A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Rico Insensato.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Rico Insensato."— Transcrição da apresentação:

1 O Rico Insensato

2 Lucas 12:13-21 13 Disse-lhe alguém dentre a multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparte comigo a herança. 14 Mas ele lhe respondeu: Homem, quem me constituiu a mim juiz ou repartidor entre vós? 15 E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui. 16 E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. 17 E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? 18 E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. 19 Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. 20 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21 Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.

3 Contexto: Advertências de Jesus Cuidados com:
Hipocrisia (v. 1 a 3); Temer os homens maus (v. 4-8); Ganância (v. 15); Ansiedade (v. 22 a 32); Descuido com a vida futura (v. 35 a 48) A ganância é uma doença da alma. Desespero existencial que machuca o coração das pessoas.

4 Introdução O Mundo experimentou nos últimos anos a bonança financeira (bezerro de ouro), vindo a crise econômica de 2008. O Brasil ainda experimenta os efeitos da boa fase de crescimento e ascensão social. O problema na Bíblia nunca foi o dinheiro, mas, o amor ao dinheiro; O acesso a bens de consumo nos torna inseridos socialmente e, por consequência, mais confiantes em nós mesmos = auto-suficientes; Nem a riqueza, nem os bens, devem nortear nossa conduta de vida, pois, “tudo passa”. Onde está nosso coração? Logo, devemos estar atentos à palavra de Deus que nos adverte quanto ao nosso modo de viver.

5 Ouvir a voz do Senhor Jesus estava ensinando seus discípulos, havendo muitos a ouvi-lo também. (v. 1 e 13 = multidão) Um homem se dirige a Jesus dizendo “Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança”. (v. 13) Ele estava preocupado com as coisas materiais. Jesus responde duramente: (v.14)“Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós?” (Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” - Lucas ) Aquele homem, provavelmente, estava desatento à pregação de Jesus. Ele estava ensinado sobre tais verdades, mas o homem, tinha sua mente dispersa. Quanto a nós, onde está nossa mente? 15 E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.” Deus está falando. Esteja atento. (Mc. 4:18, “Outros ainda são aqueles que foram semeados entre os espinhos; estes são os que ouvem a palavra; 19 mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.”)

6 Planejar sem Deus O homem vivia um tempo de prosperidade (v.16) – “16 E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância.” Prov. 18:11 – “Os bens do rico lhe são cidade forte e, segundo imagina, uma muralha.” Tem muita gente buscando abundância na vida, mas sem o temor de Deus, ela se torna destruição. A prosperidade o levou a julgar-se auto-suficiente, planejando erroneamente (v. 17,18) – “17 E arrazoava CONSIGO MESMO, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os MEUS frutos? 18 E disse: Farei isto: destruirei os MEUS celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o MEU produto e todos os MEUS bens.” Como vão os nossos planos? (Tg. 4:13-15 – “Eia agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. 15 Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos jactais das vossas presunções; toda jactância tal como esta é maligna.”) Dt. 8:6-14 e 17,18. “E guarda os mandamentos do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos e para o temeres. Porque o SENHOR teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas; Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel. Terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes tu cavarás o cobre. Quando, pois, tiveres comido, e fores farto, louvarás ao SENHOR teu Deus pela boa terra que te deu. Guarda-te que não te esqueças do SENHOR teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno; Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as, E se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens, Se eleve o teu coração e te esqueças do SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão; E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder. “ Para ser feliz é preciso reconhecer que tudo é de Deus.

7 Realizar-se sem Deus Na 2ª etapa do plano, o homem queria realizar-se sem Deus (v. 19) – “19 Então, direi à MINHA alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.” Jesus disse: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque SEM MIM NADA PODEIS FAZER. ” (Jo. 15:5) Ele estava depositando sua confiança/segurança, naquilo que não dá garantia alguma. Ilustrações: Armazém / Águia que cravou suas garras num pedaço de carne numa geleira, sem se dar conta da cachoeira, precipitando-se. Esqueceu-se que a vida terrena é passageira. A alma humana só se realiza em Deus – “1 Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus! 2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo;...” (Sl. 42:1,2) "Existe no homem um vazio do tamanho de Deus.“ (Fiodor Dotoiévski) O amigo é realizado na vida? Onde está sua realização? É Jesus? Ou são seus bens, dinheiro, carro, casa, filhos?

8 Consequências “20 Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21 Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.” O que estamos planejando, realizando, construindo, pode parecer normal, prudente, previdente, mas, será aos olhos de Deus loucura, se não for colocado a seu dispor! Todos teremos que comparecer diante do Senhor – “12 Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.” (Rm 14:12) Ap. 20:11-15 – “11 E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles. 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.” Não há purgatório, não há reencarnação. Há Céu e Inferno! Deus e o Diabo. Não perca a oportunidade de entregar-se a Deus somente e só n’Ele confiar.


Carregar ppt "O Rico Insensato."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google