A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOLUÇÕES 1 Índice Dispersões Tipos de Soluções Dissolução de substâncias Composição das soluções Densidade e salinidade dos mares Diluição e mistura soluções.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOLUÇÕES 1 Índice Dispersões Tipos de Soluções Dissolução de substâncias Composição das soluções Densidade e salinidade dos mares Diluição e mistura soluções."— Transcrição da apresentação:

1 SOLUÇÕES 1 Índice Dispersões Tipos de Soluções Dissolução de substâncias Composição das soluções Densidade e salinidade dos mares Diluição e mistura soluções Titulação Royalty Free

2 Dispersões Dispersão é uma mistura na qual uma ou mais substâncias (dispersos) está(ão) espalhada(s) em outra (dispersante). São classificadas em: Suspensões ColoidesSoluções elvas2050.blogspot.com fisica10f.wordpress.com pt.wikipedia.org Mistura heterogênea, as partículas dispersas são visíveis a olho nu (diâmetro>100 nm*) Mistura heterogênea; as partículas dispersas são visíveis com auxílio de instrumento óptico (1nm

3 3 Tipos de Soluções Os pratos de bateria são geralmente de bronze – mistura homogênea entre cobre (solvente) e estanho (soluto). Os sucos são soluções de sais minerais, açúcares, e aromatizantes (solutos) em água (solvente). No ar atmosférico os gases oxigênio, nitrogênio, argônio, etc. (solutos), estão dissolvidos em nitrogênio (solvente). Royalty Free Sólidas LíquidasGasosas

4 Dissolução de Substâncias A quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida por uma substância (solvente) é denominado coeficiente de solubilidade (CS). A solubilidade depende de fatores como pressão e temperatura. Gráfico da solubilidade de alguns sais em água em função da temperatura (curva de solubilidade): a solubilidade diminui com o aumento da temperatura a solubilidade aumenta com o aumento da temperatura A pressão somente tem influência apreciável na solubilidade dos gases. A solubilidade de um gás em um líquido aumenta com o aumento da pressão dele sobre o líquido. No entanto, a solubilidade de um gás em um líquido diminui com o aumento da temperatura.

5 Densidade e salinidade dos mares Densidade (d): expressa a relação entre a massa (m) e o volume (V) de uma solução. m = massa de soluto + massa de solvente V = volume da mistura do soluto com o solvente Salinidade dos mares Quanto maior a quantidade de soluto em uma solução salina, maior será sua densidade e salinidade. Quando a capacidade máxima de uma substância dissolver outra é atingida, dizemos que a solução está saturada. Royalty Free O Mar Morto tem cerca de 10 vezes mais sais dissolvidos do que os mares e oceanos. A alta salinidade causa um aumento da densidade, o que permite que as pessoal flutuem nas suas águas.

6 Composição de Soluções 1) Concentração em massa ( ) m 1 = massa de soluto m = massa de soluto + massa de solvente 2) Concentração massa/volume (C) m 1 = massa de soluto V = volume da solução 3) Concentração em mol/L n 1 = quantidade de matéria de soluto (mols) V = volume da solução (L) 4) Concentração em volume Razão entre o volume de soluto e o volume da solução. 5) Porcentagem em quantidade de matéria (x) n 1 = quantidade de matéria (mols) do soluto n = quantidade de matéria (mols) do soluto + quantidade de matéria (mols) do solvente 6) Concentração mol/volume para íons Razão entre a quantidade de matéria de cada íon liberado na dissolução e o volume em litros da solução. V 1 V 1 +V 2

7 Diluição e Mistura de Soluções Diluir uma solução significa diminuir sua concentração pela adição de solvente. Mistura de soluções sem reação SOLUÇÕES DE MESMO SOLUTOSOLUÇÕES DE SOLUTOS DIFERENTES solução 1:solução 2:solução final:solução 1:solução 2: solução final: Observação: os volumes só podem ser somados em soluções diluídas.

8 Titulação A titulação é uma técnica que envolve a reação entre duas soluções: uma solução de concentração conhecida (solução padronizada) e outra cuja concentração se pretende conhecer (solução problema). erlenmeyer com solução problema (solução B) bureta com solução padronizada (solução A) n A = A V A Ao atingir a proporção estequiométrica (ponto de equivalência), observa-se alteração visual (normalmente é necessário usar um indicador).


Carregar ppt "SOLUÇÕES 1 Índice Dispersões Tipos de Soluções Dissolução de substâncias Composição das soluções Densidade e salinidade dos mares Diluição e mistura soluções."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google