A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

América do Sul. A América do Sul e fisicamente dividida em: América Andina Constitu í da pelos pa í ses: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru,Bol í via.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "América do Sul. A América do Sul e fisicamente dividida em: América Andina Constitu í da pelos pa í ses: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru,Bol í via."— Transcrição da apresentação:

1 América do Sul

2 A América do Sul e fisicamente dividida em: América Andina Constitu í da pelos pa í ses: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru,Bol í via e Chile.Tem esse nome devido a Cordilheira dos Antes q se entende por todos esses pa í ses.

3 América Platina Constituída pelos países: Argentina, Paraguai e Uruguai. Esses países estão localizados na Bacia do Prata ou Bacia Platina. Guianas Constituída pelos países : Guiana(Guiana Inglesa), Suriname,Guiana Francesa.

4 América Andina

5 Aspectos físicos : A característica mais marcante do relevo da América Andina é a Cordilheira dos Andes que se estende de norte para sul acompanhando o oeste da América do Sul e é o aspecto comum do quadro natural dessa região. Na Cordilheira dos Andes o clima e típico de montanha conforme aumenta a altitude as temperaturas ficam cada vez menores e com neve permanente nos picos mais elevados. No sentido norte-sul registramos os climas: equatorial, tropical, desértico (sul do Peru e norte do Chile),mediterrâneo e temperado (diminuindo as temperaturas em direção ao sul do Chile). Vegetação acompanha o relevo Florestas tropicais, temperadas, savanas, coníferas,campos, etc.

6 Aspectos sociais Predomina o elemento mestiço do branco europeu e do indígena. Religião é predominante cristã católica. São países subdesenvolvidos com grandes desigualdades sociais internas e maioria de população muito pobre com baixa qualidade de vida. O Chile parece apresentar nas últimas décadas uma significativa melhoria em seu padrão de vida. A população concentra-se nas planícies litorâneas e nos altiplanos.Devido ao rápido processo de urbanização desses lugares apresentam graves problemas sociais.

7 Aspectos econômicos A América Andina reúne países de economia primária mono- exportadora,principalmente de recursos minerais. São economias subdesenvolvidas dependentes de tecnologia e capitais e das cotações dos produtos primários no mercado externo. A Venezuela tem como destaque o petróleo. A Colômbia e o segundo maior produtor e exportador de café do mundo. O Equador e um pais muito pobre e depende da exportação de banana e petróleo. O Chile apresenta a economia mais aberta e estável da região e de toda a América do Sul.

8 Aspectos Políticos Politicamente é ainda uma região instável com democracias frágeis,resquícios de períodos ditatoriais e rumores de novos golpes de Estado,corrupção e envolvimento de governos com grupos narcotraficantes. Os países andinos tem a forma de governo presidencialista entretanto alguns países tem características ditatoriais e socialistas como no caso da Venezuela.

9 América Platina

10 Aspectos Físicos A unidade geográfica dessa região é garantida pela Bacia do Prata ou Platina, formada pelos rios Paraguai, Paraná e Uruguai.O relevo da América Platina é composto por uma cordilheira na porção ocidental.Também encontramos planícies e Pampas. O clima varia desde o tropical ao norte ao desértico frio na Patagônia,passando por áreas subtropicais nos Pampas e de montanha nos Andes,também caracterizado pela baixa pluviosidade. As vegetações incluem as estepes no sul, florestas tropicais e savanas ao norte, campos ou pradarias nos Pampas e Florestas de Pinheiros.

11 Aspectos Sociais Apresenta uma maioria de cristãos católicos. Predomínio de brancos no Uruguai e na Argentina e mestiços e indígenas no Paraguai. Argentina e Uruguai apresentam um padrão de vida e IDH elevados.Mesmo assim sofrem problemas econômicos devido as crises econômicas.Já o Paraguai tem um padrão de vida nitidamente inferior sendo considerado um dos mais pobres da America do Sul.Tem baixo IDH e alto índice de analfabetismo e mortalidade infantil.

12 Aspecto Econômicos A economia paraguaia baseia-se em produto agropecuários e florestais, que representam 75% das exportações. O Uruguai tem como base econômica a pecuária extensiva de corte, coma criação de bovinos e ovinos.Sua indústria está diretamente ligada à produção agropecuária sendo as têxteis e alimentícias as principais.A Argentina apresenta a economia mais complexa na América Platina. A Argentina é o terceiro país mais industrializado da América Latina.

13 Aspectos Políticos A região da América Platina também se caracterizou por suas ditaduras militares.Governos populistas e golpes de Estado também fazem parte do perfil político da região. O Uruguai é uma república democrática representativa, com um sistema presidencial. O Paraguai é uma República presidencialista assim como a Argentina.

14 Guianas

15 Aspectos Físicos ficam entre a floresta amazônica e o Oceano Atlântico. De clima quente e úmido, com chuvas abundantes e densa floresta equatorial.

16 Aspectos Sociais No Suriname a população e constituída por vários grupos raciais o maior deles os descendentes de imigrantes indianos formam 37% da população. Seguem- se os crioulos, descendentes de escravos africanos freqüentemente misturados com brancos, com cerca de 31%.O Hinduísmo e a religião com mais adeptos no Suriname. A população descende em boa parte (51%) de imigrantes da Índia. Há também descendentes de africanos,mestiços e ameríndios. O país registra a expectativa de vida mais baixa entre os países da América do Sul. 51%, é cristã. Guiana Francesa a maioria da população é constituída pelos crioulos ou mulatos, como resultado da contínua mestiçagem dos grupos procedentes da Europa, da Ásia e África, assim como de outras partes da América do Sul. Os índios, reduzidos a pequenas tribos, vivem na costa.

17 Aspecto Econômicos A economia da Guiana Francesa é baseada principalmente na pesca e na extração mineral.Na Guiana Inglesa destaca-se cana-de-açúcar e arroz. O Suriname é um dos principais produtores mundiais de bauxita, tendo sua modesta economia baseada na exploração e no beneficiamento desse minério, do qual se produz alumínio.alumínio

18 Aspectos Políticos Em 1966 Guiana se torna independente, mas mantém vínculo com o Reino Unido, como membro da Comunidade Britânica.Em 1980 estabelece-se uma nova constituição, substituindo o parlamentarismo pelo presidencialismo como forma de governo. A Guiana Francesa é território francês desde 1644.É um departamento ultramarino da França abriga a base de lançamento de foguetes e satélites da Agência Espacial Européia. Cada região tem um Conselho Regional, eleito por 6 anos. Quanto ao Presidente de Região, ele coordena a ação do governo nos diferentes departamentos. No Suriname a forma de governo e mista (Forma de governo que combina um Executivo do tipo parlamentarista com um chefe de Estado eleito pelo voto direto e com amplo poder político).

19 Trabalho feito pelas alunas: Carine Cavalcanti Nº: 05 Carla Lorena Nº: 07 Danielle Cabral Nº: 12 Laiane Hortenci Nº:22


Carregar ppt "América do Sul. A América do Sul e fisicamente dividida em: América Andina Constitu í da pelos pa í ses: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru,Bol í via."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google