A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CPLP Comunidade de Países de Língua Portuguesa. O mundo lusófono.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CPLP Comunidade de Países de Língua Portuguesa. O mundo lusófono."— Transcrição da apresentação:

1 CPLP Comunidade de Países de Língua Portuguesa

2 O mundo lusófono

3 Angola Designação Oficial: República de Angola Capital: Luanda Outras cidades importantes: Huambo, Lobito, Cabinda, Benguela, Lubango, Malange Chefe de Estado: José Eduardo dos Santos (desde Setembro de 1979) Presidente da Assembleia Nacional: Roberto Víctor de Almeida Primeiro-ministro: Paulo Kassoma Ministro das Relações Exteriores: Assunção dos Anjos Data da actual Constituição: o MPLA adoptou uma Constituição de Independência em Novembro de 1975, alterada em Outubro de 1976, Setembro de 1980, Março de 1991, Abril e Agosto de 1992 e Novembro de 1996 Língua: a língua oficial é o Português. São falados outros idiomas, sobretudo o Umbundo, Kimbundo, Kikongo e Tchokwé Unidade monetária: Kwanza (Kz) Recursos económicos: Angola possui uma grande diversidade de recursos naturais. Estima-se que seu subsolo tenha 35 dos 45 minerais mais importantes do comércio mundial, entre os quais se destacam petróleo, diamante e gás natural. Há também grandes reservas de fosfato, ferro, manganésio, cobre, ouro e rochas ornamentais, além de uma grande produção pecuária. A cultura do café e o petróleo representam 90% das exportações As principais bacias de petróleo em expansão situam-se junto à costa nas províncias de Cabinda e Zaire, no norte do País. As reservas de diamantes nas províncias de Lunda Norte e Lunda Sul são admiradas por sua qualidade e consideradas umas das mais importantes do mundo. Página Oficial da Embaixada de Angola em Lisboa: Portal do Governo: Ministério das Relações Exteriores:

4 Brasil Designação Oficial: República Federativa do Brasil Capital: Brasília Outras cidades importantes: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, Recife, Manaus, Porto Alegre e Belem Chefe de Estado e de Governo, Presidente da República: Luiz Inácio Lulla da Silva Vice-Presidente: José Alencar Presidente do Congresso Nacional: Senador Garibaldi Alves Filho (Presidente do Senado Federal) Ministro das Relações Exteriores: Celso Amorim Data da actual Constituição: Outubro de Alterações introduzidas posteriormente Língua: Português Unidade monetária: Real (BRL) Página Oficial da Presidência da República: Portal do Governo: Ministério das Relações Exteriores:

5 Brasil Recursos económicos: Produtos de destaque: cana-de-açúcar, soja, milho, cacau café, banana, tabaco, açúcar, feijão, citrinos, milho, algodão, arroz, trigo, batata e mandioca. O Brasil ocupa posições de destaque mundial na produção dessas culturas. A exploração florestal é importante. Cerca de 60% da superfície do país é florestal. É o primeiro produtor mundial de carne. No sector mineral, possui a segunda maior reserva de ferro do mundo, além de manganésio, crómio, níquel, carvão, fosfatos, cobre, urânio e bauxite. Também possui reservas petrolíferas. Mais de 90% da energia consumida no país é proveniente de hidroeléctricas. Sector secundário: indústrias automobilísticas, siderúrgica, têxtil, química, de derivados agropecuários (açúcar, cacau, café, carne) e metalúrgica (aço, alumínio, ferro, zinco, chumbo) e Turismo

6 Cabo Verde Designação Oficial: República de Cabo Verde Capital: Cidade da Praia Outras cidades importantes: Mindelo, Assomada, S. Filipe Chefe de Estado: Pedro de Verona Rodrigues Pires (eleito Presidente da República em 2001 e reeleito em 2006) Presidente da Assembleia Nacional: Aristides Raimundo Lima Primeiro-ministro: José Maria Pereira Neves (eleito em 2001) Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades: José Brito Data da actual Constituição: 25 de Setembro de Foi revista em Julho de 1999 Língua: A língua oficial é o Português, utilizando-se localmente o Crioulo Unidade monetária: Escudo de Cabo Verde (CVE) Recursos económicos: Os recursos económicos de Cabo Verde dependem sobretudo da agricultura e da riqueza marinha. A agricultura sofre frequentemente os efeitos das secas. As culturas mais importantes são o café, a banana, a cana-de-açúcar, os frutos tropicais, o milho, os feijões, a batata-doce e a mandioca. O sector industrial encontra-se em pleno desenvolvimento e podemos destacar a fabricação de aguardente, vestuário e calçado, tintas e vernizes, o turismo, a pesca e as conservas de pescado e a extracção de sal, não descurando o artesanato e a construção. A banana e a indústria das conservas de peixe, o peixe congelado, as lagostas, o sal e as confecções são os principais produtos exportados. Assim, o comércio e o turismo, especialmente na ilha do Sal, produzem 69% do PIB. O sector secundário gera 17% do PIB. O país importa mais de 80% dos alimentos que consome. Página Oficial da Embaixada de Cabo Verde em Lisboa: Portal do Governo: Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades:

7 Guiné-Bissau Designação Oficial: República da Guiné-Bissau Capital: Bissau Outras cidades importantes: Bafatá, Gabú, Mansôa, Catió, Cantchungo, Farim Chefe de Estado: João Bernardo Vieira (eleito em Agosto de 2005) Presidente da Assembleia Nacional Popular: Francisco Benante Primeiro-ministro: Martinho Ndafa Cabi (nomeado em Maio de 2007) Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades: Maria da Conceição Nobre Cabral Data da actual Constituição: aprovada em 16 de Maio de 1984, foi revista em Maio de 1991, Novembro de 1996 e Julho de 1999 Língua: a língua oficial é o Português, utilizando-se localmente o Crioulo, Mandjaco, Mandinga, entre outros Unidade monetária: Franco CFA --- Recursos económicos: A Guiné-Bissau depende fortemente da agricultura e da pesca (cerca de 62% do PIB). O preço das castanhas de caju aumentou e hoje o país encontra-se em sexto lugar na produção mundial do produto. A Guiné-Bissau exporta peixe e mariscos juntamente com amendoim, semente de palma e produtos das actividades extractivas florestais. As licenças para a pesca são uma fonte de receitas do governo. O arroz é o cereal mais produzido e comida típica. O turismo é, também, uma aposta crescente do país.

8 Moçambique Designação Oficial: República de Moçambique Capital: Maputo Outras cidades importantes: Beira, Nampula, Chimoio, Nacala-Porto, Quelimane, Tete, Xai-Xai, Pemba, Inhambane Chefe de Estado: Armando Emílio Guebuza (desde Fevereiro de 2005) Presidente da Assembleia da República: Eduardo Joaquim Mulembwe Primeira-ministra: Luísa Dias Diogo Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação: Alcinda António de Abreu Data da actual Constituição: 30 de Novembro de 1990, alterada em 1996 e em 2004 Língua: a língua oficial é o Português. Há numerosas línguas nacionais, como o Lomué, Makondé, Shona, Tsonga e Chicheua Unidade monetária: Metical (MZM) - Recursos económicos: A economia é precária e depende de doadores estrangeiros. O solo é rico em ouro, carvão, sal, grafite e bauxite, mas é pouco explorado. Moçambique possui também reservas de gás natural, mármore e madeiras. A maioria da população vive da agricultura de subsistência, mas o país exporta cana-de- açúcar, algodão, sisal, chá e tabaco. --- Página Oficial da Presidência da República: Portal do Governo: https://www.govnet.gov.mz/ https://www.govnet.gov.mz/ Página Oficial de Moçambique:

9 Portugal Designação Oficial: República Portuguesa Capital: Lisboa Outras cidades importantes: Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal (Madeira), Ponta Delgada (Açores), Porto, Setúbal Chefe de Estado: Aníbal Cavaco Silva (desde 09 de Março de 2006) Presidente da Assembleia da República: Jaime Gama Primeiro-ministro: José Sócrates Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros: Luís Amado Data da actual Constituição: aprovada em Abril de Revisões: Setembro de 1982, Julho de 1989, Novembro de 1992, Setembro de 1997, Dezembro de 2001, Julho de 2004 e Agosto de 2005 Língua: Português Unidade monetária: Euro (EUR) Recursos económicos: A produção agrícola representa apenas 4% do PIB. A principal cultura é a uva, situando o país entre os dez primeiros produtores mundiais de vinhos de qualidade. Batata, beterraba açucareira, arroz, legumes, hortaliças e frutas também são importantes produtos. A abundância de sobreiros, especialmente a Sul do rio Tejo, faz de Portugal o maior produtor mundial de cortiça (cerca de metade da produção da cortiça mundial). Na pecuária, destaca-se a produção de ovinos e, na pesa, a da sardinha. Embora o solo seja rico em muitos minerais, como pirite, tungsténio, estanho, ferro, carvão, urânio, volfrâmio, manganésio, sal, ouro, prata e cobre, mármore, a sua exploração comercial ainda é reduzida, por se encontrarem dispersos geograficamente. Com um passado predominantemente agrícola, actualmente e devido a todo o desenvolvimento que o país registou, a estrutura da economia baseia-se nos serviços e na indústria, que representam 67,8% e 28,2% do VAB (Fonte: INE, 2004). O sector industrial responde por 28% do PIB. As principais actividades concentram-se nos sectores têxtil, siderúrgico, metalúrgico, automobilístico e químico. Também têm importância as indústrias alimentares (conservas de peixe, vinho, cerveja e azeite), de calçados e de cerâmica. O sector de serviços (destaque para o turismo) responde por 68% do PIB e por 60% dos empregos. O comércio exterior é deficitário, pois as importações – petróleo, gás natural e alimentos, entre outros – são maiores do que as exportações. Com vista a tornar-se mais auto-suficiente em produção energética, Portugal aposta nas novas energias e vai implementar, no norte do país, o primeiro parque mundial de aproveitamento da energia das ondas. --- Página Oficial da Presidência da República: Portal do Governo: Página do Ministério dos Negócios Estrangeiros:

10 São Tomé e Príncipe Designação Oficial: República Democrática de São Tomé e Príncipe Capital: São Tomé Outras cidades importantes: Santo António, Santa Cruz, Neves Chefe de Estado: Fradique de Menezes (desde Setembro de 2001) Presidente da Assembleia Nacional: Francisco da Silva Primeiro-ministro: Joaquim Rafael Branco Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades: Carlos Tiny Data da actual Constituição: publicada a 29 de Janeiro de 2003 em Diário da República Língua: a língua oficial é o Português. Localmente, também se fala Crioulo Unidade monetária: Dobra (STD) --- Recursos económicos: A principal actividade económica é a agricultura, que produz cacau, óleo de palma, café e coco e na pesca. A recém-descoberta de jazidas de petróleo nas suas águas pode constituir uma importante fonte de receitas e de energia no futuro. São Tomé e Príncipe também aposta no turismo quer favorecer a qualidade, propondo um quadro único de descoberta, preservando o melhor possível as suas paisagens luxuriantes, a sua arquitectura singular e, sobretudo, a sua calma. --- Página Oficial da Embaixada de São Tomé e Príncipe em Lisboa: Portal do Governo: Página do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades:

11 Timor-Leste Designação Oficial: República Democrática de Timor-Leste Capital: Díli Outras cidades importantes: Baucau, Manatuto, Aileu e Liquiçá Chefe de Estado: José Ramos Horta (desde Maio de 2007) Presidente do Parlamento Nacional: Fernando LaSama de Araújo Primeiro-ministro: Alexandre Xanana Gusmão (desde 2007) Ministro dos Negócios Estrangeiros: Zacarias Albano da Costa Data da actual Constituição: Maio de 2002 Língua: as línguas oficiais são o Português e o Tétum Unidade monetária: Dólar norte-americano (USD). Para facilitar as trocas comerciais, o Estado cunha moedas de denominação centavo. Recursos económicos: A economia de Timor-Leste assenta na produção de cacau, café, cravo e coco. Nos últimos anos foram encontrados importantes reservas de petróleo e gás natural. Portal do Governo:

12 Indicadores Periodo de Referência Portugal Angola CABO Verde Brasil Guiné Bissau São Tomé e Principe Moçambi que Timor Leste Área Total km² km² km² km² km²964 km² km² km² Capital -LisboaLuandaPraiaBrasíliaBissauSão ToméMaputoDili Unidade Monetária -EscudoKuanza Escudos de Cabo Verde Real Peso da Guiné DobraMetical.Escudo População total hab hab hab hab hab hab hab hab.

13 Indicadores Periodo de Referência Portugal Angola CABO Verde Brasil Guiné Bissau São Tomé e Principe Moçambi que Timor Leste Densidade demográfica hab/km213 hab/km2126 hab/km222 hab/km244 hab/km2162 hab/km225 hab/km264 hab/km2 População residente em área urbana ,4%37,2%57,6%84,2%35,6%37,9%38,0%7,8% Taxa média anual de crescimento da população 20051,10%2,83%2,35%1,39%3,00%2,28%2,00%5,42% Taxa bruta de natalidade ,848,5 por mil30,920,749,834,240,447,4 Taxa bruta de mortalidade 20055,422,3 por mil5,36,6208,820,212,6

14 Indicadores Periodo de Referência PortugalAngola CABO Verde Brasil Guiné Bissau São Tomé e Principe Moçambi que Timor Leste Produto Interno Bruto (milhões de USD) Produto Nacional Bruto per capita (USD) n.d. Exportações totais (milhões de USD) Importações totais (milhões de USD) n.d n.d.1 753n.d.

15 Indicadores Periodo de Referência PortugalAngola CABO Verde Brasil Guiné Bissau São Tomé e Principe Moçamb ique Timor Leste Índice de Desenvolvimento Humano 20040,9040,4390,7220,7920,3490,6070,3900,512 Esperança média de vida ao nascer (anos) ,240,770,270,344,662,941,955,1 Taxa de mortalidade infantil (por nascimentos) 20055,5138,829,827,4119,782,4100,993,7 Despesa pública com a saúde, em % do PIB 20026,62,13,83,639,74,1n.d. Taxa de incidência do HIV em adultos (15 a 49 anos) 20030,43,9n.d.0,7n.d. 12,2n.d. Despesa pública com a educação, em % do PIB 20025,792,87,944,222,14n.d.2,36n.d. Taxa de literacia adultos (+15 anos) (%)

16 Angola Brasil Cabo Verde

17 Guiné-Bissau Moçambique Portugal

18 São Tomé e Príncipe Timor-Leste Imagens retiradas de

19 Fontes –Países Lusófonos - (http://alea.ine.pt/html/lusofonos/html/lusofonos.html)http://alea.ine.pt –Comunidades de Países de Língua Portuguesa -

20 Ligações para saber mais sobre os CPLP... Lusofonia (Portal do Governo)http://www.governo.gov.pt/Portal/PT/Geral/Lusofonia Portal da Lusofoniahttp://www.portal-lusofonia.org Instituto Camõeshttp://www.instituto-camoes.pt/index.htm Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Fundação Portugal-Africahttp://memoria-africa.ua.pt/ State of world population 2007www.unfpa.org África world music ion/content.region/africa_1 Sabores da lusofonia Instituto de Investigação Científica Tropical TV Ciência Projecto A caminho da lusofoniawww.acaminhodalusofonia.org Países lusófonos Slides organizados por Susana Gonçalves para o website Lusofonia


Carregar ppt "CPLP Comunidade de Países de Língua Portuguesa. O mundo lusófono."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google