A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Religiões, Seitas e Heresias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Religiões, Seitas e Heresias"— Transcrição da apresentação:

1 Religiões, Seitas e Heresias
- Como Identificar e Refutar os Falsos Profetas e seus Ensinos Esses slides iniciais podem ser usados pelo dirigente da EBD no datashow ou TV, para que todos possam acompanhar, principalmente quem não possui a revista.

2 Seicho-No-Iê, a seita oriental mais popular no Brasil
LIÇÃO 08 Seicho-No-Iê, a seita oriental mais popular no Brasil 23 de Fevereiro de 2014 Esses slides iniciais podem ser usados pelo dirigente da EBD no datashow ou TV, para que todos possam acompanhar, principalmente quem não possui a revista. Igreja: <Adicione sua igreja> Professor: <Adicione o nome do professor>

3 Seicho-No-Iê, a seita oriental mais popular no Brasil
LIÇÃO 08 Seicho-No-Iê, a seita oriental mais popular no Brasil Texto Áureo “Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tomes à terra, por­que dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás”. Gn 3.19 Verdade Aplicada O pecado, o sofrimento e a mor­te, são realidades incontestes na vida do ser humano; até o mais indouto entre os homens tem co­nhecimento dessa verdade. Esses slides iniciais podem ser usados pelo dirigente da EBD no datashow ou TV, para que todos possam acompanhar, principalmente quem não possui a revista.

4 Seicho-No-Iê, a seita oriental mais popular no Brasil
LIÇÃO 08 Seicho-No-Iê, a seita oriental mais popular no Brasil Objetivos da Lição Apresentar aos alunos a base histórica do movimento Seicho-No-Iê; Mostrar seus principais ensinamentos; Aprender a refutar, com base bíblica, as doutrinas diabólicas das Seicho-No-Iê. Esses slides iniciais podem ser usados pelo dirigente da EBD no datashow ou TV, para que todos possam acompanhar, principalmente quem não possui a revista.

5 Seicho-No-Iê, a seita oriental mais popular no Brasil
LIÇÃO 08 Seicho-No-Iê, a seita oriental mais popular no Brasil Textos de Referência Gn 3.16 E à mulher disse: Mul­tiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. Gn E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. Gn Ela te produzirá espi­nhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. Gn 3.22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhe­cendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. Gn 3.23 O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado. Esses slides iniciais podem ser usados pelo dirigente da EBD no datashow ou TV, para que todos possam acompanhar, principalmente quem não possui a revista.

6 Seicho-No-Iê, a seita oriental mais popular no Brasil
LIÇÃO 08 Seicho-No-Iê, a seita oriental mais popular no Brasil 23 de Fevereiro de 2014 Esses slides iniciais podem ser usados pelo dirigente da EBD no datashow ou TV, para que todos possam acompanhar, principalmente quem não possui a revista. Igreja: <Adicione sua igreja> Professor: <Adicione o nome do professor>

7 Seicho-No-Iê

8 Seicho-No-Iê Introdução
É a seita oriental mais popular no Brasil. Através de literatura com conteúdo de autoajuda e otimismo, fartamente distribuídas em consultórios médicos, odontológicos e em hotéis, tem conquistado muitos adeptos. Com um apelo ao ecumenismo, afirmando que todos os caminhos levam a Deus, contrariam o que Jesus Cristo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim”. (Jo 14.6)

9 Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê
Seicho-No-Iê significa “Lar do Progredir Infinito”, e tem suas origens no Japão. Foi fundada em março de 1930, por Masaharu Taniguchi.

10 Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê 1.1 Quem foi Masaharu Taniguchi
Nasceu em 22 de novembro de 1893, em Kobe – Japão. Sobre influência de literaturas naturalistas e períodos de enfermidade e desilusões amorosas, ele se aventurou no ocultismo, na parapsicologia e nas seitas orientais. Pertencia a uma família muito pobre e foi criado por seu tio, que era muito severo.

11 Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê 1.1 Quem foi Masaharu Taniguchi
Acreditava que a matéria, a dor e o sofrimentos eram apenas frutos da imaginação humana. Após sua morte em 1985, seu genro e herdeiro espiritual, Seicho Taniguchi, passou a ser o Supremo Presidente da Seicho-No-Iê.

12 Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê 1.2 Início da Seicho-No-Iê
Em 1922, Taniguchi escreveu um livro, que serviu de base para a teologia da Seicho-No-Iê. Intitulado “Para a Santidade”, obtendo grande aceitação do público. Em 1928, Taniguchi afirmou que foi “iluminado”, e começou pregar suas heresias através de uma revista, como o mesmo nome da seita, que em 1935 tinha mais de 30 mil assinantes.

13 Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê
1.3 Seicho-No-Iê no Brasil - Esta seita chegou ao Brasil em 1930, com os imigrantes japoneses. - No dia 10 de agosto de 1952, autorizada pela Sede Internacional, foi instituída a Sociedade Religiosa no Brasil, hoje igreja Seicho-No-Iê, que tem sua sede em São Paulo.

14 Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê 1.3 Seicho-No-Iê no Brasil
Presidente Doutrinário para América Latina  Junji Miyaura Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL Marie Murakami

15 Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê 1.3 Seicho-No-Iê no Brasil
Propriedade em Ibiúna – SP, onde os fiéis se reúnem para a prática da meditação espiritual.

16 Fonte: http://www.sni.org.br/
Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê 1.4 O que é Seicho-No-Iê? “É um ensinamento de amor que prega que o ser humano é filho de Deus, que o mundo da matéria é projeção da mente e, também, nos revela qual é a nossa verdadeira natureza. É uma filosofia que transcende o sectarismo religioso, pois acredita que todas as religiões são luzes de salvação que emanam de um único Deus.” Fonte:

17 Fonte: http://www.sni.org.br/
Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê 1.5 A SEICHO-NO-IE é Religião ou Filosofia? A Seicho-No-Ie pode ser considerada uma filosofia de vida e também uma religião, não há rigidez de conceito neste sentido. Ela tem como objetivo despertar no coração das pessoas a verdade de que todos são filhos de Deus e fazer com que, através de atos, palavras e pensamentos, tornemos este mundo um mundo melhor. Fonte:

18 Fonte: http://www.sni.org.br/
Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê 1.6 A Felicidade de Quem Pratica Aqueles que praticam os ensinamentos da Seicho-No-Iê aprendem a reconhecer sua verdadeira natureza de filho de Deus e, em conseqüência disso, começam então a ocorrer fatos milagrosos como a cura de doenças, reconciliação de lares em desarmonia, exteriorização de grandes talentos, êxito profissional, solução de problemas econômicos e amorosos etc. Fonte:

19 Fonte: http://www.sni.org.br/
Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê 1.7 Para quem já tem uma religião Existem pessoas que, mesmo já sendo adeptas de uma religião e freqüentando assiduamente suas atividades, sentem-se muito bem e felizes ao entrar em contato com os ensinamentos da Seicho-No-Ie, que por sua vez recebe, com muito amor e carinho, todas as pessoas, sem nenhuma restrição. Fonte:

20 Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê 1.8 Número de membros no Brasil
Segundo o Seicho-No-Iê, em São Paulo, a doutrina conta com cerca de 3,5 milhões de membros no Brasil. A doutrina encontra-se ramificada por todos os estados da Federação, além do Distrito Federal, onde possui um templo em estilo japonês. No site oficial da organização estão cadastrados (mil e quatrocentos) locais de culto, mas esse número pode ultrapassar os (seis mil).

21 Seicho-No-Iê, a seita oriental mais popular no Brasil
2. Doutrinas e Refutação Ao acreditar que todas as religiões são luzes de salvação que emanam de um único Deus, divulgam ensinos totalmente contrários a Palavra de Deus.

22 Seicho-No-Iê 2. Ensinos da Seicho-No-Iê 2.1 O Jissó e o Mal
Jissó é a realidade absoluta, transcendental, o ser verdadeiro, absoluto, eterno e perfeito, constituído de Idéia de Deus; a Essência do ser. Segundo eles, o homem vive em um mundo idealizado por Deus e que deve ser vivido sem doenças, morte, envelhecimento e sem sofrimento.

23 (Convite à Prosperidade, p. 16, 27 e 71)
Seicho-No-Iê 2. Ensinos da Seicho-No-Iê 2.1 O Jissó e o Mal "Os males não têm existência real; nada mais são que simples sombra de imaginação." "O mal, a infelicidade, a doença, a depressão econômica, apagam-se quando são firmemente negados, porque eles nada mais são do que ilusões falsamente criadas pela morte." "Os sofrimentos nada mais são do que projeções da nossa mente em ilusão" (Convite à Prosperidade, p. 16, 27 e 71)

24 REFUTAÇÃO Seicho-No-Iê 2. Ensinos da Seicho-No-Iê 2.1 O Jissó e o Mal
Se o mal é realmente uma ilusão, como explicar os terríveis acontecimentos à nossa volta? Desde o princípio da criação o bem e o mal estão presentes (Gn. 2:9). Se o mal é realmente uma ilusão, como explicar os terríveis acontecimentos à nossa volta? Deus é bom. Será ele responsável pelo mal que acontece no mundo? Além de a realidade demonstrar que existe o mal, a doutrina da Seicho-no-iê é antibíblica. Jesus ensinou esse princípio quando contou a parábola dos lavradores maus; ela nos mostra que o mal está dentro do coração do homem. Lucas 20:9-19 Entende-se que o MAL significa a ausência do BEM, assim como as TREVAS é a ausência da LUZ O mal é uma oposição deliberada contra Deus: é seguir nosso próprio caminho sem tomar conhecimento de que somos filhos de Deus. 

25 REFUTAÇÃO Seicho-No-Iê 2. Ensinos da Seicho-No-Iê 2.1 O Jissó e o Mal
Paulo nos ensina que a nossa luta neste mundo é contra o mal, que quer dominar nossa vida (Rm. 7:15-25; II Co. 5:1-l0; Ef. 6:12; I Co. 15:50). Malaquias profetizou que há um julgamento para os que praticam o mal (Ml. 3). João Batista pregou que o machado está posto sobre os que praticam o mal (Mt 3.l0). Conclusão: Dizer que o mal é uma ilusão é contradizer não somente a Bíblia, que é a Palavra de Deus, mas também ignorar a experiência diária da vivência dos homens em sociedade.

26 Seicho-No-Iê 2. Ensinos da Seicho-No-Iê 2.2 O Pecado
Na revista Acendedor, nº 75, p. 36, há o artigo "O Pecado Não Existe", da autoria de Taniguchi. Afirmam que o pecado é uma mera ilusão da mente, visto que Deus não criou o pecado.

27 REFUTAÇÃO Seicho-No-Iê 2. Ensinos da Seicho-No-Iê 2.2 O Pecado
Qualquer pessoa racional, de bom senso, observa através da história que alguma coisa está errada com o homem. A Bíblia chama esse erro, esse desvio, de pecado, corrupção, iniqüidade, em contraste com Deus, santo, puro, verdadeiro. Rm 5.12  Qualquer pessoa racional, de bom senso, observa através da história que alguma coisa está errada com o homem. Não somente os religiosos, mas também os psicólogos e sociólogos admitem o erro que existe no homem e que perturba o seu ajustamento consigo mesmo e com os outros. A Bíblia chama esse erro, esse desvio, de pecado, corrupção, iniqüidade, em contraste com Deus, santo, puro, verdadeiro. "Por um homem entrou o pecado no mundo" (Rom. 5:12).

28 REFUTAÇÃO Seicho-No-Iê 2. Ensinos da Seicho-No-Iê 2.2 O Pecado
O Pecado Trouxe morte física e espiritual (Gn. 2:15-17; Rm. 5:12, 23; Ef. 2:1-3). O pecado domina o homem (Rm. 7:19,20). Cristo morreu pelos nossos pecados e salva o homem dos pecados e da condenação (II Co. 5:21; 1 Pd. 2:24; Rm. 5:1-11). O Pecado Trouxe morte física e espiritual (Gên. 2:15-17; Rom. 5:12, 23; Ef. 2:1-3). O pecado domina o homem (Rom. 7:19,20). Cristo morreu pelos nossos pecados e salva o homem dos pecados e da condenação (II Cor. 5:21; 1 Ped. 2:24; Rom. 5:1-11). A Seicho-no-iê não admite o pecado mas fala em culpa, crime, perdão, purificação, mácula, aprimoramento, preguiça, maldade, desgraça, calúnia. Diz que não existe doença, mas prega a cura!  Conclusão: A Seicho-no-iê não admite o pecado mas fala em culpa, crime, perdão, purificação, mácula, aprimoramento, preguiça, maldade, desgraça, calúnia. Diz que não existe doença, mas prega a cura! 

29 Seicho-No-Iê 2. Ensinos da Seicho-No-Iê 2.3 As Doenças
A Seicho-no-iê ensina que os seguidores precisam controlar suas mentes. O homem deve procurar sua própria felicidade, mentalizando-a. Prega que "se por acaso a vida apresenta um estado de imperfeição, está doente, significa que você não está contemplando mentalmente a vida de Deus que habita em seu íntimo" (Convite à Prosperidade, p. 53).

30 Seicho-No-Iê 2. Ensinos da Seicho-No-Iê 2.3 As Doenças
“Tudo o que acontece no mundo material é reflexo da mente.” "O corpo carnal não sente dores porque não é matéria" (Acendedor, n.° l10, p. 7). "De agora em diante não existirá mais nenhum sofrimento, nenhuma tristeza, nenhuma decepção e nenhum desapontamento" (Convite à Prosperidade, p. l6)

31 REFUTAÇÃO Seicho-No-Iê 2. Ensinos da Seicho-No-Iê 2.3 As Doenças
A própria ciência já fez descobertas extraordinárias: Não somente o homem e os animais sentem dor, mas também as plantas. Nos capítulos 11 e 12 de II Coríntios, Paulo descreve o seu sofrimento por amor a Cristo: açoitado pelos judeus; apedrejado; naufragou; em perigo; sentiu dores. Pediu ao Senhor que o livrasse do espinho na carne (sofrimento).  Deus respondeu para Paulo: "A minha graça te basta" (II Cor. 12:9).

32 REFUTAÇÃO Seicho-No-Iê 2. Ensinos da Seicho-No-Iê 2.3 As Doenças
A experiência de Paulo, de Jó, do próprio Jesus e de outros servos de Deus mostra claramente que as doenças não são uma ilusão da mente da pessoa e sim uma realidade. Conclusão: Os cristãos, sabem enfrentar a dor, o sofrimento, a morte, a doença, com dignidade, sabendo que "todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus"(Rom. 8:28). Se não existisse a doença, como a Seicho-No-Iê prega curas milagrosas através de seus livros e revistas?   O próprio Jesus Cristo sentiu a dor e o sofrimento em sua carne e pediu que Deus passasse dele esse cálice. A própria experiência humana, fora dos limites da Seicho-no-iê, atesta a realidade da doença, da dor e do sofrimento; em sã consciência, ninguém pode nega-los.

33 Seicho-No-Iê 2. Ensinos da Seicho-No-Iê 2.4 O Homem
Para a Seicho-no-iê todos os homens são filhos de Deus: os ladrões, os assassinos, os terroristas. O homem é bom. Sem o homem Deus não pode manifestar-se. O homem é puro e perfeito. Como filho de Deus o homem também é Deus. O homem se eleva à condição de Deus pela libertação da consciência do pecado. Não existe matéria, nem carne, nem corpo.

34 REFUTAÇÃO Seicho-No-Iê 2. Ensinos da Seicho-No-Iê 2.4 O Homem
Cristo chamou os fariseus de filhos do Diabo (João 8:44). Quem recebe a Cristo pela fé é filho de Deus (João 1:11, 12). Paulo falou em filhos de Deus e filhos do Diabo (At. 13:10). Conclusão: A Seicho-no-iê diz que o homem é imortal. Não admite a realidade da velhice. Entretanto, a morte do próprio Taniguchi, e o envelhecimento de todos os seus seguidores, prova a falácia dos seus ensinamentos, sua inconsistência, a incoerência de suas teorias, a ilusão (isso sim) de suas verdades.   O homem é tão bom que está se destruindo, um ao outro; está destruindo o mundo que o rodeia; está destruindo os animais. Os sociólogos estão desiludidos e não sabem encontrar a resposta para tantos problemas existentes entre os homens. Vemos que o homem sem Deus é uma tragédia total!

35 Seicho-No-Iê 2. Ensinos da Seicho-No-Iê 2.5 Deus
A Seicho-no-iê diz que os cristãos têm por anos repetido o Pai Nosso: "...seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu", mas tal não se realiza porque o céu não está acima das nuvens nem no mundo das três dimensões; o céu está no íntimo transcendental, aqui e agora (Convite à Prosperidade, p 17) Na literatura da Seicho-no-iê não se tem uma noção clara sobre Deus. Ele é panteísta, uma vez que se encontra em cada pessoa, em cada coisa deste mundo.

36 REFUTAÇÃO Seicho-No-Iê 2. Ensinos da Seicho-No-Iê 2.5 Deus
A Bíblia apresenta um Deus pessoal. Ele criou o homem à sua imagem e semelhança; uma das semelhanças é ser pessoal. A Bíblia ensina que Deus é transcendente, está além do mundo material (Is. 57:15). Conclusão: Deus não habitou no interior de Hitler, Stalin, Mussolini e outros homens perversos. Deus habita no interior dos contritos, humildes, daqueles que dão lugar a seu Espírito.   

37 Seicho-No-Iê 2. Ensinos da Seicho-No-Iê 2.6 A Bíblia
A Seicho-no-iê não dá qualquer relevância à Bíblia. Cita-a de maneira vaga e parcial, sem identificação e fora de contexto, sem qualquer exegese, interpretação ou explicação; utiliza alguns textos para favorecer a seita. A regra de fé e prática da Seicho-no-iê são os escritos de Taniguchi. Para a Seicho-no-iê, por ser um livro divino, a Bíblia é o mais humano dos livros.

38 REFUTAÇÃO Seicho-No-Iê 2. Ensinos da Seicho-No-Iê 2.6 A Bíblia
Para nós, cristãos, a Bíblia é um livro milenar. Sua formação foi encerrada há dois mil anos. Há muitas provas de sua inspiração divina: uma delas é o tempo de sua duração; a transformação que tem causado na vida de milhares de pessoas; sua indestrutibilidade. Conclusão: Deus disse tudo o que queria num único livro. A Seicho-no-iê já tem 300 obras escritas mas ainda não disse tudo. Não há comparação entre a Bíblia e a literatura dessa seita.    

39 Seicho-No-Iê 2. Ensinos da Seicho-No-Iê 2.7 Jesus Cristo
Taniguchi já afirmou que sua religião é superior ao cristianismo porque opera maiores e mais milagres do que Cristo. Taniguchi é mais crido, mais reverenciado, mais citado do que Jesus Cristo. Sentem-se com autoridade para interpretar as palavras de Cristo segundo suas próprias convicções. Alguns católicos disseram até que compreenderam melhor a doutrina de Cristo na Seicho-no-iê. Cristo disse: "Eu sou o caminho", isto é, o único caminho para Deus, para a salvação. A Seicho-no-iê interpreta essas palavras como se cada homem fosse o caminho, a porta da saída de Deus; não tendo Deus outra alternativa para manifestar sua força a não ser pelo homem. A Bíblia nos ensina que Deus tem usado o homem mas não está preso a ele, não depende dele porque é onipotente. Cristo disse que, se os discípulos se calassem, até as próprias pedras clamariam.

40 REFUTAÇÃO Seicho-No-Iê 2. Ensinos da Seicho-No-Iê 2.7 Jesus Cristo
Se não existissem mal, não existiria pecado, e o sacrifício vicário de Cristo não teria razão de ser. Conclusão: Cristo veio para salvar os pecadores, como nos ensina a Bíblia (Lc. 19:10; João 3:14,15; II Co. 5:21; 1 Pd. 2:24; 1 Co. 15:3). Cristo, filho unigênito de Deus veio ao mundo para salvá-nos. Morreu, ressuscitou e foi para os céus, para salvar o homem e interceder por ele.    

41 Seicho-No-Iê Israel Carlos Biork assim se expressou num de seus artigos: "O fato de no Seicho-no.ieísmo haver muitos milagres, não indica que é verdade. Os feiticeiros no Egito fizeram milagres. Cristo disse que muitas pessoas vão comparecer diante dele e dizer que fizeram muitos milagres, mas Cristo vai dizer que nunca as conheceu. A Seicho-no-iê é uma seita oriental que não entra em conformidade com nossa maneira de pensar e com a nossa maneira de crer. É simplesmente humanista, pensando no aqui e agora; muda os ensinamentos de Jesus; enfatiza o poder de cada pessoa em dominar sua mente, sua vida, sua felicidade. Conhecemos o poder da mente na saúde física e espiritual do homem; entretanto, é impossível realizar todos os bens anunciados pela Seicho-no-iê. Cristo quer que sejamos sal da terra e que anunciemos a verdade nua e crua. Cristo não mencionou apenas palavras agradáveis e positivas; trouxe também a repreensão, o julgamento. Falou também em cada um levar a sua cruz e segui-lo”. É importante o professor trazer para a aula referências bíblicas que refutem cada heresia listada.

42 Seicho-No-Iê, a seita oriental mais popular no Brasil
Conclusão Como pode ser constatado através de suas doutrinas e práticas religiosas, a Seicho-No-Iê é um sincretismo religioso, que deve ser combatido. De forma sutil tem adentrado nas mentes de pessoas que não têm conhecimento da verdade, verdade esta, que liberta das enfermidades, da triste realidade do pecado, e que leva o homem a Deus (Jo 8.32)

43 Religiões, Seitas e Heresias
- Como Identificar e Refutar os Falsos Profetas e seus Ensinos Divulgue nosso Site:


Carregar ppt "Religiões, Seitas e Heresias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google