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CENTRO DE TREINAMENTO SMAR

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Apresentação em tema: "CENTRO DE TREINAMENTO SMAR"— Transcrição da apresentação:

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2 CENTRO DE TREINAMENTO SMAR
MISSÃO: "Capacitar o treinando a extrair dos produtos e soluções Smar todo o seu potencial de desempenho, dentro de uma visão geral do estado da arte em tecnologia de automação"

3 Distância entre Sertãozinho e Ribeirão Preto
LOCALIZAÇÃO Distância entre Sertãozinho e Ribeirão Preto aproximadamente 25 km

4 ORGANOGRAMA DE ATIVIDADES
CENTRO DE TREINAMENTO SMAR

5 INSTALAÇÕES SALA DE SOFTWARE CENTRO DE TREINAMENTO SMAR
ÁREA TOTAL: 580m2 SALA DE SOFTWARE CENTRO DE TREINAMENTO SMAR

6 INSTALAÇÕES AUDITÓRIO Área: 103m2 Cap: 60 pessoas

7 INSTALAÇÕES SALA DE INSTRUMENTAÇÃO Área: 47m2 Cap: 18 treinandos

8 INSTALAÇÕES SALA DE SOFTWARE Área: 47m2 Cap: 16 treinandos

9 CURSOS CURSOS PRESENCIAIS FORMAÇÃO TÉCNICA PROGRAMAS VIA INTERNET
PRODUTOS SMAR BÁSICOS FORMAÇÃO TÉCNICA INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE PROGRAMAS VIA INTERNET e-Learning

10 CURSOS PRODUTOS SMAR CLP LC700 Controlador CD600 - Operação/Conf.
Transmissor LD301 - Operação/Conf. Transmissor TT301 - Operação/Conf. Posicionador FY301 - Operação/Conf. DT301 “Touché” - Operação/Conf. LD301+TT301+Pos. FY301 Supervisório “AIMAX-WIN” - Interfaces “LC-700, CD600, FOUNDATION FIELDBUS” SYSTEM302 – Foundation Fieldbus Manutenção Foundation Fieldbus Básico Manutenção Foundation Fieldbus Avançado Profibus PA – Linha 303

11 CURSOS BÁSICOS Instrumentação Básica para Controle de Processos.
Instrumentação para Caldeiras. Introdução ao Fieldbus Foundation

12 TREINAMENTO EXTERNO Treinamento na Usina Alto Alegre, em Presidente Prudente, SP. Módulos: LC700, Aimax, CD600, LD,DT e FY301

13 TREINAMENTO EXTERNO Treinamento na COSAN/FBA Costa Pinto, em Piracicaba-SP. Módulos: LC700, Aimax, DT301, CD600, LD e FY301.

14 TREINAMENTO EXTERNO Treinamento na Usina São João de Araras, em Araras-SP Módulos: FILDBUS, Aimax, CD600, LD e FY301

15 TREINAMENTO EXTERNO Treinamento na MAUSA Equipamentos Industriais, de Piracicaba-SP. Módulo: FY301

16 CERTIFICADOS À todos os participantes dos cursos do Centro de Treinamento SMAR são conferidos certificados de conclusão

17 CURSOS ON-LINE

18 CURSOS ON-LINE

19 CURSOS ON-LINE

20 CURSOS ON-LINE

21 CURSOS ON-LINE

22 TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS
1. TREINAMENTO DE INTEGRAÇÃO   O Treinamento de Integração visa “incluir” o novo funcionário na empresa. Todos novos funcionários passam por este treinamento. Esta integração é executada por vários departamentos, que ministram os diversos módulos do mesmo. É constituído dos seguintes treinamentos, em forma modular: Recursos Humanos : Normas e procedimentos, deveres, direitos, etc. Segurança: na empresa, EPI, etc. Sistema da Qualidade SMAR: MGQ, normas ISO 9000, etc. Produtos Smar: breve apresentação História da SMAR e tecnologia: apresentação sobre a vida da empresa. Treinamento no próprio local de trabalho.

23 TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS
2. TREINAMENTO “ON THE JOB” (no local de trabalho)   O treinamento on the job visa integrar os funcionários as suas funções no próprio local de trabalho. É feito pelo próprio gerente ou supervisor da área, com acompanhamento pelo CTS - Centro de Treinamento SMAR. Neste treinamento são fornecidas informações sobre: Normas e procedimentos do local Máquinas e equipamentos Itens de segurança Rotinas de trabalho, etc.

24 TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS
3. TREINAMENTO INDRH   Ao longo da vida do funcionário na empresa, o supervisor ou gerente observa a atuação dos mesmos, procurando levantar necessidades de treinamento. Para isto, todos supervisores e gerentes foram treinados na metodologia INDRH – Identificação de Necessidades de Desenvolvimento de Recursos Humanos. Em colaboração e suporte do CTS os treinamentos necessários são executados “on the job” ou externamente, conforme o caso. A grande maioria dos treinamentos usa instrutores internos, permitindo treinamentos a um custo mínimo. Até o final do ano de 2002, já haviam sido executados mais de 1600 treinamentos, dentro dessa metodologia.

25 TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS
4. COMPETÊNCIAS   A partir deste ano, estaremos implantando uma nova metodologia de treinamento, baseada nas exigências da ISO 9001, na versão Esta nova versão pede que, primeiramente, sejam levantadas as competências dos funcionários que executem atividades que colaboram para a qualidade dos produtos. A seguir, um plano de treinamento para cada Departamento é elaborado, com base nas competências necessárias. Foi feito um treinamento piloto no ano passado, para a gerência de alguns departamentos da empresa, e as mesmas já estão capacitadas a aplicar essa nova metodologia. Os resultados foram positivos e este treinamento deverá ser estendido para o restante das gerências, até julho deste ano.

26 TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS
5. PROJETOS IMPLANTADOS PARA FUNCIONÁRIOS DA ÁREA FABRIL  5S – Programa de educação, visando melhorar a qualidade de vida no trabalho. Visitas a outras unidades da SMAR – Programa implantado com a finalidade de que os funcionários conheçam outras instalações da empresa, quem são seus “fornecedores” e “clientes”, etc. Visitas externas a clientes para que os funcionários conheçam as diversas aplicações básicas de equipamentos SMAR

27 TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS
6. APOIO À COMUNIDADE   O CTS tem dado apoio à Escola Técnica Federal, fornecendo o uso das instalações do CTS para aulas teóricas e práticas. Palestras tem sido feitas em escolas técnicas, universidades, etc. bem como temos recebido visitas de várias escolas e faculdades. 7. SUPORTE AOS DEPARTAMENTOS DA EMPRESA Suporte a outros departamentos da empresa em treinamentos internos, como: preparação da salas, equipamentos, LIP (documentação e registros), convocação, transporte e apoio.

28 TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS
8. ESTAGIÁRIOS Recebimento de estagiários de cursos técnicos e universitários, com montagem de programa de treinamento. Preparação de estágios específicos para funcionários recém-admitidos, no Brasil e no exterior. 9. CURSO DE INGLÊS. O CTS mantém um curso de língua inglesa para os funcionários envolvidos com esta língua, nas suas atividades diárias. Atualmente cerca de 80 funcionários freqüentam estas aulas, divididas em vários níveis, incluindo conversação e desenvolvimento das habilidades oral e escrita.

29 TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS
ANO CURSO PARTIPANTES hXH 2002 708 2.901 66.267 2003 1.268 7.152 81.141

30 TREINAMENTO DE CLIENTES
ANO CURSO PARTIPANTES hXH 2002 120 975 16.729 2003 187 2.309 38.313

31 METAS 2003 METAS DE 2003 1. Treinar toda equipe de gerentes na metodologia “COMPETÊNCIAS”, de acordo com ISO9001:2000. 2. Implantar cursos comportamentais para gerentes: técnicas de gerenciamento, tratamento de conflitos, formação de equipes, reuniões eficazes, gerenciamento do tempo, etc. 3. Disponibilizar cursos on line, via Internet, sobre produtos SMAR. 4. Desenvolver cursos de treinamento para os novos produtos SMAR.

32 FINALIZANDO ... “QUANDO OS VENTOS DA MUDANÇA CHEGAREM, NÃO CONSTRUA ABRIGOS, CONSTRUA CATA-VENTOS.” Claus Moller


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