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Material didático para EaD

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Apresentação em tema: "Material didático para EaD"— Transcrição da apresentação:

1 Material didático para EaD
ESTRATÉGIAS COMPLEMENTARES DE PRODUÇÃO E ENTREGA DE CURSOS

2 Educação: três níveis de conteúdo
Aulas Aulas presenciais Dependência do professor Livro-texto Desenvolvido para atender a todas as instituições Aprofundamento Acervo da biblioteca Laboratórios

3 Um caminho seguro para o conhecimento
Aula Texto Aprofundamento

4 Um caminho para o conhecimento
Aula Texto Aprofundamento

5 Um caminho para o conhecimento?
Aula Texto Aprofundamento

6 Boas notícias A educação a distância tem liderado uma tendência de volta do conteúdo didático no processo de ensino-aprendizagem. Mesmo quando impulsionada pelas leis do mercado, os resultados são positivos. 20% a distância serviu de teste para muitas instituições presenciais. A coexistência de cursos a distância e presenciais nas mesmas faculdades cria reforços positivas para ambos. Práticas ilegais, como pirataria, são reduzidas, voltando a valorizar o conteúdo duradouro.

7 EAD: três níveis de conteúdo
Aulas Aulas Web ou vídeo AVAs com tutoria Conteúdo textual Conteúdo que orienta o aprendizado Aprofundamento Biblioteca Virtual e laboratórios

8 Melhores práticas Conteúdos dialógicos mesclados a aprofundamento.
Conteúdos dialógicos com menção às fontes e aos caminhos para o aprofundamento. Adoção de bibliotecas virtuais que incluam livros textos e permitam diversas visões sobre o tema. Uso de tecnologia que realmente ajude: AVAS e tutores bem treinados. Recursos adicionais que estimulem a pesquisa e o desenvolvimento de conteúdo pelo aluno. Integração com outras mídias, de alta e baixa tecnologia.

9 Riscos Produção de conteúdo é desvio de função do professor, em seu papel de professor. Diferenças entre a produção acadêmica e a comercial: direitos autorais. Conteúdo desenvolvido por um professor pode ficar vinculado a ele. Se houver troca de professor, novo conteúdo precisa ser desenvolvido. Instituição não tem segurança sobre questões de direitos autorais. Instituições de ensino tem problemas em licenciar conteúdo de terceiros. Contratos dos conteudistas com as instituições não são conciliáveis com contratos de cessão de direitos.

10 Riscos Desenvolvimento de conteúdo por professores não favorece interdisciplinaridade. Conteúdos planejados em conjunto entre a instituição e desenvolvedores de conteúdo permitem relação entre os temas. Desenvolvimento conjunto dos conteúdos permite que cada conteúdo complemente o outro Conteúdo desenvolvido em pouco tempo pode não apresentar qualidade adequada. Pressão por conciliar aulas e produção pode gerar conteúdo raso e o risco de plágio. O desenvolvimento do conteúdo não se limita à escrita do texto. ‘Aulas’ em forma de livro podem não levar o aluno ao nível adequado.

11 O conteúdo eletrônico

12 Melhores práticas Interatividade com razão de ser
Objetos de aprendizagem permitem compreender conceitos complexos de maneira mais direta Estudante controla seu processo de aprendizagem Auto-avaliação instantânea e constante Planejamento integrado com o conteúdo textual Identificação prévia de áreas-problema Condução do aprendizado utilizando estratégias complementares Possibilidade de compartilhamento de conteúdos e contextualização dos conteúdos clássicos

13 O conteúdo textual

14 Do livro-texto ao conteúdo impresso
Realidade que devemos considerar: Nos últimos anos, o número de estudantes matriculados no ensino superior aumentou consideravelmente. Contudo, o número de livros técnicos e científicos não acompanhou esse crescimento.

15 Do livro-texto ao conteúdo impresso
Número de alunos matriculados no ensino superior ( ) Fonte: Gropai-USP, 2008.

16 Do livro-texto ao conteúdo impresso
Número de livros técnicos e científicos publicados ( ) Fonte: Gropai-USP, 2008.

17 Do livro-texto ao conteúdo impresso
Razões apontadas para o esquecimento do livro-texto: O aumento do número de universitários se deu em camadas da sociedade que não têm recursos para comprar livros. O aluno não consegue acompanhar o livro-texto. O brasileiro não tem o hábito de ler. No Brasil os livros são caros demais. O livro é uma ferramenta de ensino ultrapassada. Fonte: Gropai-USP, 2008.

18 Do livro-texto ao conteúdo impresso
EaD Conteúdo impresso Livro-texto

19 O conteúdo impresso para EaD
Considerado uma ferramenta de educação de baixa tecnologia. A base do processo de ensino/aprendizagem de grande parte dos cursos a distância. É, em geral, o elemento em que se fundamentam os demais meios que compõem o projeto político-pedagógico da instituição. Fonte: Gropai-USP, 2008.

20 Vantagens do conteúdo impresso
As vantagens do conteúdo impresso para EaD são: É democrático. É familiar. É flexível. É paciente. Fonte: Gropai-USP, 2008.

21 Limitações do conteúdo impresso
As limitações do conteúdo impresso para EaD são: Fonte: Gropai-USP, 2008. (I) (II) Não proporciona interação entre os participantes de um curso, limitando a troca de experiência. Determinados grupos não possuem o domínio da leitura.

22 Limitações do conteúdo impresso
Elas são minimizadas pelo apoio de outros recursos: Fonte: Gropai-USP, 2008. (I) (II) MATERIAL PARA AVA MATERIAL AUDIOVISUAL MATERIAL WEB

23 Características do conteúdo impresso
Características específicas Elementos que visam tornar o conteúdo o mais útil e eficiente possível. Partem da seguinte premissa: o aluno estudará, em grande parte, sozinho, vivenciando uma experiência de aprendizagem autônoma. Embutem o professor no conteúdo impresso. Características gerais Podem ser consideradas a espinha dorsal do conteúdo impresso. Se elas não forem levadas em conta, o conteúdo impresso falhará em seu propósito.

24 Características do conteúdo impresso
As características gerais que precisam ser observadas no conteúdo impresso são: Público do público. Coerência. Fonte: Gropai-USP, 2008.

25 Características do conteúdo impresso
As características específicas que precisam ser observadas no conteúdo impresso são: Linguagem textual. Linguagem visual. Exemplos e casos. Fonte: Gropai-USP, 2008. Objetivos de aprendizagem. Atividades. Hipertextos.

26 Características do conteúdo impresso
As quatro regras do conteúdo impresso: Conteúdo amigável não significa conteúdo para criança. O conteúdo possui data de validade e, portanto, precisa ser revisto com alguma frequência. O conteúdo deve ser homogeneizado, legitimando o projeto político-pedagógico da instituição. A autoria de terceiros deve ser respeitada. Fonte: Gropai-USP, 2008.

27 Obrigado! Sabrina.cairo@pearson.com Roger.trimer@pearson.com


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