A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Religiões, Seitas e Heresias - Como Identificar e Refutar os Falsos Profetas e seus Ensinos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Religiões, Seitas e Heresias - Como Identificar e Refutar os Falsos Profetas e seus Ensinos."— Transcrição da apresentação:

1 Religiões, Seitas e Heresias - Como Identificar e Refutar os Falsos Profetas e seus Ensinos

2 LIÇÃO 08 Seicho-No-Iê, a seita oriental mais popular no Brasil 23 de Fevereiro de 2014 Igreja: Igreja: Professor: Professor:

3 LIÇÃO 08 Seicho-No-Iê, a seita oriental mais popular no Brasil Texto Áureo Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tomes à terra, por­que dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gn 3.19 Verdade Aplicada O pecado, o sofrimento e a mor­te, são realidades incontestes na vida do ser humano; até o mais indouto entre os homens tem co­nhecimento dessa verdade.

4 LIÇÃO 08 Seicho-No-Iê, a seita oriental mais popular no Brasil Objetivos da Lição Apresentar aos alunos a base histórica do movimento Seicho-No-Iê; Mostrar seus principais ensinamentos; Aprender a refutar, com base bíblica, as doutrinas diabólicas das Seicho-No-Iê.

5 LIÇÃO 08 Seicho-No-Iê, a seita oriental mais popular no Brasil Textos de Referência Gn 3.16 Gn 3.16E à mulher disse: Mul­tiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. Gn 3.17 Gn 3.17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. Gn 3.18 Gn 3.18 Ela te produzirá espi­nhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. Gn 3.22 Gn 3.22Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhe­cendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. Gn 3.23 Gn 3.23O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado.

6 LIÇÃO 08 Seicho-No-Iê, a seita oriental mais popular no Brasil 23 de Fevereiro de 2014 Igreja: Igreja: Professor: Professor:

7 Seicho-No-Iê

8 Seicho-No-Iê Introdução É a seita oriental mais popular no Brasil. Através de literatura com conteúdo de autoajuda e otimismo, fartamente distribuídas em consultórios médicos, odontológicos e em hotéis, tem conquistado muitos adeptos. Com um apelo ao ecumenismo, afirmando que todos os caminhos levam a Deus, contrariam o que Jesus Cristo disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim. (Jo 14.6)

9 Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê Seicho-No-Iê significa Lar do Progredir Infinito, e tem suas origens no Japão. Foi fundada em março de 1930, por Masaharu Taniguchi.

10 Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê - Nasceu em 22 de novembro de 1893, em Kobe – Japão. - Sobre influência de literaturas naturalistas e períodos de enfermidade e desilusões amorosas, ele se aventurou no ocultismo, na parapsicologia e nas seitas orientais. 1.1 Quem foi Masaharu Taniguchi

11 Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê - Acreditava que a matéria, a dor e o sofrimentos eram apenas frutos da imaginação humana. - Após sua morte em 1985, seu genro e herdeiro espiritual, Seicho Taniguchi, passou a ser o Supremo Presidente da Seicho-No-Iê. 1.1 Quem foi Masaharu Taniguchi

12 - Em 1922, Taniguchi escreveu um livro, que serviu de base para a teologia da Seicho-No-Iê. Intitulado Para a Santidade, obtendo grande aceitação do público. - Em 1928, Taniguchi afirmou que foi iluminado, e começou pregar suas heresias através de uma revista, como o mesmo nome da seita, que em 1935 tinha mais de 30 mil assinantes. Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê 1.2 Início da Seicho-No-Iê

13 - Esta seita chegou ao Brasil em 1930, com os imigrantes japoneses. - No dia 10 de agosto de 1952, autorizada pela Sede Internacional, foi instituída a Sociedade Religiosa no Brasil, hoje igreja Seicho-No-Iê, que tem sua sede em São Paulo. Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê 1.3 Seicho-No-Iê no Brasil

14 Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê 1.3 Seicho-No-Iê no Brasil Presidente Doutrinário para América Latina Junji Miyaura Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL Marie Murakami

15 Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê 1.3 Seicho-No-Iê no Brasil Propriedade em Ibiúna – SP, onde os fiéis se reúnem para a prática da meditação espiritual.

16 Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê mundo da matéria é projeção da mente acredita que todas as religiões são luzes de salvação que emanam de um único Deus. É um ensinamento de amor que prega que o ser humano é filho de Deus, que o mundo da matéria é projeção da mente e, também, nos revela qual é a nossa verdadeira natureza. É uma filosofia que transcende o sectarismo religioso, pois acredita que todas as religiões são luzes de salvação que emanam de um único Deus. 1.4 O que é Seicho-No-Iê? Fonte:

17 Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê filosofia de vida e também uma religião tornemos este mundo um mundo melhor. A Seicho-No-Ie pode ser considerada uma filosofia de vida e também uma religião, não há rigidez de conceito neste sentido. Ela tem como objetivo despertar no coração das pessoas a verdade de que todos são filhos de Deus e fazer com que, através de atos, palavras e pensamentos, tornemos este mundo um mundo melhor. 1.5 A SEICHO-NO-IE é Religião ou Filosofia? Fonte:

18 Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê fatos milagrosos como a cura de doenças, reconciliação de lares em desarmonia, exteriorização de grandes talentos, êxito profissional, solução de problemas econômicos e amorosos etc. Aqueles que praticam os ensinamentos da Seicho- No-Iê aprendem a reconhecer sua verdadeira natureza de filho de Deus e, em conseqüência disso, começam então a ocorrer fatos milagrosos como a cura de doenças, reconciliação de lares em desarmonia, exteriorização de grandes talentos, êxito profissional, solução de problemas econômicos e amorosos etc. 1.6 A Felicidade de Quem Pratica Fonte:

19 Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê recebe, com muito amor e carinho, todas as pessoas, sem nenhuma restrição. Existem pessoas que, mesmo já sendo adeptas de uma religião e freqüentando assiduamente suas atividades, sentem-se muito bem e felizes ao entrar em contato com os ensinamentos da Seicho-No-Ie, que por sua vez recebe, com muito amor e carinho, todas as pessoas, sem nenhuma restrição. 1.7 Para quem já tem uma religião Fonte:

20 Seicho-No-Iê 1. A Seita Seicho-No-Iê 3,5 milhões de membros no Brasil Segundo o Seicho-No-Iê, em São Paulo, a doutrina conta com cerca de 3,5 milhões de membros no Brasil. A doutrina encontra-se ramificada por todos os estados da Federação, além do Distrito Federal, onde possui um templo em estilo japonês. No site oficial da organização estão cadastrados (mil e quatrocentos) locais de culto, mas esse número pode ultrapassar os (seis mil). 1.8 Número de membros no Brasil

21 Seicho-No-Iê, a seita oriental mais popular no Brasil 2. Doutrinas e Refutação Ao acreditar que todas as religiões são luzes de salvação que emanam de um único Deus, divulgam ensinos totalmente contrários a Palavra de Deus.

22 Seicho-No-Iê Jissó é a realidade absoluta, transcendental, o ser verdadeiro, absoluto, eterno e perfeito, constituído de Idéia de Deus; a Essência do ser. 2.1 O Jissó e o Mal 2. Ensinos da Seicho-No-Iê Segundo eles, o homem vive em um mundo idealizado por Deus e que deve ser vivido sem doenças, morte, envelhecimento e sem sofrimento.

23 Seicho-No-Iê "Os males não têm existência real; nada mais são que simples sombra de imaginação." 2.1 O Jissó e o Mal 2. Ensinos da Seicho-No-Iê "O mal, a infelicidade, a doença, a depressão econômica, apagam-se quando são firmemente negados, porque eles nada mais são do que ilusões falsamente criadas pela morte." "Os sofrimentos nada mais são do que projeções da nossa mente em ilusão" (Convite à Prosperidade, p. 16, 27 e 71)

24 Seicho-No-Iê REFUTAÇÃO Se o mal é realmente uma ilusão, como explicar os terríveis acontecimentos à nossa volta? 2.1 O Jissó e o Mal 2. Ensinos da Seicho-No-Iê Desde o princípio da criação o bem e o mal estão presentes (Gn. 2:9). O mal é uma oposição deliberada contra Deus: é seguir nosso próprio caminho sem tomar conhecimento de que somos filhos de Deus.

25 Seicho-No-Iê Paulo nos ensina que a nossa luta neste mundo é contra o mal, que quer dominar nossa vida (Rm. 7:15-25; II Co. 5:1-l0; Ef. 6:12; I Co. 15:50). 2.1 O Jissó e o Mal 2. Ensinos da Seicho-No-Iê Malaquias profetizou que há um julgamento para os que praticam o mal (Ml. 3). João Batista pregou que o machado está posto sobre os que praticam o mal (Mt 3.l0). Conclusão: Dizer que o mal é uma ilusão é contradizer não somente a Bíblia, que é a Palavra de Deus, mas também ignorar a experiência diária da vivência dos homens em sociedade. REFUTAÇÃO

26 Seicho-No-Iê Na revista Acendedor, nº 75, p. 36, há o artigo "O Pecado Não Existe", da autoria de Taniguchi. 2.2 O Pecado 2. Ensinos da Seicho-No-Iê Afirmam que o pecado é uma mera ilusão da mente, visto que Deus não criou o pecado.

27 Seicho-No-Iê REFUTAÇÃO Qualquer pessoa racional, de bom senso, observa através da história que alguma coisa está errada com o homem. 2.2 O Pecado 2. Ensinos da Seicho-No-Iê A Bíblia chama esse erro, esse desvio, de pecado, corrupção, iniqüidade, em contraste com Deus, santo, puro, verdadeiro. Rm 5.12

28 Seicho-No-Iê REFUTAÇÃO O Pecado Trouxe morte física e espiritual (Gn. 2:15-17; Rm. 5:12, 23; Ef. 2:1-3). 2.2 O Pecado 2. Ensinos da Seicho-No-Iê O pecado domina o homem (Rm. 7:19,20). Cristo morreu pelos nossos pecados e salva o homem dos pecados e da condenação (II Co. 5:21; 1 Pd. 2:24; Rm. 5:1-11). Conclusão: A Seicho-no-iê não admite o pecado mas fala em culpa, crime, perdão, purificação, mácula, aprimoramento, preguiça, maldade, desgraça, calúnia. Diz que não existe doença, mas prega a cura!

29 Seicho-No-Iê A Seicho-no-iê ensina que os seguidores precisam controlar suas mentes. O homem deve procurar sua própria felicidade, mentalizando-a. 2.3 As Doenças 2. Ensinos da Seicho-No-Iê Prega que "se por acaso a vida apresenta um estado de imperfeição, está doente, significa que você não está contemplando mentalmente a vida de Deus que habita em seu íntimo" (Convite à Prosperidade, p. 53).

30 Seicho-No-Iê Tudo o que acontece no mundo material é reflexo da mente. 2.3 As Doenças 2. Ensinos da Seicho-No-Iê "O corpo carnal não sente dores porque não é matéria" (Acendedor, n.° l10, p. 7). "De agora em diante não existirá mais nenhum sofrimento, nenhuma tristeza, nenhuma decepção e nenhum desapontamento" (Convite à Prosperidade, p. l6)

31 Seicho-No-Iê REFUTAÇÃO A própria ciência já fez descobertas extraordinárias: Não somente o homem e os animais sentem dor, mas também as plantas. 2.3 As Doenças 2. Ensinos da Seicho-No-Iê Nos capítulos 11 e 12 de II Coríntios, Paulo descreve o seu sofrimento por amor a Cristo: açoitado pelos judeus; apedrejado; naufragou; em perigo; sentiu dores. Pediu ao Senhor que o livrasse do espinho na carne (sofrimento).

32 Seicho-No-Iê REFUTAÇÃO A experiência de Paulo, de Jó, do próprio Jesus e de outros servos de Deus mostra claramente que as doenças não são uma ilusão da mente da pessoa e sim uma realidade. 2.3 As Doenças 2. Ensinos da Seicho-No-Iê Conclusão: Os cristãos, sabem enfrentar a dor, o sofrimento, a morte, a doença, com dignidade, sabendo que "todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus"(Rom. 8:28). Se não existisse a doença, como a Seicho- No-Iê prega curas milagrosas através de seus livros e revistas?

33 Seicho-No-Iê Para a Seicho-no-iê todos os homens são filhos de Deus: os ladrões, os assassinos, os terroristas. 2.4 O Homem 2. Ensinos da Seicho-No-Iê O homem é bom. Sem o homem Deus não pode manifestar-se. O homem é puro e perfeito. Como filho de Deus o homem também é Deus. O homem se eleva à condição de Deus pela libertação da consciência do pecado.

34 Seicho-No-Iê REFUTAÇÃO Cristo chamou os fariseus de filhos do Diabo (João 8:44). Quem recebe a Cristo pela fé é filho de Deus (João 1:11, 12). 2.4 O Homem 2. Ensinos da Seicho-No-Iê Paulo falou em filhos de Deus e filhos do Diabo (At. 13:10). Conclusão: A Seicho-no-iê diz que o homem é imortal. Não admite a realidade da velhice. Entretanto, a morte do próprio Taniguchi, e o envelhecimento de todos os seus seguidores, prova a falácia dos seus ensinamentos, sua inconsistência, a incoerência de suas teorias, a ilusão (isso sim) de suas verdades.

35 Seicho-No-Iê A Seicho-no-iê diz que os cristãos têm por anos repetido o Pai Nosso: "...seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu", mas tal não se realiza porque o céu não está acima das nuvens nem no mundo das três dimensões; o céu está no íntimo transcendental, aqui e agora (Convite à Prosperidade, p 17) 2.5 Deus 2. Ensinos da Seicho-No-Iê Na literatura da Seicho-no-iê não se tem uma noção clara sobre Deus. Ele é panteísta, uma vez que se encontra em cada pessoa, em cada coisa deste mundo.

36 Seicho-No-Iê REFUTAÇÃO A Bíblia apresenta um Deus pessoal. Ele criou o homem à sua imagem e semelhança; uma das semelhanças é ser pessoal. 2.5 Deus 2. Ensinos da Seicho-No-Iê A Bíblia ensina que Deus é transcendente, está além do mundo material (Is. 57:15). Conclusão: Deus não habitou no interior de Hitler, Stalin, Mussolini e outros homens perversos. Deus habita no interior dos contritos, humildes, daqueles que dão lugar a seu Espírito.

37 Seicho-No-Iê A Seicho-no-iê não dá qualquer relevância à Bíblia. Cita-a de maneira vaga e parcial, sem identificação e fora de contexto, sem qualquer exegese, interpretação ou explicação; utiliza alguns textos para favorecer a seita. 2.6 A Bíblia 2. Ensinos da Seicho-No-Iê A regra de fé e prática da Seicho-no-iê são os escritos de Taniguchi. Para a Seicho-no-iê, por ser um livro divino, a Bíblia é o mais humano dos livros.

38 Seicho-No-Iê REFUTAÇÃO Para nós, cristãos, a Bíblia é um livro milenar. Sua formação foi encerrada há dois mil anos. 2.6 A Bíblia 2. Ensinos da Seicho-No-Iê Há muitas provas de sua inspiração divina: uma delas é o tempo de sua duração; a transformação que tem causado na vida de milhares de pessoas; sua indestrutibilidade. Conclusão: Deus disse tudo o que queria num único livro. A Seicho-no-iê já tem 300 obras escritas mas ainda não disse tudo. Não há comparação entre a Bíblia e a literatura dessa seita.

39 Seicho-No-Iê Taniguchi já afirmou que sua religião é superior ao cristianismo porque opera maiores e mais milagres do que Cristo. 2.7 Jesus Cristo 2. Ensinos da Seicho-No-Iê Taniguchi é mais crido, mais reverenciado, mais citado do que Jesus Cristo.

40 Seicho-No-Iê REFUTAÇÃO Se não existissem mal, não existiria pecado, e o sacrifício vicário de Cristo não teria razão de ser. 2.7 Jesus Cristo 2. Ensinos da Seicho-No-Iê Conclusão: Cristo veio para salvar os pecadores, como nos ensina a Bíblia (Lc. 19:10; João 3:14,15; II Co. 5:21; 1 Pd. 2:24; 1 Co. 15:3). Cristo, filho unigênito de Deus veio ao mundo para salvá-nos. Morreu, ressuscitou e foi para os céus, para salvar o homem e interceder por ele.

41 Seicho-No-Iê Israel Carlos Biork assim se expressou num de seus artigos: "O fato de no Seicho-no.ieísmo haver muitos milagres, não indica que é verdade. Os feiticeiros no Egito fizeram milagres. Cristo disse que muitas pessoas vão comparecer diante dele e dizer que fizeram muitos milagres, mas Cristo vai dizer que nunca as conheceu. A Seicho-no-iê é uma seita oriental que não entra em conformidade com nossa maneira de pensar e com a nossa maneira de crer. É simplesmente humanista, pensando no aqui e agora; muda os ensinamentos de Jesus; enfatiza o poder de cada pessoa em dominar sua mente, sua vida, sua felicidade. Conhecemos o poder da mente na saúde física e espiritual do homem; entretanto, é impossível realizar todos os bens anunciados pela Seicho-no-iê. Cristo quer que sejamos sal da terra e que anunciemos a verdade nua e crua. Cristo não mencionou apenas palavras agradáveis e positivas; trouxe também a repreensão, o julgamento. Falou também em cada um levar a sua cruz e segui-lo.

42 Seicho-No-Iê, a seita oriental mais popular no Brasil Conclusão Como pode ser constatado através de suas doutrinas e práticas religiosas, a Seicho-No-Iê é um sincretismo religioso, que deve ser combatido. De forma sutil tem adentrado nas mentes de pessoas que não têm conhecimento da verdade, verdade esta, que liberta das enfermidades, da triste realidade do pecado, e que leva o homem a Deus (Jo 8.32)

43 Religiões, Seitas e Heresias - Como Identificar e Refutar os Falsos Profetas e seus Ensinos


Carregar ppt "Religiões, Seitas e Heresias - Como Identificar e Refutar os Falsos Profetas e seus Ensinos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google