A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRATÉGIAS COMPLEMENTARES DE PRODUÇÃO E ENTREGA DE CURSOS Material didático para EaD 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRATÉGIAS COMPLEMENTARES DE PRODUÇÃO E ENTREGA DE CURSOS Material didático para EaD 1"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIAS COMPLEMENTARES DE PRODUÇÃO E ENTREGA DE CURSOS Material didático para EaD 1

2 Educação: três níveis de conteúdo Aulas Livro-texto Aprofundamento Aulas presenciais Dependência do professor Desenvolvido para atender a todas as instituições Acervo da biblioteca Laboratórios 2

3 Um caminho seguro para o conhecimento 3 AulaTextoAprofundamento

4 Um caminho para o conhecimento 4 AulaTextoAprofundamento

5 Um caminho para o conhecimento? 5 AulaTextoAprofundamento

6 Boas notícias A educação a distância tem liderado uma tendência de volta do conteúdo didático no processo de ensino- aprendizagem. Mesmo quando impulsionada pelas leis do mercado, os resultados são positivos. 20% a distância serviu de teste para muitas instituições presenciais. A coexistência de cursos a distância e presenciais nas mesmas faculdades cria reforços positivas para ambos. Práticas ilegais, como pirataria, são reduzidas, voltando a valorizar o conteúdo duradouro. 6

7 EAD: três níveis de conteúdo Aulas Conteúdo textual Aprofundamento Aulas Web ou vídeo AVAs com tutoria Conteúdo que orienta o aprendizado Biblioteca Virtual e laboratórios 7

8 Conteúdos dialógicos mesclados a aprofundamento. Conteúdos dialógicos com menção às fontes e aos caminhos para o aprofundamento. Adoção de bibliotecas virtuais que incluam livros textos e permitam diversas visões sobre o tema. Uso de tecnologia que realmente ajude: AVAS e tutores bem treinados. Recursos adicionais que estimulem a pesquisa e o desenvolvimento de conteúdo pelo aluno. Integração com outras mídias, de alta e baixa tecnologia. 8 Melhores práticas

9 Produção de conteúdo é desvio de função do professor, em seu papel de professor. Diferenças entre a produção acadêmica e a comercial: direitos autorais. Conteúdo desenvolvido por um professor pode ficar vinculado a ele. Se houver troca de professor, novo conteúdo precisa ser desenvolvido. Instituição não tem segurança sobre questões de direitos autorais. Instituições de ensino tem problemas em licenciar conteúdo de terceiros. Contratos dos conteudistas com as instituições não são conciliáveis com contratos de cessão de direitos. 9 Riscos

10 Desenvolvimento de conteúdo por professores não favorece interdisciplinaridade. Conteúdos planejados em conjunto entre a instituição e desenvolvedores de conteúdo permitem relação entre os temas. Desenvolvimento conjunto dos conteúdos permite que cada conteúdo complemente o outro Conteúdo desenvolvido em pouco tempo pode não apresentar qualidade adequada. Pressão por conciliar aulas e produção pode gerar conteúdo raso e o risco de plágio. O desenvolvimento do conteúdo não se limita à escrita do texto. Aulas em forma de livro podem não levar o aluno ao nível adequado. 10 Riscos

11 O conteúdo eletrônico 11

12 Interatividade com razão de ser Objetos de aprendizagem permitem compreender conceitos complexos de maneira mais direta Estudante controla seu processo de aprendizagem Auto-avaliação instantânea e constante Planejamento integrado com o conteúdo textual Identificação prévia de áreas-problema Condução do aprendizado utilizando estratégias complementares Possibilidade de compartilhamento de conteúdos e contextualização dos conteúdos clássicos 12 Melhores práticas

13 O conteúdo textual 13

14 Do livro-texto ao conteúdo impresso Realidade que devemos considerar: Nos últimos anos, o número de estudantes matriculados no ensino superior aumentou consideravelmente. Contudo, o número de livros técnicos e científicos não acompanhou esse crescimento. 14

15 Do livro-texto ao conteúdo impresso Número de alunos matriculados no ensino superior ( ) Fonte: Gropai-USP,

16 Do livro-texto ao conteúdo impresso Número de livros técnicos e científicos publicados ( ) Fonte: Gropai-USP,

17 Do livro-texto ao conteúdo impresso Razões apontadas para o esquecimento do livro-texto: O aumento do número de universitários se deu em camadas da sociedade que não têm recursos para comprar livros. O aluno não consegue acompanhar o livro-texto. O brasileiro não tem o hábito de ler. No Brasil os livros são caros demais. O livro é uma ferramenta de ensino ultrapassada. Fonte: Gropai-USP,

18 Do livro-texto ao conteúdo impresso 18 Livro-texto Conteúdo impresso EaD

19 O conteúdo impresso para EaD O conteúdo impresso para EaD é: Considerado uma ferramenta de educação de baixa tecnologia. A base do processo de ensino/aprendizagem de grande parte dos cursos a distância. É, em geral, o elemento em que se fundamentam os demais meios que compõem o projeto político-pedagógico da instituição. Fonte: Gropai-USP,

20 Vantagens do conteúdo impresso As vantagens do conteúdo impresso para EaD são : É democrático. É familiar. É flexível. É paciente. Fonte: Gropai-USP,

21 Limitações do conteúdo impresso As limitações do conteúdo impresso para EaD são : Fonte: Gropai-USP, Não proporciona interação entre os participantes de um curso, limitando a troca de experiência. Determinados grupos não possuem o domínio da leitura. (I)(I) ( II )

22 Limitações do conteúdo impresso Elas são minimizadas pelo apoio de outros recursos: Fonte: Gropai-USP, (I)(I) ( II ) MATERIAL PARA AVA MATERIAL AUDIOVISUAL MATERIAL WEB

23 Características do conteúdo impresso Características gerais Podem ser consideradas a espinha dorsal do conteúdo impresso. Se elas não forem levadas em conta, o conteúdo impresso falhará em seu propósito. 23 Características específicas Elementos que visam tornar o conteúdo o mais útil e eficiente possível. Partem da seguinte premissa: o aluno estudará, em grande parte, sozinho, vivenciando uma experiência de aprendizagem autônoma. Embutem o professor no conteúdo impresso.

24 Características do conteúdo impresso As características gerais que precisam ser observadas no conteúdo impresso são : Público do público. Coerência. Fonte: Gropai-USP,

25 Características do conteúdo impresso As características específicas que precisam ser observadas no conteúdo impresso são : Linguagem textual. Linguagem visual. Exemplos e casos. Fonte: Gropai-USP, Objetivos de aprendizagem. Atividades. Hipertextos.

26 Características do conteúdo impresso As quatro regras do conteúdo impresso : Conteúdo amigável não significa conteúdo para criança. O conteúdo possui data de validade e, portanto, precisa ser revisto com alguma frequência. O conteúdo deve ser homogeneizado, legitimando o projeto político- pedagógico da instituição. A autoria de terceiros deve ser respeitada. Fonte: Gropai-USP,

27 Obrigado! 27


Carregar ppt "ESTRATÉGIAS COMPLEMENTARES DE PRODUÇÃO E ENTREGA DE CURSOS Material didático para EaD 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google