Época Femininas: Ana Maria, Pais e Filhos, Boa Forma, Caras, Nova, Cláudia, Criativa, Crescer Adolescentes: Capricho e Mundo Estranho Infantis: Turma da Mônica, Turma Disney, Sítio do pica-pau amarelo, Recreio, Atrevidinha

13 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Procedimento de Análise Material bruto: grade de análise (produtos veiculados, tempo e freqüência de exposições) Alimentos: grade de registro Aspectos visuais da peça publicitária Público, maneira de exposição do produto na propaganda, tipo de produção, existência de diálogos, músicas ou jingles, características dos personagens e ambientes apresentados, foco e objetivo da propaganda e demais estruturas comunicacionais utilizadas. Transcrição literal do material verbal e visual (Bauer e Gaskel, 2002).

14 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição SPSS 16.0 – freqüência; Qui-quadrado e ANOVA relações de significância p<0,05 Projeto aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e pelo Comitê de Ética da Faculdade de Ciências da Saúde – UnB. Procedimento de Análise

15 Resultados Preliminares TELEVISÃO

16 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Informações Gerais Total de horas analisadas: 4108 (98,8%) Tempo destinado à propaganda: 779 horas (19,0%) No. de propagandas: No. de exposição das peças publicitárias de alimentos: 8009 (9,7%) No. de peças publicitárias de alimentos : 565

17 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual do tempo destinado à propaganda, segundo as diferentes emissoras, Brasil N=8009 p>0,05: TV GLOBO x SBT. p<0,05: demais relações.

18 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual das propagandas de programação, segundo as diferentes emissoras, Brasil N=8009 p>0,05: TV GLOBO x SBT. p<0,05: demais relações.

19 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual do total de peças publicitárias em categorias nas 4 emissoras de TV, Brasil, * Sem as peças publicitárias de programação. N =

20 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual do total de peças publicitárias em categorias na TV GLOBO, Brasil, N = * Sem as peças publicitárias de programação.

21 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição N = Distribuição percentual do total de peças publicitárias em categorias no SBT, Brasil, * Sem as peças publicitárias de programação.

22 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição N = 6317 Distribuição percentual do total de peças publicitárias em categorias no Discovery Kids, * Sem as peças publicitárias de programação.

23 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição N = Distribuição percentual do total de peças publicitárias em categorias no Cartoon Network, * Sem as pecas publicitárias de programação.

24 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual das peças publicitárias de alimentos, segundo as diferentes emissoras, Brasil N=8009 p>0,05: TV GLOBO x SBT. p<0,05: demais relações.

25 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual das peças publicitárias de alimentos, segundo diferentes tipos de apresentação, Brasil N=8009

26 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual das peças publicitárias de alimentos, segundo diferentes horários de TV, Brasil N=8009 *p < 0,05 *

27 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual das peças publicitárias de alimentos, segundo horários do dia, TV Globo, Brasil N= 1481 p>0,05

28 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual das peças publicitárias de alimentos, segundo horários do dia, SBT, Brasil N= :30-10:30/18:30-22:30 10:30-14:30/14:30-18:30 14:30-18:30/18:30-22:30 p<0,05

29 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual das peças publicitárias de alimentos, segundo horários do dia, Discovery Kids, Brasil N= :30-22:30 p<0,05

30 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual das peças publicitárias de alimentos, segundo horários do dia, Cartoon Network, Brasil N=3921 6:30-10:30 p<0,05

31 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual dos 5 tipos de alimentos mais freqüentes veiculados nas peças publicitárias de alimentos, em canais aberto e fechado, Brasil Esses 5 grupos representam 71,6% do total de alimentos veiculados na TV

32 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição dos fabricantes que mais freqüentemente anunciam alimentos em canais abertos e fechados, Brasil Fabricantes FreqüênciaPercentual Lucky 7639,5 Mc Donald's 6618,3 Nestlé 6327,9 Coca-cola 4886,1 Kraft Foods 3975,0 Bob's Burger 3614,5 Giraffas 3224,0 Sadia 2563,2 Kellogg's 2433,0 Schincariol 2352,9 Total ,4

33 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição dos alimentos mais freqüentemente anunciados, canais aberto e fechado, Brasil Produto anunciado FreqüênciaPercentual Salgadinho Lucky 5697,1 McLanche Feliz 5556,9 Trikids Bob's 3344,2 Kit Lanche Giraffas 3143,9 Biscoito Trakinas 2873,6 Cereal Matinal Kellogg's 2433,0 Mini Schin 2352,9 Achocolatado Muky 2252,8 Coca-cola 2012,5 Salgadinho Elma Chips 2012,5 Total ,5

34 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição dos alimentos mais freqüentemente anunciados, TV GLOBO, Brasil Produto anunciado FreqüênciaPercentual Coca-cola 1208,1 Produtos Sadia 1137,6 McLanche Feliz 956,4 Arroz Camil 916,1 Hot Pocket Sadia 503,4 Iogurte Activia 473,2 Kinder Ovo 453,0 Coca-cola Light 362,4 Tic Tac 342,3 Danoninho 312,1 Total 66244,7

35 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição dos alimentos mais freqüentemente anunciados, SBT, Brasil Produto anunciado FreqüênciaPercentual McLanche Feliz 1356,6 Kit Lanche Giraffas 1155,6 Cereal Matinal Kellogg's 1135,5 Redufim 1125,4 Sucos Trink 904,4 Coca-cola 813,9 Liposbelt 813,9 Prime Emagrecedor 703,4 Biscoito Trakinas 693,4 Wafer Minueto 653,2 Total 93145,3

36 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição dos alimentos mais freqüentemente anunciados, Discovery Kids, Brasil Produto anunciado FreqüênciaPercentual Mingo Quaker 11721,3 Kit Lanche Giraffas 9417,1 Chocolate Baton 8916,2 McLanche Feliz 5910,7 Ninho Soleil 488,7 Trikids Bob's 325,8 Cereal Matinal Estrelitas 295,3 Chocolate Surpresa 285,1 Balas Nerd 162,9 Achocolatado Lanche Prático Cemil 91,6 Total 52194,7

37 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição dos alimentos mais freqüentemente anunciados, Cartoon Network, Brasil Produto anunciado FreqüênciaPercentual Salgadinho Lucky 56914,5 Trikids Bob's 2997,6 McLanche Feliz 2666,8 Achocolatado Muky 2255,7 Salgadinho Torcida Chips 1944,9 Biscoito Trakinas 1914,9 Mini Schin 1834,7 Iogurte Chamyto 1513,9 Salgadinho Elma Chips 1473,7 Cereal Matinal Kellogg's 1122,9 Total ,6

38 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual do público-alvo dos produtos anunciados nas diferentes peças publicitárias de alimentos, Brasil ,1% 15,9% 26,2% N=565 13,8%

39 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual do contexto de compra ou consumo do produto anunciado nas diferentes peças publicitárias de alimentos, Brasil N=565

40 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual da forma de apresentação dos produtos anunciados nas diferentes peças publicitárias de alimentos, Brasil N=565

41 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual da forma de produção das diferentes peças publicitárias de alimentos, Brasil ,0% 15,6% 36,5% N=565

42 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual da utilização de música em peças publicitárias de alimentos nas 4 emissoras, Brasil ,8% 4,2% N=565 Jingles 11,5%

43 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual dos diferentes tipos de personagens humanos em peças publicitárias de alimentos nas 4 emissoras, Brasil

44 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual dos diferentes tipos de personagens animados em peças publicitárias de alimentos nas 4 emissoras, Brasil

45 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual do objetivo das peças publicitárias de alimentos nas 4 emissoras, Brasil

46 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Presença de situação lúdica na peça publicitária, Brasil N=565 35,2% 64,8% Relação com atividade física apenas 10,3% Indicação terapêutica ou de propriedade funcional 6,9%

47 Resultados Preliminares REVISTAS

48 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual do total de peças publicitárias em categorias nas 18 revistas, Brasil, N =

49 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual do total de peças publicitárias em categorias nas 5 revistas infantis, Brasil, N = 1.331

50 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual do total de peças publicitárias em categorias nas 2 revistas para adolescentes, Brasil, N = 1.734

51 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual do total de peças publicitárias em categorias nas 3 revistas para adultos, Brasil, N = 5.913

52 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual do total de peças publicitárias em categorias nas 8 revistas femininas, Brasil, N = 9.711

53 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual do foco da peça publicitária, Brasil, N = ,0% 78,3% 3,7%

54 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual do alvo de peça publicitária, Brasil, N = ,3% 68,0% 15,7%

55 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Distribuição percentual do alvo de peça publicitária, Brasil, N = 700

56 Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Propagandas de alimentos ricos em gordura, açúcar e sal são mais comuns; Estratégias de marketing voltadas ao público infantil e que promovem sua identificação; Alimentos relacionados ao aumento da incidência de sobrepeso/obesidade Conclusões

57 OBRIGADA (61)


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