A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regência Verbal. Regência Verbal. Na gramática há palavras que precisam de complemento e outras que completam o sentido destas palavras. Na regência verbal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regência Verbal. Regência Verbal. Na gramática há palavras que precisam de complemento e outras que completam o sentido destas palavras. Na regência verbal."— Transcrição da apresentação:

1 Regência Verbal

2 Regência Verbal. Na gramática há palavras que precisam de complemento e outras que completam o sentido destas palavras. Na regência verbal temos um verbo que precisa de complemento e uma palavra que completa o sentido deste verbo com ou sem preposição.

3 Alguns verbos apresentam significado diferente dependendo de sua regência. O Quando ele recebe preposição é transitivo indireto; O Quando ele não recebe preposição é transitivo direto; O Intransitivo é quando não se exige complemento.

4 Verbo aspirar O No sentido de cheirar, sentir é transitivo direto, ou seja, NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO... O A mulher aspira o pó do tapete O Aspirei seu perfume e gostei muito! O No sentido de desejar é transitivo indireto, ou seja, TEM PREPOSIÇÃO... O MARCELO ASPIRA AO CARGO DE GERENTE. O AQUELE MENINO ASPIRA AO CARRO DE JOSÉ.

5 ASSISTIR O No sentido de socorrer, ajudar NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO... O O médico assistiu o doente. O A baiana assistiu sua mãe doente. O No sentido de ver RECEBE PREPOSIÇÃO... O Hoje vou assistir ao filme do Vagner Moura. O Os meninos amam assistir ao campeonato Brasileiro.

6 Esquecer e Lembrar O Sem pronome NÃO RECEBEM PREPOSIÇÃO... O Esqueça que me ama. O Lembrei o seu nome. O Com pronome RECEBE PREPOSIÇÃO... O Esqueci-me do seu nome. O Lembre-se de que lhe amo.

7 Obedecer e Desobedecer O Sempre RECEBEM PREPOSIÇÃO, pois são transitivos indiretos... O Obedeço aos meus pais. O Não desobedeça aos meus ensinamentos.

8 Preferir O Somente desejar NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO... O A garota prefere macarrão. O Os homens preferem as mulheres que mostram ter valor. O Desejar sugerindo preferência NÃO RECEBE E RECEBE PREPOSIÇÃO, pois é transitivo direto e indireto. O A garota prefere o macarrão ao feijão. O O velho prefere o café ao mate.

9 Querer O No sentido de desejar NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO... O Quero um chocolate. O Quero uma casa nova. O No sentido de gostar, ter afeto RECEBE PREPOSIÇÃO... O A menina queria ao seu primo. O Minha vó quer ao gato Cabral.

10 Perdoar O Quando se perdoa coisas, objetos NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO... O Perdoei a dívida de Camila. O Vivian não perdoa a ofensa que lhe fizeram O Quando se perdoa uma pessoa RECEBE PREPOSIÇÃO... O Carlos perdoou à garota. O Vamos perdoar ao rapaz?

11 Simpatizar e Antipatizar O SEMPRE COM PREPOSIÇÃO, POIS SÃO TRANSITIVOS INDIRETOS... O Eu simpatizo com ela. O Eles antipatizam ao palavrão.

12 Visar O No sentido de ver NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO... O O gerente ainda não visou sua conta corrente. O No sentido de apontar arma de fogo NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO... O O soldado visava o alvo. O No sentido de desejar, querer pretender RECEBE PREPOSIÇÃO... O Os pais visam ao bem dos filhos.


Carregar ppt "Regência Verbal. Regência Verbal. Na gramática há palavras que precisam de complemento e outras que completam o sentido destas palavras. Na regência verbal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google