A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colóide Colóides são misturas heterogêneas de pelo menos duas fases diferentes, com a matéria de uma das fases na forma finamente dividida (sólido, líquido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colóide Colóides são misturas heterogêneas de pelo menos duas fases diferentes, com a matéria de uma das fases na forma finamente dividida (sólido, líquido."— Transcrição da apresentação:

1 Colóide Colóides são misturas heterogêneas de pelo menos duas fases diferentes, com a matéria de uma das fases na forma finamente dividida (sólido, líquido ou gás), denominada fase dispersa, misturada com a fase contínua (sólido, líquido ou gás), denominada meio de dispersão.

2 Colóide A ciência dos colóides está relacionada com o estudo dos sistemas nos quais pelo menos um dos componentes da mistura apresenta uma dimensão no intervalo de 1 a 1000 nanometros (1 nm = m). Os sistemas coloidais vêm sendo utilizados pelas civilizações desde os primórdios da humanidade.

3 Colóide Os povos utilizavam géis de produtos naturais como alimento, dispersões de argilas para fabricação de utensílios de cerâmica e dispersões coloidais de pigmentos para decorar as paredes das cavernas com motivos de animais e de caça. O termo colóide, vem do grego, significa cola e na época referiu-se às soluções de goma arábica, substância sem estrutura definida e de natureza viscosa, hoje conhecida como macromolécula.

4 Colóide Sistemas coloidais estão presentes no cotidiano desde as primeiras horas do dia, na higiene pessoal sabonete, xampu, pasta de dente e espuma ou creme de barbear, maquiagem, cosméticos em geral, e no café da manhã, leite, café, manteiga, cremes vegetais e geléias de frutas.

5 Colóide Os colóides também são chamados de dispersões coloidais, onde o disperso só se deposita sob sedimentação forçada em ultracentrífugas.

6 O tamanho das partículas de um colóide pode atravessar um filtro, porém não uma membrana semi-permeável. Essas partículas são suficientemente grandes para refletir e dispersar a luz. Colóide

7 O efeito óptico provocado pela dispersão da luz nas partículas coloidais, confere um aspecto turvo, chamado de Efeito Tyndall.

8 Os movimentos dos pontos luminosos provocados pelas partículas coloidais são desordenados, devido aos choques que sofrem por parte das moléculas do dispersante. Esse é conhecido como movimento browniano. Colóide

9 Classificação dos Colóides Aerossol: consiste em um sólido ou líquido disperso em um gás. Emulsão: são formados por líquido disperso em outro líquido. agentes emulsificantes: impedem que o disperso e o dispersante se separem. Colóide

10 Classificação dos Colóides Espuma: consiste em um gás disperso em sólido ou líquido. Sol: são formados por um sólido disperso em líquido. Gel: são formados por um líquido disperso em sólido. Colóide

11 Classificação dos Colóides


Carregar ppt "Colóide Colóides são misturas heterogêneas de pelo menos duas fases diferentes, com a matéria de uma das fases na forma finamente dividida (sólido, líquido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google