A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 1) Prof. Breno Leonardo G. de M. Araújo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 1) Prof. Breno Leonardo G. de M. Araújo"— Transcrição da apresentação:

1 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 1) Prof. Breno Leonardo G. de M. Araújo

2 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Com o advento dos sistemas operacionais utilizando-se de interfaces gráficas, ricas em imagens, tornou-se necessário ao profissional da área de informática acompanhar essa evolução tecnológica.

3 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução O mundo visual, está sofrendo transformações constantes se considerarmos um pequeno espaço de tempo. Vídeo, artes, televisão, cinema, enfim, o computador se torna uma peça fundamental nesse mundo que muitas vezes imperceptível aos olhos de alguns, faz parte do nosso dia a dia.

4 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Estamos entrando em uma época totalmente digital, onde a internet tem uma força cada vez maior, seja em casa, no trabalho, nos estudos e etc... E devemos estar preparados para um mundo novo.

5 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução A internet utiliza quase que na sua totalidade de componentes gráficos para se comunicar com os usuários e os profissionais precisam explorar os poderosos recursos das novas ferramentas, que permitam criar trabalhos gráficos mais harmoniosos, com maior facilidade e em menor espaço de tempo.

6 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Até 1984 aqui no Brasil não se fazia em computadores o que se fazia em gráficas. O primeiro computador que se especializou em DTP foi o MACINTOSH. O Macintosh é uma máquina potente e até hoje tem o domínio na produção gráfica, entretanto, tem um custo relativamente elevado, e não é uma máquina popular, de fácil acesso a softwares e manutenção.

7 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Desktop Publish (DTP) – A capacidade de elaborar projetos gráficos sofisticados foi um dos aspectos mais entusiasmantes no avanço da editoração eletrônica. – Os programas de layout de página eletrônico colocavam as imagens gráficas na mesma página do texto, sem a necessidade de usar lâminas de corte e cola.

8 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Desktop Publish (DTP) – No mundo do PC nessa época, os gráficos eram primitivos... – Mais o PC não ficou parado. Os softwares gráficos foram surgindo no DOS, Windows, e, atualmente o PC tomou quase toda a vantagem competitiva do Macintosh.

9 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Desktop Publish (DTP) – Com a disseminação dos PCs a nível mundial, as softhouses começaram a investir criando versões de seus produtos para PC, e hoje em dia, em alguns casos, essas versões excedem as versões MAC. – Com a possibilidade de fazer projetos gráficos em PC, o DTP popularizou-se, possibilitando com isso um avanço de softwares, e também de hardwares a um custo relativamente barato (Estações Gráficas, Scanners, Impressoras DeskJet e Laser).

10 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Desktop Publish (DTP) – Com o avanço de recursos, o nível de exigência na apresentação de impressos cresceu, pois as pessoas sempre assimilam rapidamente a disponibilidades de recursos e investem em uma melhor qualidade. – Desktop Publishing (DTP), É o termo utilizado pelos gráficos quando o processo de produção de um impresso é feito quase que totalmente (e às vezes integralmente) em um computador.

11 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Desktop Publish (DTP) – Conforme foram sendo desenvolvidas tecnologias que contribuíam com o aumento do poder computacional dos Pcs e Macs, mais e mais recursos foram adicionados aos softwares de DTP (Desktop Publishing) para que esses pudessem, cada vez mais, encurtar o caminho que vai da idéia na cabeça até o produto impresso.

12 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Desktop Publish (DTP) – Gerou-se então um grande número de aplicativos e que podem ser classificados da seguinte forma: Programas de Processamento de Textos Programas de Tratamento de Imagens Programas de Ilustração Programas de Diagramação Programas de Fechamento de Arquivo

13 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Desktop Publish (DTP) – Muitos dos novos programas de DTP possuem recursos mistos, ou seja, um programa de Edição de Textos tem algumas ferramentas para ilustração, e programas de ilustração têm certas ferramentas de diagramação ou programas de tratamento de imagens apresentam algumas ferramentas de edição de textos, mas o recomendável é que cada programa seja utilizado para sua específica função, ou seja, o seu ponto forte, naquele onde a maioria dos seus recursos está focado.

14 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Desktop Publish (DTP) – Programas de Processamento de Texto Têm a função de armazenar os textos a serem diagramados e impressos. Embora tenham a capacidade de configuração de páginas e diversas formas de saída de impressão, no DTP profissional recomenda-se o uso desses programas apenas para efetuar a entrada dos textos, que muitas vezes podem conter dezenas ou centenas de páginas em um único arquivo, além do que tais programas têm recursos muito bons de correção ortográfica, o que ajuda a verificar o texto antes dele ser diretamente diagramado.

15 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Desktop Publish (DTP) – Programas de Processamento de Texto Programas como o OpenOffice Writer, o Abiword e o Kwriter são ótimos exemplos dentro da comunidade Open Source. Não há grandes ajustes a serem feitos ao usar esses programas ao invés dos conhecidos aplicativos proprietários, já que o texto pode ser gravado como formato ASCII por exemplo, pois sua diagramação é controlada pelos aplicativos de diagramação, precisando apenas do texto puro para produzir o impresso.

16 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Desktop Publish (DTP) – Programas de Tratamento de Imagens Esses aplicativos ocupam-se em criar efeitos especiais em fotos e aplicar correções ou ajustes de cor para os mais diversos processos de impressão. Efeitos em bitmap requerem muito menos poder de processamento, são muito mais fáceis de se obter e apresentam um melhor resultado do que os efeitos fornecidos em programas de ilustração, por isso são altamente recomendados para a criação de imagens mais complexas e que necessitam de um tom mais realista, como fogo, água, tornar um texto com aspecto metálico, aplicar uma textura etc...

17 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Desktop Publish (DTP) – Programas de Tratamento de Imagens O GIMP é, de longe, o aplicativo gráfico mais conhecido na comunidade Open Source com essa função, além de ser uma das primeiras Killer Application da plataforma Linux, possuindo recursos comparáveis aos aplicativos proprietário profissionais com o mesmo enfoque.

18 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Desktop Publish (DTP) – Programas de Ilustração Com essa classe de programas costuma-se criar imagens vetoriais, como logotipos, marcas e desenhos dos mais variados, além de servir para a criação de panfletos, catálogos, capas para CD e até embalagens. A sua principal característica a de trabalhar com informações vetoriais, ou seja, os elementos das ilustrações são obtidos através de cálculos matemáticos para retas, círculos, arcos e curvas belzier, tornando os desenhos escalonáveis, podendo ser manipulados das mais diversas formas sem perda de qualidade (diferentemente das imagens em bitmap).

19 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Desktop Publish (DTP) – Programas de Ilustração Existem dois programas muito conhecidos, o primeiro deles é o Inkscape, um programa de ilustração muito bem desenvolvido, que pode pecar pela falta de efeitos automatizados, como os encontrados em vários softwares proprietários dessa categoria, mas compensa essa falta quando o assunto é ilustração em si: É extremamente simples desenhar e manipular formas no Inkscape, além de ter um bom controle de textos, preenchimentos e manipulação de nós.

20 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Desktop Publish (DTP) – Programas de Ilustração Outra característica marcante do Inkscape é a vetorização de elementos em bitmap, que utiliza uma interface ao Poatrace e que consegue uma vetorização tão precisa e suave que deixa a maioria das ferramentas de vetorização proprietárias a ver navios.

21 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Desktop Publish (DTP) – Programas de Ilustração O segundo programa já foi proprietário, mas agora é distribuído sob a licença GNU e se chama Xara-Lx. Com uma interface e ferramentas mais semelhantes aos softwares conhecidos do mercado, ele traz praticamente todos os efeitos que faltam no Inkscape, e é extremamente rápido, ou seja ele é um programa totalmente livre de ilustração com ferramentas profissionais para a área gráfica.

22 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Desktop Publish (DTP) – Programas de Ilustração O Xara-Lx tem suporte a Spot-Colors (cores especiais, gerando uma separação diferente do CMYK comum) e uma boa gama de opções para o fechamento dos arquivos, que é uma das pulgas atrás da orelha que grande parte dos entusiastas do Open Source encontram ao tentar utilizar somente esses programas para a produção gráfica.

23 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Desktop Publish (DTP) – Programas de Ilustração Porém, em nossas aulas, vamos ver como é possível se utilizar apenas das ferramentas disponíveis para se obter resultados satisfatórios em DTP.

24 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Desktop Publish (DTP) – Programas de Diagramação No DTP profissional, é comum termos o seguinte fluxo de trabalho: – Digitam-se os textos; – Tratam-se e editam-se as imagens; – Criam-se as Ilustrações; – Diagrama-se todos os elementos do impresso; – Fecha-se o arquivo.

25 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Desktop Publish (DTP) – Programas de Diagramação Diagramar significa posicionar, nas páginas a serem impressas, todos os componentes do projeto, como os blocos de texto, as imagens e as ilustrações, além dos elementos que vão servir na hora de aparar as bordas e dobrar os cadernos (acabamento). É através desses programas de Diagramação que se finaliza o projeto gráfico e a comunidade Open Source tem um grande representante desse quesito, o Scribus.

26 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo Introdução Desktop Publish (DTP) – Programas de Diagramação Ele tem todas as ferramentas necessárias para produzir catálogos, livros, revistas e toda a sorte de produtos gráficos. Graças a suas ótimas ferramentas de Fechamento de Arquivo, é no Scribus que se entrega à gráfica o famoso PDF, o formato de arquivo cada vez mais utilizado nos equipamentos High-End que geram as formas de impressão de praticamente todos os processos conhecidos.

27 Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo


Carregar ppt "Aplicativos gráficos - Prof. Breno Leonardo APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 1) Prof. Breno Leonardo G. de M. Araújo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google