A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O mundo de Deus e o humano estão em contacto e a escalada de comunicação com Ele está colocada, não no templo, nem num santuário, nem num monte ou em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O mundo de Deus e o humano estão em contacto e a escalada de comunicação com Ele está colocada, não no templo, nem num santuário, nem num monte ou em."— Transcrição da apresentação:

1

2 O mundo de Deus e o humano estão em contacto e a escalada de comunicação com Ele está colocada, não no templo, nem num santuário, nem num monte ou em qualquer outro lugar sagrado, mas aí onde os homens e as mulheres passam, caminham, descansam ou se põem a dormir Dolores Aleixandre Lucas, 12, // 19 Tempo Comum –C- Autora: Asun Gutiérrez. Música: Mozart. Sinfonía, nº 29.

3 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Não temas, pequenino rebanho, porque aprouve ao vosso Pai dar-vos o reino. Vendei o que possuís e dai-o em esmola. Fazei bolsas que não envelheçam, um tesouro inesgotável nos Céus, onde o ladrão não chega nem a traça rói. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração. O Reino é o presente que o Pai ofereceu já à humanidade em Jesus. A nossa alegria e a nossa tarefa é acolher esse dom e mostrá-lo ao mundo. Quando tivermos enchido o nosso coração com o fundamental, poderemos desprender-nos e abandonar o supérfluo e secundário. Não por obrigação ou dever, mas pela alegria de nos sentirmos mais livres e mais felizes. O coração humano centra-se sempre no seu tesouro, por isso é tão importante escolher bem esse tesouro. Onde tenho colocado o meu coração, os meus interesses, os meus desejos?

4 Tende os rins cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que esperam o seu senhor ao voltar do casamento, para lhe abrirem logo a porta, quando chegar e bater. Felizes esses servos, que o senhor, ao chegar, encontrar vigilantes. Em verdade vos digo; cingir-se-á e mandará que se sentem à mesa e, passando diante deles, os servirá. Vigiar é um estilo de vida, é não se instalar, não estar satisfeitos com o alcançado. Viver em esperança activa. Deixar lugar para Deus. Ter o olhar na meta sem descuidar o caminho, sendo protagonistas, não só da "espera" do Reino, mas da sua construção, já agora. Tempo de vigilância e de espera é tempo de alegria, de trabalho, tempo de serviço e de responsabilidade, tempo de discernimento.

5 Se vier à meia-noite ou de madrugada, felizes serão se assim os encontrar. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, não o deixaria arrombar a sua casa. Estai vós também preparados, porque na hora em que não pensais virá o Filho do homem. Se vier à meia-noite ou de madrugada, felizes serão se assim os encontrar. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, não o deixaria arrombar a sua casa. Estai vós também preparados, porque na hora em que não pensais virá o Filho do homem.. Os criados já são felizes. Não porque serão recompensados, mas pela alegria, pela preparação e pelo desejo da espera e do encontro. Não saber o momento da vinda do Senhor é motivo de confiança e de paz, é saber que cada hora é uma ocasião para amar a Deus e aos outros, que em cada instante ressoa o seu chamamento de formas múltiplas e variadas.

6 Disse Pedro a Jesus: – Senhor, é para nós que dizes esta parábola, ou também para todos os outros? O Senhor respondeu: – Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor estabelecerá à frente da sua casa, para dar devidamente a cada um a sua ração de trigo? Feliz o servo a quem o senhor, ao chegar, encontrar assim ocupado. Em verdade vos digo que o porá à frente de todos os seus bens. Também se refere a nós, a todos. É um convite a viver com os olhos bem abertos para conhecer onde está o verdadeiro bem. Logo, trabalhar em consequência para ser felizes. Viver sempre com perspectiva de futuro, potenciando ao mesmo tempo a responsabilidade de cada dia.

7 Mas se aquele servo disser consigo mesmo: O meu senhor tarda em vir, e começar a bater em servos e servas, a comer, a beber e a embriagar-se, o senhor daquele servo chegará no dia em que menos espera e a horas que ele não sabe; ele o expulsará e fará que tenha a sorte dos infiéis. Jesus pode referir-Se à sua última vinda, ao momento da nossa morte e também à vida de cada dia, para que não desaproveitemos as múltiplas ocasiões que se nos apresentam de ver a sua presença, na Palavra, nas pessoas que encontramos no nosso caminho, nos acontecimentos de cada dia onde Se torna presente...

8 O servo que, conhecendo a vontade do seu senhor, não se preparou ou não cumpriu a sua vontade, levará muitas vergastadas. Aquele, porém que, sem a conhecer, tenha feito acções que mereçam vergastadas, levará apenas algumas. A quem muito foi dado, muito será exigido; a quem muito foi confiado, mais se lhe pedirá A exortação à vigilância e responsabilidade não pode fazer-nos cair no medo ou na angústia. Pelo contrário, deve levar-nos à serena e profunda certeza de que estamos nas mãos do Pai que nos quer e nos oferece o Reino, plenitude de Vida. Deus Pai entendeu por bem dar-vos o reino (v.32)

9 Senhor, quero por-me à tua disposição, para o serviço do teu Reino, para o trabalho que achares conveniente. Desejo servir-Te e coloco-me à tua disposição com o que tenho, com o que sou. Conta comigo também hoje, porque, para mim, poder servir-Te é um prémio, é uma bênção. Juanjo Elezkano


Carregar ppt "O mundo de Deus e o humano estão em contacto e a escalada de comunicação com Ele está colocada, não no templo, nem num santuário, nem num monte ou em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google