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2 CENTRO DE TREINAMENTO SMAR MISSÃO: "Capacitar o treinando a extrair dos produtos e soluções Smar todo o seu potencial de desempenho, dentro de uma visão.

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2 2 CENTRO DE TREINAMENTO SMAR MISSÃO: "Capacitar o treinando a extrair dos produtos e soluções Smar todo o seu potencial de desempenho, dentro de uma visão geral do estado da arte em tecnologia de automação"

3 3 LOCALIZAÇÃO Distância entre Sertãozinho e Ribeirão Preto aproximadamente 25 km

4 4 ORGANOGRAMA DE ATIVIDADES CENTRO DE TREINAMENTO SMAR

5 5 INSTALAÇÕES SALA DE SOFTWARE ÁREA TOTAL: 580m 2 CENTRO DE TREINAMENTO SMAR

6 6 INSTALAÇÕES AUDITÓRIO Área: 103m 2 Cap: 60 pessoas

7 7 INSTALAÇÕES SALA DE INSTRUMENTAÇÃO Área: 47m 2 Cap: 18 treinandos

8 8 INSTALAÇÕES SALA DE SOFTWARE Área: 47m 2 Cap: 16 treinandos

9 9 CURSOS CURSOS PRESENCIAIS –PRODUTOS SMAR –BÁSICOS FORMAÇÃO TÉCNICA –INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE PROGRAMAS VIA INTERNET –e-Learning

10 10 CURSOS PRODUTOS SMAR CLP LC700 Controlador CD600 - Operação/Conf. Transmissor LD301 - Operação/Conf. Transmissor TT301 - Operação/Conf. Posicionador FY301 - Operação/Conf. DT301 Touché - Operação/Conf. LD301+TT301+Pos. FY301 Supervisório AIMAX-WIN - Interfaces LC-700, CD600, FOUNDATION FIELDBUS SYSTEM302 – Foundation Fieldbus Manutenção Foundation Fieldbus Básico Manutenção Foundation Fieldbus Avançado Profibus PA – Linha 303

11 11 CURSOS BÁSICOS Instrumentação Básica para Controle de Processos. Instrumentação para Caldeiras. Introdução ao Fieldbus Foundation

12 12 TREINAMENTO EXTERNO Treinamento na Usina Alto Alegre, em Presidente Prudente, SP. Módulos: LC700, Aimax, CD600, LD,DT e FY301

13 13 TREINAMENTO EXTERNO Treinamento na COSAN/FBA Costa Pinto, em Piracicaba-SP. Módulos: LC700, Aimax, DT301, CD600, LD e FY301.

14 14 TREINAMENTO EXTERNO Treinamento na Usina São João de Araras, em Araras-SP Módulos: FILDBUS, Aimax, CD600, LD e FY301

15 15 TREINAMENTO EXTERNO Treinamento na MAUSA Equipamentos Industriais, de Piracicaba-SP. Módulo: FY301

16 16 CERTIFICADOS À todos os participantes dos cursos do Centro de Treinamento SMAR são conferidos certificados de conclusão

17 17 CURSOS ON-LINE

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22 22 TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS 1. TREINAMENTO DE INTEGRAÇÃO O Treinamento de Integração visa incluir o novo funcionário na empresa. Todos novos funcionários passam por este treinamento. Esta integração é executada por vários departamentos, que ministram os diversos módulos do mesmo. É constituído dos seguintes treinamentos, em forma modular: Recursos Humanos : Normas e procedimentos, deveres, direitos, etc. Segurança: na empresa, EPI, etc. Sistema da Qualidade SMAR: MGQ, normas ISO 9000, etc. Produtos Smar: breve apresentação História da SMAR e tecnologia: apresentação sobre a vida da empresa. Treinamento no próprio local de trabalho.

23 23 TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS 2. TREINAMENTO ON THE JOB (no local de trabalho) O treinamento on the job visa integrar os funcionários as suas funções no próprio local de trabalho. É feito pelo próprio gerente ou supervisor da área, com acompanhamento pelo CTS - Centro de Treinamento SMAR. Neste treinamento são fornecidas informações sobre: Normas e procedimentos do local Máquinas e equipamentos Itens de segurança Rotinas de trabalho, etc.

24 24 TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS 3. TREINAMENTO INDRH Ao longo da vida do funcionário na empresa, o supervisor ou gerente observa a atuação dos mesmos, procurando levantar necessidades de treinamento. Para isto, todos supervisores e gerentes foram treinados na metodologia INDRH – Identificação de Necessidades de Desenvolvimento de Recursos Humanos. Em colaboração e suporte do CTS os treinamentos necessários são executados on the job ou externamente, conforme o caso. A grande maioria dos treinamentos usa instrutores internos, permitindo treinamentos a um custo mínimo. Até o final do ano de 2002, já haviam sido executados mais de 1600 treinamentos, dentro dessa metodologia.

25 25 TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS 4. COMPETÊNCIAS A partir deste ano, estaremos implantando uma nova metodologia de treinamento, baseada nas exigências da ISO 9001, na versão Esta nova versão pede que, primeiramente, sejam levantadas as competências dos funcionários que executem atividades que colaboram para a qualidade dos produtos. A seguir, um plano de treinamento para cada Departamento é elaborado, com base nas competências necessárias. Foi feito um treinamento piloto no ano passado, para a gerência de alguns departamentos da empresa, e as mesmas já estão capacitadas a aplicar essa nova metodologia. Os resultados foram positivos e este treinamento deverá ser estendido para o restante das gerências, até julho deste ano.

26 26 TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS 5. PROJETOS IMPLANTADOS PARA FUNCIONÁRIOS DA ÁREA FABRIL 5S – Programa de educação, visando melhorar a qualidade de vida no trabalho. Visitas a outras unidades da SMAR – Programa implantado com a finalidade de que os funcionários conheçam outras instalações da empresa, quem são seus fornecedores e clientes, etc. Visitas externas a clientes para que os funcionários conheçam as diversas aplicações básicas de equipamentos SMAR

27 27 TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS 6. APOIO À COMUNIDADE O CTS tem dado apoio à Escola Técnica Federal, fornecendo o uso das instalações do CTS para aulas teóricas e práticas. Palestras tem sido feitas em escolas técnicas, universidades, etc. bem como temos recebido visitas de várias escolas e faculdades. 7. SUPORTE AOS DEPARTAMENTOS DA EMPRESA Suporte a outros departamentos da empresa em treinamentos internos, como: preparação da salas, equipamentos, LIP (documentação e registros), convocação, transporte e apoio.

28 28 TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS 8. ESTAGIÁRIOS Recebimento de estagiários de cursos técnicos e universitários, com montagem de programa de treinamento. Preparação de estágios específicos para funcionários recém-admitidos, no Brasil e no exterior. 9. CURSO DE INGLÊS. O CTS mantém um curso de língua inglesa para os funcionários envolvidos com esta língua, nas suas atividades diárias. Atualmente cerca de 80 funcionários freqüentam estas aulas, divididas em vários níveis, incluindo conversação e desenvolvimento das habilidades oral e escrita.

29 29 TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS ANOCURSOPARTIPANTEShXH

30 30 TREINAMENTO DE CLIENTES ANOCURSOPARTIPANTEShXH

31 31 METAS 2003 METAS DE Treinar toda equipe de gerentes na metodologia COMPETÊNCIAS, de acordo com ISO9001: Implantar cursos comportamentais para gerentes: técnicas de gerenciamento, tratamento de conflitos, formação de equipes, reuniões eficazes, gerenciamento do tempo, etc. 3. Disponibilizar cursos on line, via Internet, sobre produtos SMAR. 4. Desenvolver cursos de treinamento para os novos produtos SMAR.

32 32 FINALIZANDO... QUANDO OS VENTOS DA MUDANÇA CHEGAREM, NÃO CONSTRUA ABRIGOS, CONSTRUA CATA-VENTOS. Claus Moller


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