A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Ressurreição do Corpo ESTUDO 5 Introdução No Credo Apostólico está escrito: Creio na ressurreição do corpo. Essa é uma doutrina cristã essencial para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Ressurreição do Corpo ESTUDO 5 Introdução No Credo Apostólico está escrito: Creio na ressurreição do corpo. Essa é uma doutrina cristã essencial para."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Ressurreição do Corpo ESTUDO 5

3 Introdução No Credo Apostólico está escrito: Creio na ressurreição do corpo. Essa é uma doutrina cristã essencial para uma compreensão adequada de nossa salvação (1Jo 3.2). A salvação não envolve apenas a alma - envolve a pessoa como um todo e, assim, o corpo também é importante (1Ts ). Negligenciar essa verdade é negligenciar uma das doutrinas centrais da Bíblia e da fé cristã.

4 Introdução A Escritura ensina que a volta de Cristo será marcada pela ressurreição dos mortos (Dn 12.2; Jo , 1Co 15). Além disso, é importante destacar que tanto justos quanto os ímpios serão ressuscitados (At ; Jo ) Todavia, os ímpios, serão ressuscitados para a condenação eterna e os justos para a vida eterna. Mas como serão nossos corpos?

5 Introdução Várias questões podem ser levantadas acerca da ressurreição do corpo. 1.O corpo ressurreto será material, isto é, físico? 2.Haverá alguma semelhança entre o corpo que temos hoje e o corpo que teremos no futuro? 3.De que forma o corpo ressurreto será diferente do corpo atual?

6 I. A natureza da ressurreição 1. Nosso corpo será igual ao corpo de Cristo. As Escrituras deixam amplamente claro o fato de que a ressurreição de Cristo é o penhor e garantia da ressurreição futura dos crentes (1Co ; Cl 1.18; Rm 8.29; Jo 14.19). A palavra primícias em 1Co 15.20, indica a primeira parte de uma colheita, que garante seu complemento final.

7 I. A natureza da ressurreição Além disso, a ressurreição dos crentes será uma obra do Espírito Santo (Rm 8.11; Fp ). Na hora da ressurreição, portanto, os que pertencem a Cristo serão totalmente iguais a Ele. Não somente em relação ao Espírito, mas também no que diz respeito ao corpo.

8 I. A natureza da ressurreição 2. Nossos corpos serão físicos. Sabemos que Cristo ressuscitou em um corpo físico, porque os discípulos comeram com Ele depois da ressurreição (At 10.41) e tocaram nEle (Mt 28.9, Jo 20.27; Lc 24.39; At ). A ligação especial que existe entre a ressurreição de Cristo e a do crente apoiam a ideia de que nossa ressurreição também será corporal.

9 II. 1Coríntios 15 1Coríntios 15 é o capítulo que contém o tratamento mais completo, em toda a Bíblia, a respeito da ressurreição do corpo. Ao que tudo indica, a ressurreição de Cristo não era negada em Corinto, mas alguns dos Coríntios negavam a ressurreição corporal dos crentes. Paulo combate esse erro indicando que, se alguém crê na ressurreição de Cristo, essa pessoa não mais pode negar a ressurreição dos crentes (1Co ).

10 II. 1Coríntios 15 Paulo utiliza a figura da semeadura e da colheita ( a 44). Considerem a maravilha que há no plantio de uma semente. Você semeia um grão de trigo no solo; então o grão morre como grão, mas, a seu tempo, Deus fará uma nova planta surgir do onde o grão foi semeado. Se Deus é capaz de fazer isto com a semente, por que não poderá fazê-lo com o corpo humano?

11 II. 1Coríntios 15 Paulo destaca três pontos: Primeiro, assim como a nova planta não surgirá a menos que a semente morra como semente, assim o corpo ressurreto não surgirá a menos que o corpo em sua forma atual morra. Segundo, assim como não se pode, a partir da aparência da semente, dizer como se parecerá a futura planta, assim também não se pode, a partir da observação do corpo atual, dizer exatamente como será o corpo ressurreto.

12 II. 1Coríntios 15 Paulo destaca três pontos: Terceiro, assim como existe uma continuidade entre a semente e a planta, assim também haverá continuidade entre o corpo atual e o corpo ressurreto.

13 II. 1Coríntios Corrupção X Incorrupção. Nossos corpos naturais são corpos de corrupção; a semente da doença e da morte está neles, de modo que a morte destes corpos é apenas uma questão de tempo (2Co 5.1-4). Mas nossos corpos serão ressuscitados na incorruptibilidade. Não estaremos mais a caminho da morte, como estamos agora, mas desfrutaremos então de um tipo de existência incorruptível.

14 II. 1Coríntios Desonra X Glória (v. 42) O que poderia ser mais desonroso para um corpo do que ser baixado à sepultura? Os corpos dos crentes, porém, ressuscitarão em glória - não somente um tipo exterior de glória, mas uma glória que transformará a pessoa desde o interior. O corpo ressurreto será como o corpo glorificado de Cristo - radiante, brilhante, talvez até ofuscante (Fp 3.21).

15 II. 1Coríntios Fraqueza X Poder (v. 43) Em qualquer coisa que tentarmos fazer, estamos sempre conscientes de nossa fraqueza ou limitações humanas. À medida que a morte se aproxima, na verdade, o corpo fica totalmente desamparado. Mas, na ocasião da ressurreição, este corpo será ressuscitado em poder. Não mais haverá a fraqueza que agora nos coíbe em nosso serviço ao Senhor.

16 II. 1Coríntios Natural X Espiritual (v. 44) O homem, em seu corpo atual, relacionado com o primeiro Adão, é natural, e, por essa razão, facilmente tentado ao erro.

17 Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual (1Co 15.44) Quer dizer que o corpo ressurreto não será um corpo físico?

18 II. 1Coríntios Natural X Espiritual (v. 44) A palavra espiritual não significa imaterial. Por exemplo, leia 1Co Sem dúvida, a pessoa que está em Cristo é agora capaz de resistir à tentação, de dizer não ao diabo e de viver uma vida nova e obediente... Mas o corpo espiritual da ressurreição é um corpo que será totalmente - não apenas parcialmente - dominado e dirigido pelo Espírito Santo.

19 Conclusão: A Bíblia nos diz muito pouco acerca da natureza exata do corpo ressurreto. De fato, é interessante observar que muito do que a Bíblia diz, acerca da existência futura, está em termos negativos: Ausência de corrupção, fraqueza e desonra; Ausência da morte; Ausência de lágrimas, lamentação, choro ou dor (1Co 15.42, 43; Ap 21.4).

20 Conclusão: Sabemos alguma coisa acerca do que não experimentaremos, mas sabemos pouco acerca do que vamos experimentar. Tudo o que realmente sabemos é que será maravilhoso, além de nossa imaginação. As palavras que Paulo profere, em outro contexto, são provavelmente aplicáveis aqui: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam (1Co 2.9).

21


Carregar ppt "A Ressurreição do Corpo ESTUDO 5 Introdução No Credo Apostólico está escrito: Creio na ressurreição do corpo. Essa é uma doutrina cristã essencial para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google